quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Modelo passa no corredor

O futebol ofensivo deste FC Porto é pouco dado a rotinas, mas, ainda assim, é possível identificar uma dinâmica padrão que está na origem de parte significativa dos golos da equipa até ao momento.

A bola é transportada no corredor central, metida em profundidade num dos flancos, e o cruzamento que se segue, sempre tenso, procura o desvio certeiro de um dos homens que aparece dentro da área, tanto perto da linha de golo como mais atrasado.Esta é, em traços largos, a descrição da jogada tipo através da qual os dragões têm criado bastantes oportunidades de golo.Mas há uma nuance: o apoio nos corredores é normalmente feito pelo lateral do seu respetivo lado, posicionando-se os médios-ala no interior da área para também eles se apresentarem numa posição privilegiada para o remate.

Esta espécie de modelo preferido da dinâmica ofensiva de Paulo Fonseca assenta, no presente, em quatro nomes incontornáveis. Os laterais Danilo e Alex Sandro – o primeiro já tem uma assistência – e os falsos extremos Licá e Josué, ambos com uma assistência e dois golos cada.

in "record.pt"

Sem comentários: