terça-feira, 8 de maio de 2012

FC PORTO Alex Sandro aposta em manter lugar na próxima época

O lateral brasileiro ganhou o lugar a Álvaro Pereira e revela grandes expectativas em relação ao futuro, no Dragão. Felicidade pelo título conquistado na estreia.


Alex Sandro aproveitou o desperdício de Álvaro Pereira e ganhou a titularidade na lateral esquerda do FC Porto. O jovem internacional brasileiro tem sido aposta inicial de Vítor Pereira, desde que o Álvaro reagiu mal à substituição, em Braga, e o objectivo é manter o estatuto na próxima temporada: "A expectativa é óptima", diz o jogador.

Em relação ao que a equipa pode fazer na próxima temporada, Alex Sandro também está optimista, porque "o grupo é muito maduro, jovem e com muita qualidade".

Alex Sandro festejou o título, no sábado, em pleno relvado, e destacou o facto do FC Porto ser "uma família". O defesa esquerdo realizou sete jogos na I Liga, três na Taça da Liga, um na Liga Europa e outra na Taça de Portugal. Marcou um golo no campeonato.


in "rr.pt"

HULK "Ninguém entrou em contacto comigo"

O Incrível do FC Porto sente-se "bem" no FC Porto, mas "se tiver de sair, sairia feliz". Hulk explicou, no entanto, que quem trata de tudo é o seu representante.



 saída de Hulk tem sido apontada como quase certa. No entanto, o jogador do FC Porto explica que não teve ainda contactos directos, porque é o agente que trata de tudo: "Ninguém entrou em contacto comigo, até porque não me meto nessas situações. Tenho um representante que é praticamente da família e que trata dessas coisas por mim".

O avançado dos dragões referiu na rede social "twitter" que "se houver alguma coisa que tiver de ser feita, ele [representante] vai ver o que é melhor".

O brasileiro garante que está "bem e motivado" em Portugal: "Especula-se muito sobre a minha saída todos os anos."

"Estou no meu quarto ano no FC Porto, estou focado no clube e tenho contrato por mais quatro anos", acrescentou.
Contudo, Hulk não deixou de realçar que "se tiver que sair vai ser com certeza por uma coisa boa": "Se tiver de sair para um desses campeonatos, sairia bem e feliz."

in "rr.pt"

«James é o melhor jogador colombiano» - Rincón

Freddy Eusebio Rincón critica a federação colombiana mas elogia a nova vaga de jogadores, destacando James Rodriguez, do FC Porto, como o melhor desta geração.

«Temos muitos bons jogadores, como o James Rodriguez que, para mim, com a exceção dos golos de Falcao, é o melhor que o futebol colombiano tem», diz o antigo jogador de Real Madrid e Nápoles, que terminou a carreira no Brasil ao serviço do Corinthians, em 2004.

Apesar dos grandes valores individuais, o antigo internacional colombiano coloca oscafeteros um furos abaixo de outras seleções como Equador e Peru, adversários na qualificação para o Mundial-2014: «Estamos um nível abaixo em relação a essas seleções. (...) Equipa em si não há, porque não há hegemonia na seleção, mas os melhores jogadores dão-se melhor com o grupo e isso pode facilitar o trabalho.»

Em entrevista ao Nuevo Estadio.com, Rincón não poupou críticas aos dirigentes da federação: «Não é organizada e, se não houver organização no topo, isso vai passando para as outras estruturas. Não é possível a Colômbia ficar de fora dos últimos três campeonatos do Mundo. Temos bons jogadores mas não temos equipa por falta de estabilidade.»

Ainda assim, apoia a nomeação de José Pekerman para o cargo de selecionador: «É trabalhador, e isso é um bom ponto de partida. O mais importante será a colaboração dos jogadores.»


in "abola.pt"

Moutinho deixa Chelsea em alerta

ALTERNATIVA A LUKA MODRIC



As declarações proferidas por João Moutinho, no final do jogo com o Sporting, nas quais manifestou o seu desejo de experimentar outros campeonatos europeus, caíram como uma bomba em Londres.

Segundo algumas publicações locais, o Chelsea ficou em alerta vermelho face às referidas palavras e os seus dirigentes vão tentar saber, junto do FC Porto, as condições que pretendem para libertar o jogador. Moutinho é, ainda assim, a segunda opção dos blues para reforçar o meio-campo, já que a primeira dá pelo nome de Luka Modric.

in "record.pt"

Defesa para a história

DRAGÕES TENTAM A MELHOR SEQUÊNCIA DO SÉCULO



Depois de garantir o título e acabar o campeonato sem qualquer derrota no Estádio do Dragão, o FC Porto ainda reserva alguns desafios para a última jornada do campeonato, em Vila do Conde. Desde logo, concluir a prova com o melhor ataque e a melhor defesa, conforme Vítor Pereira tem referido com insistência. No caso de não sofrer golos do Rio Ave, o bicampeão nacional atinge uma marca histórica neste século: mantém a sua baliza inviolável durante 6 jogos consecutivos.

Para encontrar um registo idêntico é preciso recuar até à época 1999/2000, quando a equipa era orientada por Fernando Santos. Mesmo não tendo sido campeão, o engenheiro do penta tinha no sector defensivo uma referência. Foi assim que os dragões resistiram durante meia dúzia de encontros oficiais sem consentir qualquer tento.

in "record.pt"

Avançado Osorio Botello negociado pelos dragões

O avançado Humberto Osorio Botello, do Millonarios FC, da Colômbia, está em negociações avançadas com o FC Porto. Essa foi, pelo menos, a indicação deixada ontem por um ex-treinador, Egdar Ospina, aos microfones da RCN, rádio colombiana. Ospina foi convidado a comentar o bom momento do jogador, goleador do campeonato e recentemente chamado por José Pekerman para intregrar os trabalhos da seleção, e deixou escapar a informação quando lhe perguntavam se Botello poderia ser comparado a Falcao. "Sim. Aliás, aqui para nós que ninguém nos ouve, é por isso que, segundo me disse o empresário, está negociações muito adiantadas em Portugal para que ele substitua Falcao". Osorio Botello tem 23 anos, 1,79 metros e já passou pelo futebol venezuelano e peruano. É, nesta altura, o melhor marcador do campeonato colombiano, com 11 golos apontados em 15 jogos. Típico jogador de área, "marca um golo quando menos se espera e sem precisar de muito espaço", avisou o tal treinador, Egdar Ospina, que o deu a caminho de Portugal.O avançado Humberto Osorio Botello, do Millonarios FC, da Colômbia, está em negociações avançadas com o FC Porto. Essa foi, pelo menos, a indicação deixada ontem por um ex-treinador, Egdar Ospina, aos microfones da RCN, rádio colombiana. Ospina foi convidado a comentar o bom momento do jogador, goleador do campeonato e recentemente chamado por José Pekerman para intregrar os trabalhos da seleção, e deixou escapar a informação quando lhe perguntavam se Botello poderia ser comparado a Falcao. "Sim. Aliás, aqui para nós que ninguém nos ouve, é por isso que, segundo me disse o empresário, está negociações muito adiantadas em Portugal para que ele substitua Falcao". Osorio Botello tem 23 anos, 1,79 metros e já passou pelo futebol venezuelano e peruano. É, nesta altura, o melhor marcador do campeonato colombiano, com 11 golos apontados em 15 jogos. Típico jogador de área, "marca um golo quando menos se espera e sem precisar de muito espaço", avisou o tal treinador, Egdar Ospina, que o deu a caminho de Portugal.


in "ojogo.pt"

Títulos é com eles


Se há jogadores com dificuldades para expor os troféus todos conquistados nas últimas épocas, dois deles são certamente Lucho e Helton, que esta temporada somaram mais dois (e não foram os mesmos...), elevando para 18 os títulos ganhos. Com este registo, a dupla do FC Porto é mesmo a que apresenta o palmarés mais rico do futebol português entre os jogadores em atividade, com apenas um rival à altura (ver caixa).
No que ao capítulo dos títulos conquistados por ambos diz respeito, há detalhes sobre os quais vale a pena determo-nos. Desde que chegou ao FC Porto, em 2005/06, proveniente do Leiria, Helton não tem feito outra coisa senão ganhar pelo menos um título por época, somando já 15 troféus, quando se prepara para entrar na sua décima temporada em Portugal.
Com Lucho, a cena repete-se. O regresso ao FC Porto em janeiro concretizou-se a tempo de o carisma do argentino produzir efeito e ajudar a relançar a equipa para o bicampeonato. Lucho beneficia do facto de ter conquistado, esta época, o campeonato português e a Taça da Liga francesa. Helton somou o campeonato à Supertaça Cândido de Oliveira, daí se ter dito que os dois títulos contabilizados por um e outro não eram os mesmos.
O palmarés do argentino impressiona num detalhe: foi sempre campeão em Portugal, vencendo cinco campeonatos em... quatro anos e meio. Mais: o argentino somou quatro títulos consecutivos no campeonato português e quando saiu para França também conquistou o título na primeira temporada. Aliás, desde 2005/06, Lucho só não foi campeão na temporada passada, com o Marselha, amealhando, contudo, a Taça da Liga e a Supertaça francesa.
No currículo dos dois há títulos conquistados noutras paragens e nas seleções, com participação maior ou menor. Mas, num e noutro caso, é mesmo o FC Porto o principal responsável pela lista recheada de festas.


18

Lucho deve quase metade dos títulos conquistados na sua carreira ao FC Porto (8), mas a sua passagem pelo Marselha também se revelou positiva: cinco troféus. Helton já contabiliza 15 com a camisola azul e branca e ainda poderá somar mais alguns até ao final da carreira, ele que tem a renovação alinhavada.

"Lucho e Helton são vozes respeitadas"


"Qualquer equipa gostaria de ter Lucho e Helton no seu plantel, por aquilo que representam dentro e fora das quatro linhas. São preponderantes". Esta declaração de Castro a O JOGO não podia ser mais clara quanto ao peso dos dois jogadores no balneário do FC Porto. "São vozes respeitadas, que se ouvem com atenção", acrescentou o médio cedido ao Gijón, para que se pudesse perceber melhor o carisma que estas duas figuras do plantel transmitem ao grupo. A recuperação do FC Porto, desde a derrota em Barcelos, ficou a dever muito a ambos e Castro explicou porquê: "Além de serem um exemplo para todos os jogadores da equipa, sabem contagiar os outros e motivam muito o grupo". A imagem que ambos transmitem é de calma e serenidade, mas não muda muito no dia a dia por uma razão simples, segundo Castro: "São jogadores que se impõem quase naturalmente dentro do grupo de trabalho, porque transmitem confiança".


Bracali na baliza para ser campeão


Bracali deverá ser titular em Vila do Conde para formalizar o título de campeão nacional pelo FC Porto. Segunda opção ao longo do campeonato, o guarda-redes brasileiro contratado ao Nacional no início da época não teve grandes hipóteses de roubar o lugar a Helton, que se manteve firme na defesa da baliza portista.
Para Bracali, a provável titularidade em Vila do Conde será sempre entendida como um prémio por se ter visto remetido ao banco de suplentes durante a temporada. Esta época, o também brasileiro fez apenas seis jogos, repartidos pela Taça da Liga (4) e Taça de Portugal (2), competições que terminaram mais cedo para o FC Porto, ao contrário das últimas quatro edições, em que os azuis e brancos alcançaram sempre o Jamor.
Nos seis encontros em que teve a responsabilidade de defender a baliza do FC Porto, Bracali sofreu sete golos, três dos quais em Coimbra, num dos piores jogos da temporada da equipa de Vítor Pereira, que significou mesmo o tal afastamento prematuro da Taça de Portugal. Dos restantes quatro golos, um foi encaixado contra o Paços de Ferreira, na Taça da Liga, e os outros três na Luz, na derrota dos azuis e brancos nas meias finais da mesma competição, por 3-2. Bracali terá agora o desafio pessoal de tentar manter o cadastro limpo em Vila do Conde.


Kadú é outro guarda-redes à espera de uns minutos


A carreira de Kadú na primeira temporada com a equipa principal do FC Porto resume-se a nove minutos na baliza, em Pêro Pinheiro, na goleada mais expressiva dos azuis e brancos, esta época (8-0), na Taça de Portugal. Habitualmente titular no escalão júnior dos dragões, o internacional angolano poderá surgir como segunda opção em Vila do Conde, esperando que Vítor Pereira lhe permita jogar alguns minutos para também figurar na lista oficial de campeões.


3 questões: Kieszek, Guarda-redes emprestado ao Roda

"Tão campeão como os colegas"


1 O Kieszek estreou-se na Liga já depois de o FC Porto ser campeão. Sentiu-se tão campeão como os seus colegas?

Sim, claro. Essa é uma questão que muitas pessoas levantam e até dizem que não sou realmente campeão. Mas eu fazia parte do plantel. Era terceiro guarda-redes, mas estava dentro do grupo. Estava com eles em todos os momentos e ajudava-os com o meu trabalho diário. Isso é fazer parte de uma equipa e contribuir para o título.


2 Helton está quase há 10 anos em Portugal e já conquistou 18 troféus. Como se explica esta longevidade?

Portugal não é um país assim tão diferente do Brasil. Ele sente-se bem. É um grande guarda-redes e uma boa pessoa. É muito importante no balneário e ajudou-me muito quando fiquei fora dos convocados. E uma pessoa como ele, que gosta muito de futebol, nunca se cansa de jogar e ganhar.


1 Mesmo na Holanda, foi assistindo ao campeonato português? O FC Porto é um justo campeão?

Sim, claro que fui vendo e lendo. O FC Porto mereceu ser campeão. Teve problemas ao longo da época, mas soube resolvê-los. Ganharam muitos jogos e não falharam nos mais importantes, como, por exemplo, em Lisboa. Por isso, penso que é uma conquista justa. E estou seguro de que no futuro vão continuar a ganhar.

in "ojogo.pt"




Hulk até cantou nos bastidores


Hulk chegou à Queima das Fitas de mansinho, mas não teve outra solução que não avançar para o centro do palco quando Alexandre, o vocalista do Grupo Revelação, o viu encostado a um canto. O portista queria passar despercebido, mas depois de um verso de improviso sobre ele e mais um título do FC Porto, não teve outro remédio senão ir cumprimentar os artistas da sua banda preferida, que conheceu em 2009 e com a qual não mais perdeu contacto. "Ele é gente boa e um craque. Falamos por mensagens desde então. Já sabíamos que ele vinha ver o nosso concerto, mas não estava combinado que subisse ao palco. Isso aconteceu naturalmente", explicou Rogerinho, um dos artistas, a O JOGO. "Ele convidou-nos para irmos ao jogo com o Sporting, mas era tarde e não deu. Então, como era campeão, resolvemos versar com isso", continuou.
Timidamente, Hulk lá avançou para o palco. "A galera gritou e ficou louca. Gostam muito dele, não?", perguntou-nos o músico, que, em tempos, chegou a jogar com Djalminha e Marcelinho Carioca e que até já combinou "uma pelada com Hulk em Campina Grande", terra onde nasceu o craque.
No final do concerto, Hulk desceu ao camarim e esteve à conversa com os amigos. Entre algumas confidências, trauteou a música favorita e que o acompanha sempre. "É a 'Tá escrito'. Fala das pessoas que lutam para vencer e superam obstáculos, como foi o caso dele. Dá-lhe força e inspiração", contou Rogerinho, embora negando que tenha ficado encantado com a voz. "Encantado só o público quando o viu. Para cantar ele não tem o mesmo jeito que para jogar", riu-se.

"Disse-nos que tem muitas propostas para sair"


Rogerinho, um dos membros da banda, riu-se quando O JOGO lhe perguntou se o Grupo Revelação combinou encontrar-se com Hulk em alguma cidade europeia, que não o Porto, na próxima época. Começou por admitir essa ideia, mas depois voltou atrás. "Não posso falar disso. Foi uma conversa nossa. Mas ele disse-nos que tem muitas propostas para sair", confessou. Apesar da insistência, não houve direito a mais nada. "Eu prometi que não dizia mais nada. Até já falei demais", riu-se.
Rogerinho só conheceu Hulk em 2009. "No Brasil não o conheciam. Mas agora é muito comentado", garante. A qualidade é inegável e por isso a seleção devia ser obrigatória. "Só o Neymar é melhor. Mas se eu escalasse a equipa, colocaria Neymar e Hulk no ataque", vincou. Por isso, ficou muito feliz quando Dunga o convocou pela primeira vez. "Além de ser um grande jogador, ele é uma pessoa incrível e muito humilde. Só merece coisas boas", considera.
Hulk distribuiu autógrafos e fotografias aos organizadores do concerto e à estrutura mais técnica da banda. Fora do palco, foram poucos os que lhe puseram a vista em cima.


Danilo e Alex na sombra


Hulk não esteve sozinho na festa académica. Danilo e Alex Sandro acompanharam-no e também subiram ao palco. Mas, por ficarem numa zona mais reservada, não foram vistos até ao fim do concerto. Quem não teve vergonha de o fazer foi Michel, avançado do Paços de Ferreira, que substituiu o próprio Rogerinho durante alguns minutos a tocar tambor. O grupo só lamentou a falta de Helton. "Ele tinha prometido que também iria e furou connosco", garantem.

on "ojogo.pt"


Vítor Pereira já prepara a próxima época


Não foi preciso revalidar o título para que o FC Porto começasse a preparar a próxima época. Esta ganhou, porém, novo impulso depois de consumado o objetivo principal da época. E é especialmente por ter conseguido ser campeão que Vítor Pereira faz parte do projeto da SAD e vai manter-se no FC Porto. O contrato que assinou em junho de 2011 é para cumprir, prolongando-se até junho de 2013. De resto, o treinador já está completamente envolvido na elaboração dos planos e estratégias para atacar 2012/13.
Nesta fase, há muito a definir, desde o programa de pré-época à composição do plantel, passando naturalmente pela ultimação do projeto da equipa B, que também deve arrancar em julho próximo.
O plantel principal sofrerá as alterações, como é normal a cada início de época. Há muitos jogadores com mercado e definir quem pode sair é a primeira preocupação. Há também os processos relativos a renovações de contratos de alguns jogadores e avanços naturais de mercado por jogadores desejados reforços. Todos os setores deverão ser retocados, da defesa ao ataque. A SAD trabalha a todo o gás nestes dossiês, mas os avanços estão dependentes da formalização de algumas vendas. Vítor Pereira está a par de tudo e das alternativas assinaladas para colmatar as saídas de elementos tidos como nucleares na estratégia.
Na elaboração dos planos de pré-temporada há duas competições que estão a a ser consideradas: o Euro'2012, onde podem estar Rolando, João Moutinho, Varela e Beto e os Jogos Olímpicos, nos quais Alex Sandro e Danilo participarão pelo Brasil de certeza, com Hulk e Álvaro Pereira, este pelo Uruguai, também na pré-convocatória. Ao todo, são seis os jogadores que podem perder o arranque dos trabalhos (depende também dos negócios...). Alguns ex-juniores e jogadores que estiveram cedidos em 2011/12 devem ser chamados a compensar estas baixas.
Reforçado pela garantia de que continuará, o treinador até deixou escapar aos jornalistas um "até para o ano" logo após o jogo com o Sporting.

Pinto da Costa não despede campeões


Em 30 anos de presidência, Pinto da Costa nunca deixou cair um treinador campeão. Já muitos deixaram o FC Porto nessa condição, mas quase todos levados por novos projetos ou, como Co Adriaanse, por opção pessoal. O presidente sempre recusou interromper o contrato de um treinador que tivesse ganho o campeonato no primeiro ano, por mais contestado que ele fosse. Vítor Pereira não será o primeiro e, nesta fase, também com a concordância dos adeptos. Recorde-se que o treinador foi promovido após a saída de Villas-Boas para o Chelsea e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 18 milhões de euros.


Continuidade validada por maioria


Pinto da Costa deve manter Vítor Pereira no comando do FC Porto. Essa é a opinião de uma maioria significativa dos inquiridos que responderam à pergunta lançada pelo Termómetro. O treinador portista não teve uma época fácil e não é também uma figura consensual junto dos adeptos, mas, depois de confirmada a conquista do campeonato, Vítor Pereira parece ter ganho fôlego renovado para cumprir o ano de contrato que ainda tem com os portistas. O inquérito - com outros pontos detalhados nas páginas 20 e 21 - foi efetuado nos dias 4 e 5 de maio, antes ainda da festa que foi feita no jogo com o Sporting, mas, para todos os efeitos, já com o FC Porto virtual campeão, título matematicamente confirmado a 29 de abril, depois de o Benfica empatar em Vila do Conde.

in "ojogo.pt"