terça-feira, 3 de abril de 2012

Trunfo dos jogos grandes já está pronto para Braga

Surpresa no treino de ontem: Djalma voltou a trabalhar com os restantes companheiros, e sem limitações aparentes, pelo que estará à disposição de Vítor Pereira para a importante deslocação a Braga. O internacional angolano conseguiu recuperar ainda antes do tempo previsto de uma rotura muscular sofrida na receção à Académica (10 de março), apresentando-se agora como uma alternativa credível para os seis jogos que ainda faltam disputar até ao final da época, a começar desde já pela visita de sábado a Braga.
Djalma é mesmo uma espécie de arma secreta de Vítor Pereira para estes grandes confrontos, uma vez que dos cinco jogos que realizou a titular no campeonato, quatro foram frente aos primeiros classificados: Benfica, Braga, Marítimo e Sporting (sobra apenas o Paços de Ferreira). Mas há mais, até porque Vítor Pereira também confiou no internacional angolano para os dois jogos decisivos da fase de grupos da Liga dos Campeões (Shakhtar Donestk e Zenit), naquelas que foram as únicas presenças de Djalma na equipa titular durante a participação europeia dos portistas.
Com o regresso de Djalma, Vítor Pereira ganha mais opções ofensivas e até... defensivas, uma vez que também o pode utilizar como lateral-direito numa situação de recurso. Já foi assim frente a Feirense, Marítimo e Benfica, e sempre numa altura em que o resultado era desfavorável ao FC Porto, que só não conseguiu inverter a situação frente à equipa de Santa Maria da Feira.

Opção inicial nos jogos a doer


FC Porto-Braga

Primeira vez a titular

Não deixa de ser uma curiosidade, mas a primeira titularidade de Djalma no campeonato aconteceu precisamente frente ao Braga, tendo Vítor Pereira relegado Varela para o banco de suplentes. Hulk foi o ponta-de-lança e James jogou sobre a esquerda. Cristian Rodríguez também foi utilizado, enquanto Iturbe, o outro extremo do plantel, ficou de fora.

FC Porto-Marítimo

Acabar na defesa

A receção ao Marítimo também se fez com Djalma a titular. Apesar de ter todos os extremos disponíveis (Varela, Rodríguez e Iturbe), Vítor Pereira voltou a apostar no angolano, que terminou o jogo a defesa-direito. Ainda com o resultado empatado, Djalma recuou no terreno para ocupar o lugar de Maicon. O FC Porto acabou por vencer.

Sporting-FC Porto

Apagado em Alvalade

Numa altura da época em que Vítor Pereira apostava em Hulk para o centro do terreno, Djalma voltou a ter a oportunidade de ser titular, desta vez em Alvalade (0-0). James começou o jogo no banco de suplentes por opção, tendo a aposta de Vítor Pereira recaído no angolano e em Rodríguez. Djalma acabaria substituído pelo colombiano.

Benfica-FC Porto

Recuar para dar a volta

Com Varela lesionado e James a regressar do México no dia do próprio jogo, mas já com Janko no centro do ataque, Vítor Pereira voltou a apostar em Djalma para o clássico da Luz. O angolano começou a partida no lado esquerdo do ataque, mas terminou-a no lado direito da defesa. E foi assim que o FC Porto deu a volta ao resultado..


Danilo continua afastado


Danilo está praticamente recuperado da lesão que o afastou da competição durante o último mês e meio, mas ainda continua afastado dos treinos no relvado com os restantes companheiros. A explicação é simples: o internacional brasileiro até já poderia regressar à competição em Braga, mas a importância do jogo, que será de máxima intensidade, deverá levar Vítor Pereira a resguardá-lo para a partida que se segue, a receção ao Beira-Mar. Ontem, e segundo a informação oficial, Danilo ainda trabalhou com limitações.


Fernando parou, mas recupera para sábado


Fernando foi o grande ausente no regresso do FC Porto ao trabalho depois da vitória frente ao Olhanense, tendo-se limitado a realizar tratamento a uma contusão na perna direita, informou o clube. Apesar da paragem, o médio vai recuperar para a partida de Braga, uma vez que a lesão anunciada não é grave. Aliás, Fernando lesionou-se durante a segunda parte do jogo com o Olhanense - e até foi assistido pela equipa médica do clube - sem que Vítor Pereira tivesse optado por o substituir, apesar de ainda não ter realizado as três alterações possíveis. No entanto, Fernando acabou o jogo com visíveis limitações físicas, que agora o obrigaram a parar no primeiro treino da semana que antecede a importante deslocação a Braga. O regresso ao relvado acontecerá nos próximos dias.


3 questões: João Pinto, Ex- jogador do FC Porto

"Sapu e Maicon devem jogar"


1 Considera que o jogo entre o Braga e o FC Porto pode ser decisivo para a definição do campeão nacional?

Não sei se será decisivo, mas vai ser, certamente, muito importante para a decisão do campeonato. Se o FC Porto ganhar, ficará com o caminho aberto para conquistar mais um título, embora ainda tenha jogos muito complicados pela frente.


2 Djalma está de regresso às opções de Vítor Pereira. Acredita que pode ser uma boa solução, até como uma opção a sair do banco para o lado direito da defesa?

Sinceramente, não sei. Parece-me que o Djalma é uma boa opção para a ala-direita ou para o ataque e é como avançado que ele deve ser olhado. No entanto, e tendo em conta as experiências já feitas durante esta época, concordo com a ideia de que pode ser utilizado como defesa-direito, mas apenas em último recurso e numa situação de desvantagem no marcador.


3 Em Braga, quem deve jogar no lado direito da defesa? Mantinha a aposta em Sapunaru ou voltava à opção por Maicon?

Para mim, se pudesse jogar, escolhia o Danilo... Mas não podendo, acredito que, neste momento, a defesa mais forte do FC Porto será com Sapunaru na direita, Álvaro Pereira na esquerda, e Maicon e Otamendi no centro. Por isso, acho que devem jogar os dois, com o Sapunaru na ala. Apesar disso, devo dizer que estou a falar de fora e não sei em que condições se encontram os jogadores, nem como têm treinado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: