terça-feira, 8 de maio de 2012

Vítor Pereira já prepara a próxima época


Não foi preciso revalidar o título para que o FC Porto começasse a preparar a próxima época. Esta ganhou, porém, novo impulso depois de consumado o objetivo principal da época. E é especialmente por ter conseguido ser campeão que Vítor Pereira faz parte do projeto da SAD e vai manter-se no FC Porto. O contrato que assinou em junho de 2011 é para cumprir, prolongando-se até junho de 2013. De resto, o treinador já está completamente envolvido na elaboração dos planos e estratégias para atacar 2012/13.
Nesta fase, há muito a definir, desde o programa de pré-época à composição do plantel, passando naturalmente pela ultimação do projeto da equipa B, que também deve arrancar em julho próximo.
O plantel principal sofrerá as alterações, como é normal a cada início de época. Há muitos jogadores com mercado e definir quem pode sair é a primeira preocupação. Há também os processos relativos a renovações de contratos de alguns jogadores e avanços naturais de mercado por jogadores desejados reforços. Todos os setores deverão ser retocados, da defesa ao ataque. A SAD trabalha a todo o gás nestes dossiês, mas os avanços estão dependentes da formalização de algumas vendas. Vítor Pereira está a par de tudo e das alternativas assinaladas para colmatar as saídas de elementos tidos como nucleares na estratégia.
Na elaboração dos planos de pré-temporada há duas competições que estão a a ser consideradas: o Euro'2012, onde podem estar Rolando, João Moutinho, Varela e Beto e os Jogos Olímpicos, nos quais Alex Sandro e Danilo participarão pelo Brasil de certeza, com Hulk e Álvaro Pereira, este pelo Uruguai, também na pré-convocatória. Ao todo, são seis os jogadores que podem perder o arranque dos trabalhos (depende também dos negócios...). Alguns ex-juniores e jogadores que estiveram cedidos em 2011/12 devem ser chamados a compensar estas baixas.
Reforçado pela garantia de que continuará, o treinador até deixou escapar aos jornalistas um "até para o ano" logo após o jogo com o Sporting.

Pinto da Costa não despede campeões


Em 30 anos de presidência, Pinto da Costa nunca deixou cair um treinador campeão. Já muitos deixaram o FC Porto nessa condição, mas quase todos levados por novos projetos ou, como Co Adriaanse, por opção pessoal. O presidente sempre recusou interromper o contrato de um treinador que tivesse ganho o campeonato no primeiro ano, por mais contestado que ele fosse. Vítor Pereira não será o primeiro e, nesta fase, também com a concordância dos adeptos. Recorde-se que o treinador foi promovido após a saída de Villas-Boas para o Chelsea e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 18 milhões de euros.


Continuidade validada por maioria


Pinto da Costa deve manter Vítor Pereira no comando do FC Porto. Essa é a opinião de uma maioria significativa dos inquiridos que responderam à pergunta lançada pelo Termómetro. O treinador portista não teve uma época fácil e não é também uma figura consensual junto dos adeptos, mas, depois de confirmada a conquista do campeonato, Vítor Pereira parece ter ganho fôlego renovado para cumprir o ano de contrato que ainda tem com os portistas. O inquérito - com outros pontos detalhados nas páginas 20 e 21 - foi efetuado nos dias 4 e 5 de maio, antes ainda da festa que foi feita no jogo com o Sporting, mas, para todos os efeitos, já com o FC Porto virtual campeão, título matematicamente confirmado a 29 de abril, depois de o Benfica empatar em Vila do Conde.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: