terça-feira, 7 de setembro de 2010

FC Porto mantém lugar no Board da ECA

O FC Porto foi reeleito esta terça-feira para o Executive Board da European Club Association (ECA), no decorrer da assembleia-geral deste organismo, que teve lugar em Genebra. A eleição é válida para o biénio 2010/12 e envolveu os 103 membros ordinários do fórum que substituiu o G-14.

O FC Porto mantém, desta forma, um lugar de destaque na discussão dos temas estruturantes do futebol. O clube, recorde-se, esteve na fundação do G-14 e da ECA e já fazia parte do Executive Board desta no exercício anterior. O representante azul e branco no novo elenco será Diogo Paiva Brandão.
 
in "fcp.pt"

Portugal vence Itália com um «hat-trick» de Reinaldo Ventura

A selecção portuguesa começou da melhor maneira a sua participação no Europeu de hóquei em patins de 2010, a decorrer em Wuppertal (Alemanha), ao vencer a Itália por 4-1, em encontro do grupo B. O grande herói do encontro foi Reinaldo Ventura, capitão português e jogador do FC Porto Império Bonança, que marcou três golos (o quarto tento foi da autoria de Ricardo Barreiros). O Dragão André Azevedo também deu o seu contributo ao triunfo luso, enquanto que Pedro Moreira não saiu do banco.

O capitão espanhol Pedro Gil é o quarto hoquista azul e branco a participar na competição. Na jornada inaugural do grupo A, apontou igualmente um «hat-trick», na goleada por 14-0 sobre a Áustria.
 
in "fcp.pt"

Inverneira no Olival



Chuva intensa e temperatura muito abaixo do normal marcaram a sessão de treino que André Villas-Boas orientou esta manhã, no Olival. O calendário diz que ainda estamos no verão, mas a verdadeira inverneira que se abateu sobre a região do Porto obrigou os irredutíveis dragões que preparam o importante encontro da próxima jornada da Liga, frente ao Sp. Braga, a uma adaptação climática acelerada.

Na perspetiva técnica, para Villas-Boas é sempre um alívio saber que se tratou do último dia sem a maior parte dos internacionais que estão ausentes, dado que Beto, Rolando, João Moutinho, Ukra e Castro já integram amanhã a estrutura azul e branca, o mesmo devendo suceder com Hulk, que atua pelo Brasil em Barcelona. Apenas Falcão, que representa a Colômbia frente ao México, foi obrigado a uma viagem intercontinental, devendo ter a sua reintegração ligeiramente atrasada, mas ainda assim bem a tempo de estar a postos frente aos arsenalistas.

Quanto ao boletim clínico, mantêm-se os condicionamentos conhecidos de James Rodríguez, Varela, Guarín e Mariano, dado que o romeno Sapunaru trabalha desde ontem sem limitações.

Entretanto, foi divulgado que o jogo entre o FC Porto e o Rapid Viena, que assinala a estreia dos azuis e brancos no Grupo L da Liga Europa, será arbitrado pelo escocês Douglas McDonald. Os assistentes serão Francis Andrews e Graham Chambers. O jogo realiza-se na próxima semana, a 16 de setembro, no Estádio do Dragão, pelas 20.05.

A título de curiosidade, refira-se que McDonald estará hoje em ação no Dinamarca-Islândia de apuramento para Euro'2012, um encontro do grupo de Portugal.

in "record.pt"

Visitas ilustres para marcar o segundo aniversário

A Dragon Force festejou dois anos e conta já com 1500 dragõezinhos nas suas escolas. Ontem, muitas crianças não quiseram perder a oportunidade de contactar directamente com uma das actuais estrelas do FC Porto e puderam até trocar algumas palavras com o argentino Belluschi. André Villas-Boas e os restantes elementos da equipa técnica também foram assaltados pela curiosidade das crianças.

Treinadores ajudaram à festa

Entusiasmo não faltou, e motivos para isso também não. Sim, havia Belluschi, e é evidente que a presença de André Villas-Boas e da restante equipa técnica que o acompanha no FC Porto (Vítor Pereira, Pedro Emanuel, José Mário e Wil Coort) ajudava à festa; mas ontem, no centro de tudo, havia um bolo. Enorme e a abrir os apetites. Cortado a meias por Belluschi e Villas-Boas, esse bolo gigantesco serviu para assinalar o segundo aniversário da Escola de Futebol Dragon Force e marcou ainda o arranque da nova fase do projecto portista, que a partir de agora, e para além da casa-mãe no Vitalis Park, passa a estar espalhado por mais cinco novos espaços de aprendizagem: Grijó (Gaia), Ermesinde, Braga, Viseu e Lisboa.

André Villas-Boas, que já havia participado numa das sessões de Verão efectuadas no Vitalis Park, voltou ontem para incentivar os primeiros passos de quem sonha chegar aos relvados a título profissional. Como Belluschi, que sublinhou a importância de uma aprendizagem bem orientada. "Fiquei contente por terem boas condições de trabalho. É importante que o FC Porto tenha este lugar para as crianças crescerem", sublinhou o argentino na visita que fez ao espaço, na Rua da Constituição.

in "ojogo.pt"

"Esta é a minha melhor fase"


Com a renovação de contrato até 2014 alinhavada, tal como antecipou O JOGO, Fernando Belluschi é um dos destaques do início de época do FC Porto e diz mesmo estar a passar a melhor fase desde que chegou a Portugal. "Sinto-me muito bem e estou contente com a minha forma de jogar, tal como com a da equipa. Queremos seguir assim com o Braga, mantendo o registo de vitórias, porque estamos no bom caminho. É a minha melhor fase em Portugal; custou-me um pouco quando cheguei ao país, mas depois fui melhorando. Sinto-me bem, e a equipa também está a atravessar um bom momento de forma", explicou. A mudança de treinador, como o próprio confirmou, favoreceu-o. "Sim, o meu bom momento tem a ver com isso. É sempre positiva a troca de treinador e, neste caso, estou a ter mais oportunidades. Estou a deixar tudo em campo e a mostrar ao treinador que estou bem."


O Braga já domina as atenções no Olival, e Belluschi dá conta das dificuldades que espera. "O Braga está a passar por uma boa fase e tem grandes jogadores. Vai ser um jogo muito disputado, e espero que seja um bom espectáculo entre duas equipas que gostam de jogar bom futebol. Vamos ganhar e demonstrar que somos mais fortes", atirou.

Sobre a renovação, não quis falar muito - "Ficou decidido que renovaria se fizesse um determinado número de jogos e está mais ou menos tudo tratado" -, preferindo sublinhar o bom momento da equipa, em parte devido ao entendimento que demonstra com João Moutinho. "Estamos a entender-nos. Estamos ainda a conhecer-nos, e é importante para a equipa que o façamos", disse, não querendo fazer comparações entre Moutinho e Raul Meireles. "Saiu um grande jogador, que deu um passo importante e merecido na carreira, e entrou outro grande jogador."

Otamendi mereceu também uma palavra de Belluschi: "Eu e o Mariano estamos a ajudá-lo na adaptação para que se sinta cómodo e para que se sinta como mais um portista."

in "ojogo.pt"

Liderança é marca de Villas-Boas


Os mais de mil participantes no estudo de opinião realizado pela Eurosondagem consideram que a capacidade de liderança e as opções tácticas são os dois aspectos que mais contribuíram para o arranque de temporada protagonizado por André Villas-Boas no cargo de treinador do FC Porto. Certo é que, hoje, o treinador mais jovem da Liga já não é considerado um risco.

Há cerca de três meses, André Villas-Boas era um risco. O treinador que Pinto da Costa contratou à Académica para substituir Jesualdo Ferreira era visto como a antítese do professor. Muito novo e pouco experiente, Villas-Boas tinha escassas provas dadas e, a seu favor, para além do trabalho realizado na Académica durante a última época, jogava essencialmente o tempo passado ao lado de José Mourinho em Portugal, Inglaterra e Itália. Ainda assim, para muitos André Villas-Boas representava uma aposta no escuro enquanto treinador, sobretudo para um candidato ao título e logo numa época que tinha de ser de reafirmação do FC Porto, após um atípico terceiro lugar no campeonato.

Em pouco mais de três meses - completa cem dias à frente do FC Porto na sexta-feira -, André Villas-Boas passou de incógnita a certeza, reforçada pela sequência de seis jogos oficiais a ganhar que começou com a conquista da Supertaça ao Benfica, mas também pelos registos impressionantes da equipa, que leva 15 golos marcados e apenas dois sofridos. Por isso mesmo, não é exactamente uma surpresa que o treinador do FC Porto mereça a distinção, por parte dos mais de mil entrevistados pela Eurosondagem para a elaboração deste Termómetro, como um dos melhores treinadores da Liga, praticamente a par de Domingos (ver página 8). De resto, também não é uma surpresa que os participantes neste estudo de opinião destaquem a capacidade de liderança e a mestria táctica como qualidades que suportam o excelente arranque de temporada do treinador portista. Chegar a um clube a meio de um processo revolucionário em curso e assumir a reconquista do título como objectivo principal e a vitória na Liga Europa como meta, enquanto lida com um balneário que perdeu algumas das suas principais referências e que regista a média de idades mais baixa do futebol português, tudo sem comprometer os resultados desportivos, é uma clara demonstração da sua capacidade de liderança.

Ora, a capacidade para se assumir como um líder num clube com a dimensão do FC Porto era uma das dúvidas que levavam parte da crítica a considerar André Villas-Boas uma aposta de risco. Outra era a sua capacidade para mudar o estilo de jogo de uma equipa formatada por Jesualdo Ferreira ao longo dos últimos quatro anos. O facto é que sem mudar radicalmente o conteúdo - João Moutinho é o único reforço contratado esta temporada que assegurou entrada directa para o onze titular -, André Villas-Boas mudou o estilo de jogo do FC Porto, trocando as transições rápidas do antecessor por um futebol mais apoiado onde a posse e a circulação de bola assumem um papel preponderante, com resultados evidenciados pelo registo de seis vitórias em seis jogos. Claro que as tácticas são suportadas pela escolha dos jogadores que as interpretam e, a esse nível, a opção por dois médios criativos, como são João Moutinho e Belluschi, e a mudança ideológica em relação ao papel desempenhado por Fernando enquanto trinco são pedras basilares do futebol praticado pelo FC Porto. Juntem-se a estes aspectos as competências técnicas reunidas por Villas-Boas ao longo da última década, o seu discurso assertivo e personalizado e o apoio de uma equipa técnica escolhida criteriosamente, e o resultado é o reconhecimento expresso no Termómetro.

As competências

Impressionou Bobby Robson com relatórios e não tardou a integrar-se na estrutura do FC Porto, onde se cruzou com José Mourinho. Tornou-se no observador principal dos adversários, ganhando visibilidade nas campanhas europeias dos portistas. Da cumplicidade com Mourinho nasceu uma relação de confiança que haveria de lhe garantir lugar na equipa técnica que assumiu o Chelsea em 2004/05. Villas-Boas manteve-se como observador preferido de Mourinho, partilhando a experiência em Inglaterra e Itália e quebrando a parceria em Outubro de 2009, altura em que assumiu o comando da Académica, garantindo a permanência.

A constituição da equipa técnica

Poucos deram importância a este pormenor, apesar das inúmeras mudanças operadas. José Mário, o preparador-físico, transitou de Coimbra. Foi o único a acompanhá-lo directamente. Vítor Pereira, que já tinha trabalhado nas camadas jovens do FC Porto, tal como Villas-Boas, assume o papel de braço-direito. A fechar o grupo, há ainda Pedro Emanuel, que assume parte do diálogo com os jogadores, socorrendo-se da experiência de balneário. Wil Coort trata dos guarda-redes.

O discurso

Directo e com a preocupação de passar algumas ideias que sabe, à partida, que dão bons títulos de jornais, como os "monólogos de Jesus", ou destaque em rádio e televisão. Não costuma deixar perguntas penduradas, e o discurso articulado garante-lhe uma mensagem clara. Se Mourinho for mesmo uma referência, como é natural que seja, saberá certamente que parte essencial da estratégia passa pelos "mind games" para consumo interno e externo. Para já, só pouco mais de cinco por cento dos inquiridos sublinha esta parte, que se entronca também com a liderança.

A Capacidade de liderança

Os jogadores que já trabalharam com ele gabam-lhe a capacidade de trabalho, característica indispensável a um líder e traduzida num planeamento exaustivo dos treinos e da abordagem aos jogos. Essa é uma explicação possível para justificar que tenha sido esta a característica mais destacada pelos inquiridos. Mas o mais provável é que essa imagem de liderança esteja interligada com o discurso e com as mensagens que Villas-Boas foi passando nestes quase cem dias de trabalho no Dragão. Por exemplo: assumiu que voltará à Champions como campeão no próximo ano; disse que está nos planos ganhar a Liga Europa; explicou que queria ser líder do campeonato já nesta paragem - e é mesmo; e foi porta-voz de críticas importantes, designadamente quando lembrou que Jorge Jesus não faz conferências de Imprensa antes dos jogos ou quando sugeriu que Raul Meireles não estava a treinar como devia e que tinha soluções tão ou mais competentes para o substituir.

A escolha de jogadores

O bom desempenho de reforços como Moutinho ou Souza talvez tenha contribuído para a imagem de que escolhe bem jogadores, ainda que a participação, neste particular, possa ter sido limitada. Aliás, um dos que parece ter escolhido directamente, Emídio Rafael, ainda não entrou nas opções. Villas Boas destaca-se, isso sim, na recuperação de alguns jogadores, como Sapunaru ou Belluschi, que transitaram do último plantel e que só agora assumiram protagonismo.

As opções tácticas

Herdou o 4x3x3 que já era imagem de marca de Jesualdo Ferreira, mas avisou logo que não se queria limitar às transições rápidas, preferindo um futebol de posse de bola. Moldou alguns jogadores a essa fórmula, sendo Fernando um dos casos evidentes. Mais do que ser apenas um trinco clássico, com posicionamento defensivo, Villas-Boas tem exigido do brasileiro uma participação efectiva nos desequilíbrios criados no ataque. E com êxito. Aliás, o FC Porto tem sido particularmente eficaz, com 15 golos marcados e apenas dois sofridos. Há mais: no segundo jogo do play-off com o Genk, e porque disse ter um meio-campo recheado de opções, Villas-Boas ensaiou um 4x4x2 alternativo, juntando Fernando, Souza, João Moutinho e Rúben Micael no meio. Sem ter sido perfeita, a experiência serviu pelo menos para mostrar que têm sido trabalhadas alternativas, potenciando as características do plantel. Neste capítulo, Hulk tem sido um dos destaques, adaptando-se bem ao 4x3x3 clássico, mas também à alternativa proposta. Outro detalhe: os lances de bola parada aparecem agora com outra eficácia. Hulk e Belluschi têm estado em evidência.

in "ojogo.pt"

"Já fui reconhecido nas ruas do Brasil"

Hulk foi o principal protagonista mediático de ontem na selecção depois de se ter colocado à disposição da curiosidade dos jornalistas brasileiros. O avançado contou o percurso de vida que o levou até à selecção e revelou ainda que agora até já é conhecido nas ruas do Brasil. "Este ano, quando fui lá de férias, já houve muitas pessoas que me reconheceram. Aos poucos, os brasileiros começam a conhecer-me um pouco melhor, sobretudo agora que o campeonato português passou a ser transmitido na televisão. Mas antes ninguém falava comigo na rua… Sai do Brasil com 18 anos, fui para o Japão, onde passei três anos e meio, e agora estou em Portugal há dois." Hulk explicou que deixou o Brasil muito novo porque surgiu uma "boa oportunidade" financeira para ajudar a família, mas agora, passados cinco anos, reconhece que até foi uma boa opção. "Aprendi muito durante este tempo e não estou a falar apenas de futebol. O facto de ter vivido tanto tempo sozinho no Japão fez-me crescer também como pessoa." Os jornalistas brasileiros aproveitaram a embalagem para brincar com Hulk; recordaram um dos treinos realizados esta semana em que o brasileiro foi gozado pelos companheiros depois de ter falhado dois lances consecutivos num exercício de finalização. "Estavam a meter-se comigo, e esse é um sinal de que este grupo está bem. Brincamos todos uns com os outros, e o espírito aqui é muito divertido", explicou Hulk, que, pelo que se tem visto, se integrou muito bem no espírito da selecção.

Seguiu-se a temática futebol, mais concretamente a ausência do último Campeonato do Mundo. Hulk explicou aos jornalistas os acontecimentos ocorridos durante este ano. "Fiquei três meses sem jogar pelo FC Porto, e isso prejudicou-me muito. Nunca se sabe se teria ido ao Mundial se não fosse castigado, mas o Dunga escolheu os jogadores que estavam melhor naquele momento. Fiquei três meses parado, e é difícil para um treinador chamar um jogador naquelas condições…" A concluir, foi a vez de uma jornalista japonesa recordar que, no Japão, toda a gente continua a torcer pelo sucesso de Hulk; o brasileiro agradeceu o carinho e prometeu lá voltar um dia, mas apenas para… passear.

E, para variar, o Incrível marcou um golo de cabeça


Ainda por estes dias, numa entrevista a O JOGO Hulk recordava que nunca marcou um golo de cabeça em Portugal e que esse até era um objectivo para esta época, nem que fosse para variar um pouco no estilo. Pois bem, na sessão de trabalho de ontem da selecção brasileira, Hulk estreou-se a marcar nos treinos de conjunto e fê-lo de… cabeça. Ironia do destino que colocou o avançado entre a lista de marcadores de uma sessão com muitos golos. Apesar da pontaria afinada - também esteve bem nos exercícios específicos de finalização -, Hulk deverá ser suplente no jogo-treino que a selecção brasileira vai realizar hoje frente à equipa B do Barcelona e que encerra este estágio em Espanha. Em contrapartida, David Luiz tem um lugar garantido no centro da defesa, onde formará dupla com Thiago Silva.


in "ojogo.pt"

Fucile sorri para o onze

Sapunaru até tem dado boas indicações neste início de época, mas o romeno deve perder a titularidade para Fucile, no jogo de sábado, frente ao Sp. Braga. O uruguaio, que foi apontado por muitos como o melhor lateral-esquerdo do Mundial’2010, prepara assim a sua estreia no onze portista, na corrente temporada.

Face à sua prestação na África do Sul, Fucile foi muito assediado durante este defeso, mas nunca forçou a saída como fizeram Bruno Alves ou Raul Meireles, embora não tenha deixado de manifestar o seu desejo de rumar a um campeonato mais competitivo do que o português. Depois, chegou a estar na lista de possíveis reforços do Schalke, mas a verdade é que não chegou ao Dragão qualquer proposta para a sua contratação e o uruguaio acabou por ficar no clube. Uma situação que não lhe tirou o sorriso do rosto, pois sempre se mostrou grato pela aposta que nele foi feita pelo FC Porto.

No entanto, houve vários fatores que o afastaram da titularidade neste início de época: a chegada tardia das férias, alguns problemas físicos que teve de debelar e o assédio de vários clubes europeus, que nunca chegou a consumar-se. Aproveitou Sapunaru, que agarrou a titularidade com exibições convincentes. Acontece que “o azar de uns é a sorte de outros” e a lesão que o romeno contraiu frente ao Rio Ave, pode ter aberto o caminho do onze a Fucile.

Sapunaru só ontem voltou a trabalhar nos relvados do Olival, mas ainda o fez com algumas limitações. Como a época é longa e o FC Porto defronta o Rapid Viena cinco dias depois da receção ao Sp. Braga, não é preciso arriscar uma recaída do romeno e, assim, será Fucile o titular frente ao vice-campeão. O uruguaio regressa, assim, ao posto que conquistou após a saída de Bosingwa para o Chelsea. Resta saber até quando permanecerá no onze..

in "record.pt"

Falcão: «Procuro ser o melhor»

A Colômbia deposita grandes esperanças em Falcão, tendo em vista o apuramento da sua seleção para o Mundial’2014, que terá lugar no Brasil. Com apenas 24 anos, o avançado do FC Porto já tem provas dadas nos campeonatos argentino e português e todos acreditam que será ele a recolocar a seleção colombiana na rota do sucesso. Por isso mesmo, é muito assediado pela comunicação social do seu país e, em entrevista à “Futbolred”, revelou alguns dos segredos que o levaram ao topo num campeonato como o português.

“O segredo é o trabalho. Esforço-me sempre muito e esse tem sido o meu princípio desde pequeno. Luto por melhorar as minhas qualidades e por crescer na minha profissão. Preparo-me todos os dias nesse sentido e procuro trabalhar para ser o melhor no que faço”, explicou Falcão, em quem os portistas também depositam muitas esperanças, tendo em vista a reconquista do título nacional.

Para já, o colombiano está concentrado na sua seleção, mas amanhã regressa a Portugal, embora só deva integrar os treinos na quinta-feira.

in "record.pt"

Kléber: «Recuperar a forma para ajudar equipa»


Com vontade e empenho. Foi assim que Kléber surgiu no treino de ontem à tarde colocando ponto final a um processo que durou mais de quatro meses, num braço-de-ferro em que o presidente Carlos Pereira levou a melhor. Kléber não foi para o FC Porto e regressou – sempre esteve inscrito e tem contrato até janeiro de 2012 – aos verde-rubros.

Sob o olhar e os ouvidos do restante grupo de trabalho, o treinador Van der Gaag falou alguns minutos com Kléber. Antes do treino, a manhã foi totalmente preenchida por uma reunião de 4 horas com o presidente Carlos Pereira, tendo o brasileiro apresentado as suas justificações ao líder verde-rubro. “Foi apenas um problema que ocorreu e chegámos a um acordo. Como nada se acertou até ao fecho do mercado, regressei ao clube com o qual tinha contrato, dei as explicações ao presidente e agora é trabalhar”, frisou Kléber, de 20 anos.

Para o avançado, o importante agora é jogar o mais rápido possível. “Ficar muito tempo sem jogar é complicado e nenhum jogador gosta de estar longe dos relvados tanto tempo. Espero conseguir recuperar a forma física o mais rápido possível para voltar a ajudar a equipa”, afirmou.

Presidente satisfeito

O líder maritimista, Carlos Pereira – visivelmente satisfeito com a reintegração do jogador no plantel –, não confirmou se Kléber vai estar sujeito a alguma multa, apenas revelando que só quando o processo ficar concluído é que haverá lugar a uma decisão nesse aspeto. Intransigente continua o líder dos verde-rubros em recorrer até às últimas instâncias para salvaguardar os interesses do clube e alguém vai ser responsabilizado.

“Isto só veio provar que o Marítimo tinha razão em não abdicar das cláusulas contratuais relativas ao contrato do jogador. Kléber é do Marítimo, vai cumprir contrato e a partir de agora estamos abertos a qualquer tipo de negociação”, concluiu

in "record.pt"

Sapunaru no relvado

Depois do fim-de-semana de folga, o plantel do FC Porto começou, esta tarde, a preparar o jogo de sábado, frente ao Sp. Braga. Com sete internacionais e quatro lesionados ausentes, o destaque vai para o regresso de Sapunaru aos trabalhos nos relvados.

O romeno está aparentemente recuperado da lesão que o tem afastado dos trabalhos, dando mais uma opção para a lateral-direita a André Villas-Boas.

Amanhã de manhã (10 horas), no Centro de Treinos do Olival, há nova sessão de trabalhos.

in "record.pt"

Ranking IFFHS: FC Porto sobe 23 posições

Melhoria no que diz respeito às equipas portuguesas na tabela do ranking IFFHS - Federação Internacional de História e Estatística – que cabe ao Sporting de Braga: os arsenalistas subiram 52 lugares na lista e ocupam agora o patamar número 89. Os leões também melhoraram a posição no ranking e só o Benfica desceu.

O FC Porto subiu 23 posições na tabela do ranking IFFHS e ocupa agora o número 25. Logo abaixo surge o Benfica, na posição 31, sendo que no mês passado as águias ocupavam o patamar 24. O Sporting subiu dez posições - do número 48 para o 38 - e o Sporting de Braga regista a maior subida, passando do número 141 para o 89.

Ainda na lista das equipas portuguesas o Marítimo, apesar de ter sido eliminado da Liga Europa, subiu 34 posições, ocupando agora o lugar número 200 e a outra equipa da Madeira, o Nacional, desce do número 209 para o 306.

No mês passado o primeiro lugar era dividido entre Barcelona e Internazionale, mas no ranking do mês de Agosto os italianos empurram os catalães para a segunda posição e lideram isolados com mais dez pontos. O terceiro e quarto lugares mantêm-se com Bayern München e Chelsea, respectivamente, e no quinto posto é o Liverpool que reentra no top ten, subindo do patamar número 26. Novidade é também a entrada do Anderlecht, que ocupava a posição número 20, para o sexto lugar da tabela.

O Atlético Madrid, vencedor da Liga Europa época 2009/2010 e que conquistou recentemente a Supertaça Europeia mantém a sétima posição. Os alemães do Werder Bremen desceram do quarto para o oitavo posto e na nona e décima posições surgem dois emblemas com o mesmo número de pontos: o Estudiantes de La Plata, da Argentina e o Internacional Porto Alegre, do Brasil. O Manchester United deixa de figurar nos dez primeiros ocupando a posição número 11.

Dez primeiros classificados:

1. (1.) Internazionale
2. (1.) Barcelona
3. (3.) Bayern München
4. (4.) Chelsea
5. (26.) Liverpool
6. (20.) Anderlecht
7. (7.) Atlético de Madrid
8. (4.) Werder Bremen
9. (12.) Estudiantes de La Plata
9. (29.) Internacional Porto Alegre

Dragões premiados com o maior feito não-desportivo do ano

FC Porto vai receber o prémio de maior feito não desportivo do ano, anunciou hoje, em Genebra, a Associação Europeia de Clubes (ECA), durante a sua assembleia-geral.

Segundo fonte do FC Porto, o prémio está relacionado com a candidatura apresentada pelo clube no âmbito das boas práticas ambientais implementadas no Estádio do Dragão e que estão materializadas nos certificados de qualidade e ambiente que o recinto “azul e branco” ostenta.

A ECA é uma associação que congrega mais de uma centena de clubes europeus e que sucedeu, em Fevereiro de 2008, ao G14, grupo dos clubes mais fortes da Europa.

in "sapodesporto.pt"