quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vítor Baía estreou-se há 25 anos

Foi já há um quarto de século, em Guimarães, um autêntico berço de ouro para o menino Baía. Desde essa partida com o Vitória, fechado com empate (apenas um detalhe), nunca mais deixaria de cintilar entre os postes de FC Porto, Barcelona e Seleção Nacional.

O treinador que deu Vítor Baía a conhecer aos portistas e ao mundo foi Quinito, mas a estreia do guarda-redes que é agora um mito aconteceu por circunstância, dada a lesão do intocável titular, Mlynarczyck, e o castigo do malogrado Zé Beto, que era o número dois na hierarquia.

Depois da estreia, Vítor Baía cumpriu uma ascensão gradual e sustentada e só no campeonato português atingiu um total de 445 jogos na baliza azul e branca, enquanto na Seleção completou 80. Não tantos quantos desejaria, pois Luiz Felipe Scolari prescindiu dos serviços do titular portista antes do Euro-2004, episódio que foi dos mais traumatizantes para o guarda-redes e está ainda hoje por explicar.

Para compensar e de forma soberba, restaram os muitos títulos acumulados: dez vezes campeão nacional, cinco Taças de Portugal, sete Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça das Taças, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça de Espanha, pelo Barcelona. 

in "abola.pt"

Modelo passa no corredor

O futebol ofensivo deste FC Porto é pouco dado a rotinas, mas, ainda assim, é possível identificar uma dinâmica padrão que está na origem de parte significativa dos golos da equipa até ao momento.

A bola é transportada no corredor central, metida em profundidade num dos flancos, e o cruzamento que se segue, sempre tenso, procura o desvio certeiro de um dos homens que aparece dentro da área, tanto perto da linha de golo como mais atrasado.Esta é, em traços largos, a descrição da jogada tipo através da qual os dragões têm criado bastantes oportunidades de golo.Mas há uma nuance: o apoio nos corredores é normalmente feito pelo lateral do seu respetivo lado, posicionando-se os médios-ala no interior da área para também eles se apresentarem numa posição privilegiada para o remate.

Esta espécie de modelo preferido da dinâmica ofensiva de Paulo Fonseca assenta, no presente, em quatro nomes incontornáveis. Os laterais Danilo e Alex Sandro – o primeiro já tem uma assistência – e os falsos extremos Licá e Josué, ambos com uma assistência e dois golos cada.

in "record.pt"

Formação não atenua problema da liderança

cantera ausente no plantel dos dragões

A passagem de testemunho de Lucho podia muito bem ser feita para jovens vindos da formação, eles que cedo se começam a inteirar da mística azul e branca e logo ganham bases para a difundir, mas esse cenário parece de todo improvável, uma vez que a cantera não tem produzido jogadores para a equipa principal.

Castro poderia facilmente entrar nestas contas da sucessão de Lucho González como capitão do FC Porto, ele que sente o clube como poucos, ele que é português e ele que foi formado no clube, mas como já se viu dificilmente terá a oportunidade de afirmar-se de dragão ao peito. É que, apesar de se manter contratualmente ligado aos dragões, o médio nunca conquistou o estatuto de titular e foi quase sempre emprestado para poder jogar com regularidade.

Para vincar esta situação, recorde-se que o FC Porto e o Olympiacos foram os únicos clubes da Champions que não inscreveram qualquer jogador formado no clube. 
 "
in "record.pt "

Caballero novamente chamado por Paulo Fonseca

O FC Porto cumpriu, na manhã desta quarta-feira, mais um treino de preparação para o jogo com o Gil Vicente, marcado para sábado. Os regressos de Ricardo (Sub-21 portugueses) e Mangala (França), que estiveram ao serviço das respetivas seleções, foram a nota dominante do apronto.

Outra das novidades desta sessão que teve lugar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia foi a presença do avançado paraguaio Mauro Caballero. Na ausência do colombiano Jackson e do argelino Ghilas, que ainda não regressaram das suas seleções, Paulo Fonseca voltou a chamar o jovem da equipa B, que vai ganhando protagonismo até em relação ao brasileiro Kléber.

Agora, o FC Porto volta a treinar-se amanhã de manhã, numa sessão que já deve contar com os internacionais Licá e Josué (Portugal), Jackson e Quintero (Colômbia), Herrera e Reyes (México), Fucile (Uruguai) e Ghilas (Argélia). Essa vai decorrer à porta fechada e, no final, Paulo Fonseca apresenta-se perante os jornalistas para fazer a sua antevisão ao compromisso com o Gil Vicente, em conferência de imprensa.

in "record.pt"

Ricardo regressa supermotivado

extremo esperado no treino de hoje

Vai aumentar em breve o lote de jogadores à disposição de Paulo Fonseca para a preparação do jogo com o Gil Vicente, de sábado, referente à 4.ª jornada do campeonato nacional.Depois de Defour ter voltado ao Olival na segunda-feira, a próxima novidade deverá acontecer através de Ricardo, extremo-direito que ontem jogou pelos Sub-21 portugueses frente à Polónia. O reforço portista para esta temporada vai chegar com a moral em alta, depois de ter marcado um dos seis golos com que a equipa nacional goleou a sua congénere polaca. O regresso dos restantes nove internacionais do plantel azul e branco terá lugar ao longo dos próximos dias.

Ontem, e sem novidades de maior, Paulo Fonseca orientou a segunda sessão de trabalho desta semana com os 15 nomes já esperados. O apronto de hoje, às 10 horas, será precedido pela “superflash” de um jogador.

in record.pt"

Maicon atira-se à sucessão

JÁ MOSTROU DESEJO DE SER CAPITÃO

“Que jogador não sonha ser capitão do FC Porto?”, perguntou Maicon em entrevista à revista Dragões, de junho de 2012, respondendo assim à sua própria questão: “Para falar a verdade, essa é a minha meta. Seria um orgulho muito grande poder usar a braçadeira de capitão do FCPorto. Vou trabalhar por isso e fazer por merecê-la, porque sei que tenho condições para a conseguir. Vou dar tudo no campo para atingir esse estatuto.”

De lá para cá, o brasileiro conseguiu cumprir esse seu sonho, mas apenas pontualmente, ou seja, sempre como alternativa ao “verdadeiro” capitão. Aliás, quando manifestou esse seu desejo, Maicon estava em alta e carregava o rótulo de ter sido o principal produto do trabalho de Vítor Pereira, sobretudo por ter marcado, na Luz, um golo que deixou os dragões a um passo do bicampeonato.

Entretanto, o central até perdeu o estatuto de titular que tinha na altura, devido a uma lesão, mas o sonho de liderar o grupo de trabalho mantém-se. Tendo em conta que tem uma alargada ligação com o FC Porto, até 2017, e que já tem anos suficientes de casa para assumir essa responsabilidade, não será de estranhar que venha a subir na hierarquia dos capitães a breve trecho, podendo ser solução caso alguns dos atuais líderes deixem o clube.

in "record.pt"

Uma direta da Bielorússia para o Olivial

Mangala nem deve ter dormido para se apresentar a tempo e horas no Olival...
 
O internacional francês não saiu do banco, mas, mesmo assim, teve de esperar que terminasse o compromisso da seleção francesa ante Bielorússia, na terça-feira à noite, e efetuar uma longa viagem para Paris. Aliás, já era madrugada quando Mangala colocou uma fotografia no instagram a anunciar o seu regresso à capital francesa.

E de manhã desta quarta-feira Mangala já surgiu no centro de estágio do Olivial prontinho para o treino do FC Porto, juntamente com Ricardo, que contribuiu para as duas goleadas dos sub-21 à Noruega e à Polónia, mas não teve de sair de Portugal.

Caballero veio da equipa B para se juntar ao plantel principal, perfazendo um total de 18 jogadores às ordens de Paulo Fonseca, na preparação da receção ao Gil Vicente.

Ficam, agora, a faltar oito internacionais.

in "ojogo.pt"

Defour "Mudança de treinador foi boa para mim"

O jogador belga sente-se mais completo, agora que joga como primeira opção de Paulo Fonseca

Defour desmente que alguma vez tenha tido que queria deixar o FC Porto, esclarecendo, esta quarta-feira de manhã, que o sentido real das suas declarações apontavam para a vontade "de quer jogar". O que está acontecer agora. "Penso que a mudança de treinador foi boa para mim, porque sou titular e a jogar na minha posição preferida", disse.

O técnico Paulo Fonseca escolheu-o para atuar no lugar de João Moutinho, "um grande jogador", na opinião de Defour, que avisa ser "um jogador diferente". De qualquer forma, reconhece que "quando pedia um papel diferente na equipa era isto".  

"Quintero tem grande qualidade"

 O colombiano tem talento e um dia será titular, até lá contribui para o caudal ofensivo, que será útil para a vontade dos dragões em vencer o Gil Vicente

O médio colombiano é descrito por Defour como sendo "um jogador de grande qualidade" e que está a conquistar o seu espaço no FC Porto.

Como é ainda um jovem de 20 anos, o belga prevê que "qualquer dia será titular" dos dragões. Enquanto isso não acontece, Quintero vai saindo do banco de suplentes para refrescar o caudal ofensivo, que, diz, "ser muito nesta equipa". "Criamos muitas oportunidades e fazemos muitos golos".

O Gil Vicente é o próximo adversário dos campeões nacionais. "Começou bem a época, mas somos o FC Porto, jogamos em casa e queremos ganhar", avisa.

 in "ojogo.pt"

 

Diego Reyes voltou a comprometer...

O México perdeu com os EUA e tem a qualificação para o Mundial em risco. O defesa do FC Porto foi batido no primeiro golo...
Nem a mudança de treinador no México trouxe uma nova vida à seleção. Na madrugada desta terça-feira, nova derrota (2-0), desta vez frente aos Estados Unidos, num resultado que pode comprometer a qualificação para o Campeonato do Mundo.

Diego Reyes foi titular, mas ficou ligado ao primeiro golo da partida, depois de ter sido batido no ar por Eddie Johnson (49'), enquanto Héctor Herrera entrou apenas aos 55 minutos, mas ainda a tempo de assistir em campo ao segundo golo do jogo, da autoria Landon Donovan (78').

Com este resultado, o México partilha a quarta posição da zona CONCACAF, que dá acesso ao play-off de apuramento para o Mundial, com o Panamá (próximo adversário dos mexicanos), tendo garantido apenas oito pontos em outros tantos jogos disputados.

in "ojogo.pt"

José Pekerman, selecionador colombiano "Se fosse adepto também pedia Quintero"

O selecionador colombiano voltou a elogiar o médio e admitiu que se não fosse treinador também estaria a pedir a entrada de Quintero no onze inicial...

Primeiro foi o mítico Carlos Valderrama, depois o histórico Freddy Rincón, e até o presidente da Federação Colombiana de Futebol, Luís Bedoya, já colocou Quintero entre as certezas para o próximo Campeonato do Mundo. O médio está em alta no seu país - tal como em Portugal... - e não há conferência de Imprensa em que José Pekerman, o selecionador, não tenha de responder a perguntas sobre Quintero.

A pressão para o colocar em campo, admitiu o treinador argentino, é "cada vez maior", mas Pekerman, tal como Paulo Fonseca no FC Porto, não se cansa de pedir calma no lançamento de um jogador que ainda está a dar os primeiros passos ao mais alto nível.

"Entendo a ansiedade que as pessoas têm em pedir Quintero, é uma grande pressão, e se eu fosse adepto faria o mesmo (risos). No entanto, a responsabilidade a este nível é muito grande e as pessoas nem sempre percebem isso. Os jogadores são muito queridos quando jogam bem, mas quando fazem um jogo mau todos se esquecem deles e até os assobiam", afirmou Pekerman.

O experiente selecionador colombiano fez questão de voltar a colocar um travão na euforia instalada à volta do reforço portista, numa espécie de repetição da retórica utilizada por Paulo Fonseca durante as últimas semanas. "Por vezes, as pessoas ficam impacientes e pensam que este tipo de jogadores podem solucionar tudo. Em primeiro lugar devem ganhar maturidade. Ele está na seleção pela sua importância e qualidade, mas nesta fase somará os minutos que forem possíveis", referiu.

in "ojogo.pt"