segunda-feira, 15 de julho de 2013

Rolando foi colocado na rota de Inglaterra

NEWCASTLE QUER NEGOCIAR JÁ

O dossiê Rolando entra em fase de decisões. Afastado do grupo de trabalho portista que seguiu viagem rumo à Holanda, para o primeiro estágio da pré-época, o central logo constatou que não entra nas contas de Paulo Fonseca e, por isso, terá de procurar clube. Interessados nos seus serviços é coisa que não falta, e ontem surgiu mais um. De acordo com notícias veiculadas em Inglaterra, o internacional português é pretendido pelo Newcastle, clube que inicia esta semana um estágio em Portugal.

Os magpies, de resto, prometem ser rápidos nas negociações com o FC Porto, até para poderem desviar Rolando da rota do Everton, outro clube inglês apresentado como interessados nos serviços do central. Por isso mesmo, garantem ainda em terras de Sua Majestade, o diretor de futebol do Newcastle, Joe Kinnear, iniciará já hoje os contactos com o FC Porto, esperando poder contratar Rolando por 5 milhões de euros, ou seja, um valor bem abaixo dos 30 milhões da sua cláusula de rescisão.

Resta, então, saber como se vão desenrolar as conversas. Como há mais clubes interessados em Rolando, como o Zenit, o Fenerbahçe ou o Galatasaray, só para referir os mais recentes, o FC Porto poderá fazer uma espécie de leilão com o central que contratou ao Belenenses em 2008. Como Rolando está contratualmente ligado aos tricampeão nacional até junho de 2015, há margem para isso, embora continuem a faltar propostas que consigam agradar ao clube e ao jogador em simultâneo.

E é precisamente pela falta de uma propostas dessas que Rolando continua no FC Porto, uma vez que já na última temporada ficou fora das contas de Vítor Pereira. Ainda no decorrer do defeso dessa última época, o FC Porto tentou colocá-lo no QPR, mas o jogador recusou-se, pois era sua intenção jogar em Itália, onde continua agora a ter mercado.

Face à nega dada ao referido emblema inglês, Rolando ficou meio ano sem jogar no FC Porto e, em janeiro, foi emprestado ao Nápoles, clube no qual pouco mostrou, o que impediu a sua venda definitiva. Por isso apresentou-se no início desta pré-época ao trabalho no Olival, mas acabou por ser afastado na altura do arranque do estágio em solo holandês, aquele que agora terminou.

NÚMEROS

4 épocas e meia ao serviço do FC Porto. Rolando chegou ao Dragão em 2008, contratado ao Belenenses, e logo se tornou titular. Depois, na época passada, acabou por recusar o que seria um bom negócio para o clube – transferência para o QPR – e foi posto de parte, tendo sido emprestado ao Nápoles em janeiro último;

11 foram os jogos realizados por Rolando na pretérita temporada, entre o FC Porto e o Nápoles. Pelo campeão nacional jogou 90 minutos para a Taça e 4 para o campeonato; já ao serviço dos italianos realizou 7 jogos no campeonato – apenas 4 como titular – e 2 na Liga Europa.

in "record.pt"

Sem comentários: