terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pinto da Costa deixa Bruno de Carvalho sem resposta

Presidente do FC Porto ignora declarações do homólogo do Sporting e desvaloriza a vantagem pontual de cinco pontos que os dragões já detêm sobre o Benfica, no campeonato.
 
Pinto da Costa não tece quaisquer comentários sobre as declarações proferidas por Bruno de Carvalho.

Instado, na chegada do FC Porto à Àustria, a pronunciar-se sobre o facto do presidente do Sporting ter dito que espera uma "recepção hostil" aos leões aquando do confronto com os portistas, no Dragão, o líder azul e branco preferiu ignorar o assunto.

"O que ele diz [Bruno de Carvalho] não me interessa. Nem sequer o conheço", atirou Pinto da Costa, em declarações prestadas aos jornalistas em pleno aeroporto de Viena.

Questionado, por outro lado, sobre a vantagem de cinco pontos que o FC Porto detém já sobre o Benfica, no campeonato, o presidente dos dragões voltou a desvalorizar o cenário.

"Se fosse a quatro jornadas do fim seria muito importante. Como ainda só disputámos quatro jornadas, não é um avanço significativo", salientou.

O FC Porto estreia-se amanhã na edição deste ano da Liga dos Campeões, defrontando o Áustria de Viena, para a primeira jornada da fase de grupos. O jogo arranca às 19h45, com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
 
in "rr.pt"

Lucho, o bom padrinho para os mais novos

Algumas estreias em perspetiva na Champions no universo do FC Porto, pois no grupo de inscritos para esta edição há oito jogadores sem qualquer ponto de contacto com a prova em termos formais.

Fabiano já ouviu o célebre hino da Champions o ano passado mas não jogou qualquer partida, enquanto para Reyes, Josué, Herrera, Licá, Quintero, Ghilas e Ricardo fica um mundo inteiro por descobrir, são estreias absolutas em perspetiva independentemente do momento.
São muitos jogadores a bater à porta da prova, mas convém também lembram que o próprio Paulo Fonseca está no quilómetro zero na Liga dos Campeões, vai estrear-se precisamente em Viena e provavelmente guardará o momento para sempre.

A experiência de Lucho será fundamental para o lançamento dos valores emergentes na competição, mas o argentino, sendo a referência principal do grupo, não estará sozinho nesta carismática missão.

Também Helton e Fernando, que integram o grupo de capitães, terão precioso papel na introdução formal do grupo ao mundo maravilhoso da Liga dos Campeões. O guarda-redes já está muito batido na prova e fará amanhã o jogo 46, enquanto Fernando fica a bater à porta das 30 partidas.

in "abola.pt"

Walter: «Quero renovar por cinco anos com o Goiás»

brasileiro tem 2 anos de contrato com o fc porto

Walter tem sido nota de destaque no Goiás. O avançado brasileiro leva oito golos apontados no Brasileirão e apesar de mais dois anos de contrato com o FC Porto, quer rubricar um vínculo de longa duração com a formação canarinha.

"O meu pensamento é continuar no Goiás. Qualquer equipa do Brasil pode vir atrás de mim que se o Goiás fizer uma proposta boa eu fico aqui. Não me interessa o dinheiro nem se tenho um salário alto ou não. Esta equipa abriu-me abriu as portas e não irá ser fácil sair daqui. Vou tentar fazer de tudo para renovar mais cinco anos com o Goiás", assegurou em declarações à Radio 730.

O dianteiro brasileiro, também conhecido por "Bigorna", assume que os seus desempenhos cativaram a atenção de vários clubes, segundo lhe foi dito pelo seu agente.

“O meu empresário diz que teve três abordagens mas como disse, a minha preferência é o Goiás e não abro mão disso", garante

in "record.pt"

Dragões querem causar surpresa

FC Porto, estreante na fase de grupos da maior prova de clubes de andebol, está em destaque na página oficial da competição, que inclui declarações do vice-presidente Adelino Caldeira, do treinador e do capitão de equipa 
 
O FC Porto, que garantiu esta época a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol , tornando-se na primeira equipa portuguesa a consegui-lo em 12 anos - em 2001/02, o Sporting foi o último representante luso - , está em destaque na página na internet da competição.

Fazendo uma pequena resenha da história dos portistas na modalidade, a notícia tem ainda algumas declarações do capitão Ricardo Moreira, do treinador Ljubomir Obradovic e do vice-presidente Adelino Caldeira, com este a revelar a aspiração do clube em "fazer uma surpresa".

in "ojogo.pt"

FC Porto em Viena e com juniores

A comitiva do FC Porto chegou à capital da Áustria ao início da tarde. A estreia na Liga dos Campeões está marcada para as 19h45 de quarta-feira. 
 
O avião que transportou o FC Porto aterrou em Viena às 13 horas, seis horas antes da equipa treinar no Estádio do Prater, onde na quarta-feira defrontará o Áustria de Viena na primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões.

A equipa de juniores destacou-se na comitiva - defronta o Áustria de Viena na Liga dos Campeões de juniores - liderada pelo presidente Pinto da Costa.

Pinto da Costa

"Cinco pontos? Se fosse a quatro jornadas do fim"


O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, falou aos jornalistas na chegada a Viena e referiu-se à vantagem portista sobre o Benfica na I Liga. 
 
"Se fosse a quatro jornadas do fim seria muito importante, como ainda só disputámos quatro jornadas...", afirmou Pinto da Costa quando confrontado com os cinco pontos de vantagem do FC Porto sobre o Benfica. "Não é um avanço significativo", acrescentou.

O líder dos portistas, que liderou a comitiva para a estreia na Liga dos Campeões 2013/14, mostrou-se igualmente satisfeito com os reforços do FC Porto. "Está à vista de todos que estão a adaptar-se bem e a entrar bem na equipa".

in "ojogo.pt"

Janko "Não subestimem o FC Porto

Avançado tece rasgados elogios a Pinto da Costa e diz: "Se os jogadores forem beber um café na cidade, ele sabe de imediato onde estiveram e quanto açúcar puseram no café". 
 
A propósito do confronto de amanhã, o jornal austríaco "sportnet.at" falou com Janko, que jogou meia época no Dragão e considerou os tricampeões favoritos. "O Áustria Viena tem de estar num dia muito bom para conseguir chatear o FC Porto. No papel, é o 'outsider' do grupo, mas isso vale de pouco no futebol, onde tudo é possível. Quando se fala em Champions, associa-se a Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique ou Manchester United, mas deixo um aviso: não subestimem o FC Porto", frisou, antes de elogiar Pinto da Costa. "É uma lenda viva no Porto. Todos os adeptos do clube o adoram. Às vezes, até tinha a sensação de que o aplaudiam mais do que à maioria das estrelas do clube. Ele é muito influente e importante. Se os jogadores forem beber um café na cidade, ele sabe de imediato onde estiveram e quanto açúcar puseram no café", explicou.

in "ojogo.pt"

Capucho: "Vai melhorar a cultura do jogador português"

Treinador da equipa de Sub-19 dos Dragões salienta a importância da experiência que os jovens vão adquirir na competição para o seu futuro.
 
Nuno Capucho, treinador dos sub-19 do FC Porto, acredita que a Liga Jovem da UEFA servirá para "melhorar a cultura do futebolista português", obrigando-o, em período de formação, a maior exigência e a mais dias de competição.

Os portistas estreiam-se na UEFA Youth League (Liga Jovem) na quarta-feira, contra o Áustria de Viena, no mesmo dia em que a equipa principal dos "dragões" inicia a sua 28.ª participação na Liga dos Campeões.

"A cultura do jogador português tem que ser de maior exigência", referiu o técnico, em declarações à Agência Lusa, a propósito da importância que esta competição europeia poderá vir a ter na formação dos jovens talentos.

Para Capucho, antigo internacional português e campeão europeu pelo FC Porto, "não falta qualidade individual. Mas falta o hábito de competir duas vezes por semana".

"Isso tem a ver com o melhoramento dos quadros competitivos e a exigência que se tem que colocar nos mesmos. Só assim se abrirão portas [aos jovens talentos]", justificou.

O técnico está esperançado em que os jogadores "aprendam os valores que as provas da UEFA transmitem", como "o fair-play e experiência de jogos internacionais", mas também pretende recolher informação importante sobre "os níveis de formação do FC Porto e do futebol português", aproveitando o contacto direto com as equipas dos principais emblemas europeus.

Quanto a objetivos desportivos, Capucho recorda que "a cultura do FC Porto é gostar de ganhar", mas prefere que, "embora ganhar seja importante, isso aconteça num contexto em que os jogadores se sintam bem, joguem bem e com o registo do clube".

"Que não mudem os nossos princípios: controlo de jogo, ritmos diferentes, boa pressão sem bola, criatividade no último terço e jogadas geniais. Têm que manter o que têm aprendido", concluiu.

Também Vítor Andrade, capitão dos sub-19 portistas, é da opinião que "a equipa vai ganhar grande experiência" e que serão "momentos únicos" aqueles que passarão com o plantel principal, pois as viagens far-se-ão sempre em conjunto.

"É um sonho podermos participar numa competição como esta. Fazemos muitos torneios internacionais, mas não é a mesma coisa", concluiu o futebolista.

Os juniores do FC Porto jogarão, durante o mesmo período e nos mesmos dias, contra os mesmos clubes adversários da equipa principal na Liga dos Campeões, numa prova com regulamentos competitivos iguais.

in "ojogo.pt"