domingo, 29 de abril de 2012

Christian Atsu: «Sinto que ajudei o F.C. Porto»


Extremo ganês deliciado com o golo marcado ao Benfica


Christian Atsu, jogador emprestado pelo F.C.Porto ao Rio Ave, em declarações aos jornalistas após o empate 2-2 frente ao Benfica:

«O meu golo foi importante para mim, para o Rio Ave e para o F.C. Porto. Estou muito feliz por marcar ao Benfica, uma grande equipa. Não sei como vai ser o meu futuro,mas sinto que ajudei o F.C. Porto. Tenho mais dois anos de contrato e o meu desejo é poder jogar lá.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Jogadores rejubilam com título nacional



CELEBRAM CONQUISTA NAS REDES SOCIAIS



Vários jogadores do FC Porto utilizaram as redes sociais para partilhar a sua alegria pela conquista do 26.º título de campeão nacional, depois do empate do Benfica em Vila do Conde, por 2-2, diante do Rio Ave.

"Muito feliz por ter conquistado mais um título na minha carreira. Estou agradecido a Deus por estar a desfrutar este momento", comentou James Rodríguez (@jamesdrodriguez).

O avançado Marc Janko (@JankoMarc) limitou-se a escrever "CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!", acrescentando uma imagem com uma mensagem em inglês.

Já o brasileiro Danilo (@daaniloluiz) escreveu "Aleeeez Porto aleeeez! Obrigado meu Deus por mais esse titulo! Boraa comemoraaaar!".

Por fim, Steven Defour (@steven_defour35) também se limitou a partilhar um simples "Campeoessssss!!!!!".

in "record.pt"

F.C. PORTO É O CAMPEÃO NACIONAL 2011/12



O F.C. Porto é o campeão nacional 2011/12.



A equipa de Vítor Pereira tem agora seis pontos de avanço sobre os «encarnados». Como o F.C. Porto tem vantagem no confronto direto com o Benfica, o título está entregue.

O Benfica entrou nesta jornada a quatro pontos do líder, mas o empate em Vila do Conde deixou o F.C. Porto com seis de avanço. Ou seja, campeão.




FC Porto: 26º campeonato para os dragões

19º para o presidente Pinto da Costa


O FC Porto venceu o 26º título de campeão da história do clube, depois do empate do Benfica com o Rio Ave, nesta noite em Vila do Conde.


Os azuis e brancos estão, assim, a seis títulos de igualar o Benfica, que tem 32 campeonatos/ligas nacionais.

É também o 19º título de campeão para o presidente Pinto da Costa e a 13ª vez que o FC Porto conseguiu defender o título, ou seja, conseguiu revalida-lo.

FC Porto: Vítor Pereira é 16º treinador campeão


Primeiro título para o técnico, que é o oitavo português a vencer pelo clube azul e branco

Vítor Pereira tornou-se no 16º treinador a sagrar-se campeão pelo FC Porto. É ainda o oitavo português a consegui-lo. Artur Jorge e Jesualdo Ferreira mantêm-se como os técnico com mais campeonatos nacionais pelos portistas: têm três cada um, embora Jesualdo Ferreira os tenha ganho de forma consecutiva.


Para Vítor Pereira, este é o primeiro título de uma carreira que começou na Sanjoanense, passou pelo Sp. Espinho e ainda pelo Santa Clara, antes de chegar ao FC Porto como adjunto de André Villas-Boas, técnico ao qual sucedeu.

Treinadores campeões pelo FC Porto:

Artur Jorge (3)
Jesualdo Ferreira (3)
António Oliveira (2)
Bobby Robson (2)
Carlos Alberto Silva (2)
José Maria Pedroto (2)
José Mourinho (2)
Mihaly Siska (2)
Bela Guttmann (1)
Otto Bumbel (1)
Tomislav Ivic (1)
Co Adriaanse (1)
Dorival Yustrich (1)
Fernando Santos (1)
André Villas-Boas (1)
Vítor Pereira (1)

FC Porto: Falcao também é campeão


No total, há 28 jogadores que já podem receber faixa

Radamel Falcao também se sagrou campeão pelo FC Porto, neste domingo, devido ao empate do Benfica em Vila do Conde. O colombiano é um dos 28 jogadores que ganham o título e escusado será dizer que Falcao é o campeão com menos minutos até ao momento.


O avançado do Atl. Madrid jogou 22 minutos em Guimarães, na primeira jornada e, por isso, tem direito a faixa. Outro jogador que saiu no início da época foi Ruben Micael que, com 38 minutos nessa mesma partida do D. Afonso Henriques entra na lista de campeões.

Apenas um jogador foi totalista, até ao momento: Helton. Do plantel principal, há dois jogadores que ainda não atuaram, precisamente os suplentes do brasileiro, Bracalli e Kadu.
Eis a lista:

Helton
Jogos: 28
Titular: 28
Minutos: 2520
Golos: 0

Fucile
Jogos: 7
Titular: 7
Minutos: 630
Golos: 0

Danilo
Jogos: 4
Titular: 1
Minutos: 194
Golos: 0

Maicon
Jogos: 19
Titular: 19
Minutos: 1676
Golos: 3

Alvaro Pereira
Jogos: 22
Titular: 22
Minutos: 1940
Golos: 1

Rolando
Jogos: 25
Titular: 23
Minutos: 2020
Golos: 1

Sapunaru
Jogos: 14
Titular: 13
Minutos: 1062
Golos: 2

Mangala
Jogos: 6
Titular: 5
Minutos: 464
Golos: 0

Alex Sandro
Jogos: 6
Titular: 3
Minutos: 324
Golos: 1

Otamendi
Jogos: 19
Titular: 19
Minutos: 1650
Golos: 1

Lucho Gonzalez
Jogos: 11
Titular: 11
Minutos: 925
Golos: 1

João Moutinho
Jogos: 27
Titular: 24
Minutos: 2168
Golos: 1
Cristian Rodriguez
Jogos: 10
Titular: 5
Minutos: 487
Golos: 1

Souza
Jogos: 8
Titular: 4
Minutos: 333
Golos: 0

Fernando
Jogos: 21
Titular: 19
Minutos: 1710
Golos: 1

Defour
Jogos: 22
Titular: 11
Minutos: 1031
Golos: 1

Ruben Micael
Jogos: 1
Titular: 0
Minutos: 38
Golos: 0

Belluschi
Jogos: 16
Titular: 10
Minutos: 910
Golos: 1

Guarín
Jogos: 7
Titular: 5
Minutos: 418
Golos: 1

Kléber
Jogos: 20
Titular: 10
Minutos: 956
Golos: 6

Hulk
Jogos: 24
Titular: 23
Minutos: 1932
Golos: 14

Varela
Jogos: 19
Titular: 11
Minutos: 1018
Golos: 3

James Rodriguez
Jogos: 24
Titular: 18
Minutos: 1726
Golos: 12

Djalma
Jogos: 13
Titular: 5
Minutos: 511
Golos: 1

Iturbe
Jogos: 3
Titular: 0
Minutos: 43
Golos: 0

Janko
Jogos: 9
Titular: 9
Minutos: 748
Golos: 4

Falcao
Jogos: 1
Titular: 0
Minutos: 22
Golos: 0

Walter
Jogos: 6
Titular: 3
Minutos: 264
Golos: 2

in "maisfutebol.iol.pt"

REGRESSO ÀS VITÓRIAS COM GOLEADA SOBRE O INFANTE SAGRES

Após duas derrotas consecutivas, frente a Académica de Espinho e Oliveirense, o FC Porto Império Bonança regressou aos triunfos com uma goleada (17-4) imposta ao Infante Sagres, em partida da 24.ª jornada do campeonato nacional. Pedro Gil, com cinco golos, foi o "artilheiro" da vitória que recolocou os Dragões a apenas um ponto do líder, o Benfica, que tem 61 pontos.

Depois de um minuto de silêncio em memória de Nóbrega, ex-futebolista dos Dragões, os azuis e brancos lançaram-se no ataque, como se impunha. Face ao 15.º e último classificado da prova, o FC Porto marcou três golos nos primeiros 10 minutos. Reinaldo Ventura abriu o marcador, aos seis minutos, em jogada individual. Seguiram-se tentos de Caio e Pedro Moreira, este último na finalização de uma rápida triangulação.

Neste "derby" do Porto, o Infante Sagres procurou sempre disputar a partida com as suas armas, sem se "encolher" na pista, e Edo Bosch foi até forçado, aos 11 minutos, a defender um livre de sete metros de Tiago Pimenta. O hoquista viria mesmo a reduzir para 3-1, num contra-ataque, oito minutos depois, Porém, em cima do intervalo, Reinaldo Ventura, na conversão de um penálti, e Gonçalo Suíssas puseram o marcador em 5-1.

No segundo tempo, era previsível que a vantagem portista se avolumasse, face ao desgaste físico do adversário. Foi isso mesmo que sucedeu, com alguns belos momentos de hóquei pelo meio, por parte dos portistas. Foram disso exemplo dois tentos de Caio: aos 45 minutos (14-3), num disparo colocadíssimo de meia distância, e aos 47 (16-3), numa "picadinha". Destaquem-se ainda os quatro golos consecutivos de Pedro Gil, entre os 29 e os 36 minutos. O capitão Filipe Santos fechou a contagem a sete segundos do termo do encontro.

No final, o técnico Tó Neves analisou a partida, sublinhando o facto de que seis triunfos darão o hendecacampeonato aos Dragões: "Fizemos o que nos competia e deu para fazer coisas bonitas. Os jogadores puderam aumentar os índices de confiança. Foi um bom jogo, com pouca história, em que a nossa vitória nunca esteve em causa. Tínhamos sete finais, agora faltam seis. Estamos concentrados e queremos fazer 18 pontos para atingir os nossos objectivos".

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Infante Sagres, 17-4

Campeonato nacional, 24.ª jornada
29 de Abril de 2012
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Pedro Vieira (Minho), José Monteiro (Minho) e Joana Cardoso

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Caio, Pedro Gil e Reinaldo Ventura
Jogaram ainda: Filipe Santos (cap.), Tiago Santos, Gonçalo Suíssas, Nelson Pereira e Nelson Filipe (g.r.)
Treinador: Tó Neves

INFANTE SAGRES: Pedro Cubelo (g.r.), Jorge Vieira, João Gilvaz (cap.), Tiago Pimenta e Alexandre Silva
Jogaram ainda: Vítor Gilberto, Gabriel Dâmaso, Ricardo Anastácio e Ricardo Carvalho
Treinador: António Gomes

Ao intervalo: 5-1
Marcadores: Reinaldo Ventura (6m, 25m, pen., e 38m), Caio (9m, 45m e 47m), Pedro Moreira (9m), Tiago Pimenta (19m), Gonçalo Suíssas (25m), Pedro Gil (29m, 30m, 31m, 34m e 36m), Nélson Pereira (36m), Ricardo Carvalho (40m), Tiago Santos (41m e 47m), Ricardo Anastácio (45m), Gabriel Dâmaso (48m) e Filipe Santos (50m)

Disciplina: cartão azul para Reinaldo Ventura (9m) e Jorge Vieira (34m)



in "fcp.pt"

SUB 17 VENCEM E ISOLAM-SE NA LIDERANÇA



Os juniores B do FC Porto venceram na manhã deste domingo em Guimarães, por 1-0, resultado que permitiu que a equipa se isolasse na liderança do campeonato, com mais um ponto do que o Benfica.

Um golo de André Silva, aos 24 minutos, fez justiça e garantiu uma vitória, que mantém a equipa invicta e em boa posição para se sagrar campeã nacional, depois de cumprida a primeira volta da competição.

Na próxima jornada, marcada para 6 de Maio, o FC Porto recebe o Sporting.









JUNIORES C PERDEM COM BENFICA


A equipa de Sub 15 do FC Porto perdeu na manhã deste domingo com o Benfica, em jogo da 3.ª jornada da fase final do campeonato nacional de Juniores C.

Um golo de contra-ataque na primeira parte ditou a derrota da equipa de António Folha, que atacou muito, mas não conseguiu ser eficaz na finalização.

Com este resultado o FC Porto caiu para a segunda posição, com seis pontos, menos três do que o líder Benfica.

Na próxima jornada, marcada para 6 de Maio, o FC Porto desloca-se ao terreno do Vizela.




Caso Leiria é «motivo de chacota do futebol português», diz Pinto da Costa

Assegurado o triunfo nos Barreiros, diante do Marítimo (2-0), Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, abordou a polémica em torno do UD Leiria, deixando críticas ao presidente da Liga, Mário Figueiredo.

«É uma tristeza e um motivo de chacota do futebol português, como pude comprovar hoje [ontem] quando falei com pessoas que ligaram do estrangeiro a perguntar o que se passa. Talvez seja bom que alguns artistas que andam por aí reflitam se há capacidade de termos mais equipas na Liga», afirmou, sem rodeios, o líder portista, que deixou ainda vincada a sua rejeição sobre o alargamento da Liga:

«Se há um clube que desiste a três jornadas do fim, podendo alterar os resultados, se há clubes que com muito sacrifício não conseguem não ter três ou quatro meses de salários em atraso, pergunto como é que com liguilha ou sem liguilha podemos ter mais clubes na primeira divisão?»


in "abola.pt"

Largas vitórias têm 3 mil jogos


O FC Porto atingiu sábado a marca histórica de 3.000 jogos oficiais disputados com um total de vitórias (1.913) que é quase o dobro dos empates e derrotas (1.087).

Uma performance que, como todos sabem, foi afinada e potenciadas nos últimos 30 anos, desde que Pinto da Costa se tornou presidente do clube. No campeonato nacional, esta foi, por outro lado, a 1.422.ª vitória dos dragões para 396 empates e 347 derrotas.

in "record.pt"

Veredito popular no caso Kléber


Noutros tempos, Pinto da Costa sentava-se ao lado de Carlos Pereira na tribuna de honra do Estádio dos Barreiros e antes cumpria o ritual de brindar com vinho da Madeira com o presidente do Marítimo, embora todos saibam que o presidente do FC Porto não gosta de bebidas alcoólicas.

Mas desta vez não houve brinde e Pinto da Costa sentou-se longe do líder do Marítimo na tribuna, ao lado da sua noiva, Fernanda Miranda, e de Reinaldo Teles. Carlos Pereira tinha prometido vida difícil aos portistas nesta deslocação aos Barreiros por causa da forma como Kléber saiu para o FC Porto, à revelia do clube maritimistas.

Os adeptos assimilaram a mensagem do presidente e não se pouparam em assobios e impropérios dirigidos ao presidente portista mas especialmente a Kléber, sobretudo quando este saiu das cabinas e aproveitou para acenar...à claque portista. Também Djalma não escapou e quando entrou em ação, na 2.ª parte, foi assobiado pela massa adepta do Marítimo. Um clube claramente de costas voltadas com o FC Porto por causa de um imbróglio no qual até esteve envolvido o atual presidente da Liga quando conduziu a defesa do Marítimo.

in "record.pt"

Chelsea na linha da frente para garantir Hulk

O Chelsea avança no cerco a Hulk para reforçar o ataque. Segundo o "Daily Mail", Abramovich não se deixou intimidar pela cláusula de rescisão do Incrível e tem desenvolvido esforços no sentido de garantir o jogador. Aliás, segundo o jornal inglês, a seu favor estaria a vontade manifestada pelo jogador, que terá pedido a Pinto da Costa para o deixar sair no final da época. O presidente portista estará disposto, segundo os ingleses, a baixar os valores e o Chelsea já terá proposto cerca de 43 milhões de euros. Na corrida por Hulk estão ainda Tottenham, Manchester City e Liverpool, mas os blues estariam em vantagem. Nos planos de Abramovich para a próxima temporada estariam ainda Pep Guardiola, segundo o "Daily Mail", e o avançado do Nápoles, Edinson Cavani.


in "fcp.pt"

Pinto da Costa "Campeonato sofrido? A mim não me dói nada"


Pinto da Costa não faz questão de antecipar para hoje a festa. Para o presidente do FC Porto, "não tem o mesmo sabor ser campeão no sofá. Bonito é no estádio, seja qual for. Por mim, gostava que não fosse amanhã [hoje]", surpreendeu. E, aconteça o que acontecer no Rio Ave-Benfica de hoje, o FC Porto "vai encarar o jogo com o Sporting com a mesma seriedade, embora mais à vontade, porque faltam dois pontos em dois jogos e isso torna a pressão menor".
Para os que dizem que este é um campeonato sofrido, Pinto da Costa responde com ironia. "Não sei o que é isso. Sofrido é quando dói alguma coisa, mas a mim não me dói nada. Se estão a falar em dificuldades, ainda não vi muitos jogos que alguém tivesse ganho sem dificuldades", atirou. O de ontem, contra o Marítimo, foi mais um. O Marítimo não merecia um resultado mais desfavorável", opinou a O JOGO. "Demos mais um grande passo para o título. A equipa está bem, com vontade e a jogar com qualidade", regozijou-se.
Sobre o caso que envolve o Leiria, Pinto da Costa não hesita em pedir responsabilidades à Liga de Clubes. "É uma tristeza, motivo de chacota do futebol português. Se a Liga dá aval aos orçamentos que os clubes apresentam, seria bom fazer uma inspeção a isso. Se há clubes que não conseguem deixar de ter atraso nos salários, pergunto às pessoas que defendem o alargamento, com ou sem liguilha, se é isso que interessa ao futebol português e aos clubes. As pessoas que têm responsabilidades na Liga deviam pensar e tentar resolver e não andar com manobras de diversão para alargamentos", continuou.
A concluir, e também a O JOGO, o presidente deixou os parabéns à equipa de andebol, "que conquistou o tetra de forma brilhante" e lamentou a morte de Nóbrega,"excelente jogador e pessoa", enviando "um abraço à família."

in "fcp.pt"

O Tribunal de O JOGO


Penáltis consensuais

O FC Porto venceu o jogo no Estádio dos Barreiros com dois golos de penálti que não suscitaram qualquer dúvida aos especialistas em arbitragem de O JOGO, embora todos estejam de acordo que o árbitro Paulo Baptista errou ao ignorar o cartão amarelo que penalizaria Fidélis pelo corte da bola com a mão - lance, refira-se identificado pelo assistente José Braga. Pedro Henriques, porém, deu razão a Heldon para cair na área e exigir falta máxima.
Momento mais complicado
88'
Existe falta de Rafael Miranda sobre Djalma, justificando grande penalidade e o segundo amarelo?
Jorge Coroado
+
Djalma adianta a bola ligeiramente e Rafael Miranda, com a perna direita, estorva-lhe o movimento, contribuindo para sua queda. Grande penalidade e segundo cartão amarelo bem exibido.
Pedro Henriques
+
Rafael Miranda, com a perna, derruba e impede a progressão de Djalma dentro da área, num lance para grande penalidade e para o segundo cartão amarelo.
José Leirós
+
Grande penalidade bem assinalada. A bola seguia a sua trajetória, Rafael Miranda desinteressou-se do lance deliberadamente e colocou a perna direita de forma a evitar que Djalma passasse, atingindo-o e derrubando-o, sendo bem exibido o segundo cartão amarelo.
Outros casos
14'
Ao assinalar penálti, por corte com a mão, o árbitro não deveria ter mostrado amarelo?
43'
Fez bem o árbitro ao ignorar a carga de Maicon sobre Olberdam?
45'+1'
Há razões para o Marítimo reclamar penálti num lance entre Fidélis e Sapunaru?
84'
Heldon, que pedia penálti de Hulk, mereceu cartão amarelo por simulação?
Jorge Coroado
-
Óbvio que sim, o jogador foi objetivo no movimento efetuado, socando a bola com a mão e fazendo grande penalidade merecedora de cartão amarelo, o que não sucedeu.
-
Maicon saltou sobre o adversário e, com um braço, empurrou Olberdam. Não considero uma agressão, mas seria punível com livre direto, não assinalado, e, pelo comportamento antidesportivo, merecia o amarelo.
+
Não houve qualquer infração merecedora de castigo máximo. O contacto foi natural e próprio do futebol, sem razão para reclamação.
+
Heldon não tinha como continuar a jogada e, de forma deliberada, tentou conquistar o que não existiu, pelo que o cartão amarelo é exigido nessa circunstância.
Pedro Henriques
-
Grande penalidade corretamente assinalada por indicação do assistente, pois Fidélis toca na bola de forma deliberada, contudo ficou um cartão amarelo por mostrar.
-
Maicon, quando salta, acaba por tocar com um braço, de forma negligente, em Olberdam. Lance passível de livre direto sem motivo para ação disciplinar.
+
Quem jogou a bola com a mão na área do FC Porto foi Fidélis. Não houve motivo para grande penalidade.
-
Hulk tem o braço sobre o ombro de Heldon acabando desta forma por derrubá-lo. Lance passível de grande penalidade.
José Leirós
-
A penalidade foi bem assinalada pelo árbitro assistente José Braga. No entanto, ao Fidélis deveria ter sido exibido o respetivo cartão amarelo.
+
Maicon atinge com um braço a cabeça de Olberdam, mas sem qualquer intencionalidade, pois apenas saltou para disputar a bola.
+
Não houve mão de Sapunaru, pelo contrário: a bola foi à mão de Fidélis. O árbitro decidiu bem ao deixar seguir o jogo.
+
Cartão amarelo bem exibido, pois Heldon, ao sentir Hulk por perto, atirou-se para o chão dentro da área.
Apreciação global
Jorge Coroado
Um jogo sonolento que o árbitro e seus colegas acompanharam. Paulo Baptista esteve apático, tardio nas decisões, não se compreende, no primeiro penálti, porque teve de ser o assistente a dar-lhe indicação.
Pedro Henriques
Arbitragem com inúmeras incidências ao nível das áreas, tendo acertado na maioria dos lances. Fez uma gestão disciplinar discutível pelo elevado número de cartões. Foi bem auxiliado.
José Leirós
Arbitragem experiente, com alguns erros no capítulo disciplinar. Paulo Baptista decidiu bem os casos mais difíceis e teve boa colaboração dos árbitrosassistentes.

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um


A ESTRELA


Hulk 7
Resolve com golos há três jogos


Marcou nos últimos três jogos - cinco golos nas últimas três jornadas para ser mais preciso - e surge na fase decisiva do campeonato para desequilibrar os pratos da balança. É certo que bisou com duas grandes penalidades, mas a verdade é que acabou por estar envolvido em quase todos os lances de perigo do FC Porto. Acertou num defesa (12'), quase marcava a passe de Lucho (68'), antes de devolver a gentileza ao argentino (86'), que falhou escandalosamente, e ainda meteu a bola em Djalma no lance do segundo penálti.


Helton 6
Teve uma má reposição de bola (55') que quase complicava as coisas, mas depois redimiu-se com uma excelente defesa a remate de Benachour (71') e a seguir com nova intervenção num lance com Sami.

Sapunaru 5
Permitiu algumas entradas pelas costas que lhe dificultaram as tarefas defensivas. Não foi agressivo o suficiente para cortar o lance de perigo criado por Benachour (71'). Melhor a atacar, como prova o cruzamento atrasado para James 
chutar e Salin defender com os pés (37').

Maicon 6
Foi o melhor elemento da defesa, com dobras preponderantes e corte determinantes, ainda que tenha dividido com Sapunaru a falta de agressividade no lance de Benachour. Ganhou tudo o que havia para ganhar de cabeça e voltou a mostrar que é atualmente o jogador mais consistente da defesa.

Otamendi 5
Lutou muito, como é seu hábito, e teve boas intervenções como num desvio (52') que evitou o pior, mas depois teve lances em que não conseguiu resolver tão bem e aí valeu-lhe Maicon, como aos 83', quando não conseguiu cortar uma bola perigosíssima no ataque do Marítimo, que o brasileiro "abafou" na dobra.

Alex Sandro 5
Entrou bem no jogo e acabou em bom plano a primeira parte, mas no segundo tempo, com o Marítimo mais subido e atrevido, ficaram evidentes as dificuldades que sente a defender, o que o obrigou a recorrer à falta em alguns lances. Precisa de outra agressividade na abordagem dos lances defensivos e jogar com outra dinâmica quando tem a bola nos pés para não travar as transições da equipa.

Fernando 5
Regressou à titularidade e não se pode dizer que tenha feito uma exibição de encher o olho. Discreto, sofreu com a entrada em jogo de Benachour e a equipa ressentiu-se disso mesmo, obrigando Vítor Pereira a mexer. Terá acusado uma certa falta de ritmo, disfarçando-o, apesar de tudo, com a sua colocação em campo.

Lucho 6
É verdade que teve um falhanço inacreditável (86'), que podia ter dado o segundo golo mais cedo, mas nem por isso deixou de fazer a diferença com passes inteligentes, como o que levou Hulk a rematar ao lado (68').

João Moutinho 5
Este não foi um grande jogo para ele, talvez a dar sinais do desgaste de uma temporada em que foi sendo sempre muito solicitado e em que muitas vezes carregou a equipa sozinho. Como atenuante serve-lhe o facto de ter surgido um pouco mais recuado em campo, mas ninguém lhe pode apontar falta de empenho e entrega ao jogo.

James 5
Muito discreto, nunca pesou no jogo. Nos lances em que ganhou a bola raramente encontrou a melhor solução para criar perigo e quando teve uma oportunidade, Salin defendeu com os pés (37'). Substituição natural...

Varela 5
Um par de boas iniciativas que criaram perigo na área do Marítimo. Esteve melhor a cruzar, como no lance (12') em que Hulk emendou uma bola que acertou num defesa. O problema é que durou pouco e acabou por cair até quase desaparecer.

Djalma 5
Não entrou muito bem, mas procurou o jogo, desceu para ajudar o meio-campo e, quando teve oportunidade, escapou-se para entrar na área, vendo o árbitro assinalar uma falta decisiva. Acabou por se revelar uma opção acertada de Vítor Pereira.

Defour 5
Mais uma entrada para reforçar o meio-campo, evitando que o Marítimo continuasse a ganhar ascendente. Com ele, a equipa acabou o jogo com quatro homens no miolo a fechar os caminhos ao adversário.

Rolando -
Entrou nos minutos finais para reforçar a defesa, quando o Marítimo estava a criar lances de perigo.

in "ojogo.pt"

Champanhe já está pronto a estourar


Vitória sofrida nos Barreiros, no jogo 3000 da história do clube e bicampeonato à vista. Jorge Jesus acreditava que o FC Porto deixaria pontos na visita à Madeira, mas os portistas deixaram o treinador do Benfica agarrado à calculadora para evitar uma festa antecipada. É com a pressão de não poderem perder qualquer ponto que os encarnados entrarão em campo esta noite, em Vila do Conde, sob o risco de entregarem de mão beijada o campeonato. Mesmo que Vítor Pereira e Pinto da Costa prefiram fazer a festa no clássico contra o Sporting. O triunfo de ontem foi tão difícil como saboroso. O FC Porto começou como poucas vezes esta época: com atitude e qualidade na circulação de bola; o Marítimo respondeu na segunda parte com muita alma.
Vítor Pereira decidiu voltar a experimentar a fórmula que resultou em Braga, mas agora de início. Apostou em Hulk para o centro do ataque - Janko ficou no banco, ao lado de Kléber - promovendo, dois meses depois, Varela à titularidade. A equipa entrou autoritária e encostou o Marítimo à área. Hulk deu alguns avisos que os insulares não levaram a sério. Salin foi adiando o golo inevitável, que surgiu de penálti.
Pedro Martins tinha trocado de guarda-redes porque Peçanha sofrera oito golos nos últimos dois jogos e ainda colocou Olberdam a vigiar Lucho. Mas, o problema estava na atitude e no lado direito, corredor bem explorado por Alex Sandro, Varela e companhia. Com as linhas muito recuadas, o Marítimo apostou claramente no contra-ataque, esquecendo-se de pressionar para forçar o erro e, assim, não conseguiu criar qualquer ocasião de golo na primeira parte. Equilibrou um pouco mais o jogo, que perdeu qualidade, quando Pedro Martins adiantou Olberdam e deu ordens a Rafael Miranda para recuar e fechar à direita.
Nessa altura, o FC Porto também tinha desacelerado por conveniência, mas só não fez o segundo golo porque Salin desviou com o pé esquerdo um remate de James.
Os dragões regressaram dos balneários convencidos de que a segunda parte seria mais do mesmo, mas erraram os cálculos porque o Marítimo arregaçou as mangas e foi à procura do empate. Heldon foi a primeira aposta e o cabo-verdiano acrescentou velocidade e aproveitou a reentrada desastrada de Alex Sandro. Helton foi obrigado a sujar as luvas, mas a vantagem ainda não estava verdadeiramente ameaçada. Isso só aconteceu a partir da entrada de Benachour (62'). Aí sim, o Marítimo ganhou o meio-campo e quase todas as segundas bolas, perdendo o respeito ao campeão nacional. Helton salvou o empate um minuto depois de Hulk falhar, por pouco, o segundo golo.
O sufoco continuou com remates de Fidélis e Benachour e o sentimento geral era de que o empate poderia chegar a qualquer momento. Mas, quem tem Hulk arrisca-se a ganhar os jogos… Vítor Pereira tentou reequilibrar as contas no setor intermediário, recorrendo a Defour. Tirou James e deixou Hulk, sobretudo este, e Djalma na frente, dando ordens a Lucho para os apoiar. O Incrível saiu do meio dos centrais e ganhou espaço para as suas arrancadas, fabricando de seguida dois lances de golo. No primeiro, Lucho falhou inacreditavelmente e no segundo entregou a bola a Djalma, que caiu na área. Penálti, outra vez, disse o árbitro. Hulk, não falhou e encerrou o assunto. O champanhe pode ir para o congelador porque só uma hecatombe afastará o FC Porto do 26º título da sua história.

in "ojogo.pt"



Original Video- More videos at TinyPic