terça-feira, 3 de abril de 2012

João Gobern ‘dispensado’ da RTP

João Gobern, comentador da RTP, foi dispensado pela direcção de informação da RTP, depois de no sábado, no programa Zona Mista, da RTP Informação, as câmaras o terem captado a festejar o segundo golo do Benfica frente ao Sporting de Braga.



Ao que o CM apurou, Gobern e a RTP tinham um acordo de colaboração, pelo que não existia necessidade de rescindir o contrato (o jornalista tem um vinculo contratual mas com a RDP, onde faz o programa Hotel Babilónia, com Pedro Rolo Duarte) que agora chega ao fim.
De acordo com informações recolhidas pelo CM, Gobern colocou o seu lugar de comentador em ‘Zona Mista' à disposição da direcção de informação da RTP no domingo, menos de 24 horas após a emissão do programa. Hoje recebeu uma resposta por parte da direcção de informação estação pública, que considera que não estão reunidas as condições para o comentador continuar no programa.
Contactado, João Gobern não fez comentários e remeteu qualquer esclarecimento para a direcção de informação da RTP.
Em comunicado, a RTP confirma a notícia do CM e anuncia que "decidiu pôr fim à colaboração do jornalista e comentador João Gobern no programa "Zona Mista" emitido ao Sábado à noite na RTP Informação". A nota confirma ainda o motivo, o festejo do golo, um "comportamento considerado inadequado pelo director de Informação da RTP, Nuno Santos".
A RTP sublinha ainda que o "jornalista colocou o seu lugar à disposição, facto que a RTP entende sublinhar enquanto prova de carácter e boa fé".
in "cm.pt"
PS - Apesar disto, que ja foi devidamente comentado e branqueado ... acabei de ver a continuação no trio de ataque, Julio Machado Vaz, enalteceu as qualidades do Gordobern, tentando desculpar a atitude ridicula dizendo que toda a gente tem clube e esquecendo-se que ele não está lá como comentador afecto a um clube mas supostamente jornalista e como tal independente. Mais ainda quando o Julio terminou, Miguel Guedes tentou falar sobre o assunto mas mais uma vez, o moderador, escudeito do benfiquista de penafiel, cortou-lhe a palavra ... ele fa-lo por sistema, se fosse eu, ja tinha feito como o Rui Moreira, meus amigos vou a minha vida. Mas isso sou eu ...


Cânticos racistas: UEFA multa FC Porto em 20 mil euros

Dragões têm três dias para recorrer


A UEFA multou o FC Porto em 20 mil euros pelos alegados cânticos racistas para Mario Balotelli, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Os dragões, especifica o organismo, têm agora três dias para recorrer. 

A 21 de Fevereiro, o organismo tinha confirmado a abertura de um inquérito disciplinar aos portistas por conduta imprópria dos seus adeptos, na sequência de uma queixa formalmente apresentada pela equipa inglesa.

A queixa relacionava-se com alegados cânticos racistas dirigidos a Mario Balotelli e Yaya Touré no jogo realizado no Estádio do Dragão.

Em comunicado, a UEFA adiantava que o Manchester City formalizou a queixa, e como tal o Comité de Controlo e Disciplina iria analisar eventuais violações do regulamento disciplinar de competições (artigo 11 bis) no próximo dia 29 de março.

A decisão surge, também em comunicado, alguns dias depois do prazo previsto, com a UEFA a justificar a decisão com a violação do disposto no «Artigo 11 - Discriminação e condutas similares».

in "maisfutebol.iol.pt"

Fucile leva raspanete: «Gringo, aqui não tem esse negócio»

Treinador Muricy Ramalho não gostou do jeito brigão. Fucile, esse, respondeu: «O Uruguai não ganhou a Copa América por acaso...»


Fucile leva raspanete: «Gringo, aqui não tem esse negócio»Conhecido pela raça e por um estilo até um bocado brigão, Fucile levou um raspanete do treinador Muricy Ramalho. Pelos vistos o treinador do Santos não aprecia o estilo demasiado guerreiro do lateral emprestado pelo F.C. Porto: prefere que o uruguaio faça a diferença com a bola nos pés.

«Eu não quero que ele seja assim. Por isso cheguei ao pé dele e disse-lhe claramente:Gringo, aqui não tem esses negócios, não. Aqui tem que jogar, porque senão o adversário nos confunde...», atirou o treinador em declarações ao Lancenet, pedindo contenção ao lateral.

«Por isso não gosto de fazer a cabeça dos jogadores, trabalhar a parte emocional... porque eles confudem, aí dão uma porrada e são expulsos. Aqui não tem entrada de carrinho, aqui tem de jogar à bola. A raça é boa, peço que tenham isso, mas com cuidado para não exagerar», adiantou.

Fucile reage: «Não ganhámos a Copa América por acaso...»

Ora colocado perante estas declarações, Fucile desculpou-se com o que aprendeu desde pequeno. «O uruguaio tem por característica a agressividade. Somos muito guerreiros. Desde pequeno nos colocam na cabeça que, se não jogar bem, tem que dar tudo com o coração e lutar», referiu.

No Uruguai é assim. Mas o jogador uruguaio também sempre teve muita técnica. Muitos jogadores triunfaram na Europa e no mundo do futebol pela qualidade que têm com a bola nos pés. Não estamos no quarto lugar do ranking da Fifa nem ganhámos a última Copa América por acaso...»

in "maisfutebol.iol.pt"

Nápoles interessado em Rolando

PARA REFORÇAR SECTOR DEFENSIVO



O central portista Ronaldo está na lista dos possíveis reforços do Nápoles para a próxima temporada, segundo avança esta terça-feira a imprensa italiana.
O internacional português, de 26 anos, é o favorito para reforçar o sector defensivo, uma vez que a formação italiana acredita que pode negociar com os dragões por um valor próximo dos 10 milhões de euros.

in "record.pt"

Pinto da Costa no treino

SESSÃO COMEÇOU COM 15 MINUTOS DE ATRASO



O treino do FC Porto da manhã desta terça-feira começou com 15 minutos de atraso. Com Pinto da Costa e Antero Henrique presentes no Centro de Treinos do Olival, o grupo de trabalho (plantel e equipa técnica) só surgiu nos relvados depois da hora marcada.
Ainda sem Danilo e Fernando, que continuam a recuperar das respetivas lesões, Vítor Pereira chamou dois jovens da formação, no caso Tozé e André Teixeira.
Agora, o FC Porto volta a trabalhar amanhã de manhã, numa sessão marcada para as 10 e 30, cujos os primeiros 15 minutos terão as portas abertas aos jornalistas.
in "record.pt"

A VOZ DO DONO

Há jornais e jornalistas para quem a verdade pouco interessa quando se sobrepõem outros interesses, designadamente o servilismo. O jornal "A Bola" desta terça-feira é o exemplo perfeito disso mesmo, com a manchete falsa e mentirosa de que o treinador Vítor Pereira deixará as suas funções no final da época, qualquer que seja o desfecho do campeonato.

O FC Porto já nem se dá ao trabalho de desmentir as mentiras diárias de "A Bola", mas mais uma vez o jornal passou os limites do tolerável. O mais básico manual de jornalismo diz-nos que qualquer notícia deve indicar a fonte, para o leitor avaliar da credibilidade da mesma. Qual é a fonte do jornal "A Bola" na pseudonotícia? Nenhuma, claro. Nem podia haver, tratando-se de uma mentira. E um jornal sério não deveria efectuar um contacto com o FC Porto, que não fez, perguntando se a notícia tinha alguma veracidade? Se fosse com outro clube, alguém acredita que a notícia fosse escrita sem o contraditório?

Extraordinário que continue a haver jornalistas mentirosos e sem carácter dispostos a servir interesses que nada têm a ver com a verdade e o rigor.

E para não ficarmos pelas meias palavras, a quem interessa esta notícia e quem pretende beneficiar dela? Muito simples, ao Benfica, clube que o jornal "A Bola" desde sempre protege e que, agora, em desespero, se serve do aliado de sempre para tentar desestabilizar o FC Porto na recta final do campeonato. Infelizes mentes que assim pensam, porque o FC Porto mais uma vez responderá onde mais gosta de não deixar dúvidas, no campo.

PS: Uma de borla, também é falso que o jogador Michu Pérez interesse ao FC Porto, mas mentiras dessas são diárias em "A Bola"...



in "fcp.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados do fim-de-semana da formação de hóquei em patins. As equipas de andebol e basquetebol não competiram.

Sexta-feira
Campeonato Nacional Juvenis Norte A
FC Porto–Valongo, 3-0
Marcadores: João Almeida (2) e Diogo Seixas

Campeonato Nacional Infantis Norte A
FC Porto–Valongo, 2-2
Marcadores: João Lima e Nuno Ferreira


in "fcp.pt"

MARIA CAROLINA RIBEIRO CONQUISTA OURO NA GRÉCIA

Decorreu este fim-de-semana o Multinations Youth Meet em Corfu, na Grécia. Maria Carolina Ribeiro, atleta juvenil dos Dragões, integrou a estafeta dos 4x200m livres, batendo assim o recorde nacional e arrecadando a medalha de ouro.

No "ranking" geral, a jovem nadadora conquistou o 6.º lugar colectivo e o 4.º feminino. No torneio participaram rapazes (1996-97) e raparigas (1998-99) da Grécia, Bulgária, Brasil, Israel, Chipre, Finlândia, Polónia, Suíça, Turquia e Portugal.

Ao mesmo tempo, em Coimbra, teve lugar o Multinations Junior Meet, um torneio que contou com a participação das selecções de Portugal, Brasil, Bulgária, Chipre, Finlândia, Grécia, Israel, Polónia, República Checa, Suíça, Turquia e Ucrânia. Pelo FC Porto competiram Tomás Silva e Paula Oliveira.

A atleta azul e branca ajudou a equipa feminina a chegar ao segundo lugar do pódio conquistando duas medalhas de prata nos 50m e 200m bruços, uma de bronze nos 100m bruços e uma de ouro na estafeta 4x100m estilos. A nadadora estabeleceu um novo recorde no torneio.


in "fcp.pt"

"Jogo com o Braga não é bom para o regresso de Danilo"

Cândido Costa, antigo jogador do Porto, não acredita que o lateral brasileiro regresse à competição frente à equipa minhota.


Cândido Costa, que já vestiu a camisola dos campeões nacionais, considera que será complicado para Danilo regressar à competição no jogo contra o Sporting de Braga: "Não sei se este é o melhor momento para o colocar em jogo, já que vem de uma lesão e não é o melhor momento para regressar, ainda por cima num jogo desta importância".

O lateral direito, agora a representar o Arouca, reconhece, contudo, o valor do internacional brasileiro e aquilo que pode acrescentar à equipa de Vítor Pereira: "O Danilo foi uma aposta forte do Porto, tem qualidades que lhe são reconhecidas, é um bom jogador que pode acrescentar algo ao FC Porto".

O FC Porto jogo com o Braga, no estádio AXA, no sábado, 7 de Abril, às 20h30.



in "rr.pt"

FC Porto encanta Michu

O jogador do Rayo Vallecano está muito familiarizado com a realidade portista, apesar de desconhecer, por via oficial, o interesse dos dragões. Michu é uma das figuras da Liga espanhola.


Michu surge, hoje, associado ao FC Porto, depois de o ter sido ao Manchester United. Em destaque na Liga espanhola, no Rayo Vallecano, o jogador espanhol, em entrevista a Bola Branca, manifesta felicidade pelas notícias em que se vê envolvido:"Fico muito feliz por ver o meu nome associado a clubes do nível do FC Porto e do Manchester United".
 
Questionado sobre o interesse, em concreto, da equipa portuguesa, Michu esclarece que nada lha foi transmitido. "Não posso comentar o interesse do Porto, porque não sei se existe", responde, acrescentando que está "feliz no Rayo Vallecano e até ao fim da época nada deverá acontecer".

Melhor marcador do Rayo, com 13 golos, este médio ofensivo espanhol, de 26 anos, revela grande conhecimento do futebol português e, em particular, do FC Porto. "No ano passado, joguei no Celta e assisti a jogos no Dragão. É um clube de topo. É campeão e está de volta à liderança do campeonato português. É um dos melhores clubes da Europa. Sempre tive simpatia pelo FC Porto. Do que conheci, gostei muito do estádio e dos adeptos", observa.

Atento à Liga portuguesa, não esconde que gosta do campeonato e justifica, dizendo que "normalmente, há muitos golos. É uma liga de que gosto muito, onde há muitos e bons jogadores espanhóis".

Área adversária é o sítio preferido de MichuMichu pode jogar em várias posições no ataque, mas a sua preferência é actuar "atrás do ponta-de-lança, como segundo avançado. Uma das minhas melhores características é surgir na segunda linha na área, criando surpresa. Este ano tenho tido a sorte de marcar vários golos".

A época passada, na II divisão espanhola, Michu destacou-se no Celta de Vigo, com sete golos. Cartão de visita que motivou o interesse do clube do Rayo Vallecano. É a primeira experiência do jogador ao mais alto nível e não podia estar a correr melhor.  "É a minha primeira época na I Liga e está a ser genial. O objectivo da equipa é a permanência. Estamos muito perto de o conseguir. Ultimamente, as coisas estão sair-nos muito bem. Temos 27 pontos. Estamos tranquilos e se ganharmos ao Osasuna, em casa, na próxima jornada, creio que atingimos o nosso objectivo", finaliza.

Michu Pérez nasceu em Oviedo e representou o clube asturiano, durante três temporadas. Mudou-se para o Celta, onde esteve quatro épocas. O jogador, de 26 anos, tem 1,90m, e esta época marcou 13 golos, em 28 jogos.



in !rr.pt"

Inter Milão quer segurar Guarín

NERAZZURRI TEMEM CONCORRÊNCIA



O jornal italiano “Gazzetta dello Sport” revela esta terça-feira que o Inter vai avançar para a contratação de Fredy Guarín a título definitivo, médio colombiano que está em Milão por empréstimo do FC Porto.
Os nerazzurri deverão chegar a proposta ao Dragão ainda este mês, uma vez que a opção de compra sobre o passe de Guarín é de apenas 8,5 milhões de euros até maio, subindo para 13,5 milhões depois disso.
Mas, segundo o diário desportivo transalpino, existe outra razão para a “pressa” do Inter em segurar Guarín: o suposto interesse do Real Madrid no jogador. A mesma fonte avança que os merengues já terão pedido informações ao FC Porto sobre o médio.
Guarín estreou-se apenas este fim-de-semana pelo Inter e parece ter agradado os responsáveis do clube, ele que estava lesionado desde que chegou ao Giuseppe Meazza, em janeiro.
in "record.pt"

Hulk tem nova especialidade

BRASILEIRO BRILHA NAS ASSISTÊNCIAS



Nos últimos 10 jogos, Hulk marcou apenas 2 golos. O termo “apenas” poderia ser excessivo para muitos avançados, mas não para o Incrível. O brasileiro, que já habituou os seus adeptos a autêntica chuva de golos desde que chegou à Invicta no verão de 2008, vive uma seca de eficácia. Como quem se recusa a ocupar um lugar secundário na equipa azul e branca, o capitão tem aprimorado a sua capacidade para ajudar os companheiros a faturarem. Entre assistências e uma participação essencial em jogadas que resultaram em golo, a importância de Hulk tem crescido a olhos vistos.
Uma distensão muscular contraída a meio do mês de janeiro só lhe permitiu regressar à competição no dia 12 do mês seguinte. Frente à U.Leiria, na 18.ª jornada da Liga Zon Sagres, o “senhor doutor Hulk”, agora com uma nova especialidade, disse logo ao que vinha. Deu início à jogada que terminou com um golo de James, aos 73’ minutos, e que, pelo meio, ainda teve a intervenção de Lucho. Repetiu a dose no encontro seguinte, na receção ao Manchester City, a contar para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Com o jogo empatado a zero, o Incrível fugiu pelo flanco esquerdo e assistiu Varela para um tento que dava esperanças, mais tarde desfeitas, aos azuis e brancos.
in "record.pt"

Otamendi de volta ao palco onde deu ares de goleador

Quando chegou ao FC Porto, no início da época passada, depois de ter sido titular à direita da defesa no Mundial'2010, Otamendi tinha apenas um golo marcado na sua carreira. Neste momento já tem mais oito e dois deles foram marcados ao Braga, na deslocação à Pedreira da época passada. Por isso, no sábado, Otamendi regressa a um palco onde foi muito feliz e com a confiança redobrada depois das boas exibições assinadas nas partidas com o Paços de Ferreira - foi o melhor do setor defensivo do FC Porto - e Olhanense.
"Este era um jogo-chave para nós. Não é normal um defesa marcar tantos golos, mas vieram num bom momento pessoal", afirmou o central no final desse jogo, disputado um dia depois de ter completado 23 anos. Uma prenda que, provavelmente, nem nos melhores sonhos o argentino pediria. Esses foram o quarto e quinto golo da época. Os outros foram conseguidos contra Olhanense, CSKA Sófia, Paços de Ferreira e V. Setúbal.
Porém, o mais importante golo de Otamendi, segundo as palavras do próprio, foi apontado já esta época, na receção ao Benfica (2-2). A 17 de dezembro voltaria a marcar, ao Marítimo, aquele que é o último golo pelo FC Porto. Ou seja, Otamendi está em jejum há três meses e meio, o que para um central não é, de todo, caso para alarme. Kléber, por exemplo, é ponta-de-lança e está há mais tempo sem faturar...
No sábado, tudo indica que Otamendi será titular. Aliás, atendendo às recentes apostas de Vítor Pereira, o argentino e Álvaro Pereira são os únicos que têm lugar garantido na defesa. Além de Helton, claro. Isto porque a recente condição de suplente por opção de Rolando abriu a discussão sobre qual a dupla de centrais em que o treinador vai apostar para os cinco jogos que faltam disputar no campeonato. E há outra nuance que poderá influenciar quem será o parceiro de Nico Otamendi no eixo: a escolha para o lado direito. Partindo do princípio que ainda é cedo para Danilo entrar nesta equação, Vítor Pereira tem duas hipóteses: manter Sapunaru ou readaptar Maicon. Com a primeira solução, o treinador pode garantir a estabilidade da defesa, repetindo o quarteto que defrontou o Olhanense, e repetir todas as caras deste setor é coisa que não acontece no FC Porto há 15 jogos. Com a outra possibilidade, Maicon à direita, Rolando recuperaria a titularidade. Dúvidas para Vítor Pereira desfazer ao longo da semana.

Centrais decisivos são uma tradição


Em 2009/10, na última temporada que realizou de azul e branco, Bruno Alves marcou oito golos, a dividir por todas as competições. Um registo que daria ao central o pódio entre os melhores marcadores da equipa esta época, quando há cinco jogos por disputar. Só Hulk (14) e James (13) estariam à sua frente.
O FC Porto tem fama de formar excelentes centrais e de os treinar para serem goleadores. Uma tendência que se tem acentuado nos últimos tempos. Aliás, falta apenas um tento para os quatro centrais chegarem à dezena de golos esta época. E todos já fizeram o gosto ao pé... ou à cabeça.
O recorde absoluto são 15 golos numa época, conseguidos no último ano de Jesualdo Ferreira e com o tal contributo de Bruno Alves, mas também de Rolando, que fez seis, num total de 17 de dragão ao peito, distribuídos por quatro temporadas. Pepe, Ricardo Carvalho e Jorge Costa também tinham por hábito marcar. Pedro Emanuel é, aliás, a única exceção, uma vez que marcou apenas um golo em sete épocas no FC Porto.

A marca dos centrais

2011/12 41 9 Maicon e Rolando (3)
2010/11 58 12 Otamendi (6)
2009/10 51 15 Bruno Alves (8)
2008/09 52 6 Bruno Alves (6)
2007/08 46 3 Bruno Alves (2)
2006/07 50 6 Pepe (4)
2005/06 45 4 Pepe (3)
2004/05 46 6 Jorge Costa e Ricardo Costa (2)
2003/04 55 5 Ricardo Carvalho (3)
2002/03 53 3 Jorge Costa (2)


Foi assim...


Golo à Falcao

A fechar a primeira parte, Otamendi bateu pela primeira vez Artur. Foi numa segunda vaga do ataque do FC Porto, após um canto. Varela cruzou para a área, Varela não dominou bem a bola, que sobrou para o central. Este, "à ponta-de-lança" tirou as medidas à baliza e rematou em jeito fora do alcance do guardião.

Às três tabelas

No limite do fora de jogo, Otamendi acorreu a um ressalto e bateu de novo Artur, com o pé direito. Tudo começou num livre direto apontado por Hulk, o remate do Incrível sofre dois desvios seguidos nas pernas de Lima e de Alan e a bola segue calmamente para a esquerda, onde o central finalizou.

in "ojogo.pt"

Janko despede-se do Twente

Desde a saída para o FC Porto, em janeiro, que Janko tinha prometido despedir-se dos adeptos do Twente, que o viram partir repentinamente. A oportunidade surge com a paragem do campeonato após a deslocação a Braga. Assim, Janko vai estar no Twente-NAC Breda, no dia 14, devendo dar o pontapé de saída simbólico da partida e ser homenageado.

Michu Pérez apontado

Segundo a Imprensa italiana, Michu Pérez, médio do Rayo Vallecano está referenciado pelo FC Porto, que tem a concorrência do Manchester United. Pérez tem 26 anos e é o sétimo melhor marcador da Liga Espanhola (13 golos). "Sempre apreciei o FC Porto, mas não posso falar do interesse, nem sei se é verdade", referiu à Rádio Renascença.

Vion chamado à seleção

Thibaut Vion, avançado do FC Porto, foi chamado pelo selecionador sub-19 de França, Pierre Mankowski, para o Torneio Internacional do Porto, que vai decorrer entre 9 e 14 de abril. Contratado ao Metz no início da temporada, Vion tem estado em destaque na equipa de juniores, tendo mesmo sido convocado por Vítor Pereira para o jogo com o V. Guimarães.

in "ojogo.pt"

Trunfo dos jogos grandes já está pronto para Braga

Surpresa no treino de ontem: Djalma voltou a trabalhar com os restantes companheiros, e sem limitações aparentes, pelo que estará à disposição de Vítor Pereira para a importante deslocação a Braga. O internacional angolano conseguiu recuperar ainda antes do tempo previsto de uma rotura muscular sofrida na receção à Académica (10 de março), apresentando-se agora como uma alternativa credível para os seis jogos que ainda faltam disputar até ao final da época, a começar desde já pela visita de sábado a Braga.
Djalma é mesmo uma espécie de arma secreta de Vítor Pereira para estes grandes confrontos, uma vez que dos cinco jogos que realizou a titular no campeonato, quatro foram frente aos primeiros classificados: Benfica, Braga, Marítimo e Sporting (sobra apenas o Paços de Ferreira). Mas há mais, até porque Vítor Pereira também confiou no internacional angolano para os dois jogos decisivos da fase de grupos da Liga dos Campeões (Shakhtar Donestk e Zenit), naquelas que foram as únicas presenças de Djalma na equipa titular durante a participação europeia dos portistas.
Com o regresso de Djalma, Vítor Pereira ganha mais opções ofensivas e até... defensivas, uma vez que também o pode utilizar como lateral-direito numa situação de recurso. Já foi assim frente a Feirense, Marítimo e Benfica, e sempre numa altura em que o resultado era desfavorável ao FC Porto, que só não conseguiu inverter a situação frente à equipa de Santa Maria da Feira.

Opção inicial nos jogos a doer


FC Porto-Braga

Primeira vez a titular

Não deixa de ser uma curiosidade, mas a primeira titularidade de Djalma no campeonato aconteceu precisamente frente ao Braga, tendo Vítor Pereira relegado Varela para o banco de suplentes. Hulk foi o ponta-de-lança e James jogou sobre a esquerda. Cristian Rodríguez também foi utilizado, enquanto Iturbe, o outro extremo do plantel, ficou de fora.

FC Porto-Marítimo

Acabar na defesa

A receção ao Marítimo também se fez com Djalma a titular. Apesar de ter todos os extremos disponíveis (Varela, Rodríguez e Iturbe), Vítor Pereira voltou a apostar no angolano, que terminou o jogo a defesa-direito. Ainda com o resultado empatado, Djalma recuou no terreno para ocupar o lugar de Maicon. O FC Porto acabou por vencer.

Sporting-FC Porto

Apagado em Alvalade

Numa altura da época em que Vítor Pereira apostava em Hulk para o centro do terreno, Djalma voltou a ter a oportunidade de ser titular, desta vez em Alvalade (0-0). James começou o jogo no banco de suplentes por opção, tendo a aposta de Vítor Pereira recaído no angolano e em Rodríguez. Djalma acabaria substituído pelo colombiano.

Benfica-FC Porto

Recuar para dar a volta

Com Varela lesionado e James a regressar do México no dia do próprio jogo, mas já com Janko no centro do ataque, Vítor Pereira voltou a apostar em Djalma para o clássico da Luz. O angolano começou a partida no lado esquerdo do ataque, mas terminou-a no lado direito da defesa. E foi assim que o FC Porto deu a volta ao resultado..


Danilo continua afastado


Danilo está praticamente recuperado da lesão que o afastou da competição durante o último mês e meio, mas ainda continua afastado dos treinos no relvado com os restantes companheiros. A explicação é simples: o internacional brasileiro até já poderia regressar à competição em Braga, mas a importância do jogo, que será de máxima intensidade, deverá levar Vítor Pereira a resguardá-lo para a partida que se segue, a receção ao Beira-Mar. Ontem, e segundo a informação oficial, Danilo ainda trabalhou com limitações.


Fernando parou, mas recupera para sábado


Fernando foi o grande ausente no regresso do FC Porto ao trabalho depois da vitória frente ao Olhanense, tendo-se limitado a realizar tratamento a uma contusão na perna direita, informou o clube. Apesar da paragem, o médio vai recuperar para a partida de Braga, uma vez que a lesão anunciada não é grave. Aliás, Fernando lesionou-se durante a segunda parte do jogo com o Olhanense - e até foi assistido pela equipa médica do clube - sem que Vítor Pereira tivesse optado por o substituir, apesar de ainda não ter realizado as três alterações possíveis. No entanto, Fernando acabou o jogo com visíveis limitações físicas, que agora o obrigaram a parar no primeiro treino da semana que antecede a importante deslocação a Braga. O regresso ao relvado acontecerá nos próximos dias.


3 questões: João Pinto, Ex- jogador do FC Porto

"Sapu e Maicon devem jogar"


1 Considera que o jogo entre o Braga e o FC Porto pode ser decisivo para a definição do campeão nacional?

Não sei se será decisivo, mas vai ser, certamente, muito importante para a decisão do campeonato. Se o FC Porto ganhar, ficará com o caminho aberto para conquistar mais um título, embora ainda tenha jogos muito complicados pela frente.


2 Djalma está de regresso às opções de Vítor Pereira. Acredita que pode ser uma boa solução, até como uma opção a sair do banco para o lado direito da defesa?

Sinceramente, não sei. Parece-me que o Djalma é uma boa opção para a ala-direita ou para o ataque e é como avançado que ele deve ser olhado. No entanto, e tendo em conta as experiências já feitas durante esta época, concordo com a ideia de que pode ser utilizado como defesa-direito, mas apenas em último recurso e numa situação de desvantagem no marcador.


3 Em Braga, quem deve jogar no lado direito da defesa? Mantinha a aposta em Sapunaru ou voltava à opção por Maicon?

Para mim, se pudesse jogar, escolhia o Danilo... Mas não podendo, acredito que, neste momento, a defesa mais forte do FC Porto será com Sapunaru na direita, Álvaro Pereira na esquerda, e Maicon e Otamendi no centro. Por isso, acho que devem jogar os dois, com o Sapunaru na ala. Apesar disso, devo dizer que estou a falar de fora e não sei em que condições se encontram os jogadores, nem como têm treinado.

in "ojogo.pt"

Belluschi: "Quando ganhámos na Luz pensei que estava resolvido"

Belluschi desfaz as dúvidas sobre a oportunidade da sua cedência ao Génova, a troco de 1,5 milhões de euros com cláusula de opção fixada em 3,5 milhões. Foi o argentino quem pediu para sair, não porque lhe tenha faltado motivação para continuar no FC Porto, mas porque entendia não ter a utilização desejada e as perspetivas de futuro pretendidas. Em Itália, torce pelo título dos dragões, mas não esconde que esperava que a vitória na Luz tivesse sido definitiva para as contas do campeonato. A O JOGO, falou sobre os últimos meses e explicou as oscilações da equipa.


Como segue, à distância, o campeonato português e o que pensa que vai acontecer?

Tenho vários amigos no FC Porto e estarei sempre a seguir esta grande equipa. Acho que o FC Porto pode ser campeão, mas neste momento é difícil dizer, porque os três primeiros são três grandes equipas e todos têm possibilidade de ganhar.

Não era suposto o FC Porto ter arrancado depois da vitória na Luz? Porque vacila tanto a equipa?

É verdade que quando ganhámos ao Benfica, na Luz, pensei que o campeonato estaria resolvido. Depois houve uns pequenos deslizes e o Braga soube aproveitar. Todos podem ser campeões.

Mas por quê estes deslizes? Alguma vez, esta época, a mensagem do treinador ou dos dirigentes não passou?

O treinador tentou sempre manter a equipa concentrada e motivada, mas é claro que quando os resultados não chegam, o estado do grupo não é o mesmo. Muitas vezes, dentro de campo, não conseguíamos obter o rendimento que queríamos e nesse caso o treinador teria que fazer mais força para manter a equipa motivada. Em alguns casos, ele não conseguiu fazê-lo.

Admite que os rumores de mercado tenham mexido com alguns jogadores?

Nos primeiros meses da época sim. A ideia de que muitos jogadores iriam sair talvez tenha prejudicado um pouco o grupo. Mas depois de encerrado o período de transferências, o jogador mentaliza-se de que irá continuar no clube e estivemos totalmente concentrados no nosso trabalho.

Há diferenças entre Villas-Boas e Vítor Pereira? Quais?

Claro que cada treinador tem a sua forma de trabalhar. Com Vítor Pereira a equipa jogava de maneira diferente, tinha outro estilo de jogo. Talvez com Villas-Boas fôssemos capazes de pressionar muito mais alto e dominar a posse de bola. Com este treinador tentamos fazer as mesmas coisas, simplesmente não conseguimos. A ideia sempre esteve lá.

Qual foi a importância de Villas-Boas para a sua carreira?

Tínhamos uma boa relação. Villas-Boas deu-me muita confiança, ajudou-me a acreditar mais em mim próprio, porque eu vinha de um período difícil de seis meses de adaptação e não fazia parte das contas da equipa. Ele confiou em mim e sobretudo deu-me muita liberdade para jogar, o que para o meu estilo de jogo é fundamental. O mais importante é que ele tinha uma ótima relação com o grupo e por isso também tínhamos tanta vontade de ganhar dentro de campo.

"Objetivo é continuar no Génova"


Teve propostas para sair no verão? Se sim, por que não saiu? Saiu agora por sua iniciativa ou por vontade do FC Porto?

Sim, tive algumas propostas que não foram consideradas nem pelo clube e, sinceramente, nem por mim. Achei que o melhor seria continuar no FC Porto, mas depois não encontrei a regularidade que esperava, também pela falta de oportunidades que tive para jogar. Por isso, quis sair.

Mas foi noticiado que iria renovar. O que aconteceu entretanto? Sente que lhe faltaram à palavra?

Não acho que me tenham faltado à palavra. Talvez este problema pudesse ter sido resolvido muito antes. Deixou-se passar o tempo, depois já era tarde e eu já não tinha vontade de ficar e continuar naquela situação. Queria conhecer outra equipa. Esperava que me renovassem o contrato já na passada temporada, depois o tempo começou a passar e eu tentei esquecer essa situação e concentrar-me apenas em jogar. Sempre se falou em renovar, mas nunca chegámos a um acordo, depois jogámos as várias finais e o tema ficou esquecido. Nem eu nem o FC Porto pensámos em fazê-lo rapidamente e, como disse em janeiro, achei que o melhor para mim seria sair.

O regresso de Lucho González influenciou a sua decisão?

Não, porque quando saí ainda nem sabia que ele vinha. Mas independentemente da entrada de Lucho ou de outro jogador para o plantel, a minha vontade era sair.

Acha inevitável a transferência no final da temporada?

Sim, no final desta temporada o meu objetivo é poder continuar no Génova. Estou a adaptar-me ao futebol italiano e estou a gostar muito desta experiência.

Foi sempre muito acarinhado pelos adeptos do FC Porto, mas por que não conseguiu ser mais regular?

Não penso que seja verdade. No ano de Villas-Boas joguei quase 35 jogos e só no final é que me lesionei e por isso joguei menos. Mas 35 jogos num ano são muitos e estive sempre bem fisicamente, não creio que tenha sido irregular. No início desta temporada é que não encontrei a regularidade que gostaria.


"Vi que já não confiavam em mim no FC Porto"


O argentino trocou o FC Porto, que luta por títulos europeus, por um Génova que atualmente procura evitar a descida, mas a explicação saiu rápida: "A verdade é que também estava um pouco cansado da minha situação no FC Porto. Tinha todas as condições para jogar mais, mas vi que já não confiavam em mim no FC Porto, por isso tratei de dar outro rumo à minha carreira e abrir novas portas. Mas não deixa de ser um clube enorme, provavelmente um dos que podem oferecer mais condições aos jogadores, luta por vários títulos e todos os anos participa nas competições europeias. O Génova não, mas o importante para um jogador é jogar, só assim se sente motivado e realizado". Agora o objetivo é ficar em Itália: "Acredito que possa crescer aqui. Desde pequeno que sonhava jogar no futebol italiano e sinto-me bem, muito tranquilo". Se correr bem, até as portas da seleção podem abrir-se: "O futebol italiano é mais visto na Argentina e muito mais considerado pelos treinadores. É uma boa oportunidade para me mostrar".


"Villas-Boas seria bem-vindo ao futebol italiano"


Belluschi não voltou a falar com André Villas-Boas desde que o treinador saiu do FC Porto para o Chelsea. "Não voltámos a falar", garantiu, continuando a par do seu percurso. "É muito difícil um treinador jovem como ele chegar com ideias tão concretas e definidas a uma das maiores equipas da Europa. O Chelsea é um grupo que está estruturado há vários anos e ele também não teve a sorte de ter o tempo suficiente para demonstrar o seu trabalho", comentou. Tudo bem diferente do que aconteceu no FC Porto: "Os jogadores estiveram sempre muito contentes com o trabalho dele, éramos todos amigos, mas acredito que tenha sido difícil para ele, sendo mais jovem do que outros jogadores importantes do plantel do Chelsea". Mas uma coisa é certa para Belluschi: "Villas-Boas tem capacidade para dirigir um grupo e certamente irá encontrar outro clube rapidamente". Em Itália? "Penso que seria uma boa oportunidade para ele e para o futebol italiano. Pode trazer ótimos resultados ao futebol italiano".


"James é um predestinado"


James Rodríguez tem sido o homem decisivo do FC Porto em vários jogos esta temporada. Até onde pode ir?

James está certamente destinado a um dos melhores clubes da Europa. No máximo em dois anos estará no topo e vamos vê-lo num dos melhores europeus, porque ele é jovem, tem muita qualidade e gosta muito de desafios. É um jogador fabuloso, um predestinado.

in "ojogo.pt"