sábado, 29 de outubro de 2011

Em entrevista com Tó Neves: "Tenho a noção que sou uma pessoa do hóquei com algumas responsabilidades"

Tó Neves, um dos melhores jogadores de sempre do hóquei em patins português e um dos mais títulados atletas da modalidade, falou ao modalidades.com.pt. É um ídolo para muitos jovens e especialmente para os adeptos do FC Porto, aos quais já deu imensas alegrias. Hoje em dia é o treinador do emblema azul e branco e tem noção da responsabilidade que tem com ele.

Perfil:
Nome: A
ntónio José Pedroso Silva Neves
Data de Nascimento: 28-03-1966
Clubes como jogador: FC Porto, Benfica e Oliveirense
Clubes como treinador: Oliveirense e FC Porto


Modalidades.com.pt: Sentia, que mais cedo ou mais tarde, voltaria ao FC Porto ?
 
Tó Neves: Sentia que se demonstrasse competência poderia subir mais um patamar, ou seja, treinar uma equipa ainda mais competitiva e o FC Porto naturalmente estava dentro do lote restrito dessas equipas.
 
Começou a época da melhor maneira ao vencer a Supertaça, que significado tem para si o primeiro título ganho pelo FC Porto?
 
Será naturalmente um troféu que irei recordar sempre de forma muito especial, porque o primeiro título é sempre o primeiro.
 
Agora que deixou de jogar, sente vontade por vezes de saltar do banco para dentro do rinque?
 
Na verdade até este momento ainda não tive essa vontade, tão absorvido que estou na observação e na organização do jogo, mas com certeza que mais lá para a frente isso possa vir a acontecer.

 
Jogou com vários dos seus actuais jogadores. Como se estabelece a fronteira entre treinador e jogador quando se trata de amigos?
 
Não existem nem fronteiras nem quebras de amizade, simplesmente cada um sabe o lugar que ocupa e quais são as suas competências.
 
Tem em mãos um fardo muito grande depois de o FC Porto se ter sagrado deca-campeão. Sente responsabilidades acrescidas?
 
A responsabilidade sem dúvida é enorme, mas quem está neste clube saberá sempre que lhe serão pedidos títulos, e o meu objectivo será sempre pensar e estar focalizado somente no presente.
 
Como reagiu à notícia de que a RTP2 vai transmitir 34 jogos desta época?
 
Com bastante agrado e constatar que o hóquei finalmente irá ocupar o lugar que deixou em aberto todos estes anos, e que fez com tenha perdido alguma visibilidade.
 
O que gostaria de poder dizer aos mais jovens hoquistas visto que é para eles um ídolo?
 
Que existe tempo para tudo, que é necessário organizarem-se de forma aos estudos estarem sempre bem encaminhados e que se gostarem mesmo do hóquei, todos os sonhos se podem realizar com dedicação e empenho.
 
Como está a formação em Portugal?
 
Continuam a aparecer bons valores mas honestamente não estou muito actualizado com o que se faz na formação em Portugal.
 
 

 
Há uns anos, foi jogar a Alcobaça num torneio 3x3 com jovens que tinham o sonho de jogar ao seu lado. Recorda esse momento?
 
Sim recordo com muito prazer, foi sem dúvida um óptimo fim-de-semana onde me diverti bastante, e troquei algumas experiências com alguns dos participantes.
 
Tem a noção que é visto como uma instituição de hóquei em patins?
 
Tenho a noção que sou uma pessoa do hóquei com algumas responsabilidades, o que nunca me impediu de manifestar livremente as minhas opiniões.

in "modalidades.pt"

Sem comentários: