quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

De Lisboa para o Dragão sem passar por uma casa de partida

Izmailov pode ser o 10.º a trocar a Segunda Circular pelo FC Porto desde que Yuran e Kulkov o fizeram em 1994


O negócio de Marat Izmailov continua por concretizar. Dragões e leões ainda não encontraram o pacote perfeito para realizar a troca de jogadores e o tempo corre contra o FC Porto, especialmente com a possibilidade de entrarem clubes estrangeiros dispostos a simplificar a negociação com uma oferta que envolva apenas dinheiro. O brasileiro Walter admitiu ontem ao Maisfutebol que aceitava o Sporting “de bom grado”, mas salientou que nada sabe sobre uma eventual troca, pelo que tudo não passa de especulação neste momento.
Se o acordo ficar fechado até ao final da semana, o médio russo tornar-se-á o décimo jogador a trocar a Segunda Circular directamente pelo FC Porto, sem qualquer clube como intermediário, desde que a dupla de compatriotas (Yuran e Kulkov) o fez em 1994. Pinto da Costa habituou-se a recrutar em Lisboa, embora sempre em moldes diferentes: negócios de cavalheiros com o Sporting e aproveitamento de jogadores em final de contrato no caso do Benfica.
01 PEDRO HENRIQUES Abandonou o Benfica no Verão de 1997, mas António Oliveira não lhe deu oportunidades nas Antas. Saiu durante a época para o V. Setúbal.
02 COSTINHA Veio de Alvalade em 1997/1998 incluído numa troca de jogadores (Peixe imitou-o, enquanto Bino e Rui Jorge rumaram ao Sporting). O FC Porto vivia uma crise de guarda-redes mas a solução não passou por ele. Em duas épocas jogou os minutos suficientes para dizer que foi bicampeão.
03 PEIXE Chegou com Costinha. O melhor jogador do Mundial sub-20 em 1991 estava em queda e no FC Porto não foi diferente. Foi opção irregular com Fernando Santos e saiu por empréstimo para o Alverca em 2001 depois de alguns problemas disciplinares.
04 JANKAUSKAS Disse que o Benfica era uma religião mas em 2002 assinou pelo FC Porto. Com Mourinho conquistou tudo o que tinha para ganhar em duas épocas. Saiu para o Nice em 2004.
05 MANICHE Uma das jóias da coroa. Mourinho trouxe-o da equipa B do Benfica e o resto é conhecido. Tornou-se um dos melhores médios portugueses e o Dínamo Moscovo pagou 16 milhões de euros por ele em 2005.
06 RICARDO FERNANDES O Sporting en-viou-o em 2003 por troca com Clayton. O médio jogou pouco mas venceu campeonato e Liga dos Campeões. Pelo meio ouviu Mourinho criticar os leões por terem deixado sair um jogador com tanto talento. Em 2004 foi para Coimbra.
07 SOKOTA Podia ter sido como Maniche, mas depois da equipa B das águias passou dois anos quase sempre lesionado. Em 2006 foi para o Dínamo Zagreb.
08 DIOGO VIANA Formado no Sporting, foi envolvido no negócio de Hélder Postiga. Ainda era júnior e só jogou na Taça da Liga antes de ir para a Holanda.
09 RODRÍGUEZ Sete milhões de euros transferiram o Cebola do PSG para o FC Porto via Benfica. Fez uma boa primeira época mas foi desaparecendo do esquema até sair para o Atl. Madrid, em 2012.
10 JOÃO MOUTINHO Este sim, foi o novo Maniche, embora Pinto da Costa tenha pago 11 milhões de euros ao Sporting.
in "ionline.pt"

Sem comentários: