quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vítor Pereira: «Queremos retribuir o carinho dos adeptos»


Técnico portista garante que proximidade do clássico não terá influência no jogo com o Nacional


F.C. Porto e Nacional vão defrontar-se pela terceira vez esta época, no próximo sábado. Depois dos duelos para a Taça de Portugal e para a Taça da Liga, as duas equipas defrontam-se para a Liga, agora no Estádio do Dragão. Pela experiência anterior, Vítor Pereira não espera um adversário excessivamente cauteloso.

«O conhecimento aumentou, pois já jogámos duas vezes com eles. Isso pode trazer um ou outro dado novo. É preciso ter isso bem presente. O Nacional é uma equipa com qualidade individual e não estou a ver o Nacional vir só para defender. Tem um treinador que gosta que a sua equipa faça golos, que pratique um futebol positivo», afirmou o técnico, em conferência de imprensa.

O clássico com o Benfica, marcado para a ronda seguinte, não terá influência, garante Vítor Pereira.

«Espero um Nacional com qualidade. Termos jogado duas vezes com eles aumenta as dificuldades e temos de estar preparados. Teríamos sempre de vencer, fosse antes do clássico ou não», acrescentou. 

O treinador do F.C. Porto quer vencer a formação madeirense para retribuir o carinho dos adeptos. Recorde-se que, no primeiro treino do ano, estiveram 14 mil pessoas nas bancadas do Estádio do Dragão. «Temos de estar preparados para vencer, com qualidade e com entrejuda e com caráter, e com ajuda da nossa massa associativa, que ainda no primeiro dia do ano deu um sinal de estar connosco.»

«Foi uma demonstração de carinho que mexeu connosco. É bom retribuirmos esse carinho no jogo com o Nacional. Com eles, como equipa, todos juntos, conseguiremos ultrapassar o Nacional», concluiu.

Neste fim-de-semana, o Benfica visita o reduto do Estoril. Curiosamente, um recinto onde o F.C. Porto sentiu tremendas dificuldades e onde garantiu apenas um empate, para a Taça da Liga.

«O Estoril é uma equipa organizada e tem um campo difícil, mas não posso controlar os jogos dos adversários. Tenho é de pensar no nosso, sabendo que não podem existir facilitismos nesta altura», frisou Vítor Pereira.

O que diz Vítor Pereira sobre Izmailov e Miguel Lopes?

Lateral é pretendido pelo Sporting no negócio pelo russo, termina contrato e não tem sido convocado


Izmailov. Vítor Pereira reforçou o direito de não falar sobre jogadores de outros clubes. De qualquer forma, o nome poderia ser perfeitamente desmentido pelo treinador do F.C. Porto. Não o foi. A hipótese está em cima da mesa. 

«Izmailov não é nosso jogador, não vou falar sobre os que cá não estão. O Izmailov está no Sporting, não vou fazer qualquer comentários», começou por dizer.

Perante a natural insistência dos jornalistas, Vítor Pereira foi repetindo a ideia, sempre com respeito mútuo. «Nos jornais há jogadores que já saíram e outros que já entraram. Não posso falar de jogadores de outros clubes, seria falta de respeito para com os outros clubes e os adeptos dos outros clubes. Só posso falar dos que cá estão.»

Durante a conversa com a imprensa, no Olival, o técnico azul e branco foi ainda confrontado com o tema Miguel Lopes. O lateral é desejado pelo Sporting como moeda de troca no negócio Izmailov e não joga desde 30 de novembro.

Titular na despedida da Taça de Portugal, frente ao Sp. Braga, Miguel Lopes passou entretanto para o banco de suplentes. Nos últimos dois jogos, saiu das convocatórias. Isto numa altura crucial para a renovação ou não do contrato, que termina no final da temporada. 

«O Miguel Lopes está entregue ao departamento médico», disse Vítor Pereira, falando de uma lesão sofrida nesta terça-feira. «Não foi chamado nos últimos dois jogos? Quem faz as convocatórias sou eu, dependente do que acho ser o mais pertinente para os jogos em questão. Não acho que tenha de justificar cada opção que tomar», rematou o treinador.

«Mercado? Tive muitos mais problemas no ano passado»

Vítor Pereira diz-se tranquilo: «Tenho neste momento uma equipa focada, com objetivos claros»


A primeira conferência de imprensa de 2013 incidiu sobre um tema incontornável: a abertura do mercado de transferências. O F.C. Porto deve registar um par de mudanças no plantel durante as próximas semanas, embora Vítor Pereira evite comentar nomes. 

«As transferências são situações trabalhadas no clube. Se acontecer, são coisas que não podem ser tratadas na praça pública. Estou muito satisfeito com o plantel, desde que estejam todos em condições, sem lesões. Poderá acontecer algo, se o mercado o permitir», admitiu o técnico portista.

Vítor Pereira garante estar mais tranquilo que na época passada, por exemplo. «Já tenho a experiência do ano passado. Neste momento, estou perante as notícias de jornais e a informação de forma diferente. Percebo que é preciso vender. A especulação faz parte desta máquina que é o futebol.»

Embora fale em especulação, o treinador do F.C. Porto admitiu que alguns jogadores perderam a concentração em janeiro de 2012, face ao assédio de outros emblemas. «No ano passado, tive muitos mais problemas do que nesta altura. Havia muita gente que tinha expectativas muito altas nesta altura.»

«Tenho neste momento uma equipa focada, com objetivos claros, e neste momento não sinto as influências no mercado. No ano passado senti isso de forma exagerada, nesta altura não o sinto», concluiu Vítor Pereira.


Porto sem três avançados: «Neste momento, é curto»

Vítor Pereira privado de Kléber, Iturbe e Atsu..


Vítor Pereira admite o que o setor ofensivo terá poucas soluções ao longo do mês de janeiro, se não chegarem reforços. Para além do lesionado Kléber, o técnico do F.C. Porto não poderá contar com Iturbe, que está na Argentina com a seleção sub-20, nem com Christian Atsu, que vai representar o Gana na CAN 2013.

Atsu junta-se neste final da semana à sua seleção. Sobram os três titulares (Varela, James e Jackson) e Kelvin, para além do eventual recurso à equipa B. «Neste momento, é curto, pela lesão do Kléber, pela ida do Atsu para a CAN e pela ida do Iturbe à seleção. Isso aí são factos, eram soluções que tínhamos e deixamos de ter. Mas é pontual», frisa.

«A lesão do Kléber, pelo que me dizem, não parece ser tão grave como aquilo que querem fazer parecer. O Kelvin é um jogador de qualidade e temos a possibilidade de recorrer à equipa B. Há jogadores que estão a aparecer e também temos vontade de os integrar», acrescenta Vítor Pereira.

Durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, o técnico do F.C. Porto deixou apenas uma certeza: não sente necessidade de contar com mais um ponta-de-lança. Isto apesar de Jackson ter sentido problemas físicos no reduto do Estoril (Varela alinhou no centro do ataque durante a etapa complementar).

«O F.C. Porto neste momento tem o Kléber, mas está lesionado. No jogo com o Estoril, sentimos que o Jackson estava condicionado e não quisemos arriscar. Mais um avançado? Julgo que não. Dois pontas-de-lança chegam no plantel, até porque podemos recorrer à equipa B», disse Vítor Pereira.

O plantel deverá registar um par de entradas (Izmailov e Mauro Caballero, jovem avançado paraguaio, são fortes possibilidades, enquanto Iturbe tem via aberta para a saída temporária). «Se houver necessidade de um ou outro ajustamento pontual, admito que isso possa acontecer. Mas estou muito satisfeito com o plantel», concluiu o técnico.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: