segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"POKER" DE LEANDRO NA GOLEADA DOS JUNIORES C

A equipa Sub15 do FC Porto goleou o Candal, por 5-1, em jogo da décima jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado no sábado, no mini-estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Os Dragões, que atingiram o intervalo a vencer por 3-0, tiveram em Leandro a principal figura. O ponta-de-lança fez um “poker”, apontando quatro golos, com apenas oito minutos a mediarem a autoria dos três primeiros. Luís Mata foi o autor do restante golo.

Só com vitórias e um total de 30 pontos em dez jogos, a equipa de António Folha segue na liderança da Série B, com 13 pontos de vantagem sobre o Alfenense, que é segundo, com 17.



in "fcp.pt"

Pinto da Costa: "O nosso rival não venceu qualquer troféu"

Pinto da Costa não quis falar aos jornalistas à partida para o Chipre, mas deixou um testemunho forte na página que assina na mais recente edição da revista Dragões. O tema principal da crónica é a "pseudocrise" dos portistas na sequência de resultados menos conseguidos com o Feirense, o Zenit e o APOEL. "À força de muito o desejarem, basta o FC Porto não vencer um ou dois jogos e logo em Lisboa se proclama que estamos em crise, que se avizinha o apocalipse", começou por escrever, garantindo que não há razões para alarme, usando o percurso do Benfica como exemplo. "Qual é a nossa crise? Vencemos um troféu esta temporada e estamos em primeiro no campeonato. Por oposição, o nosso principal rival não venceu qualquer troféu e tem os mesmos pontos e é celebrado como estando prestes a tocar no céu", atirou.
A alegada crise fez o presidente portista recordar um episódio que remonta a 1984, quando o clube foi eliminado das provas europeias pelo modesto Wrehxam, e que teria um final feliz: "Como por encanto, emergiram de imediato os gatos pingados a prever o inferno para o FC Porto, mas três dias depois fomos a Coimbra vencer por 3-0 e embalar para um título nacional que ninguém ousou colocar em causa."



"Clube preparado para o futuro"

A SAD azul e branca apresentou na última semana as contas, que mereceram elogios de Pinto da Costa. "Preparamos o clube para o futuro e para as imposições da UEFA relacionadas com o fair play financeiro. Estamos preparados, porque sem nunca abdicar da razão de existirmos, que é a conquista de troféus desportivos, soubemos resistir sempre à tentação de nos afundar em dívidas. Cinco anos consecutivos de lucros e 12 títulos, um deles internacional, dizem tudo sobre a gestão do futebol do FC Porto. E o que têm os nossos rivais para mostrar? Prejuízos colossais", comparou Pinto da Costa.

Relógio de Villas-Boas para dar sorte

Pinto da Costa entregou o Dragão de Ouro a Villas-Boas e recebeu em troca um relógio. Mas não um relógio qualquer. Um Franck Muller, de edição muito limitada a 33 cópias, tantas quantas os anos de vida do agora treinador do Chelsea. O que o presidente portista levou consigo para Chipre, para ver se dá sorte à equipa, é o número 1. O zero está no pulso direito do "Treinador do Ano". A conceituada relojoeira criou uma edição limitada do seu "Automatic Chronograph Movement". Villas-Boas é embaixador da marca e fez uma analogia entre o funcionamento dos mecanismos de um relógio e a forma como uma equipa de futebol joga.

in "ojogo.pt"

James na revolta do banco

João Moutinho não deve ser um caso isolado em novo volte-face no onze do FC Porto. É certo o regresso de Kléber à equipa inicial (é uma equação simples, aliás, dada a indisponibilidade de Walter), mas James Rodríguez também é um fortíssimo candidato à titularidade, à imagem do que tem acontecido ao longo da prova europeia. Apesar do voluntarismo de Varela, o somatório das suas actuações contra Nacional e Paços de Ferreira não lhe garante continuidade na Champions, onde é natural que Vítor Pereira reforce a aposta no seu tridente ofensivo de eleição, que contempla Hulk, James e Kléber.
Será o regresso à primeira forma para um jogo decisivo e no qual o FC Porto quer assumir as rédeas. Os dragões perderam em São Petersburgo e empataram em casa com o mesmo APOEL, pendendo agora sobre a equipa a ameaça de um terceiro jogo consecutivo sem ganhar na Europa, algo que não acontece desde 2008/09, quando, já na fase a eliminar, o conjunto de Jesualdo Ferreira somou dois empates com sabor a qualificação (Atlético de Madrid) para depois empatar em Old Trafford e ser eliminado em casa pelo Manchester United.
O FC Porto precisa de golos e entrega a tarefa a quem melhor a tem desempenhado esta temporada. James assistiu contra o Shakhtar (no 2-1, marcado por Kléber) e abriu o marcador contra o Zenit, partida que deixou ao intervalo por força da expulsão de Fucile, momento de viragem no jogo e, acrescente-se, nesta caminhada europeia.
Depois de dois jogos que revelaram a inquietação de Vítor Pereira face ao rendimento de alguns jogadores, procurando o técnico dar um cunho próprio ao onze, Moutinho e James reclamaram, com uma entrada revolucionária frente ao Paços de Ferreira, um regresso às primeiras opções. Até neste contexto sai vincado o nome de Mangala como face visível do FC Porto de Vítor Pereira, mas o treinador já conseguiu, com as últimas opções, demonstrar que a sua margem de manobra não se esgota no onze-tipo de Villas-Boas.


Juan Iturbe precisa de ter paciência

James sabe o que custa esperar por uma convocatória e deixou um conselho ao colega Iturbe, jovem contratado esta época e que ainda só teve uma oportunidade para jogar. "Na Argentina eu jogava sempre e vir para aqui e ficar de fora durante quase cinco meses foi duro. O Iturbe é um bom jogador, tem que ficar tranquilo e esperar", disse à revista Dragões. O ex-Cerro, que se lesionou no cotovelo contra o Pêro Pinheiro e, no seguimento, teve mesmo de ser operado, iniciou ontem uma nova etapa no seu processo de recuperação, conforme informou através da sua conta no Twitter. "Comecei a minha recuperação e dói-me o corpo todo depois de duas semanas parado", escreveu, confirmando uma evolução que o próprio boletim clínico denuncia, descrevendo que desenvolveu treino condicionado. O regresso foi doloroso - "Ainda me custa correr" -, mas Iturbe valoriza o novo passo...

Regresso a Nicósia com foco em Hulk

Pinto da Costa falhou, por motivo de doença do filho, a última viagem europeia, mas ontem já liderou a comitiva, que aterrou em Larnaca à noite e daí seguiu para Nicósia. Hulk foi o jogador mais saudado no regresso de Fucile às opções. A comitiva chegou com noite já cerrada ao aeroporto de Larnaca, depois de uma viagem de mais de quatro horas. Hoje, ao final da tarde, há treino de adaptação ao GSP Stadium.

Fucile está de regresso quase um mês depois

A convocatória de Vítor Pereira para a partida em Chipre não encerra grandes novidades, abdicando o treinador de Walter (não está inscrito) e Maicon para acrescentar Fucile e Otamendi aos eleitos. Nota para o regresso do uruguaio, que não joga pelo FC Porto desde 2 de Outubro (vitória em Coimbra, depois do célebre jogo em São Petersburgo), tendo perdido espaço para Sapunaru enquanto recuperava de lesão. O romeno tem tido alguns jogos mais críticos, faltando avaliar até que ponto Fucile pode saltar de imediato para a titularidade. Destaque também para o "desaparecimento" de Cristian Rodríguez, que ainda jogou 26 minutos contra o Pêro Pinheiro, mas deixou de figurar nas convocatórias desde então. O Cebola, em final de contrato, não entra nas contas dos portistas, que parecem resignados a um desfecho pouco auspicioso para um dos seus reforços mais sonantes (e caros) dos últimos anos.

in "ojogo.pt"

Mangala tranca a porta

Mangala prepara-se para a estreia internacional pelo FC Porto, depois de quatro jogos de grande nível no campeonato e Taça de Portugal. Mais do que as boas exibições, o defesa-central ajudou a garantir um registo sem golos sofridos nos jogos em que participou, algo que nem tem sido muito frequente esta época. Atente-se então na frieza dos números para melhor se compreender o efeito Mangala na equipa: o francês foi titular em quatro jogos e o FC Porto não sofreu golos (Feirense, Pêro Pinheiro, Nacional e Paços de Ferreira); nas restantes 11 partidas realizadas esta temporada, os campeões nacionais só por três vezes conseguiram repetir o feito, sofrendo sempre nos restantes oito encontros disputados até ao momento - num total de 13 golos. É lógico que o mérito dos tais quatro jogos sem golos sofridos não estará apenas em Mangala, mas também não deixa de ser menos verdade que o francês ofereceu maior consistência a uma defesa mais vulnerável do que tem sido habitual nos últimos anos. A prova disso mesmo está no facto de Mangala se preparar para manter, ao que tudo indica, um lugar no onze inicial, e logo numa partida com a importância daquela que os portistas terão de disputar já amanhã em Chipre.
Mangala foi caro - custou 6,5 milhões de euros -, mas nesta altura serão já poucos os que duvidam do enorme potencial do jovem internacional francês. Aos poucos, Mangala foi conquistando o seu espaço num plantel tremendamente competitivo, sobretudo para a posição específica no centro da defesa, que até é uma das imagens de marca de qualidade do FC Porto nas últimas décadas. Para além disso, os campeões nacionais mantiveram os três centrais mais rodados da última temporada de sonho - Rolando, Otamendi e Maicon - e entrar com êxito nesta luta particular parecia algo de muito complicado, sobretudo para alguém acabado de chegar e com apenas 20 anos. Mangala conseguiu. Começou por ganhar o lugar a Maicon no banco de suplentes - relegando o brasileiro para quarto central da hierarquia interna -, para depois ter conquistado em definitivo, nos últimos dois jogos, a titularidade a Otamendi. Vítor Pereira ofereceu-lhe as oportunidades e Mangala correspondeu com exibições de qualidade, para além de, como já se referiu, ter oferecido uma tremenda eficácia nos resultados.
Apesar das primeiras impressões terem sido as melhores, Mangala deverá ter amanhã - se Vítor Pereira não surpreender - o primeiro grande teste com a camisola do FC Porto, sobretudo pela importância que este encontro terá no futuro dos dragões na Liga dos Campeões. Mas não só. Como se viu na partida do Dragão, o maior perigo da equipa cipriota, se não mesmo o único, está no ponta-de-lança Ailton, autor do golo do empate. Otamendi que o diga. É que foi após esse jogo infeliz - muito por culpa do tal brasileiro... - que o argentino perdeu o lugar na equipa para Mangala. Agora, parece ter chegado a vez do internacional francês provar, de uma vez por todas, que o lugar no centro da defesa é dele.

Protótipo francês: "forte e rápido"

Para além dos quatro jogos sem sofrer golos pelo FC Porto, Mangala somou, esta época, mais três partidas oficiais pela selecção francesa de sub-21 sem ter visto o adversário marcar. Há, no entanto, uma excepção, o jogo particular com Portugal. A formação liderada por Rui Jorge venceu esse encontro por 1-0, com o golo a ser apontado por Wilson Eduardo. O avançado que se encontra emprestado pelo Sporting ao Olhanense recorda-se bem desse momento e da exibição "menos conseguida" de Mangala. Uma "excepção", diz ele. "Por acaso, ele não foi muito feliz nesse jogo. Esteve no golo que marquei, ao cortar a bola para o meio, e depois ainda foi expulso. Apesar disso, deu para perceber que é um grande jogador, e os últimos jogos que ele tem feito pelo FC Porto servem apenas para comprovar isso mesmo. É um defesa tipicamente francês, muito forte e rápido, o que torna difícil ultrapassá-lo". Curiosamente, a Olhanense é o próximo adversário do FC Porto para o campeonato. Wilson Eduardo antevê dificuldades no reencontro com Mangala, mas espera marcar e... ganhar. "Já marquei ao Sporting e ao Benfica e agora só me falta fazer o golo ao FC Porto. Vamos lá ver como corre, mas seria óptimo... Aliás, se tiver a felicidade de marcar ao FC Porto, teria a oportunidade de fazer golos aos três grandes na primeira volta do campeonato. Não sei se seria algo de inédito, mas pelo menos não é algo que se veja com muita frequência". Wilson Eduardo espera ainda tirar vantagem, no jogo do próximo sábado, de um eventual "cansaço" do FC Porto.


Um golo ao Arsenal em dia de estreia na Champions

Mangala pode estar a poucas horas de se estrear pelo FC Porto na Liga dos Campeões, mas isso não significa que o jovem internacional francês não tenha experiência internacional. Muito pelo contrário. O defesa já participou na Champions ao serviço do Standard de Liège, tendo feito a estreia a 16 de Setembro de 2009, num jogo que jamais esquecerá. Mangala, então com apenas 18 anos, marcou o primeiro golo da partida com o Arsenal logo aos três minutos, na sequência de um remate rasteiro de fora da área desferido com o pé esquerdo. O Standard acabaria por perder (2-3) e Mangala ainda realizou mais quatro partidas da fase de grupos dessa edição da Champions. Depois, ainda contabilizou, ao longo dos últimos dois anos, mais nove jogos na Liga Europa, num total de 14 jogos nas competições europeias. Por isso, não será por falta de experiência internacional que Mangala falhará na visita de amanhã ao estádio do APOEL.

Um ponta-de-lança francês que acabou a central na Bélgica

A história da vida de Mangala não é muito diferente de muitas outras, mas nem por isso deixa de ter particularidades curiosas. Afinal, como é que um francês foi jogar para a Bélgica antes de chegar a Portugal? Pois bem, Mangala nasceu em Colombes, uma cidade nos subúrbios de Paris, mas teve de se mudar cedo para a Bélgica, mais concretamente aos cinco anos. E foi com essa idade que começou a jogar num clube pequeno chamado Athletic Club Lustin, por onde andou nos seis anos que se seguiram. Depois, mudou-se para outro emblema pouco conhecido na Bélgica, o CS Wépionnais, antes de ter ido para o maior clube da cidade em que vivia, o UR Namur, actualmente na segunda divisão. E foi aí que começou a dar nas vistas como... ponta-de-lança. Os golos foram tantos que o Standard de Liège acabou por o contratar em 2007. Começou na equipa de sub-17, mas rapidamente foi promovido aos sub-19, altura em que também se mudou do ataque para o centro da defesa. Na época seguinte, em 2008/09, começou a treinar com a equipa principal, pela qual se estreou pouco depois - 9 de Novembro de 2008 -, fruto das qualidades que já evidenciava. O resto já se sabe: conquistou um lugar na equipa titular do Standard de Liège e três anos depois chegou ao FC Porto, que pagou 6,5 milhões de euros pela sua contratação.

Reservado por fora

Mangala tem-se mantido reservado fora dos relvados nestes primeiros tempos em Portugal, tendo falado publicamente apenas em duas ocasiões. Pouco depois de ter chegado, referiu que teve a oportunidade de "ir para o Benfica", mas que preferiu o FC Porto por "ganhar mais títulos". Agora, voltou a falar no final da partida com o Paços, para anunciar que está "pronto para continuar a ser titular".

in "ojogo.pt"

Milénio dá o exemplo

POUCOS PONTOS À ENTRADA PARA 4.ª JORNADA DA CHAMPIONS



O contexto não é o mais indicado, mas está longe de ser fatal. Os apenas quatro pontos conquistados pelo FC Porto nesta Liga dos Campeões complicam o apuramento para a próxima fase, no entanto, a matemática e os exemplos passados dos campeões nacionais provam que é possível.
Com nove pontos ainda em disputa, os dragões podem encaixar um total de 13, mais do que suficientes para terminarem numa das duas posições de acesso aos oitavos-de-final. Mas o exemplo maior chega dos dragões que já se encontraram em dificuldades e deram a volta por cima. O exemplo maior data de 2004/2005, quando Víctor Fernández chegou à viragem do calendário com apenas um ponto, fruto do empate em casa com o CSKA de Moscovo, da Rússia. Seguiram-se duas derrotas, uma por 3-1 em casa do Chelsea e outra por 2-0, no reduto do PSG. Depois, com um empate e dois triunfos, um deles sobre os ingleses, os portistas apuraram-se para os oitavos-de-final com 8 pontos amealhados.
Outro caso paradigmático das possibilidades portistas é o da temporada 2003/2004, em que o FC Porto chegou à entrada da 4.ª jornada, precisamente, com 4 pontos e viria, como se sabe, a sagrar-se campeão europeu sob a orientação de José Mourinho.
in "record.pt"

Vítor Pereira faz a média

Quatro pontos à terceira jornada é o registo mais visto em 16 presenças na Champions. Mourinho como inspiração suprema. Robson e Fernando Santos exemplos a não repetir.

Jornada de valor acrescentado para os dragões ditado pela urgência em rectificar o último resultado desta edição da Champions. O empate consentido pelo FC Porto em casa (1-1) permitiu a histórica ascensão do APOEL à liderança do grupo e transformou Vítor Pereira no alvo privilegiado de críticas virulentas, com um nível de acidez impressionantemente agressivo.

Entre questionar a sua real capacidade para manter o conjunto azul e branco numa rota de sucesso, dando sequência a um trajecto europeu imaculadamente iniciado há um ano por André dragão de ouro Villas Boas, e criticar a opção em ter excluído Walter da lista que seguiu para a UEFA, valeu quase tudo para menorizar e acossar violentamente o técnico portista.


in "abola.pt"

Dragão distribui simpatia em Chipre

Boa disposição da comitiva azul à chegada a Larnaca. James muito reclamado pelos caçadores de autógrafos.

Depois de cerca de cinco horas de voo, do Porto até Larnaca, e de mais uma curta viagem de meia hora em autocarro, até Nicósia, o mínimo que a comitiva portista poderia comentar era a estafa da viagem. Porque, quanto ao resto, já se sabe que os dragões não encontrarão no Chipre motivos para optimismos exagerados. 

É que o jogo de amanhã à noite é daqueles que pode decidir o futuro de qualquer das equipas nesta edição da Liga dos Campeões: em caso de vitória do APOEL, o surpreendente líder do grupo G, com cinco pontos em três partidas - mais um, portanto, que a equipa azul-e-branca - a qualificação ficaria à disposição dos cipriotas, que, curiosamente, nunca conseguiram atingir a segunda fase. 

Apesar de tudo, a simpatia distribuída pelos jogadores portistas à chegada à ilha - com James muito assediado pelos caçadores de autógrafos - sugere a necessária vontade de resolver a questão do apuramento já esta terça-feira.


in "abola.pt"

Vítor Pereira chama Fucile e Otamendi

O FC Porto já ruma ao Chipre onde, na terça-feira, defronta o APOEL, na quarta jornada da Liga dos Campeões.

Na comitiva azul e branca, que à partida se mostrou bem disposta, parando mesmo para tirar fotos com os seus adeptos, seguem Fucile e Otamendi que entram na lista de convocados de Vítor Pereira, em relação ao jogo com o Paços de Ferreira.

Dos convocados saem Walter, que não pode jogar na Champions e o central Maicon.

Os dragões têm chegada prevista para as 20.50 horas locais (18.50 em Portugal), treinando-se pela primeira vez no Estádio GSP, em Nicósia, às 17.30 de amanhã. Antes disso Vítor Pereira fará a antevisão da partida, em conferência de imprensa.

Lista de Convocados: 

Guarda-redes: Helton e Bracali;

Defesas: Fucile, Alvaro Pereira, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Mangala;

Médios: Fernando, Guarín, João Moutinho, Defour e Beluuschi;

Av2ançados: James, Djalma, Varela, Hulk e Kléber.


in "abola.pt"