quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO NORMAL GANHAR NA LUZ"


Sábado, às 19h, é tempo de clássico. O Benfica recebe o FC Porto Império Bonança, em encontro da 13.ª jornada do Campeonato nacional em que se discute a liderança da prova. O capitão Reinaldo Ventura fez a antevisão do encontro em superflash e sublinhou que a vitória é o objectivo, até porque os Dragões não perdem na Luz desde Janeiro de 2009.

Quais são as expectativas da equipa?
Sabemos que vai ser um jogo muito complicado mas temos a ambição de ganhar e passar para a frente do campeonato. Vamos fazer tudo por isso.

Há alguma estratégia especial planeada?
Vamos fazer o nosso jogo. Conhecemos bem o Benfica, sabemos que tem uma equipa muito forte e a vantagem de jogar em casa, mas queremos ir lá ganhar e sabemos como o conseguir.

O treinador do Benfica, Luís Sénica, disse que não há surpresas a esperar do FC Porto. Há margem para alguma surpresa?
Esperemos que não haja surpresas, porque nos últimos anos tem sido normal ganharmos lá. Se este ano conseguirmos isso mantém-se tudo como de costume.

Na época passada, o jogo (5-5) foi envolto em polémica, com um protesto do FC Porto que demorou muito tempo a resolver. Desta vez, a nomeação dos árbitros já provocou algumas reacções…
As questões de arbitragem têm de nos passar ao lado. Os dirigentes do FC Porto estão cá para as resolver, nós temos de nos preocupar com os jogadores da equipa adversária e o próprio jogo. O ideal é que ninguém dê pelos árbitros. Não foi isso que sucedeu o ano passado, mas esperamos que aconteça este ano.

A equipa quase não teve tempo para festejar a época do Natal…
Janeiro será um mês complicado, já sabíamos que não poderíamos ter muito descanso e que era necessário continuar a trabalhar. Esta é a nossa profissão, já sabíamos há algum tempo que ia ser assim e estávamos preparados para isso.

Querem jogar 50 minutos?
Sim, como sempre. Não quero falar muito da arbitragem, acho que os jogadores não o devem fazer. Acima de tudo, queremos ganhar.

As duas equipas estão muito diferentes face ao ano passado?
O valor das equipas mantém-se o mesmo, na minha opinião. O Benfica está forte e bem organizado; nós temos vários jogadores novos, que ainda estão em fase de adaptação, mas que jogam num grande clube e nestes jogos é que têm de mostrar o que valem.


in "fcp.pt"

Tozé e Dellatorre chamados ao treino

JOVENS DA EQUIPA B ÀS ORDENS DE VÍTOR PEREIRA


A presença de Tozé e de Dellatorre, da equipa B, foi a principal novidade do treino de hoje do FC Porto, no Olival, inserido na preparação do jogo com o Nacional, da 13.ª jornada da Liga.

O treinador Vítor Pereira chamou o médio Tozé e o avançado Dellatorre para colmatar várias ausências no plantel dos dragões, entre as quais as de Iturbe, ao serviço da seleção sub-20 da Argentina, e dos condicionados Kléber, Maicon e Miguel Lopes.

O avançado colombiano James Rodríguez integrou o treino dos de forma condicionada, tal como o defesa brasileiro Maicon, que realizou ainda trabalho de ginásio com Miguel Lopes, e Kléber esteve apenas em tratamento.

O plantel dos bicampeões nacionais volta a trabalhar pelas 10:30 de sexta-feira, "à porta fechada", no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. No final da sessão, Vítor Pereira divulgará a lista de convocados.

O FC Porto, segundo classificado da Liga, com menos três pontos e menos um jogo do que o líder, o Benfica, recebe o Nacional pelas 20:30 de sábado, no Dragão, em jogo da 13.ª jornada.

in "record.pt"

FC Porto "surpreendido" com nomeação de árbitros para Luz


Clássico de sábado vai ter o mesmo árbitro do jogo que valeu o título ao Benfica e os portistas protestaram
O FC Porto reagiu ontem à nomeação dos árbitros para o jogo de sábado, na Luz. Rui Torres e Rego Lamela foram escolhidos para apitar o primeiro Benfica-FC Porto da época, levando o team manager portista, Franklim Pais, a declarar: "Estamos surpreendidos com a nomeação, atendendo à circunstância de um dos árbitros [Rui Torres] ter apitado o Benfica-FC Porto que resultou no protesto da última época e de outro [Rego Lamela] ter arbitrado já cinco vezes o Benfica esta época." 

Salvaguardando a qualidade dos juízes chamados a dirigir a partida que se vai realizar sábado, pelas 19 horas, no pavilhão Império Bonança, Franklim Pais frisou: "Não está em causa o valor dos árbitros, que são internacionais; alertamos apenas para o critério da nomeação."

Recorde-se que, no final da época passada, o FC Porto protestou (sem provimento) o jogo da Luz, da 29ª jornada, alegando irregularidades na interrupção do penálti e no cartão azul mostrado a Reinaldo Ventura, defendendo ainda que o jogo teve menos 42 segundos, por o cronómetro não ter sido parado com a partida interrompida

in "ojogo.pt"

Fucile: «Claro que gostava de ficar no FC Porto»


Terminado o contrato de empréstimo ao Santos, Jorge Fucile está de regresso a Portugal e ao FC Porto. Sem garantias quanto ao futuro imediato, o internacional uruguaio não esconde o desejo pessoal.
«Claro que gostava de ficar no FC Porto», disse Fucile, citado pelo jornal Record, esta quinta-feira.
O defesa, de 28 anos, deixou os dragões na época passada para jogar no «Peixe», mas regressa agora à Invicta para tentar convencer Vítor Pereira a conceder-lhe uma vaga no plantel azul e branco.
Contudo, a permanência do uruguaio prevê-se pouco provável, sendo que Fucile está a ser «negociado» com o Sporting como possível «moeda de troca» na transferência de Marat Izmailov para o Dragão.
A possibilidade de Fucile rumar a Alvalade tem ganho mais consistência nos últimos dias face à recusa de Miguel Lopes em mudar-se para o clube verde e branco.
in "zerozero.pt"

De Lisboa para o Dragão sem passar por uma casa de partida

Izmailov pode ser o 10.º a trocar a Segunda Circular pelo FC Porto desde que Yuran e Kulkov o fizeram em 1994


O negócio de Marat Izmailov continua por concretizar. Dragões e leões ainda não encontraram o pacote perfeito para realizar a troca de jogadores e o tempo corre contra o FC Porto, especialmente com a possibilidade de entrarem clubes estrangeiros dispostos a simplificar a negociação com uma oferta que envolva apenas dinheiro. O brasileiro Walter admitiu ontem ao Maisfutebol que aceitava o Sporting “de bom grado”, mas salientou que nada sabe sobre uma eventual troca, pelo que tudo não passa de especulação neste momento.
Se o acordo ficar fechado até ao final da semana, o médio russo tornar-se-á o décimo jogador a trocar a Segunda Circular directamente pelo FC Porto, sem qualquer clube como intermediário, desde que a dupla de compatriotas (Yuran e Kulkov) o fez em 1994. Pinto da Costa habituou-se a recrutar em Lisboa, embora sempre em moldes diferentes: negócios de cavalheiros com o Sporting e aproveitamento de jogadores em final de contrato no caso do Benfica.
01 PEDRO HENRIQUES Abandonou o Benfica no Verão de 1997, mas António Oliveira não lhe deu oportunidades nas Antas. Saiu durante a época para o V. Setúbal.
02 COSTINHA Veio de Alvalade em 1997/1998 incluído numa troca de jogadores (Peixe imitou-o, enquanto Bino e Rui Jorge rumaram ao Sporting). O FC Porto vivia uma crise de guarda-redes mas a solução não passou por ele. Em duas épocas jogou os minutos suficientes para dizer que foi bicampeão.
03 PEIXE Chegou com Costinha. O melhor jogador do Mundial sub-20 em 1991 estava em queda e no FC Porto não foi diferente. Foi opção irregular com Fernando Santos e saiu por empréstimo para o Alverca em 2001 depois de alguns problemas disciplinares.
04 JANKAUSKAS Disse que o Benfica era uma religião mas em 2002 assinou pelo FC Porto. Com Mourinho conquistou tudo o que tinha para ganhar em duas épocas. Saiu para o Nice em 2004.
05 MANICHE Uma das jóias da coroa. Mourinho trouxe-o da equipa B do Benfica e o resto é conhecido. Tornou-se um dos melhores médios portugueses e o Dínamo Moscovo pagou 16 milhões de euros por ele em 2005.
06 RICARDO FERNANDES O Sporting en-viou-o em 2003 por troca com Clayton. O médio jogou pouco mas venceu campeonato e Liga dos Campeões. Pelo meio ouviu Mourinho criticar os leões por terem deixado sair um jogador com tanto talento. Em 2004 foi para Coimbra.
07 SOKOTA Podia ter sido como Maniche, mas depois da equipa B das águias passou dois anos quase sempre lesionado. Em 2006 foi para o Dínamo Zagreb.
08 DIOGO VIANA Formado no Sporting, foi envolvido no negócio de Hélder Postiga. Ainda era júnior e só jogou na Taça da Liga antes de ir para a Holanda.
09 RODRÍGUEZ Sete milhões de euros transferiram o Cebola do PSG para o FC Porto via Benfica. Fez uma boa primeira época mas foi desaparecendo do esquema até sair para o Atl. Madrid, em 2012.
10 JOÃO MOUTINHO Este sim, foi o novo Maniche, embora Pinto da Costa tenha pago 11 milhões de euros ao Sporting.
in "ionline.pt"

Kadú à espera de comunicação sobre o Sporting


Kadú, 18 anos, guarda-redes do FC Porto, ainda não recebeu qualquer comunicação oficial por parte da SAD portista de que se poderá transferir para Alvalade incluído no ingresso de Izmailov nos dragões. 

«Ainda nada nos disseram sobre o eventual interesse do Sporting em Kadú. Por enquanto, o que sabemos é pelos jornais. Nada há de oficial», disse o representante do jogador, Luís Alves, em declarações a A BOLA. 

«Kadú sente-se feliz no FC Porto e é muito bem tratado por toda a gente. É lógico que Jesualdo Ferreira o conhece bem, pois treinou-o, mas não sei se algo se concretizará», adiantou.

Kadú é um dos nomes que está em cima da mesa para trocar o FC Porto pelo Sporting, tal como Miguel Lopes, enquanto Izmailov fará o caminho inverso.

O guarda-redes joga habitualmente pelos juniores dos dragões, mas é o terceiro keeper da equipa principal, estatuto que se mantém desde a época passada, na qual alinhou em dois encontros — Pero Pinheiro para a Taça de Portugal e Rio Ave para a Liga.

Para já, o único dado adquirido é que o russo, 30 anos, representará os dragões nos próximos tempos, provavelmente por três épocas e meia. 

No entanto, ainda existem algumas dúvidas quanto a todos os contornos do negócio, liderado pelos presidentes dos dois clubes, Godinho Lopes e Pinto da Costa.


in "abola.pt"

Emídio Rafael pode mudar-se para Braga


Emídio Rafael, que está em final de contrato com o FC Porto, pode mudar-se este mês para o SC Braga. 

O lateral-esquerdo encontra-se há cerca de dois anos sem competir, devido a uma fratura do perónio e rotura do ligamento da perna esquerda, mas isso não afasta o desejo dos minhotos em receber o futebolista. 

O treinador André Villas Boas tinha Rafael bem referenciado e era apreciador das qualidades do lateral nos tempos em que orientou a Académica, por isso, quando passou a treinar o FC Porto fez questão de contar com ele. Só que o azar perseguiu o futebolista de tal forma que só realizou 11 jogos oficiais ao serviço dos dragões.

A 29 de janeiro de 2011, frente ao Gil Vicente, para a Taça da Liga, e quando parecia estar a afirmar-se na equipa, Emídio Rafael lesionou-se com gravidade, tendo de ser operado para corrigir os múltiplos problemas sofridos. 

A recuperação prolongou-se no tempo, sofrendo avanços e recuos num processo que teve o seu ponto final no passado mês de novembro, quando voltou a treinar-se isento de qualquer limitação.

Depois de ter estado quase dois anos sem competir, aquilo que o defesa mais deseja é voltar ao ativo e isso será extremamente difícil se prosseguir no FC Porto.

É exatamente neste quadro que surge a possibilidade de mudar-se para o SC Braga, clube que vai perder Elderson para o CAN e que também pode ver Ismaily rumar a outras paragens.

Os primeiros contactos junto de Ulisses Santos, empresário de Emídio Rafael, estão feitos. 

Além do portista, os minhotos estão muito perto de garantir o estorilista Jefferson, mas isso não invalida a aquisição de outro defesa-esquerdo.


in "abola.pt"

F.C. Porto e Grémio: negociação «delicada e complexa» por Souza


Médio brasileiro não está interessado em voltar ao Dragão


A vontade de Souza é clara: o médio ainda ligado ao F.C. Porto pretende continuar a jogar no Grémio. O problema é que a excelente temporada feita em 2012 disparou o preço do seu passe. É por isso que as negociações entre os clubes estão a ser «delicadas e complexas». 

Os adjetivos são escolhidos por Rui Costa, diretor executivo do emblema de Porto Alegre. Ao Maisfutebol, o dirigente revela, ainda assim, um otimismo «enorme», até pelas «excelentes relações» mantidas pelas partes «ao longo dos últimos anos», desde «a venda do Anderson». 

Menos confortável com toda a situação está Souza. Contatado pelo nosso jornal, o médio passou de recetivo a incomunicável em poucos segundos. «Fui aconselhado a não me pronunciar sobre o tema, de forma a não prejudicar as conversações», disse o médio de 23 anos. 

O desejo do atleta tem sido, porém, transmitido regularmente à imprensa brasileira. Não tem vontade nenhuma de voltar ao futebol português e até se dispõe «a viajar para o Porto» de forma a participar diretamente nas reuniões. 

«Não vai ser fácil mas, se adequarmos o acordo financeiro à nossa realidade, pode haver um final feliz. Não tenho falado com Souza, mas é atleta do Porto e provavelmente terá mesmo de ir para Portugal nesta fase», acrescentou Rui Costa. 

«O Souza fez um ano bom [33 jogos, 2 golos no Brasileirão], valorizou-se e isso está a ser levado em consideração pelo Porto, naturalmente». 

Atento a tudo isto está o Internacional, vizinho e maior rival do Grémio. 

«O Souza é um jogador que se encaixa nas características que procuramos. Se o Grémio desistir do negócio, poderemos analisar a sua contratação», anunciou Luís Moura, diretor do futebol do Inter. 

O empréstimo de Souza ao Grémio expirou a 31 de dezembro. O F.C. Porto pediu 10 milhões pela venda, escrevem os jornais brasileiros. O Grémio oferece três milhões por metade do passe. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Queremos retribuir o carinho dos adeptos»


Técnico portista garante que proximidade do clássico não terá influência no jogo com o Nacional


F.C. Porto e Nacional vão defrontar-se pela terceira vez esta época, no próximo sábado. Depois dos duelos para a Taça de Portugal e para a Taça da Liga, as duas equipas defrontam-se para a Liga, agora no Estádio do Dragão. Pela experiência anterior, Vítor Pereira não espera um adversário excessivamente cauteloso.

«O conhecimento aumentou, pois já jogámos duas vezes com eles. Isso pode trazer um ou outro dado novo. É preciso ter isso bem presente. O Nacional é uma equipa com qualidade individual e não estou a ver o Nacional vir só para defender. Tem um treinador que gosta que a sua equipa faça golos, que pratique um futebol positivo», afirmou o técnico, em conferência de imprensa.

O clássico com o Benfica, marcado para a ronda seguinte, não terá influência, garante Vítor Pereira.

«Espero um Nacional com qualidade. Termos jogado duas vezes com eles aumenta as dificuldades e temos de estar preparados. Teríamos sempre de vencer, fosse antes do clássico ou não», acrescentou. 

O treinador do F.C. Porto quer vencer a formação madeirense para retribuir o carinho dos adeptos. Recorde-se que, no primeiro treino do ano, estiveram 14 mil pessoas nas bancadas do Estádio do Dragão. «Temos de estar preparados para vencer, com qualidade e com entrejuda e com caráter, e com ajuda da nossa massa associativa, que ainda no primeiro dia do ano deu um sinal de estar connosco.»

«Foi uma demonstração de carinho que mexeu connosco. É bom retribuirmos esse carinho no jogo com o Nacional. Com eles, como equipa, todos juntos, conseguiremos ultrapassar o Nacional», concluiu.

Neste fim-de-semana, o Benfica visita o reduto do Estoril. Curiosamente, um recinto onde o F.C. Porto sentiu tremendas dificuldades e onde garantiu apenas um empate, para a Taça da Liga.

«O Estoril é uma equipa organizada e tem um campo difícil, mas não posso controlar os jogos dos adversários. Tenho é de pensar no nosso, sabendo que não podem existir facilitismos nesta altura», frisou Vítor Pereira.

O que diz Vítor Pereira sobre Izmailov e Miguel Lopes?

Lateral é pretendido pelo Sporting no negócio pelo russo, termina contrato e não tem sido convocado


Izmailov. Vítor Pereira reforçou o direito de não falar sobre jogadores de outros clubes. De qualquer forma, o nome poderia ser perfeitamente desmentido pelo treinador do F.C. Porto. Não o foi. A hipótese está em cima da mesa. 

«Izmailov não é nosso jogador, não vou falar sobre os que cá não estão. O Izmailov está no Sporting, não vou fazer qualquer comentários», começou por dizer.

Perante a natural insistência dos jornalistas, Vítor Pereira foi repetindo a ideia, sempre com respeito mútuo. «Nos jornais há jogadores que já saíram e outros que já entraram. Não posso falar de jogadores de outros clubes, seria falta de respeito para com os outros clubes e os adeptos dos outros clubes. Só posso falar dos que cá estão.»

Durante a conversa com a imprensa, no Olival, o técnico azul e branco foi ainda confrontado com o tema Miguel Lopes. O lateral é desejado pelo Sporting como moeda de troca no negócio Izmailov e não joga desde 30 de novembro.

Titular na despedida da Taça de Portugal, frente ao Sp. Braga, Miguel Lopes passou entretanto para o banco de suplentes. Nos últimos dois jogos, saiu das convocatórias. Isto numa altura crucial para a renovação ou não do contrato, que termina no final da temporada. 

«O Miguel Lopes está entregue ao departamento médico», disse Vítor Pereira, falando de uma lesão sofrida nesta terça-feira. «Não foi chamado nos últimos dois jogos? Quem faz as convocatórias sou eu, dependente do que acho ser o mais pertinente para os jogos em questão. Não acho que tenha de justificar cada opção que tomar», rematou o treinador.

«Mercado? Tive muitos mais problemas no ano passado»

Vítor Pereira diz-se tranquilo: «Tenho neste momento uma equipa focada, com objetivos claros»


A primeira conferência de imprensa de 2013 incidiu sobre um tema incontornável: a abertura do mercado de transferências. O F.C. Porto deve registar um par de mudanças no plantel durante as próximas semanas, embora Vítor Pereira evite comentar nomes. 

«As transferências são situações trabalhadas no clube. Se acontecer, são coisas que não podem ser tratadas na praça pública. Estou muito satisfeito com o plantel, desde que estejam todos em condições, sem lesões. Poderá acontecer algo, se o mercado o permitir», admitiu o técnico portista.

Vítor Pereira garante estar mais tranquilo que na época passada, por exemplo. «Já tenho a experiência do ano passado. Neste momento, estou perante as notícias de jornais e a informação de forma diferente. Percebo que é preciso vender. A especulação faz parte desta máquina que é o futebol.»

Embora fale em especulação, o treinador do F.C. Porto admitiu que alguns jogadores perderam a concentração em janeiro de 2012, face ao assédio de outros emblemas. «No ano passado, tive muitos mais problemas do que nesta altura. Havia muita gente que tinha expectativas muito altas nesta altura.»

«Tenho neste momento uma equipa focada, com objetivos claros, e neste momento não sinto as influências no mercado. No ano passado senti isso de forma exagerada, nesta altura não o sinto», concluiu Vítor Pereira.


Porto sem três avançados: «Neste momento, é curto»

Vítor Pereira privado de Kléber, Iturbe e Atsu..


Vítor Pereira admite o que o setor ofensivo terá poucas soluções ao longo do mês de janeiro, se não chegarem reforços. Para além do lesionado Kléber, o técnico do F.C. Porto não poderá contar com Iturbe, que está na Argentina com a seleção sub-20, nem com Christian Atsu, que vai representar o Gana na CAN 2013.

Atsu junta-se neste final da semana à sua seleção. Sobram os três titulares (Varela, James e Jackson) e Kelvin, para além do eventual recurso à equipa B. «Neste momento, é curto, pela lesão do Kléber, pela ida do Atsu para a CAN e pela ida do Iturbe à seleção. Isso aí são factos, eram soluções que tínhamos e deixamos de ter. Mas é pontual», frisa.

«A lesão do Kléber, pelo que me dizem, não parece ser tão grave como aquilo que querem fazer parecer. O Kelvin é um jogador de qualidade e temos a possibilidade de recorrer à equipa B. Há jogadores que estão a aparecer e também temos vontade de os integrar», acrescenta Vítor Pereira.

Durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, o técnico do F.C. Porto deixou apenas uma certeza: não sente necessidade de contar com mais um ponta-de-lança. Isto apesar de Jackson ter sentido problemas físicos no reduto do Estoril (Varela alinhou no centro do ataque durante a etapa complementar).

«O F.C. Porto neste momento tem o Kléber, mas está lesionado. No jogo com o Estoril, sentimos que o Jackson estava condicionado e não quisemos arriscar. Mais um avançado? Julgo que não. Dois pontas-de-lança chegam no plantel, até porque podemos recorrer à equipa B», disse Vítor Pereira.

O plantel deverá registar um par de entradas (Izmailov e Mauro Caballero, jovem avançado paraguaio, são fortes possibilidades, enquanto Iturbe tem via aberta para a saída temporária). «Se houver necessidade de um ou outro ajustamento pontual, admito que isso possa acontecer. Mas estou muito satisfeito com o plantel», concluiu o técnico.

in "maisfutebol.iol.pt"

SAD não abdica de contrapartidas por Izma


Corre risco de se arrastar pelo mês de Janeiro a operação que poderá levar Marat Izmailov de Alvalade para o Dragão. Os leões querem jogadores do FC Porto em troca.
Ainda não existe uma plataforma de entendimento entre as partes envolvidas, uma vez que a Sporting SAD continua a manter-se firme: para deixar sair o Czar, com o qual mantém mais ano e meio de contrato, os azuis e brancos terão de apresentar contrapartidas, na circunstância, dar jogadores em troca.

Ao que O JOGO apurou, os leões ainda não desistiram de assegurar o concurso de Miguel Lopes, um jogador com mercado, dispendioso, mas capaz de assegurar as funções de defesa-lateral em qualquer dos flancos. E não se pode esquecer que os verdes e brancos pretendem ainda um segundo jogador, no caso o promissor guardião angolano Kadú, tido como um jogador capaz de garantir o futuro numa baliza que é pertença de Rui Patrício. 

in "ojogo.pt"