sábado, 29 de outubro de 2011

O FC Porto um a um


A ESTRELA: Álvaro Pereira 7

Fabricou dois golos a cruzar como ninguém

Está de volta o "velho" Palito? Assim parece pela amostra com o Paços de Ferreira, deixando os adeptos do FC Porto entusiasmados e descansados. Depois da novela do defeso, demorou a arrancar, mas ontem entrou a todo o gás e só abrandou quando Hugo Miguel apitou para o fim do encontro. Foi um verdadeiro quebra-cabeças para Manuel José e, sobretudo, Filipe Anunciação, fruto do bom entendimento com Varela. Os seus cruzamentos deixaram a defesa pacense à beira de um ataque de nervos: um resultou no autogolo de Melgarejo e outro no remate certeiro de Moutinho. Ou seja, fabricou dois dos três golos e outros poderiam ter surgido tal a qualidade no último passe. E esteve impecável a defender também.

Helton 6
Evitou o empate numa enorme defesa a um cabeceamento de Cohene. Começou o jogo a agradecer a William o "passe" que lhe fez quando este surgiu isolado. Logo a seguir teve uma saída em falso num cruzamento de Manuel José. Depois, viu um remate cruzado de Melgarejo sair pouco ao lado.

Sapunaru 4
O lance em que deixou a bola bater, permitindo que Melgarejo se isolasse é o exemplo perfeito de uma noite em que foi lento a reagir.

Rolando 5
Sem velocidade para dobrar Sapunaru no tal lance com Melgarejo, mas pouco mais se pode apontar. Uma ou outra antecipação e, num canto, um cabeceamento perigoso.

Mangala 6
Primeira opção, sim senhor. Não lhe falta confiança, por isso, não se limitou a impor a autoridade na área defensiva: chegou a ser o primeiro distribuidor de jogo, subindo para zonas de terreno que não deveriam ser suas. Bom cabeceamento aos 13'.

Fernando 5
Chegou a parecer que tinha os pés furados ou, então, a cabeça em Itália, onde o seu empresário diz que ele quer jogar. Vítor Pereira ter-lhe-á puxado as orelhas no balneário, reentrando concentrado e a roubar muitas bolas.

Belluschi 6
Não esteve brilhante na distribuição, mas foi o melhor elemento do meio-campo até à entrada de Moutinho. Foio mais rematador na primeira parte: quatro tentativas e todas assustaram Cássio.

Defour 4
Manteve a titularidade pelo que produziu com o Nacional; ficou no balneário ao intervalo pelo que não fez com o Paços. Lento a decidir, perdeu bolas em zonas proibidas e, provavelmente, o lugar no onze com o APOEL.

Hulk 4
Não parece bem fisicamente, tendo acumulado disparates e perdas de bola a um ritmo alucinante. Só por três vezes decidiu bem e foi quando optou por jogar de primeira. O Dragão bateu palmas na sua substituição, de alívio por vê-lo sair.

Varela 6
Entendeu-se às mil maravilhas com Álvaro Pereira. Aos 23' com intenção ou não, obrigou Cássio a grande defesa, com a bola ainda a ser desviada pela barra. Voltou a estar perto do golo aos 86', mas o guarda-redes não o deixou ser feliz.

Walter 5
Saiu aos 56', pouco depois de falhar um golo fácil porque colocou mal o pé e atirou por cima. Antes, fez dois remates tortos e fracos.

João Moutinho 7
Que bem que lhe faz o banco. Tal como contra o Nacional, entrou para revolucionar o meio-campo, acelerando o jogo e dando-lhe a lucidez que não tinha. Está na origem do 2-0 e fez o terceiro com um remate de raiva e bem colocado.

Kléber 6
Teve minutos porque terça-feira será titular e voltou a facturar. Um golo fácil, mas em que demonstrou um excelente posicionamento. E só não bisou porque Luisinho tirou uma bola na linha de golo.

James 6
Acrescentou a qualidade que faltava ao jogo. Um remate ao poste que origina o segundo golo e várias iniciativas bem desenhadas. Mas não jogou encostado à linha, procurando sempre zonas mais interiores.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: