sábado, 29 de outubro de 2011

Em entrevista com Tó Neves: "Tenho a noção que sou uma pessoa do hóquei com algumas responsabilidades"

Tó Neves, um dos melhores jogadores de sempre do hóquei em patins português e um dos mais títulados atletas da modalidade, falou ao modalidades.com.pt. É um ídolo para muitos jovens e especialmente para os adeptos do FC Porto, aos quais já deu imensas alegrias. Hoje em dia é o treinador do emblema azul e branco e tem noção da responsabilidade que tem com ele.

Perfil:
Nome: A
ntónio José Pedroso Silva Neves
Data de Nascimento: 28-03-1966
Clubes como jogador: FC Porto, Benfica e Oliveirense
Clubes como treinador: Oliveirense e FC Porto


Modalidades.com.pt: Sentia, que mais cedo ou mais tarde, voltaria ao FC Porto ?
 
Tó Neves: Sentia que se demonstrasse competência poderia subir mais um patamar, ou seja, treinar uma equipa ainda mais competitiva e o FC Porto naturalmente estava dentro do lote restrito dessas equipas.
 
Começou a época da melhor maneira ao vencer a Supertaça, que significado tem para si o primeiro título ganho pelo FC Porto?
 
Será naturalmente um troféu que irei recordar sempre de forma muito especial, porque o primeiro título é sempre o primeiro.
 
Agora que deixou de jogar, sente vontade por vezes de saltar do banco para dentro do rinque?
 
Na verdade até este momento ainda não tive essa vontade, tão absorvido que estou na observação e na organização do jogo, mas com certeza que mais lá para a frente isso possa vir a acontecer.

 
Jogou com vários dos seus actuais jogadores. Como se estabelece a fronteira entre treinador e jogador quando se trata de amigos?
 
Não existem nem fronteiras nem quebras de amizade, simplesmente cada um sabe o lugar que ocupa e quais são as suas competências.
 
Tem em mãos um fardo muito grande depois de o FC Porto se ter sagrado deca-campeão. Sente responsabilidades acrescidas?
 
A responsabilidade sem dúvida é enorme, mas quem está neste clube saberá sempre que lhe serão pedidos títulos, e o meu objectivo será sempre pensar e estar focalizado somente no presente.
 
Como reagiu à notícia de que a RTP2 vai transmitir 34 jogos desta época?
 
Com bastante agrado e constatar que o hóquei finalmente irá ocupar o lugar que deixou em aberto todos estes anos, e que fez com tenha perdido alguma visibilidade.
 
O que gostaria de poder dizer aos mais jovens hoquistas visto que é para eles um ídolo?
 
Que existe tempo para tudo, que é necessário organizarem-se de forma aos estudos estarem sempre bem encaminhados e que se gostarem mesmo do hóquei, todos os sonhos se podem realizar com dedicação e empenho.
 
Como está a formação em Portugal?
 
Continuam a aparecer bons valores mas honestamente não estou muito actualizado com o que se faz na formação em Portugal.
 
 

 
Há uns anos, foi jogar a Alcobaça num torneio 3x3 com jovens que tinham o sonho de jogar ao seu lado. Recorda esse momento?
 
Sim recordo com muito prazer, foi sem dúvida um óptimo fim-de-semana onde me diverti bastante, e troquei algumas experiências com alguns dos participantes.
 
Tem a noção que é visto como uma instituição de hóquei em patins?
 
Tenho a noção que sou uma pessoa do hóquei com algumas responsabilidades, o que nunca me impediu de manifestar livremente as minhas opiniões.

in "modalidades.pt"

Gilberto: "JOGANDO BEM, NINGUÉM NOS VENCE"

Na óptica individual, o balanço provisório conquista mais brilho. Especialmente, depois das exibições mais recentes, que confirmam o amadurecimento e reforçam a perspectiva de um potencial em fase de acabamento. Gilberto Duarte diz que tem mais para dar e mostra-se seguro dos sinais de progressão da equipa, a revalidar já na Horta, a partir das 21h00 locais de sábado (mais uma no continente).

Potencial em evolução
"As lesões de alguns companheiros de equipa têm-me dado a oportunidade de demonstrar algum do meu potencial. Creio que ainda não assumi um papel preponderante na equipa, apesar de agora carregar mais responsabilidades. Em termos colectivos, devo reconhecer que a época não tem corrido tão bem como esperávamos. Já individualmente, os últimos jogos têm-me corrido bem e espero manter a forma, melhorando, se possível."

Atingir o topo
"Com a vitória frente ao Águas Santas, conseguimos encurtar a distância que nos separava do primeiro lugar. Agora temos que continuar a vencer, para que consigamos atingir o topo da tabela no final da primeira fase."

O mais conseguido
"Individualmente, o último jogo foi o mais bem conseguido da época, o que só foi possível com muito trabalho realizado no decorrer da semana, muito apoio do treinador, dos colegas e de toda a estrutura do clube."

A falta que Wilson faz...
"Quase não se nota a ausência do treinador, porque ele consegue que as suas indicações cheguem até dentro do campo. Mais complicado é colmatar a ausência de colegas como o Wilson Davyes, que é um óptimo jogador e que faz muita falta ao grupo, pelo nível que empresta ao nosso jogo."

Ir à Horta
"É sempre complicado jogar na Horta, num ambiente difícil, com um público que apoia muito a sua equipa. Antevejo um jogo complicado, à imagem do que aconteceu no ano passado. Estamos a atravessar um bom momento, estamos confiantes e a treinar bem. Por isso, esperamos fazer um bom jogo. Apesar de termos duas derrotas, pensamos sempre que ninguém nos vai conseguir bater, sentimos que o jogo depende sempre de nós. Se jogarmos bem, nenhuma equipa nos vence. Se tivermos num mau dia, tudo se torna mais difícil."



in Fcp.pt"

FC Porto bate Corunha já com Rob Johnson

Rob Johnson estreou-se com a camisola do FC Porto num jogo amigável frente aos espanhóis do Basquet Corunha, contabilizando 14 pontos e 10 ressaltos. Os campeões nacionais, já com o poste de 2,05 metros mas sem o extremo-poste Miguel Miranda, a recuperar de uma lesão no ombro esquerdo, venceram o clube espanhol por 72-58. O jogo, disputado no Pavilhão de Matosinhos, ficou também marcado pelo regresso do capitão Nuno Marçal, que fez alguns minutos em campo e já depois disso treinou sem limitações. O FC Porto aproveitou a visita do Corunha para manter o ritmo, pois apenas joga para a Liga Portuguesa no próximo fim-de-semana, a 5 e 6 de Novembro, visitando o Lusitânia e o Terceira Basket.


in "ojogo.pt"

Kléber: "A selecção do Brasil é o sonho de todos"


"Era importante vencer em casa, somar pontos dá confiança", realçou Kléber, que ontem voltou a começar no banco. "O grupo sabe que o 'professor' conta com todos e todos devem estar preparados porque vão ter oportunidades", revelou o autor do segundo golo do FC Porto na vitória sobre o Paços de Ferreira. Sobre a exibição da equipa, o avançado reconheceu que "foi um pouco melhor na segunda do que na primeira parte". A finalizar, o avançado comentou a sua chamada à selecção do Brasil. "Fiquei feliz, é algo com que todos sonham. Espero fazer o meu papel e ganhar o meu espaço", afirmou.

Mangala

Mangala vem crescendo de jogo para jogo e até Vítor Pereira já reconheceu estar muito bem servido de centrais. "Estou pronto para continuar a ser titular", frisou, ele que vem jogando de início nos últimos três encontros. Aliás, o central já sente diferenças no futebol praticado: "No FC Porto temos mais bola do que no Standard, o que faz com que os defesas tenham de estar mais concentrados para evitar cometer erros". Agora vem aí a Champions e a vitória é o objectivo: "Vai ser difícil em Chipre, mas jogaremos para conquistar os três pontos e passarmos para a liderança do grupo".

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um


A ESTRELA: Álvaro Pereira 7

Fabricou dois golos a cruzar como ninguém

Está de volta o "velho" Palito? Assim parece pela amostra com o Paços de Ferreira, deixando os adeptos do FC Porto entusiasmados e descansados. Depois da novela do defeso, demorou a arrancar, mas ontem entrou a todo o gás e só abrandou quando Hugo Miguel apitou para o fim do encontro. Foi um verdadeiro quebra-cabeças para Manuel José e, sobretudo, Filipe Anunciação, fruto do bom entendimento com Varela. Os seus cruzamentos deixaram a defesa pacense à beira de um ataque de nervos: um resultou no autogolo de Melgarejo e outro no remate certeiro de Moutinho. Ou seja, fabricou dois dos três golos e outros poderiam ter surgido tal a qualidade no último passe. E esteve impecável a defender também.

Helton 6
Evitou o empate numa enorme defesa a um cabeceamento de Cohene. Começou o jogo a agradecer a William o "passe" que lhe fez quando este surgiu isolado. Logo a seguir teve uma saída em falso num cruzamento de Manuel José. Depois, viu um remate cruzado de Melgarejo sair pouco ao lado.

Sapunaru 4
O lance em que deixou a bola bater, permitindo que Melgarejo se isolasse é o exemplo perfeito de uma noite em que foi lento a reagir.

Rolando 5
Sem velocidade para dobrar Sapunaru no tal lance com Melgarejo, mas pouco mais se pode apontar. Uma ou outra antecipação e, num canto, um cabeceamento perigoso.

Mangala 6
Primeira opção, sim senhor. Não lhe falta confiança, por isso, não se limitou a impor a autoridade na área defensiva: chegou a ser o primeiro distribuidor de jogo, subindo para zonas de terreno que não deveriam ser suas. Bom cabeceamento aos 13'.

Fernando 5
Chegou a parecer que tinha os pés furados ou, então, a cabeça em Itália, onde o seu empresário diz que ele quer jogar. Vítor Pereira ter-lhe-á puxado as orelhas no balneário, reentrando concentrado e a roubar muitas bolas.

Belluschi 6
Não esteve brilhante na distribuição, mas foi o melhor elemento do meio-campo até à entrada de Moutinho. Foio mais rematador na primeira parte: quatro tentativas e todas assustaram Cássio.

Defour 4
Manteve a titularidade pelo que produziu com o Nacional; ficou no balneário ao intervalo pelo que não fez com o Paços. Lento a decidir, perdeu bolas em zonas proibidas e, provavelmente, o lugar no onze com o APOEL.

Hulk 4
Não parece bem fisicamente, tendo acumulado disparates e perdas de bola a um ritmo alucinante. Só por três vezes decidiu bem e foi quando optou por jogar de primeira. O Dragão bateu palmas na sua substituição, de alívio por vê-lo sair.

Varela 6
Entendeu-se às mil maravilhas com Álvaro Pereira. Aos 23' com intenção ou não, obrigou Cássio a grande defesa, com a bola ainda a ser desviada pela barra. Voltou a estar perto do golo aos 86', mas o guarda-redes não o deixou ser feliz.

Walter 5
Saiu aos 56', pouco depois de falhar um golo fácil porque colocou mal o pé e atirou por cima. Antes, fez dois remates tortos e fracos.

João Moutinho 7
Que bem que lhe faz o banco. Tal como contra o Nacional, entrou para revolucionar o meio-campo, acelerando o jogo e dando-lhe a lucidez que não tinha. Está na origem do 2-0 e fez o terceiro com um remate de raiva e bem colocado.

Kléber 6
Teve minutos porque terça-feira será titular e voltou a facturar. Um golo fácil, mas em que demonstrou um excelente posicionamento. E só não bisou porque Luisinho tirou uma bola na linha de golo.

James 6
Acrescentou a qualidade que faltava ao jogo. Um remate ao poste que origina o segundo golo e várias iniciativas bem desenhadas. Mas não jogou encostado à linha, procurando sempre zonas mais interiores.

in "ojogo.pt"

APOEL cede empate a zero em casa

O APOEL, adversário do FC Porto na terça-feira, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, não foi além, ontem, de um empate (0-0) na recepção ao Anorthosis Famagusta, actual quarto classificado do campeonato cipriota. Com este resultado, a equipa de Nicósia passou a liderar a classificação à condição, com mais um ponto do que o segundo da tabela, o AEL Limassol, equipa que tem dois jogos a menos nesta altura - hoje, visita o Ermis Aradippou. No encontro de ontem, os três portugueses do APOEL (Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto) foram titulares e jogaram os 90 minutos.


in "ojogo.pt"

Standard de Liège reclama o pagamento de Mangala

O Standard de Liège acusa o FC Porto de ainda não ter regularizado o pagamento de Mangala, reclamando dois milhões de euros da primeira tranche da transferência. "Confirmo que a primeira tranche da transferência do Steven Defour já foi paga. Recebemos esse pagamento. Em relação ao Eliaquim Mangala ainda falta liquidar uma verba de dois milhões [de um total de 6,5 milhões], também referente ao que estava estabelecido para a primeira prestação", declarou Pierre François, director-geral clube, que garantiu não ter recebido "qualquer contacto do FC Porto para justificar o atraso neste pagamento. Nem por fax, nem por telefone", atirou. Recorde-se que Angelino Ferreira, administrador da área financeira dos azuis e brancos, apresentou, há dois dias, uma versão diferente. "Esta história é mais complexa do que a que saiu nos jornais, mas não quero argumentar porque houve coisas estranhas que afectam os mercados". Certo é que este imbróglio parece longe do fim.


in "ojogo.pt"

Administradores receberam 3 milhões


Os quatro administradores remunerados da SAD do FC Porto receberam, em 2010/11, um total de 3 milhões e 80 mil euros. São números que constam do Relatório e Contas da sociedade e que espelham uma temporada de sucesso com reflexos também nos prémios atribuídos a Pinto da Costa, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Reinaldo Teles. O presidente do Conselho de Administração recebeu 1,1 milhões de euros, mais de metade deles relativos à tal componente variável e que está dependente do sucesso desportivo e prevista pela Comissão de Vencimentos.
Os dirigentes auferem 75% do salário bruto anual pela conquista da Liga e 100% do vencimento pela Liga Europa, pelo que essas percentagens constam já do exercício 2010/11, ainda que o pagamento dos prémios só venha a ser efectuado no decorrer de 2011/12, conforme se lê no relatório. Presidente excluído, os restantes membros do Conselho de Administração auferiram 660 mil euros na última temporada, à excepção de Jaime Lopes, o administrador não remunerado.
Ainda no que toca a despesas, a SAD pagou pouco mais de 4,5 milhões de euros por comissões de intermediação dos processos de aquisição de passes de jogadores e renovações de contratos, quase mais 2 milhões do que no exercício anterior. O relatório discrimina essas operações, bem como as mais-valias líquidas nas transferências de Bruno Alves, Raul Meireles e Nuno André Coelho, as mais relevantes de 2010/11. Feito os descontos com impostos, serviços de intermediação, mecanismos de solidariedade e percentagens detidas por outros clubes ou entidades, os três jogadores acima referidos renderam quase 29 milhões de euros, sendo que a estes encaixes há que acrescentar 2 milhões relativos ao desempenho de Lucho González no Marselha.

in "ojogo.pt"

Metade de Sapunaru por mais 2,5 milhões

ITURBE CUSTOU 4 MILHÕES



A SAD do FC Porto publicou ontem, ao final da noite, os pormenores dorelatório e contas da época 2010/11. O documento disponibilizado no site da CMVM confirmou a notícia avançada por Record em tempo oportuno sobre a aquisição dos restantes 50 por cento do passe de Sapunaru, que ainda se encontravam na posse do Rapid Bucareste. A aquisição obrigou os dragões a pagar 2,5 milhões de euros. O romeno só tem contrato com o FC Porto até junho de 2013, pelo que deve ser um dos próximos a ser abordado pelo clube no sentido de prolongar a sua ligação.
Outro dado importante do documento relaciona-se com a compra do jovem argentino Iturbe. O valor pelo qual foi acertada a transferência nunca chegou a ser revelado de forma oficial, pelo que ficou ontem a saber-se que oFC Porto desembolsou 4 milhões de euros por 60 por cento do passe do extremo ao Cerro Porteño e à Sociedad Pencilhill Limited. Nesta transação, os azuis e brancos gastaram ainda mais 200 mil euros no serviço de intermediação e no prémio de assinatura.
in "record.pt"