terça-feira, 24 de abril de 2012

Fazer a festa no sofá seria uma novidade


As festas dos 25 títulos de campeão nacional já conquistados pelo FC Porto servem para contar as mais variadas histórias, mas nunca os dragões celebraram a vitória de um campeonato em dia de folga. A novidade pode acontecer já este domingo, na eventualidade de o FC Porto vencer na Madeira, no sábado, e de o Benfica desperdiçar pontos no dia seguinte, em Vila do Conde. Como se sabe, os jogadores regressam à cidade do Porto logo após a partida com o Marítimo, ficando depois à espera do que acontecerá no domingo com o principal rival, dia em que Vítor Pereira até deverá conceder uma folga aos jogadores, tal como tem sido habitual desde que acabaram os jogos a meio da semana. Este cenário de conquista antecipada do título, que é o mais otimista que os portistas têm para já, não tem sido sequer equacionado pelos responsáveis do clube - até pelo conjunto de fatores a que obriga -, pelo que não há sinais de preparação para uma qualquer celebração agendada já para este domingo.
Na eventualidade de não se conseguir festejar a conquista do 26º título de campeão nacional no próximo fim de semana, haverá mais três possibilidades para esta luta a dois no topo da classificação: os portistas festejarem o triunfo no campeonato no jogo seguinte, frente ao Sporting; adiarem tudo para o último jogo, em Vila do Conde; ou deixarem escapar o título. Segundo a história, as probabilidades apontam para uma celebração no Estádio do Dragão, diante do Sporting. Aliás, se isso acontecer os leões passarão a ser o clube que mais vezes assistiu a festas de títulos portistas - neste momento, Sporting e Benfica estão empatados, com três cada. Mas deixar tudo em aberto para Vila do Conde também não será propriamente inédito, até porque os primeiros sete campeonatos do FC Porto foram conseguidos apenas na última jornada - há mais dois casos, o último dos quais na receção ao Aves, em 2006/07.
Novidade mesmo, e além da já anunciada "festa do sofá", seria os portistas desperdiçarem uma vantagem de quatro pontos a três jornadas do final...

Os quatro cenários possíveis


1 Vencer na Madeira e festejar de folga

O FC Porto pode conquistar o 26º campeonato nacional já este domingo. Para isso acontecer, terá de ganhar ao Marítimo no sábado e esperar que o Benfica perca pontos em Vila do Conde, no dia seguinte. Curiosamente, os jogadores do FC Porto até podem festejar o título em dia de folga, o que seria inédito.


2 Esperar pelo sporting para celebrar a vitória

Na eventualidade de FC Porto e Benfica conseguirem o mesmo resultado nos respetivos jogos deste fim de semana, os dragões podem vencer o campeonato na jornada seguinte, na receção ao Sporting. Neste caso, o clube de Alvalade passaria a ser a equipa que assistiu a mais festas do título do FC Porto, com quatro.


3 Deixar tudo em aberto para a última jornada

Existe ainda a possibilidade de o FC Porto só conseguir conquistar o título na última jornada, quando tiver de se deslocar a Vila do Conde para jogar frente ao Rio Ave. No entanto, os portistas estão habituados a carimbar a vitória no campeonato na última jornada, uma vez que já o fizeram nove vezes.


4 Deixar fugir o título para o rival da luz

Se o FC Porto deixar fugir o título para o Benfica, também entrará para a história, porque nunca os dragões deixaram escapar a vitória no campeonato com quatro pontos de avanço à entrada para as últimas três jornadas. Para isso acontecer, os portistas teriam de perder cinco pontos para o Benfica.


Festas do título


Na última

Os primeiros sete campeonatos do FC Porto só foram conquistados na última jornada, com dois deles (1938/39 e 1939/40) a serem festejados em jogos frente ao Benfica.

Penta em Alvalade

Poucas horas antes do jogo com o Sporting, em 1998/99, o Boavista empatou com o Farense e o FC Porto já entrou em Alvalade com o penta no bolso. Apesar disso, os dragões empataram o jogo (1-1), com os golos a serem marcados por Pedro Barbosa e Zahovic.

Festa no hotel

Na época 2003/04, o FC Porto festejou a conquista do título no hotel, quando se encontrava em estágio para o jogo com o Alverca. A derrota do Sporting na véspera, em Leiria, acelerou a festa.

Na Luz sem luz

A conquista do título da época passada jamais será esquecida pelos adeptos do FC Porto, não só por ter sido celebrada em pleno Estádio da Luz, mas também por ter acontecido num ano de grande sucesso, com a vitória na Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça.


3 questões: Bruno Vale, Guarda-redes da Oliveirense

"Festejar em casa não tem tanta piada"


1 Em 2004, o FC Porto festejou no hotel a conquista do campeonato e, no dia seguinte, o Bruno esteve no banco contra o Alverca. Como foram os festejos?

Recordo-me de que estávamos todos a ver a partida do Sporting no hotel, mas nem sequer vimos o jogo completo. Alguns jogadores iam só espreitando o resultado... No entanto, depois, no final, fez-se uma grande festa, mas no dia seguinte, no estádio, foi ainda melhor e mais bonito.


2 Este ano poderá dar-se a novidade de os jogadores festejarem em casa. Consegue imaginar como será?

Em primeiro lugar, acho que o FC Porto vai ganhar ao Marítimo, mas não sei se o Benfica perderá pontos com o Rio Ave. Depois festejar um título é sempre bom, porque se conseguiu o principal objetivo, mas a sensação de celebrar em casa, sem muita gente, não será a mesma. No estádio, com aquele ambiente, seria mais bonito.


3 Depois de uma época complicada, considera que o FC Porto será um justo vencedor?

O FC Porto tem vindo a demonstrar, sobretudo nesta fase final da temporada, que é a melhor equipa portuguesa. Depois de uma época em que venceu tudo, é difícil corresponder às expectativas das pessoas, porque um ano como aquele é irrepetível. Apesar disso, e se confirmar o triunfo no campeonato, a época do FC Porto foi positiva.




in "ojogo.pt"


Sem comentários: