quarta-feira, 26 de junho de 2013

FC Porto arranca segunda-feira para nova temporada de futebol

Os “dragões” apresentam-se no centro de treinos do Olival (Gaia) às 10:30, cujos 15 minutos iniciais serão abertos à comunicação social

O FC Porto, já em versão 2013/14, regressa aos trabalhos na segunda-feira, sob a orientação de Paulo Fonseca (ex-Paços de Ferreira), que se estreará, enquanto treinador, pelos tricampeões nacionais de futebol, embora ainda sem o plantel completo.

Os “dragões” apresentam-se no centro de treinos do Olival (Gaia) às 10:30, cujos 15 minutos iniciais serão abertos à comunicação social, que poderá apreciar, nomeadamente, algumas das “caras novas” do plantel, ao que se seguirá uma primeira sessão de exames físicos, a partir das 14:00.

Contando com atrasos devidamente programados, é natural que alguns reforços possam ser vistos já segunda-feira, nomeadamente Licá, Carlos Eduardo (ex-Estoril) e Josué (Paços de Ferreira), uma vez que Diego Reyes (ex-América) terminou recentemente a disputa da Taça das Confederações pelo México, enquanto Ricardo e Tiago Rodrigues (ex-Vitória de Guimarães) permanecem entregues aos compromissos da Seleção Sub-20.

O programa dos portistas prosseguirá terça-feira, exatamente igual ao do dia anterior, sendo que o plano de treinos será idêntico até ao final da semana, mas com entrevistas rápidas a jogadores de quarta a sexta-feira, 15 minutos antes de cada sessão.

Os portistas folgarão sábado e domingo, partindo para estágio segunda-feira (dia 08 de julho), o qual decorrerá, até dia 14 em Horst, na Holanda, país onde defrontarão o primeiro adversário da temporada, o MVV Maastricht.

O jogo entre o FC Porto e o quinto classificado da Segunda Liga holandesa em 2012/13 está agendado para as 18:00 de 10 de julho, em Maastricht

A estadia portista em terras holandesas contempla ainda um jogo frente ao vice-campeão francês Marselha, marcado para as 20:30 de 13 de julho, véspera do regresso a Portugal.

Após o estágio em Horst e alguns dias em Portugal, a comitiva do FC Porto viaja para a Venezuela a 19 de julho, defrontando o Deportivo Anzoátegui, em Puerto de la Cruz, a 21, às 17:00 (22:30 em Lisboa).

A 24 de julho, já na Colômbia, em Bogotá, o tricampeão nacional defronta o Millonarios, às 19:30 (01:30 em Lisboa).

Já em agosto, o FC Porto é um dos convidados da Emirates Cup, torneio de pré-temporada, organizada pelo Arsenal que, além da equipa anfitriã, contará com a presença de Nápoles (Itália) e Galatasaray (Turquia).

Os “dragões” medem forças com o Nápoles a 03 de agosto, às 14:00, defrontando o Galatasaray no dia seguinte, à mesma hora.


O arranque oficial da temporada está marcado para 10 de agosto, dia em que o FC Porto e Vitória e Guimarães discutem a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, pelas 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.

in "ionline.pt"

DIZ PRESIDENTE DO RIVER PLATE "Iturbe devia ficar gratuitamente"

Daniel Passarella sublinha que ajudou a valorizar o jogador e que mais meio ano só lhe faria bem.O FC Porto, sublinha, "só tem de estar satisfeito"


Daniel Passarella, presidente do River Plate, deixou a porta aberta a uma tentativa para convencer o FC Porto a prolongar por mais seis meses a estadia de Iturbe no River. Apesar do jogador ter recebido ordens para se apresentar no FC Porto a 1 de julho, Passarella acredita que mais uns meses no clube só fariam bem ao avançado.

"Ainda pode acontecer que todos fiquem satisfeitos", declarou o campeão do Mundo pela Argentina em 1978 ao sítio "Goal.com". "Acho que o FC Porto só tem de estar satisfeito por termos valorizado de novo um jogador que estava meio em baixo quando cá chegou e que agora quer ficar", sublinhou. Passarella quer Iturbe, mas não a qualquer preço.

"O ideal seria que ficasse gratuitamente desta vez. Pagámos caro ao FC Porto pelo empréstimo de seis meses e penso que numa situação destas todos têm a ganhar", sublinhou.


in "ojogo.pt"

Zé António, o veterano, vai continuar

Tem 36 anos e jogará mais uma temporada para servir de referência para os mais jovens


Zé António, o experiente central do F.C. Porto, continuará a jogar na formação secundária dos dragões por pelo menos mais uma temporada. Em 2014, será novamente discutido o seu futuro, podendo ser integrado na estrutura do clube.

A informação foi avançada pelo jornal O Jogo e confirmada peloMaisfutebol. Aos 36 anos, o veterano da equipa B aceitou o desafio de continuar a liderar a defensiva azul e branca.

O central, que não competiu na temporada 2011/12, foi encarado como um potencial líder no balneário e exemplo mais os mais jovens. Integrou o plantel do F.C. Porto B na última época e os resultados foram extramente positivos.

Referência entre as promessas do clube, Zé António demonstrou ainda uma regularidade acima da média. Não obstante a sua idade, esteve em 32 jogos, sempre como titular e a tempo inteiro. Ao longo da competição, o defesa marcou ainda quatro golos. 

O experiente jogador emigrou em 2005, rumo ao Borussia Monchengladbach. Passou pelo Manisaspor da Turquia e esteve ainda duas épocas no Racing Santander. Em 2009, regressou a Portugal para dois anos na União de Leiria. Seguiu-se uma paragem e o convite do F.C. Porto, clube ao qual estivera vinculado na reta final da sua formação.

Zé António partirá para a segunda época no F.C. Porto B, continuando a ajudar nomes como o Tiago Ferreira, adiando para o final da próxima época uma decisão quanto à mudança de rumo na carreira. Ficar no clube, com outras função, é uma possibilidade em cima da mesa.

«Ele vive para a profissão»

Rodolfo Vaz, antigo diretor desportivo da União de Leiria, conhece Zé António há vários anos e aplaude a longa carreira do jogador.

«Antes do mais, o José António é um profissional competente. Vive para a profissão, ou seja, adequa todos os seus comportamentos à actividade profissional que exerce e dedica-se a ela de forma exemplar. Na verdade, ele faz isso desde sempre», começa por frisar.

O profissionalismo é reflexo de uma personalidade forte: «A profissão de futebolista é extremamente exigente e o José António percebeu isso muito cedo e todos os que o conhecem sabem que há coisas com as quais não podem contar com ele. Tudo o que envolva comportamentos que possam, hipoteticamente, colocar em causa o seu desempenho profissional, o José António pura e simplesmente recusa.»

«Julgo que esta formula é a que lhe permitiu chegar até aqui mantendo todas as suas capacidades profissionais imutáveis e tornando-o um verdadeiro modelo», remata o amigo de longa data, através do Maisfutebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

MARIANO GONZÁLEZ A importância do "símbolo" Lucho González

Mariano González continua a acompanhar a carreira dos dragões. Em Bola Branca, o antigo jogador do FC Porto aponta a "El Comandante" grande parte da responsabilidade na conquista dos dois últimos campeonatos.


Mariano González elogia a forma como Lucho González tem jogado no FC Porto, sublinhando que "El Comandante" foi preponderante nos dois títulos de campeão conquistados de forma consecutiva. O antigo jogador dos agora tricampeões nacionais considera que o compatriota, de 32 anos, "tem sido fantástico" e é "o símbolo" dos dragões.
 
" [Lucho] Foi muito importante nos dois últimos campeonatos nacionais, conquistados em condições adversas", observa Mariano, em declarações a Bola Branca. Por tudo o que fez, dentro e fora de campo, "Lucho demonstrou a importância que tem no FC Porto", salienta. 

O argentino defende que o compatriota "merece terminar a carreira no FC Porto". Para isso, remata, basta que os dirigentes portistas "pensem da mesma forma". "Creio que o lugar dele é aí e deve terminar a carreira aí", conclui.

Mariano González coincidiu durante duas temporas com Lucho, no Dragão. O extremo, de 32 anos, jogou a última época no Arsenal de Sarandí, da Argentina, por empréstimo do Estudiantes.


in "rr.pt"

Jackson Martínez renova na próxima semana


Embora o goleador Jackson Martínez tenha contrato com o FC Porto até 2016, o empresário do jogador, Luís Manuel Manso tem uma reunião na próxima semana com os responsáveis azuis e brancos para tratar da renovação do avançado.

«Creio que na próxima semana estarei aí», afirmou Luís Manuel Manso, em declarações à Rádio Renascença.

O avançado tem sido cobiçado por outros clubes: «Esse assunto diz respeito ao FC Porto e se existir alguma coisa somos depois informados, mas a nossa prioridade é continuar no clube».

Jackson Martinez chegou na época passada ao FC Porto, conta com uma cláusula de rescisão de 40 milhões e apontou 26 golos na Liga portuguesa.


in "abola.pt"

Museu do FC Porto by BMG

O nome oficial do Museu do FC Porto incluirá o do banco brasileiro que financia a construção do espaço. Foi também conhecido um acordo com Museu brasileiro para intercâmbio de conhecimentos.
Já é conhecido o nome oficial do museu do FC Porto, a ser inaugurado em setembro de 2013: Museu do FC Porto by BMG. É esta a designação de um dos projetos que o presidente dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa, anunciou como um dos maiores desejos a concretizar no atual mandato.

A inclusão do banco brasileiro no nome do Museu do FC Porto explica-se pelo investimento daquela entidade bancária na construção do espaço.

Além da designação, soube-se também que o museu portista estabeleceu uma parceria com o Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. O objetivo principal é a troca de experiências entre ambas as instituições, no sentido de difundir o futebol dos dois países irmãos enquantop fenómeno social e cultural de cada país.

Entre os acordos previstos nesta parceria, estão a criação de mostras conjuntas, bem como projetos ligados ao futebol português e brasileiro ou ainda a troca de informações.

A Gestora Operacional do futuro Museu do FC Porto By BMG, Mafalda Magalhães, esteve no Brasil em visita ao Museu do Futebol durante quatro dias para estudar o funcionamento das diversas atividades daquela Instituição.

"Entre tantas coisas interessantes, gostei bastante do trabalho do Núcleo Educativo, tanto pelos projetos de atendimento ao público e escolas, como de acessibilidade", disse Mafalda, que ainda sublinhou ter sentido alegria ao visitar a Sala Exaltação, que recebe o visitante com o som de hinos, gritos e canções de torcidas.

in "ojogo.pt"

Lucho: «Quero ganhar um título europeu»

RECONHECE QUE É DIFÍCIL REGRESSAR À SELEÇÃO

A cinco dias do início da pré-época, o médio argentino Lucho González revelou numa entrevista ao programa "Pura Química", da ESPN, que quer ganhar uma prova europeia ao serviço do FC Porto.

“Gostava de ganhar uma competição internacional. Na Argentina nunca tive a oportunidade de vencer a Taça Libertadores ou a Sul Americana e, no FC Porto, ganharam a Liga Europa precisamente quando fui para França. Ainda quero ganhar um título europeu, gostava muito que isso acontecesse, mas se não o conseguir ficarei muito satisfeito com tudo o que já conquistei na minha carreira”, confessou Lucho González.

Na mesma entrevista, o argentino revelou que não gosta que lhe chamem El Comandante. “Os jornalistas chamam-me assim, mas confesso que não gosto. Prefiro que me chamem Lucho”, admitiu.

Sobre a seleção argentina, Lucho afirma que será muito difícil voltar a representar o seu país. “É muito difícil chegar à seleção argentina, até porque há muitos jogadores de qualidade. Por sorte já vivi grandes momentos na seleção e hoje sei que, aos 32 anos, é muito difícil regressar”.

in "record.pt"

Dortmund não larga Jackson

TERÁ FEITO PROPOSTA DE 24 MILHÕES

O Borussia Dortmund não perde o rasto a Jackson Martínez e, de acordo com o site fichajes.net, terá feito uma proposta de 24 milhões de euros pelo internacional colombiano. Aparentemente, o FC Porto terá recusado a oferta, facto que não surpreenderia, uma vez que Pinto da Costa não pretende abrir mão do ponta-de-lança que se sagrou melhor marcador do campeonato abaixo da cláusula de rescisão.

O Cha Cha Cha está avaliado em 40 milhões de euros e é pública a intenção dos dragões de lhe renovar o contrato, quanto mais não seja para subir o valor da cláusula. Foi por esse valor que Radamel Falcão rumou ao Atlético Madrid em agosto de 2011. Todo o cuidado é pouco.

in "record.pt"

Ivo Pinto vai render à SAD 1,2 milhões

JOGARÁ NO DÍNAMO ZAGREB

Os ativos da SAD não se resumem apenas aos jogadores que têm contrato, mas também a outros que já não fazem parte dos seus quadros e cujos passes são detidos parcialmente pela sociedade. Neste caso encontra-se Ivo Pinto. O defesa, de 23 anos, que se transferiu do Cluj para o Dínamo Zagreb, deverá render aos cofres portistas 1,2 milhões de euros, já que a transação está avaliada em cerca de 3 milhões. Tudo porque o FC Porto detém 40 por cento do passe do jogador.

Ivo Pinto, recorde-se, só fez um encontro oficial pela equipa principal dos dragões. Foi na época 2008/09, quando Jesualdo Ferreira era o treinador. O professor lançou-o no decorrer da meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting. Em seguida passou pelo Gil Vicente, Vitória de Setúbal, Covilhã, Rio Ave, União de Leiria e Cluj. A carreira do lateral vai passar agora pelo histórico Dínamo Zagreb.

in "record.pt"