terça-feira, 24 de abril de 2012

DIOGO CORREIA: "UM CESTO DESTES NÃO SE VÊ TODOS OS DIAS"

Fantástico e improvável. Foi sob a buzina do final do primeiro período e quase desde a tabela defensiva que Diogo Correia converteu o cesto da noite, no terceiro jogo dos quartos-de-final dos playoffs, em que o FC Porto venceu em Guimarães (65-69). O base admite que só teve motivos para festejar (com 16 pontos, foi ainda o melhor marcador portista) e antevê agora as meias-finais.

Um cesto destes raramente é visto num pavilhão nacional, mas Diogo Correia até já tinha ficado perto de concretizar uma proeza semelhante, no escalão Sub20. A bola entrou no cesto, mas o lançamento foi efectuado depois do tempo, pelo que não foi validado. Na sexta-feira a pontaria foi certeira: "Sabia que o período estava quase a acabar, tentei agarrar a bola e lançar o mais rápido possível. Fiquei contente por marcar, mas como estávamos a perder [16-14], queria começar rapidamente o segundo período para recuperarmos", revelou ao www.fcporto.pt.

Recuperar no marcador era imperativo para o base, daí não ter festejado de forma exuberante o incrível triplo. "Acabou por ter um duplo gosto. Fiquei contente porque um cesto destes não se vê todos os dias, mas estávamos a perder e acho que não fazia muito sentido festejar. Penso, acima de tudo, no resultado e na equipa", explica o jogador.

Despois de um jogo disputado, os Dragões acabaram por vencer e garantir a passagem às meias-finais. "Já reflectimos sobre os erros em Guimarães, até no decorrer da partida os fomos identificando. Alguns já sabíamos que poderiam acontecer, outros não. Mas já está ultrapassado, agora só pensamos no próximo jogo", afirmou.

Nas meias-finais, de novo disputadas à melhor de cinco, o adversário é o CAB Madeira (o primeiro encontro é na sexta-feira, às 21h00). "Vai ser um jogo complicado, à semelhança dos que disputamos esta época, em que nos têm criado muitas dificuldades. É uma equipa com mérito, mas penso que se estivermos ao nosso melhor nível podemos vencer", antevê Diogo Correia.

De novo, os azuis e brancos partem com a vantagem de jogar as primeiras duas partidas em casa. "Para nós, o público é uma força extra. No momento em que estamos mais cansados, são eles que nos ajudam a ir buscar forças onde pensamos não haver", admite.

O camisola quatro do FC Porto não está obcecado com a possibilidade de garantir a passagem à final nos primeiros três jogos. "Trabalhamos para resolver a eliminatória o mais rapidamente possível, mas temos sempre em mente que o importante é chegar à final. Se for só em três jogos ficamos contentes, até porque teríamos mais tempo para preparar a final, mas se tiver de ser em quatro ou cinco não importa", conclui.



IN "FCP.PT"

James passeou classe no Porto

AJUDADO POR UM... DUPLO



E se, de repente, fosse a passear pelas ruas do Porto e visse James Rodríguez em clima de grande descontração e a jogar à bola com um punhado de miúdos, junto a locais emblemáticos da cidade, como a Casa da Música ou a Ribeira? Isso só podia ser... um duplo. E foi mesmo.
O colombiano deu a cara num anúncio de um refrigerante que já corre na internet e que foi filmado na Invicta, mas só deu mesmo a cara, uma vez que tudo o resto foi feito por um duplo. Ainda assim, o resultado final das gravações vai certamente fintar muita gente...
in "record.pt"

Afirmação divina

IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO NA SUBIDA DE FORMA DE MAICON



Maicon está a viver a sua melhor temporada desde que chegou à Invicta no verão de 2009. O nosso jornal já tinha desvendado a importância do trabalho que o psicólogo do clube, Luís André, tem levado a cabo junto do central – que o seu próprio pai, Maurides Neto, revelou – e, agora, aprofundamos ainda mais a questão. Record foi conhecer o mentor espiritual de Maicon, o apóstolo Fábio, da Comunidade Evangélica Ilha da Madeira, que não duvida da relevância “da palavra de Deus” num jogador tão religioso como Maicon.
“Não tenho dúvidas de que a sua estabilidade emocional influencia muito o seu rendimento desportivo e parte do seu equilíbrio vem de Deus. Quando entra em campo, oMaicon sabe e sente que tem um escudo, uma fortaleza e isso ajuda-o muito. Essa crença ajuda-o a prevenir uma eventual lesão, além das linhas de orientação para o seu comportamento que o impedem de entrar em picardias com os adversários, prejudicando até a equipa”, considerou o apóstolo Fábio, tal como é tratado entre os membros da sua igreja, vincando, “para evitar interpretações maldosas”, que não é a fé que dita a qualidade das suas exibições: “É claro que o Maicon tem de fazer o seu trabalho dentro de campo. Deus não vai fazer o trabalho dele, mas ajuda quem trabalha. De nada adianta que entre em campo com receio de errar, inseguro... O Maicon entra em campo seguro.”
in "record.pt"

Novo eixo defensivo fechou portas ao golo

EQUIPA MAIS PROTEGIDA COM MAICON E OTAMENDI


O pacense Melgarejo foi o último jogador a marcar ao FC Porto, na 24.ª jornada da Liga. Um golo que colocou a nação azul e branco em sobressalto e que acabou por afastar Rolando da titularidade, ele que não ficou isento de culpas nesse lance. No jogo seguinte ao de Paços de Ferreira, Vítor Pereira já lançou de início a dupla de centrais formada por Maicon e Otamendi. O treinador fez aí uma aposta de risco elevado, mas já está a colher frutos. É que, de lá para cá, as redes de Helton não voltaram a abanar.
São já 3 jogos seguidos sem sofrer qualquer golo – Olhanense, Sp. Braga e Beira-Mar – e caso assim se mantenha na próxima jornada, frente ao Marítimo, então o FC Porto igualará o seu melhor registo da presente edição da Liga.
in "record.pt"

Quarsma: "Hulk é o maior porque não vira as costas a nada"


Não se cruzaram durante mais do que uma pré-temporada no FC Porto, mas a simbólica passagem de testemunho de Quaresma para Hulk significou uma transição entre protagonistas que marcam, de forma indelével, os últimos anos dos dragões. Com o Incrível a carregar a equipa às costas para mais um título, O JOGO ouviu Ricardo Quaresma, que se desfaz em elogios ao sucessor, também ele refém de uma relação com as bancadas que é, muitas vezes, de amor-ódio. "Não há jogadores iguais, muito menos quando se tem estas características. O que digo é que o Hulk já mostrou a sua personalidade e para mim é normal que seja ele a resolver nestes momentos", diz o extremo do Besiktas, que passou quatro anos na Invicta e percebe o que é ser a referência da equipa.
"Adoro ver o Hulk jogar e admiro-o muito porque ele nunca se esconde, corra bem ou mal", assume, revelando identificação com o estilo do brasileiro. "Nisso ele é como eu, tem personalidade e nunca vira as costas. Vai para cima, assume e por isso é que é o maior", elogia Quaresma, que se recorda bem do espanto geral quando um avançado vindo do Brasil aterrou no balneário do FC Porto: "Cresceu muito como jogador, mas a potência dele impressionou-nos logo. Mal o conheci, mas o que vejo em campo é suficiente. É um grande jogador."
Quaresma foi sempre protagonista no Dragão. Pelos momentos inspirados, mas também pelas noites em que acabou vaiado. "Quanto mais me assobiam, mais eu pego na bola e resolvo", chegou a responder. Mais contido nas palavras, Hulk tem dito mais ou menos o mesmo em campo. Depois de uma valente assobiadela contra o Paços de Ferreira, em outubro, a verdade é que o Incrível é indissociável da retoma portista, reassumindo de forma destacada o protagonismo que, em determinada fase, chegou a dividir com James. Por isso, a eleição para MVP conta com um voto de Quaresma no brasileiro: "É a figura do campeonato. Quando foi preciso, ele apareceu..."

A prova que pode haver amor como o primeiro...


Ricardo Quaresma foi campeão no Sporting (2001/02) e tricampeão no FC Porto (2005/06, 06/07 e 07/08). Há já alguns anos longe de Portugal, desmente o ditado tão português que diz que "não há amor como o primeiro". "Continuo a ser adepto do FC Porto, nunca escondi esse carinho. É um grande clube, gerido por pessoas muito competentes, onde fui muito bem tratado e que nunca esquecerei", diz o extremo, que torce por mais um título dos dragões, mas que também não renega a ligação ao Sporting, para quem deseja a máxima sorte na Liga Europa.


"Lucho torna tudo mais fácil"


Desde que aterrou em Pedras Rubras, no dia 30 de janeiro, Lucho não falhou um onze inicial do FC Porto, somando 15 titularidades consecutivas e desmentindo o seu ocaso das opções de Didier Deschamps. A idade, 31 anos, passou a ser uma questão lateral, mas quem com ele jogou tantas temporadas garante nunca ter olhado ao BI. "Não me surpreende nada que ele esteja a jogar sempre e a ser decisivo, nunca tive dúvidas de que o conseguiria", revela Quaresma, que identifica as mais-valias de El Comandante: "O Lucho é líder e quem o contratou sabia muito bem disso. Foi uma grande aquisição, porque é importante no balneário e em campo torna tudo mais fácil."
Sobram elogios para um jogador que é o oposto de Quaresma e Hulk. Cerebral, frio, avesso a protagonismos, Lucho não deixa de ter um cunho muito próprio no futebol dos dragões. "Ele nunca correu muito, por isso não vejo que pudesse haver problemas agora. É inteligente, sabe o que faz, sabe gerir o esforço", sintetiza o internacional português, que remata de forma contundente: "No momento em que aconteceu, o regresso do Lucho foi muito importante para a temporada do FC Porto."
Voltemos aos números, que não os do BI, para perceber, com efeito, que desde a primeira temporada no Marselha (2009/10) que Lucho não conseguia uma sequência tão regular de jogos consecutivos no onze inicial. Com três golos apontados (dois deles na Taça da Liga), o argentino tem sido sobretudo valioso para solidificar um sector que não assentava um trio, depressa revelando entrosamento com Moutinho.

in "ojogo.pt"


Fazer a festa no sofá seria uma novidade


As festas dos 25 títulos de campeão nacional já conquistados pelo FC Porto servem para contar as mais variadas histórias, mas nunca os dragões celebraram a vitória de um campeonato em dia de folga. A novidade pode acontecer já este domingo, na eventualidade de o FC Porto vencer na Madeira, no sábado, e de o Benfica desperdiçar pontos no dia seguinte, em Vila do Conde. Como se sabe, os jogadores regressam à cidade do Porto logo após a partida com o Marítimo, ficando depois à espera do que acontecerá no domingo com o principal rival, dia em que Vítor Pereira até deverá conceder uma folga aos jogadores, tal como tem sido habitual desde que acabaram os jogos a meio da semana. Este cenário de conquista antecipada do título, que é o mais otimista que os portistas têm para já, não tem sido sequer equacionado pelos responsáveis do clube - até pelo conjunto de fatores a que obriga -, pelo que não há sinais de preparação para uma qualquer celebração agendada já para este domingo.
Na eventualidade de não se conseguir festejar a conquista do 26º título de campeão nacional no próximo fim de semana, haverá mais três possibilidades para esta luta a dois no topo da classificação: os portistas festejarem o triunfo no campeonato no jogo seguinte, frente ao Sporting; adiarem tudo para o último jogo, em Vila do Conde; ou deixarem escapar o título. Segundo a história, as probabilidades apontam para uma celebração no Estádio do Dragão, diante do Sporting. Aliás, se isso acontecer os leões passarão a ser o clube que mais vezes assistiu a festas de títulos portistas - neste momento, Sporting e Benfica estão empatados, com três cada. Mas deixar tudo em aberto para Vila do Conde também não será propriamente inédito, até porque os primeiros sete campeonatos do FC Porto foram conseguidos apenas na última jornada - há mais dois casos, o último dos quais na receção ao Aves, em 2006/07.
Novidade mesmo, e além da já anunciada "festa do sofá", seria os portistas desperdiçarem uma vantagem de quatro pontos a três jornadas do final...

Os quatro cenários possíveis


1 Vencer na Madeira e festejar de folga

O FC Porto pode conquistar o 26º campeonato nacional já este domingo. Para isso acontecer, terá de ganhar ao Marítimo no sábado e esperar que o Benfica perca pontos em Vila do Conde, no dia seguinte. Curiosamente, os jogadores do FC Porto até podem festejar o título em dia de folga, o que seria inédito.


2 Esperar pelo sporting para celebrar a vitória

Na eventualidade de FC Porto e Benfica conseguirem o mesmo resultado nos respetivos jogos deste fim de semana, os dragões podem vencer o campeonato na jornada seguinte, na receção ao Sporting. Neste caso, o clube de Alvalade passaria a ser a equipa que assistiu a mais festas do título do FC Porto, com quatro.


3 Deixar tudo em aberto para a última jornada

Existe ainda a possibilidade de o FC Porto só conseguir conquistar o título na última jornada, quando tiver de se deslocar a Vila do Conde para jogar frente ao Rio Ave. No entanto, os portistas estão habituados a carimbar a vitória no campeonato na última jornada, uma vez que já o fizeram nove vezes.


4 Deixar fugir o título para o rival da luz

Se o FC Porto deixar fugir o título para o Benfica, também entrará para a história, porque nunca os dragões deixaram escapar a vitória no campeonato com quatro pontos de avanço à entrada para as últimas três jornadas. Para isso acontecer, os portistas teriam de perder cinco pontos para o Benfica.


Festas do título


Na última

Os primeiros sete campeonatos do FC Porto só foram conquistados na última jornada, com dois deles (1938/39 e 1939/40) a serem festejados em jogos frente ao Benfica.

Penta em Alvalade

Poucas horas antes do jogo com o Sporting, em 1998/99, o Boavista empatou com o Farense e o FC Porto já entrou em Alvalade com o penta no bolso. Apesar disso, os dragões empataram o jogo (1-1), com os golos a serem marcados por Pedro Barbosa e Zahovic.

Festa no hotel

Na época 2003/04, o FC Porto festejou a conquista do título no hotel, quando se encontrava em estágio para o jogo com o Alverca. A derrota do Sporting na véspera, em Leiria, acelerou a festa.

Na Luz sem luz

A conquista do título da época passada jamais será esquecida pelos adeptos do FC Porto, não só por ter sido celebrada em pleno Estádio da Luz, mas também por ter acontecido num ano de grande sucesso, com a vitória na Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça.


3 questões: Bruno Vale, Guarda-redes da Oliveirense

"Festejar em casa não tem tanta piada"


1 Em 2004, o FC Porto festejou no hotel a conquista do campeonato e, no dia seguinte, o Bruno esteve no banco contra o Alverca. Como foram os festejos?

Recordo-me de que estávamos todos a ver a partida do Sporting no hotel, mas nem sequer vimos o jogo completo. Alguns jogadores iam só espreitando o resultado... No entanto, depois, no final, fez-se uma grande festa, mas no dia seguinte, no estádio, foi ainda melhor e mais bonito.


2 Este ano poderá dar-se a novidade de os jogadores festejarem em casa. Consegue imaginar como será?

Em primeiro lugar, acho que o FC Porto vai ganhar ao Marítimo, mas não sei se o Benfica perderá pontos com o Rio Ave. Depois festejar um título é sempre bom, porque se conseguiu o principal objetivo, mas a sensação de celebrar em casa, sem muita gente, não será a mesma. No estádio, com aquele ambiente, seria mais bonito.


3 Depois de uma época complicada, considera que o FC Porto será um justo vencedor?

O FC Porto tem vindo a demonstrar, sobretudo nesta fase final da temporada, que é a melhor equipa portuguesa. Depois de uma época em que venceu tudo, é difícil corresponder às expectativas das pessoas, porque um ano como aquele é irrepetível. Apesar disso, e se confirmar o triunfo no campeonato, a época do FC Porto foi positiva.




in "ojogo.pt"


Não olhar ao passado garante bom treinador


Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa passou em revista os 30 anos de presidente e reportou-se a todos os treinadores que passaram pelo FC Porto, mesmo aqueles que assinaram, como Mircea Lucescu ou Arsène Wenger, e que não conseguiram depois desvincular-se dos clubes onde estavam.
A fórmula para escolher um grande treinador implica arriscar. "Nunca olhei ao passado. Preocupa-me ver se tem capacidade. Sem risco ficavam sempre os mesmos. Só convivendo com as pessoas se descobrem os talentos", explica, exemplificando com a primeira grande descoberta: "Antes de o contratar, fui jantar com Artur Jorge."
Anos depois, Carlos Alberto Silva, "excelente pessoa", chegou porque "Carlos Alberto Parreira apareceu nos jornais." Robson "sabia tudo de futebol", mas já era uma certeza. E "foi por ele que Mourinho se tornou o que é hoje". Jesualdo Ferreira assinou porque "o clube precisava de quem valorizasse os jogadores". Villas-Boas também era conhecido. "Já Robson dizia que ele iria longe."

30 anos de histórias


Basileia garantiu Viena

"Na final de Basileia, com a Juventus, aprendi o que não se deve fazer. O hotel era no centro e estavam sempre a entrar adeptos, em festa. Na véspera os jogadores estavam preocupados em negociar contratos com marcas e nós próprios assinámos um. Nesse dia disse que haveríamos de voltar, mas para ganhar. E em Viena sim, isolámos a equipa e não estivemos em festa.

Primeiro banho de gente

"Depois de termos eliminado o Aberdeen e atingido a final da Taça das Taças, quando chegámos ao Porto o avião não pôde aterrar porque o público invadiu a pista. Não houve possibilidade de os deter, pois eram milhares e tivemos de ir aterrar a Lisboa. Foi chato. No dia a seguir viemos e voltou a ser uma loucura. Provou-se que, quando em 82 dizia que queria ir a uma final europeia, estava certo.

Robson acelerou viagem

"Quando cheguei a casa de Robson, para o convidar, ele estava a empacotar as coisas para voltar a Inglaterra. Disse-lhe que só tinha de as meter num camião e em três horas estaria no Porto. Ele recordou que tinha sido despedido. Então eu disse para ir imediatamente comigo, pois a mulher já estava em Inglaterra e as coisas até já estavam empacotadas.

Gomes contra o Gijón

"Depois de ter acordado o regresso do Gomes por 20 mil contos, ele voltou de uma lesão grave e marcou três golos. Como não estava assinado, esperei que o presidente não falhasse. Então ligou-me e disse que queria os 20 mil em 'cash'. Falei com o banco e disse que trazia o aval de um dos melhores clientes. Quando o Gijón chegou, pensou que ia levar novamente o Gomes, mas levou um cheque.

in "ojogo.pt"

Túnel da Luz: decisão adiada

O Tribunal Criminal de Lisboa adiou para 2 de maio a comunicação relativamente ao caso do túnel da Luz, podendo arquivar o processo ou levar a julgamento Hulk, Sapunaru, Cristian Rodríguez, Helton e Fucile, acusados de agressões a seguranças. Não foram revelados os motivos do adiamento da leitura da decisão instrutória, que estava marcada para hoje, sendo que a única comunicação foi mesmo a da nova data. Os dois seguranças em questão pediram, à SAD do FC Porto, uma indemnização superior a 45 mil euros, enquanto os jogadores dos dragões alegaram que houve um clima de provocação no túnel da Luz, pelo que também pediram a abertura da instrução do processo.


in "ojogo.pt"