terça-feira, 3 de abril de 2012

Otamendi de volta ao palco onde deu ares de goleador

Quando chegou ao FC Porto, no início da época passada, depois de ter sido titular à direita da defesa no Mundial'2010, Otamendi tinha apenas um golo marcado na sua carreira. Neste momento já tem mais oito e dois deles foram marcados ao Braga, na deslocação à Pedreira da época passada. Por isso, no sábado, Otamendi regressa a um palco onde foi muito feliz e com a confiança redobrada depois das boas exibições assinadas nas partidas com o Paços de Ferreira - foi o melhor do setor defensivo do FC Porto - e Olhanense.
"Este era um jogo-chave para nós. Não é normal um defesa marcar tantos golos, mas vieram num bom momento pessoal", afirmou o central no final desse jogo, disputado um dia depois de ter completado 23 anos. Uma prenda que, provavelmente, nem nos melhores sonhos o argentino pediria. Esses foram o quarto e quinto golo da época. Os outros foram conseguidos contra Olhanense, CSKA Sófia, Paços de Ferreira e V. Setúbal.
Porém, o mais importante golo de Otamendi, segundo as palavras do próprio, foi apontado já esta época, na receção ao Benfica (2-2). A 17 de dezembro voltaria a marcar, ao Marítimo, aquele que é o último golo pelo FC Porto. Ou seja, Otamendi está em jejum há três meses e meio, o que para um central não é, de todo, caso para alarme. Kléber, por exemplo, é ponta-de-lança e está há mais tempo sem faturar...
No sábado, tudo indica que Otamendi será titular. Aliás, atendendo às recentes apostas de Vítor Pereira, o argentino e Álvaro Pereira são os únicos que têm lugar garantido na defesa. Além de Helton, claro. Isto porque a recente condição de suplente por opção de Rolando abriu a discussão sobre qual a dupla de centrais em que o treinador vai apostar para os cinco jogos que faltam disputar no campeonato. E há outra nuance que poderá influenciar quem será o parceiro de Nico Otamendi no eixo: a escolha para o lado direito. Partindo do princípio que ainda é cedo para Danilo entrar nesta equação, Vítor Pereira tem duas hipóteses: manter Sapunaru ou readaptar Maicon. Com a primeira solução, o treinador pode garantir a estabilidade da defesa, repetindo o quarteto que defrontou o Olhanense, e repetir todas as caras deste setor é coisa que não acontece no FC Porto há 15 jogos. Com a outra possibilidade, Maicon à direita, Rolando recuperaria a titularidade. Dúvidas para Vítor Pereira desfazer ao longo da semana.

Centrais decisivos são uma tradição


Em 2009/10, na última temporada que realizou de azul e branco, Bruno Alves marcou oito golos, a dividir por todas as competições. Um registo que daria ao central o pódio entre os melhores marcadores da equipa esta época, quando há cinco jogos por disputar. Só Hulk (14) e James (13) estariam à sua frente.
O FC Porto tem fama de formar excelentes centrais e de os treinar para serem goleadores. Uma tendência que se tem acentuado nos últimos tempos. Aliás, falta apenas um tento para os quatro centrais chegarem à dezena de golos esta época. E todos já fizeram o gosto ao pé... ou à cabeça.
O recorde absoluto são 15 golos numa época, conseguidos no último ano de Jesualdo Ferreira e com o tal contributo de Bruno Alves, mas também de Rolando, que fez seis, num total de 17 de dragão ao peito, distribuídos por quatro temporadas. Pepe, Ricardo Carvalho e Jorge Costa também tinham por hábito marcar. Pedro Emanuel é, aliás, a única exceção, uma vez que marcou apenas um golo em sete épocas no FC Porto.

A marca dos centrais

2011/12 41 9 Maicon e Rolando (3)
2010/11 58 12 Otamendi (6)
2009/10 51 15 Bruno Alves (8)
2008/09 52 6 Bruno Alves (6)
2007/08 46 3 Bruno Alves (2)
2006/07 50 6 Pepe (4)
2005/06 45 4 Pepe (3)
2004/05 46 6 Jorge Costa e Ricardo Costa (2)
2003/04 55 5 Ricardo Carvalho (3)
2002/03 53 3 Jorge Costa (2)


Foi assim...


Golo à Falcao

A fechar a primeira parte, Otamendi bateu pela primeira vez Artur. Foi numa segunda vaga do ataque do FC Porto, após um canto. Varela cruzou para a área, Varela não dominou bem a bola, que sobrou para o central. Este, "à ponta-de-lança" tirou as medidas à baliza e rematou em jeito fora do alcance do guardião.

Às três tabelas

No limite do fora de jogo, Otamendi acorreu a um ressalto e bateu de novo Artur, com o pé direito. Tudo começou num livre direto apontado por Hulk, o remate do Incrível sofre dois desvios seguidos nas pernas de Lima e de Alan e a bola segue calmamente para a esquerda, onde o central finalizou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: