segunda-feira, 15 de julho de 2013

Rolando seguido pelo Vasco da Gama


A Imprensa brasileira revela que o Vasco da Gama estará interessado em garantir os serviços do defesa português Rolando (FC Porto).

De acordo com a Rádio Globo, as negociações entre os dois clubes estão avançadas, tendo o diretor executivo Ricardo Gomes iniciado os contactos no início do mês.

Rolando, de 27 anos, não entra nas contas do treinador Paulo Fonseca para a nova temporada.


in "abola.pt"

Bernard para fechar o plantel


A seguir à contratação de Quintero, o FC Porto fixa o olhar em Bernard, o extremo do Atlético Mineiro. O jogador brasileiro será o potencial décimo reforço para a nova temporada e talvez a contratação mais difícil de conseguir, não apenas pelas verbas exigidas pelo clube de Belo Horizonte (22 milhões de euros), mas também porque os dragões lidam com concorrência muito forte: Arsenal e Shakhtar também estão na corrida e têm um suporte financeiro muito grande. 

Apesar da concorrência e do preço ser altíssimo, a aquisição do extremo brasileiro afigura-se possível porque o Banco de Minas Gerais, que detém uma parcela do passe do jogador, é aliado de privilégio dos dragões e além disso o internacional brasileiro tem revelado sinais de desejar jogar no FC Porto. 

De qualquer forma, a contratação de Bernard só será possível de concretizar a partir de dia 24, quando o Atlético Mineiro jogar a segunda mão da final da Copa Libertadores, frente ao Olímpia (Paraguai). O extremo voltou ontem a destacar-se no campeonato brasileiro e a justificar a atenção de que é alvo ao fazer a assistência para a vitória do Atlético Mineiro frente ao Corinthians. (1-0). No final, voltou a admitir uma possível transferência. 

Chegando Bernard, os dragões deverão fechar a loja em matéria de contratações, embora possa existir sempre um negócio de ocasião.


in "abola.pt"

O perigo de recuperar vícios

UM ASPETO A RETIFICAR PELO TÉCNICO

Com a saída de Moutinho, parte importante da dinâmica de meio-campo de Vítor Pereira desmontou-se por si só. No entanto, a continuidade do plantel dos outros dois elementos do sector, Lucho e Fernando, pode manter em certa medida velhos hábitos. Alguns bons, outros que, simplesmente, diferem de um treinador para o outro.

Perante dificuldades em campo, é possível que as movimentações padrão mais enraizadas destes dois médios possam vir ao de cima e, por consequência, fique descaracterizado o estilo de jogo que Paulo Fonseca quer incutir à sua equipa.

Frente ao Marselha, por exemplo, foi evidente a tendência de Fernando para ser o primeiro, e quase em regime de exclusividade, a pegar no jogo numa zona mais recuada do meio-campo, colocando-se Josué mais ao largo.

Também a ideia de um distribuidor em terra de ninguém tem algum vício na sua essência, uma vez que Lucho não é jogador para se esconder do jogo e, tal como fez frente aos franceses, acabará por recuar no terreno para iniciar jogadas ofensivas. Os velhos vícios descaracterizam...

in "record.pt"

Rolando foi colocado na rota de Inglaterra

NEWCASTLE QUER NEGOCIAR JÁ

O dossiê Rolando entra em fase de decisões. Afastado do grupo de trabalho portista que seguiu viagem rumo à Holanda, para o primeiro estágio da pré-época, o central logo constatou que não entra nas contas de Paulo Fonseca e, por isso, terá de procurar clube. Interessados nos seus serviços é coisa que não falta, e ontem surgiu mais um. De acordo com notícias veiculadas em Inglaterra, o internacional português é pretendido pelo Newcastle, clube que inicia esta semana um estágio em Portugal.

Os magpies, de resto, prometem ser rápidos nas negociações com o FC Porto, até para poderem desviar Rolando da rota do Everton, outro clube inglês apresentado como interessados nos serviços do central. Por isso mesmo, garantem ainda em terras de Sua Majestade, o diretor de futebol do Newcastle, Joe Kinnear, iniciará já hoje os contactos com o FC Porto, esperando poder contratar Rolando por 5 milhões de euros, ou seja, um valor bem abaixo dos 30 milhões da sua cláusula de rescisão.

Resta, então, saber como se vão desenrolar as conversas. Como há mais clubes interessados em Rolando, como o Zenit, o Fenerbahçe ou o Galatasaray, só para referir os mais recentes, o FC Porto poderá fazer uma espécie de leilão com o central que contratou ao Belenenses em 2008. Como Rolando está contratualmente ligado aos tricampeão nacional até junho de 2015, há margem para isso, embora continuem a faltar propostas que consigam agradar ao clube e ao jogador em simultâneo.

E é precisamente pela falta de uma propostas dessas que Rolando continua no FC Porto, uma vez que já na última temporada ficou fora das contas de Vítor Pereira. Ainda no decorrer do defeso dessa última época, o FC Porto tentou colocá-lo no QPR, mas o jogador recusou-se, pois era sua intenção jogar em Itália, onde continua agora a ter mercado.

Face à nega dada ao referido emblema inglês, Rolando ficou meio ano sem jogar no FC Porto e, em janeiro, foi emprestado ao Nápoles, clube no qual pouco mostrou, o que impediu a sua venda definitiva. Por isso apresentou-se no início desta pré-época ao trabalho no Olival, mas acabou por ser afastado na altura do arranque do estágio em solo holandês, aquele que agora terminou.

NÚMEROS

4 épocas e meia ao serviço do FC Porto. Rolando chegou ao Dragão em 2008, contratado ao Belenenses, e logo se tornou titular. Depois, na época passada, acabou por recusar o que seria um bom negócio para o clube – transferência para o QPR – e foi posto de parte, tendo sido emprestado ao Nápoles em janeiro último;

11 foram os jogos realizados por Rolando na pretérita temporada, entre o FC Porto e o Nápoles. Pelo campeão nacional jogou 90 minutos para a Taça e 4 para o campeonato; já ao serviço dos italianos realizou 7 jogos no campeonato – apenas 4 como titular – e 2 na Liga Europa.

in "record.pt"

Extremos para todos os estatutos

KELVIN E IZMAILOV ACABARAM POR SE DESTACAR

A saída de James abriu definitivamente a caça a um lugar nos flancos do ataque, ainda mais pelo facto de, para esta posição, os dragões contarem com variadíssimas opções. Varela justificou no estágio o seu estatuto, rubricando duas boas exibições, e logo atrás vem a coqueluche do tricampeonato azul e branco.

Kelvin correu por fora durante a última temporada, mas agora está apostado em fazer parte das contas principais. Izmailov até poderia ser a opção natural para o posto, mas Paulo Fonseca pretende que o russo seja mais influente.

Quase sem se dar por isso, Izmailov marcou nos dois jogos-treino do estágio e esse é um dado que impõe respeito.

in "record.pt"

Pico de ação situado em pleno miolo

SECTOR QUE LEVANTA MAIS DÚVIDAS NAS ESCOLHAS

É no meio-campo que está definitivamente o maior ponto de interesse no que à disputa de lugares diz respeito. Lucho é, neste momento, o único que pode considerar-se titular. A par de Herrera, este pelo investimento feito na sua contratação, é Defour quem tem mais responsabilidade nesta discussão.

O belga era, no ano passado, o substituto natural de Moutinho e procura agora ser o seu sucessor. No entanto, o facto de ser o único portista a transitar do último plantel que não foi titular em nenhum dos jogos-treino do estágio não abona a seu favor.

Depois, além de Josué e Castro, há ainda Fernando e, aparentemente, apenas a sua transferência pode retirá-lo do onze.

in "record.pt"

RICARDO FOI A NOVIDADE DO REGRESSO AOS TREINOS


A grande novidade desta segunda-feira, no regresso do FC Porto aos treinos no Olival, foi a presença de Ricardo. O internacional português Sub20 integrou a equipa para os trabalhos de pré-época, após ter gozado um período de férias subsequente à participação no Mundial da categoria, em que disputou quatro jogos e marcou um golo. Alex Sandro, Danilo e Varela limitaram-se a fazer tratamento.

A equipa voltou aos treinos após o regresso do estágio em Horst, na Holanda, que se saldou em duas vitórias, nove golos marcados e zero sofridos. O extremo Ricardo, ex-Vitória de Guimarães, estreou-se nos trabalhos, em que três atletas estiveram ausentes. Os internacionais brasileiros Alex Sandro e Danilo fizeram tratamento para fadiga muscular e contusão no pé direito, respectivamente, enquanto Varela apresentou uma contusão no pé esquerdo e se limitou também a tratamento.

Na terça-feira voltam os treinos matinais e vespertinos, sendo que a sessão da manhã, às 10h, será aberta durante 15 minutos à comunicação social e a das 17h vai decorrer à porta fechada.


in "fcp.pt"

Bolo para Danilo e brincadeira com Kadú

Iturbe felicitou Danilo, através das redes socais, e a conversa chegou a Kadú...
O avançado do FC Porto Iturbe felicitou o companheiro de equipa Danilo, que completa esta segunda-feira 22 anos, partilhando nas redes sociais a imagem de um bolo com a imagem do jogador em ação pelos dragões e rodeado de...bananas.

Meia hora depois, Danilo agradeceu: "Hahaha! Gracias hermano! As bananas podes passar ao Kadú! :)". A resposta do guarda-redes do FC Porto não se fez esperar. "Sai daí Danilo. São todas para ti". Tudo, claro, num ambiente divertido.

in "ojogo.pt"

Reyes é projeto a médio prazo

Defesa ainda terá de crescer e percurso de Mangala é exemplo para o central mais caro do futebol mexicano...


Desengane-se quem pensa que os 9 milhões de euros (entre passe e outros encargos) que Diego Reyes custou obrigam o FC Porto a fazer dele aposta imediata. O mexicano está no Dragão para crescer e é um projeto a médio prazo, na linha de muitos outros ao longo dos últimos anos, como James, Iturbe, Kelvin e... Mangala.

O caso do francês é sintomático e o melhor exemplo daquilo que se pretende com o mexicano. Reyes começará por trabalhar debaixo da supervisão técnica e tendo como referências os centrais mais antigos. Progressivamente terá alguns minutos para perceber o que é o jogo na Europa e continuar a crescer para chegar ao topo.

Nesta primeira fase da época, Reyes dificilmente passará de quarta/quinta opção, dependendo de uma eventual transferência no sector ou do empréstimo de Abdoulaye. Os dragões têm na dupla Otamendi/Mangala uma referência com números excelentes ao nível do rendimento. Maicon é um suplente à altura e Abdoulaye, depois da primeira temporada, também quer jogar mais.

A compra de Reyes teve que ver precisamente com o que se projeta para o futuro do clube, ciente de que perderá algumas destas referências a breve prazo. Reyes estará, nessa fase, preparado. Entretanto, a oportunidade pode surgir e, depois, já depende dele próprio. Com Mangala foi assim.


in "ojogo.pt"

Quintero já se adapta ao Porto

O médio jantou na companhia do compatriota Quiñones, que foi relegado para a equipa B do FC Porto.


Juan Quintero foi oficialmente confirmado como reforço do FC Porto na passada sexta-feira, mas enquanto não começa a treinar com o plantel vai aproveitando o tempo disponível para conhecer melhor a cidade Invicta... e não só.


Antes de regressar à Colômbia para mais uns dias de férias, o médio aproveitou a presença em Portugal para jantar na companhia de Quiñones, defesa colombiano que integra a equipa B do FC Porto. O momento foi partilhado pelos dois nas redes sociais.


Golo de Quintero candidato a melhor


O reforço do Porto destacou-se no Mundial de Sub-20 ao serviço da seleção da Colômbia. Veja o vídeo do golo.

Um dos três golos marcados por Quintero no Mundial de Sub-20, que decorreu na Turquia, figura na eleição para melhor golo do torneio de seleções. Trata-se do remate de fora da grande-área na partida com El Salvador.

A eleição decorre no site da FIFA até dia 17 de julho, com Quintero a enfrentar outros nove candidatos.

in "ojogo.pt"

JOSUÉ FOI TITULAR NOS DOIS JOGOS DO ESTÁGIO "Paulo Fonseca ajudou-me a mudar"

O médio começou as partidas com Maastrich e Marselha. A O JOGO, Josué conta a importância do treinador na melhor fase da sua carreira.
Ninguém mais indicado para pegar em Josué no FC Porto do que Paulo Fonseca, o treinador que o recuperou. "Tirou o melhor de mim", concorda. "Soube falar comigo e tive de perceber que tinha de mudar. Ajudou-me nisso e é uma pessoa muito especial para mim", alonga-se, num elogio público que estende ao prémio de jogador-revelação que recentemente a Liga de Clubes lhe entregou: "Quero agradecer a todos no Paços, clube, jogadores e treinador, que me ajudaram e permitiram que ganhasse este prémio. Fiquei muito honrado." Melhor só o prémio de melhor jogador ou um Dragão de Ouro? "Não penso muito nos prémios individuais. Trocava-os pelo título", respondeu. 

in "ojogo.pt"

PRESIDENTE DO VASCO DA GAMA "Helton interessaria, mas não há nada"

O folhetim "Vasco da Gama quer Helton" tem mais um episódio. O presidente do clube brasileiro assumiu a liderança de um processo que, para já, nega existir.
A notícia é do portal brasileiro Globoesporte: o Vasco da Gama continua de olho num eventual regresso de Helton ao clube que representou antes de rumar a Portugal.

"O Vasco tem interesse em trazer o Helton. Por enquanto, é só interesse. Foi-me pedido que fosse uma coisa reservada do clube. Tem coisas que eu posso falar, tem coisas que não. O Helton interessaria, agora não existe nada", disse Roberto Dinamite, presidente do clube carioca e novo responsável por este dossiê, acrescenta o Globoesporte.

A notícia revela que depois do Helton, em maio, ter garantido que ficaria no FC Porto, as negociações foram retomadas em junho. 

in "ojogo.pt"