sábado, 7 de fevereiro de 2015

Jackson: «Soubemos ser inteligentes»


Sentes a pressão, Lisboa?Jackson Martínez, autor do primeiro golo do FC Porto, e golo 5000 dos dragões na Liga, em declarações à entrevista rápida da SportTV: 

«Tivemos uma entrada agressiva em todos os aspectos, sabendo que o Moreirense ia defender bastante atrás. Soubemos ser inteligentes, não falhando passes por sofreguidão e controlando as coisas.» 

Golo 5000? «Quero agradecer a Deus a oportunidade de fazer parte da história do FC Porto, mas este golo tem um valor mais importante pela vitória, algo que queríamos conseguir e que vínhamos cá buscar» 

«Estamos para dar o máximo, esforçamo-nos a cada jogo para ajudar a equipa a conseguir os resultados de que precisa. O golo é consequência do trabalho que se faz para melhorar a equipa, temos jogadores fortes pelos corredores exteriores, que aproveitam bem os espaços e foi isso que voltou a acontecer.» 

O dérbi de domingo? 
«Fizemos o nosso trabalho, o que tínhamos de fazer. Não podemos negar a realidade, estamos a seis pontos do primeiro lugar, temos de esperar para ver o que acontece com a tranquilidade de termos feito aquilo que precisávamos.»


Lopetegui: « Dérbi? Que percam os dois...»


Treinador dos dragões destaca a importância de vencer uma boa equipa

Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, analisou, desta forma, em declarações à Sport TV, a vitória por 2-0 em Moreira de Cónegos diante do Moreirense: 

«Não é fácil jogar contra uma equipa tão bem organizada, que sabe o que quer, no seu estádio. Sabíamos que não ia ser um jogo fácil, mas a equipa fez um bom trabalho e acabámos ter ocasiões suficientes para ganhar.  

«O Moreirense é um das equipas mais organizadas da Liga, mas creio que merecemos os três pontos. O FC Porto é que provocou fragilidades no adversário, procurou jogar com largura num campo que é mais estreito. Felizmente para o jogo o campo estava em boas condições e a equipa fez o que tinha de fazer. É mais mérito nosso do que demérito do adversário». 

«Dérbi? Ganhámos hoje, fizemos o nosso trabalho. A partir daí que percam os dois». 

in "maisftebol.iol.pt"


Moreirense-FC Porto, 0-2 (destaques)


Cha Cha Cha a faturar, letal como sempre

Figura: Jackson Martinez 
Letal, como é costume. À primeira oportunidade bateu Marafona e cimentou o seu estatuto de melhor marcador da Liga. Soube esperar pela oportunidade, quase que alheado do jogo e sem se mostrar. Na hora certa lá arranjou espaço para entrar na área e abrir caminho ao triunfo azul e branco. Número redondo; golo 5000 dos dragões no principal campeonato português ao ritmo Cha Cha Cha do capitão portista. 
  
Momento: Herrera ultrapassa barreira cónega pela segunda vez (60’) 
Esférico novamente nos pés de Héctor Herrera, o mexicano dá-lhe uma vez mais o melhor trato e ultrapassa o último reduto do Moreirense. Cruzamento teleguiado da esquerda para Casemiro confirmar o golo e o triunfo do dragão no Minho. Grande parte do mérito é de Herrera, que pela segunda vez no encontro arranjou maneira de contornar a defesa montada por Miguel Leal.      
  
Negativo: duas baixas por lesão em meia hora 
As limitações de Miguel Leal já eram muitas, que teve reformular todo meio campo e mexer ainda em dois elementos da defesa. O ataque era o único setor que se mantinha imaculado às várias baixas na equipa do Moreirense, mas o cenário mudou de figura logo aos três minutos. Cardozo ficou agarrado ao joelho na sequência de um lance com Quaresma e teve que ser substituído. Passada meia hora, foi André Marques a sair do relvado em maca obrigando o técnico dos cónegos a operar nova substituição forçada na sua equipa. 
 
OUTROS DESTAQUES:

Herrera 
Pés de veludo no setor intermediário do FC Porto, a fazer duas assistências para golo. Descobriu Jackson no lance do golo azul e branco, num pormenor delicioso. Não conseguindo derrubar a muralha defensiva do Moreirense, o mexicano arranjou maneira de ultrapassá-la com um passe subtil por cima dos homens que trajaram com o xadrez verde e branco. 
  
Danielson 
No meio da razia, o defesa central brasileiro terminou o encontro como um dos únicos sobreviventes da equipa tipo do Moreirense da primeira volta. Assume-se como a principal referência da equipa de Miguel Leal, sendo a voz de comando dos cónegos. Foi aguentando como pôde o caudal ofensivo dos dragões. 

Quaresma 
Tentou uma das suas trivelas logo num dos primeiros lances do encontro. O esférico não passou muito distante da baliza do Moreirense. O público gostou e aplaudiu. Pouco tempo depois, fez estremecer o travessão de Marafona. De pontapé de canto, o camisola 7 dos dragões quase enviava a bola diretamente para a baliza, vendo a barra devolver-lhe o esférico. Caiu de rendimento com o evoluir do cronómetro, mas foi importante na fase inicial do encontro, em que o Moreirense ia mantendo o jogo compactado e sem espaço para grandes aventuras. 
  
João Pedro 
Principal unidade do ataque do Moreirense. Deu nas vistas essencialmente na movimentação das bolas paradas do conjunto vimaranense. Exibição com mais esforço do que propriamente inspiração. Esteve quase sempre muito sozinho e amordaçado entre os defensores portistas. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Moreirense-FC Porto, 0-2 (crónica)

O suspeito do costume só precisou de um tiro, Casemiro apenas fechou


O FC Porto cumpriu a sua obrigação: ganhou em Moreira de Cónegos. Distanciou-se (pelo menos para já) do Sporting e, acima de tudo, colocou pressão sobre o Benfica, que assim partirá para o dérbi lisboeta com apenas três pontos de vantagem à condição. 

O suspeito do costume, Jackson claro, abriu o ativo ainda antes da meia-hora; Casemiro selou a diferença na segunda parte, com os dois a terem assistências de Herrera. Vitória clara, portanto. 
  
Não estava a ser noite fácil para os dragões: o Moreirense, equipa arrumadinha, com disciplina tática, bem orientada, não estava a cometer os erros típicos das equipas «pequenas» quando recebem grandes. 
    
Ainda que com maior pendor ofensivo dos azuis e brancos, a formação de Miguel Leal batia-se bem, jogava o jogo pelo jogo, não abusava das preocupações defensivas. 
  
Pedro Coronas, lateral direito adaptado, dava profundidade ao corredor. Battaglia e André Marques ousava nos remates de meia distância. O FC Porto tardava em esmagar. 
  
Mas quem tem Jackson tem fortes hipóteses de marcar durante um jogo. 
  
O Cha Cha Cha, ao seu estilo matador, marcou na primeira vez em que teve a possibilidade de aparecer com perigo. Recebeu a bola esquerda e, no seu território natural, a grande área do adversário, resistiu ao assédio dos opositores e atirou a contar. 
  
O colombiano extraordinário confirmou credenciais de rei dos marcadores da Liga portuguesa e até entrou para a história ao faturar o golo 5000 do FC Porto em todos os campeonatos nacionais. 
  
Moreirense com azar mas de combate 
  
Foi noite de azar para este Moreirense certinho. 
  
Primeiro foi a lesão precoce de Ramon Cardozo. O «tacuarita» lesionou-se, aparentemente com gravidade, saiu logo ao minuto seis. Depois foi André Marques, também a sair de maca, rendido por Elizio. Miguel Leal teve que queimar duas alterações em 32 minutos e isso diminuiu ainda mais as fracas chances da equipa da casa em sonhar com um bom resultado esta noite. 

Casemiro acaba com a conversa 

Mesmo com tantas contrariedades, o Moreirense parecia disposto a tentar pelo menos o empate: fosse no remate de meia distância de Battaglia, fosse pelas iniciativas de João Pedro. Fabiano, sempre atento, foi chegando para as encomendas. 

Até que Casemiro acabou com a conversa: em mais uma assistência de Herrera, o médio brasileiro fez o 0-2 e tirou todas as dúvidas: o FC Porto ia mesmo passar em Moreira de Cónegos. 

Mesmo assim, Lopetegui não quis arriscar e, com 0-2 em Moreira de Cónegos, a um quarto de hora do fim, tirou Tello e meteu Evandro. Uma vez mais, o extremo espanhol mostrou velocidade, qualidade, mas... uma estranha incapacidade para definir os lances nos seus pormenores finais. 

Mas o jogo estava mais que decidido a favor do FC Porto - e até deu para selar o regresso de Brahimi, depois de um mês de ausência. E não é que o craque argelino quase fazia o 0-3 no primeiro remate que fez? 

Aboubakar também ainda foi a tempo de regressar, rendendo um Jackson que só precisou de um tiro. 

in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO VENCE MOREIRENSE

Dragões venceram em Moreira de Cónegos (2-0) em partida da 20.ª jornada da Liga portuguesa
​​​O FC Porto venceu, este sábado, o Moreirense, por 2-0, em partida da 20.ª jornada da Liga, disputada no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, com golos de Jackson Martínez (28m) e Casemiro (59m). Coube ao colombiano marcar o golo 5.000 dos Dragões em todas as edições dos campeonatos nacionais, alcançada na partida contra a formação de Moreira de Cónegos. 

Com este resultado, os comandados de Julen Lopetegui colocam-se, ainda que com mais uma partida disputada, a três pontos da liderança da Liga. Dentro de minutos, estará disponível a ficha e a crónica do encontro.


in "fcp.pt"

Jackson faz o golo 5000 do FC Porto na Liga


De Carlos Nunes ao avançado colombiano, tanta história

Tudo começou a 20 de janeiro de 1935, no Campo das Salésias. O FC Porto empatou 1-1 em casa do Belenenses e Carlos Nunes marcou o primeiro golo dos dragões na história dos campeonatos nacionais. 

80 anos depois, Jackson Martinez assinou o golo 5000 do FC Porto. Em Moreira de Cónegos, num jogo que pode ser seguido EM DIRETO no Maisfutebol. Receção de pé direito, remate de esquerdo, ressalto e golo. Um golo condenado, tal como o seu autor, a entrar para a história da Liga e do próprio clube. 

O golo 1000 foi apontado por Hernâni a 2 de dezembro de 1951; o golo 2000 foi feito por Manuel António, a 21 de abril de 1968; o defesa Eurico Gomes apontou o golo 3000, a 26 de maio de 1985; a 24 de setembro de 1999, Super- Mário Jardel fez o golo 4000. Jackson Martinezinscreve o nome nesta galeria de ilustres. 

Jackson já é, de resto, o segundo melhor marcador estrangeiro de sempre no FC Porto. O colombiano tem 62 e só está atrás do insuperável Jardel, autor de 130 golos de dragão ao peito. Hulk (54), Lisandro (49), Cubillas eMadjer (48), McCarthy (46), Kostadinov (44), Azumir eKordnya (43) seguem-se nesta lista. 

O melhor de sempre é, no entanto, outro: Fernando Gomes, o Bi-Bota, tem 288 remates de ouro inscritos na enciclopédia azul e branca. Atrás dele, Mário Jardel,António Teixeira (130), Hernâni (128), Araújo (123), Correia Dias (108) e Domingos Paciência (106).

in "maisfutebol.iol.pt"

HEXACAMPEÕES NOS “QUARTOS” DA TAÇA DE PORTUGAL


​FC Porto foi a Avanca eliminar a equipa local (30-20), em jogo dos oitavos-de-final da competição
​​Os hexacampeões nacionais garantiram, este sábado, o apuramento para os quartos-de-final da Taça da Portugal, depois de derrotarem (30-20) o Avanca, no Pavilhão Municipal Adelino Dias da Costa, naquela cidade do distrito de Aveiro. O jogo marcou estreia de Michal Kasal, o mais recente reforço da equipa comandada por Ljubomir Obradovic.

Depois de nos 16-avos-de-final da competição, terem afastado o Boa Hora, que comanda a zona Sul do Andebol 2, os Dragões eliminaram o líder isolado da zona Norte, numa partida em que chegaram ao intervalo com uma confortável vantagem de oito golos. Na segunda parte, apesar da boa resposta da equipa liderada pelo antigo jogador e treinador portista, Carlos Martingo, o FC Porto continuou a dominar o encontro, colocando o adversário a dez golos de distância, no marcador final.

Do lado dos Dragões, destaque para as exibições de Ricardo Moreira e do internacional checo Michal Kasal, que foram os melhores marcadores da formação portista, ao assinarem cinco golos cada um. Alfredo Quintana defendeu dois livres de sete metros.

Os hexacampeões nacionais voltam a entrar em campo, já na quarta-feira, no Dragão Caixa (21h00), frente ao Sporting, em jogo da 21.ª jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

AVANCA-FC PORTO, 20-30
Taça de Portugal, oitavos-de-final
7 de Fevereiro de 2015
Pavilhão Municipal Adelino Dias da Costa, em Avanca

Árbitros: Ruben Maia e André Nunes

AVANCA: Luís Silva e Hélder Oliveira (g.r.); Nuno Carvalho, Victor Alvarez, Miguel Baptista (1), Ricardo Mourão (2), Diogo Oliveira (3), Vasco Santos (9), Luís Silva, Ricardo Ramos, Marco Ferreira, Carlos Santos, Nélson Almeida, João Valente (1).
Treinador: Carlos Martingo

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (2), Yoel Morales (1), João Ferraz (2), Miguel Martins (3), Daymaro Salina (3), Nuno Gonçalves (2), Ricardo Moreira (5), André Magalhães, Hugo Santos (2), Nuno Roque, Wesley Freitas, Michal Kasal (5) e Mick Schubert.
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 11-19


in "fcp.pt"

DRAGON FORCE SOMA 14.ª VITÓRIA CONSECUTIVA

Triunfo expressivo sobre o Eléctrico FC (98-57) na 15.ª jornada da Proliga
​O Dragon Force recebeu e venceu este sábado o Eléctrico FC (98-57), no Dragão Caixa, na 15.ª jornada da Proliga, competição que os azuis e brancos lideram isolados, cotando-se como a única equipa que até ao momento soma por vitórias todos os jogos disputados. São já 14 os triunfos consecutivos dos portistas, que continuam a demonstrar toda a sua superioridade face aos demais adversários.

Com uma actuação mais irregular no arranque do jogo, os azuis e brancos permitiram ao Eléctrico FC manter-se por perto no marcador e terminaram os primeiros dez minutos com uma vantagem de sete pontos (25-18). As diferenças colectivas e individuais entre os dois primeiros classificados desta Proliga começaram verdadeiramente a acentuar-se no caminho para o intervalo, no qual o Dragon Force vencia já por quase duas dezenas de pontos (52-34).

Com muita seriedade e competência, e sempre com uma grande intensidade nos dois lados do campo, o colectivo comandado por Moncho López foi aumentando a vantagem com o desenrolar do jogo e chegou aos derradeiros dez minutos já com 28 pontos à maior (77-49). Em mais uma grande exibição global dos Dragões, o destaque individual vai para André Bessa (21 pontos), melhor marcador e MVP do encontro. Miguel Queiroz e António Monteiro, ambos com 15 pontos, também estiveram em bom plano.

FICHA DE JOGO

DRAGON FORCE-ELÉCTRICO FC, 98-57
Proliga, 15. ª jornada
7 de Fevereiro de 2015
Dragão Caixa

Árbitros: Nélson Guimarães e Paulo Fidalgo

DRAGON FORCE: Diogo Brito (8), João Ribeiro (4), André Bessa (21), João Grosso, Miguel Queiroz (15), Pedro Figueiredo (6), João Gallina (3), Ferrán Ventura (10), Pedro Bastos (7), João Torrie (9) e António Monteiro (15)
Treinador: Moncho López

ELÉCTRICO FC: Luís Prates, Pedro Afonso (4), Fábio Silva, Tiago Pinto (19), João Lanzinha (10), André Ruivo (2), Paulo Raminhos (11), Artem Melnychuk, Aylton Medeiros (6) e Mário Neves (5)
Treinador: Andry Melnychuk


in "fcp.pt"

Moreira de Cónegos pode ser trampolim para o dragão


As contas do título podem ficar um pouco mais simplificadas para o dragão, esta jornada. Moreirense-FC Porto, a partir das 20h15

O Moreirense recebe o FC Porto, este sábado, na partida que assinala o arranque da jornada 20 da Primeira Liga.

Esta ronda pode até terminar com um desenlace deveras favorável para o dragão, segundo classificado do campeonato. Uma conjugação particular de resultados pode deixar a equipa de Julen Lopetegui a depender apenas de si própria para ser campeã. 

Vejamos o cenário: em caso de triunfo em Moreira de Cónegos, o FC Porto ficará a três pontos do líder Benfica. Os encarnados jogam amanhã em Alvalade, disputando um escaldante "derby" com o Sporting e, caso percam, concluirão a 20ª jornada com os tais três pontos de avanço face aos azuis e brancos. 

Até ao final da Primeira Liga, caso vençam todos os jogos e consigam anular a vantagem de dois golos das águias no confronto directo, na Luz - o campeão nacional venceu no Dragão por 0-2 -, os portistas sagram-se campeões. Tudo isto, porém, está ainda apenas no domínio da previsão.

Já o Moreirense, 11º classificado (24 pontos), esbate, nesta altura, uma época tremendamente positiva e tranquila com uma série de três derrotas consecutivas. E o panorama de disponibilidade de jogadores no plantel dos cónegos não é animador.

Mais problemas para Miguel Leal. Lopetegui já tem Brahimi
Miguel Leal debateu-se com uma semana particularmente difícil. Paulinho, habitual lateral-direito titular, lesionou-se e falha a partida com os dragões. Está assim aberto o caminho para a titularidade de Pedro Coronas, na defesa.

No fecho do mercado de transferências de Inverno, Filipe Melo rumou ao Sheffield Wednesday, do segundo escalão inglês e Vítor Gomes transferiu-se para o Balikersispor, da Turquia, "retalhando" a linha média dos cónegos e forçando o técnico a reformular o elenco para esse sector nuclear da equipa. André Simões, castigado, também não pode ir a jogo.

Lucas Souza, reforço de Inverno deve saltar directamente para o onze.

Quanto ao FC Porto, Lopetegui tem o plantel na máxima força, convocou o reforço Hernâni e já poderá contar com Brahimi, regressado da Taça das Nações Africanas. Todavia, o argelino não deverá ser titular.

O Moreirense-FC Porto arranca às 20h15, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, com arbitragem de Carlos Xistra (AF Castelo Branco). Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto emrr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.


Primeira Liga: Jornada 20
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Moreira de Cónegos
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Equipas prováveis

Moreirense
Marafona; Pedro Coronas, Anílton, Danielson e André Marques; Lucas Souza, Battaglia e Djibril; Arsénio, Cardozo e João Pedro.
Treinador: Miguel Leal.

FC Porto
Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver Torres; Quaresma, Jackson Martínez e Tello.
Treinador: Julen Lopetegui.

in "rr.pt"

Moreirense–FC Porto (antevisão): duelo de xadrez à espera do dérbi


Dragão abre jornada 20 em Moreira de Cónegos

O MOMENTO 

Moreirense: Filipe Melo e Vítor Gomes deixaram o clube no mercado de inverno, André Simões está castigado e Marcelo Oliveira e Paulinho falham o jogo por lesão. É, por isso, um Moreirense em busca de uma nova identidade, aquele que se prepara para receber o FC Porto. Sem cinco daquelas que foram as suas principais referências na primeira fase da época, Miguel Leal recebe os dragões depois de três derrotas consecutivas, naquela que é uma das piores fases da época 

FC Porto: o conjunto de Lopetegui corrigiu o desaire na Madeira com uma vitória convincente diante do Paços de Ferreira, tendo ainda pelo meio um triunfo igualmente robusto frente à Académica a contar para a Taça da Liga. Os dragões abrem a jornada procurando fazer xeque-mate no xadrez Moreirense, para ficar na expectativa às incidências do dérbi entre Sporting e Benfica. O FC Porto tem apenas um ponto de vantagem para o Sporting, e acumula seis de atraso para o Benfica.A convocatória de Hernâni, reforço no último dia do mercado, e o regresso de Brahimi são as principais novidades portistas. 

AUSÊNCIAS 

Moreirense: Bolívia, Paulinho, Alex e Marcelo Oliveira (lesionados), André Simões (castigado). 

FC Porto: Adrián López (lesionado). 

DISCURSO DIRETO 

Miguel Leal: «Esta equipa, nomeadamente no meio campo, sofreu um ataque cardíaco. Vamos passar algum tempo e vamos ter que meter um pacemaker e sofrer. Para este jogo, vai ser uma experiência nova, vamos jogar com um adversário motivado, penso até que está no seu momento mais forte. Temos que nos preparar, não só para este jogo, mas fundamentalmente para o que resta do campeonato. Temos que acreditar, mesmo estando fragilizados». 

Lopetegui: «O Moreirense, em 9 jogos, só sofreu 5 golos em casa, tem também recursos para atacar. É uma equipa muito organizada, muito solidária. Uma equipa muito difícil, sobretudo em casa. Esperamos uma batalha dura, difícil, e vamos utilizar todos os recursos que temos até ao limite para superarmos as dificuldades que aparecerem. É uma jornada difícil porque jogamos com o Moreirense, um jogo que vale três pontos. O resto não nos interessa. Só podemos interferir no nosso jogo, por isso só nos interessa isso.» 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS: 

Supremacia azul e branca nas deslocações ao terreno do Moreirense. Em cinco jogos o FC Porto ganhou três e empatou dois. Ou seja, nunca perdeu, mas por duas vezes saiu de Moreira de Cónegos apenas com um ponto amealhado. Na última visita ao Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, há duas épocas atrás, o FC Porto venceu por três bolas a zero com dois golos de Jackson Martinez e um de Fernando. 

in "maisfuterbol.iol.pt

FC Porto. De Hernâni a Brahimi, um dragão mais valioso em Moreira de Cónegos

Extremo contratado em Guimarães está na lista, assim como o argelino que já regressou da CAN. Triunfo é, mais do que nunca, obrigatório

Mesmo a tempo. O regresso de Yacine Brahimi da CAN coincidiu com uma jornada de fulcral importância para o FC Porto. Julen Lopetegui sabe que a deslocação a Moreira de Cónegos só pode acabar com uma vitória. Se isso acontecer, esta noite, os dragões podem assistir tranquilamente ao dérbi lisboeta de amanhã com uma certeza: conquistarão terreno a um (ou até a ambos) dos rivais na luta pelo título.

Além do argelino, o técnico espanhol convocou a mais recente contratação portista. Hernâni, ex-V. Guimarães, pode ser uma das opções para as alas do ataque. Martins Indi volta a ser chamado, depois de cumprir um jogo de suspensão. É, por isso, um FC Porto com novo fôlego que hoje se apresenta frente ao Moreirense. O desaire na Madeira foi prontamente corrigido com um 5-0 ao Paços; à entrada para o último terço do campeonato, os dragões podem aproveitar o fim-de-semana para reacender a batalha pela liderança.

O Moreirense, de Miguel Leal, está longe de ser o adversário ideal. Os cónegos já roubaram dois pontos ao Sporting em Alvalade. Na primeira volta, no Dragão, apesar da vitória portista por 3-0, só a 20 minutos do fim a formação de Lopetegui conseguiu desbloquear o marcador. Na Luz, o Moreirense esteve na frente até à mesma altura do jogo (terminou 3-1 para o Benfica), chegando a assustar os adeptos encarnados.

Historicamente, o favoritismo pertence por inteiro ao FC Porto. O Moreirense nunca bateu os dragões e os nove encontros no campeonato deram dois empates e sete derrotas. A primeira vez que a equipa de Moreira de Cónegos não perdeu com os dragões foi em 2003, com José Mourinho no banco azul-e-branco. No final da temporada seguinte (Maio de 2005), era Jorge Jesus que orientava o Moreirense no 1-1 com o FCP de José Couceiro.

"Espero, acima de tudo, a realidade de uma equipa que, para o campeonato, ainda só sofreu cinco golos em casa. O Moreirense é uma equipa forte, organizada e muito solidária, sobretudo a jogar no seu campo. Vai ser uma batalha dura e difícil, mas queremos vencer e vamos fazer por isso", afirmou o treinador do FC Porto na antevisão do jogo da 20.a jornada. Lopetegui avisou que os seus jogadores não vão pensar no Sporting-Benfica. Primeiro é preciso garantir os três pontos. Se as águias deslizarem em Alvalade, o FCP pode ficar a quatro ou três pontos do primeiro lugar, colocando mais pressão no conjunto de Jorge Jesus. Caso sejam os leões a não vencer, o segundo posto ficaria mais bem protegido das investidas do rival lisboeta.

POSTO À PROVA O mês de Fevereiro vai ser fundamental para o futuro dos dragões nas competições mais importantes. No próximo fim-de-semana, o FC Porto recebe o V. Guimarães, clube para onde enviou Sami, Otávio e Ivo Rodrigues (envolvidos na transferência de Hernâni para o Dragão). Depois, regressa a Liga dos Campeões, com uma deslocação a Basileia. Sem se distrair com as provas europeias, o FC Porto não pode falhar no Bessa. É que de seguida recebe a visita do Sporting (22.a jornada). Os leões venceram por 3-1 esta época no Dragão, para a Taça de Portugal. Mas a margem de manobra vai diminuindo e, caso a equipa de Lopetegui volte a ser derrotada, isso poderá ser fatal nas aspirações de ultrapassar o Benfica na liderança.


Moreirense-FC Porto, 20h15, Sport TV1

in "ionline.pt"

Neymar chama Danilo para Barcelona

CRAQUE DOS CATALÃES DEU OK À CONTRATAÇÃO

Depois de ter dado conta da vontade do Barcelona em contratar Danilo em 2016, o jornal catalão "Sport" volta a chamar para a sua manchete o lateral brasileiro do FC Porto, adiantando que a contratação do portista já teve luz verde por parte de Neymar, um dos craques maiores dos culés, com o qual Danilo partilhou balneário no Santos.

O "Sport" adianta ainda que o FC Porto exige 30 milhões de euros para deixar sair o lateral brasileiro de 23 anos, antevendo uma "negociação dura" por parte dos dragões.

Os catalães recordam ainda a amizade entre os dois jogadores, dizendo que Danilo e Neymar "passaram meia vida juntos".

in "record.pt"

Defesa em teste para Basileia

DRAGÃO LEVA QUATRO JOGOS OFICIAIS CONSECUTIVOS A SOFRER GOLOS FORA DE CASA

Martins Indi deve voltar hoje ao onze portista depois de ter cumprido um jogo de castigo na pretérita jornada da Liga, frente ao P. Ferreira. Desta forma, Lopetegui devolverá a defesa ao seu figurino habitual, utilizando o jogo em Moreira de Cónegos como teste para Basileia, onde os dragões disputarão o seu próximo duelo fora de casa.

Depois de ter encerrado, frente aos pacenses, um ciclo de cinco jogos consecutivos a sofrer golos, o objetivo portista passa agora por estancar a defesa na condição de visitante, uma vez que a equipa sofreu um golo em cada um dos últimos quatro jogos nessa condição.

Gil Vicente (nove remates e uma oportunidade de golo não concretizada), Penafiel (6/1), Sp. Braga (30/7) e Marítimo (4/0) são os responsáveis pelo referido registo e, exceção feita aos arsenalistas, por ter sido um jogo de cariz especial, no qual o FCPorto alinhou durante 47 minutos mais os descontos reduzido a nove elementos, todos os outros adversários revelaram um grande acerto na finalização, numa situação que penalizou os dragões.

Agora, como o desafio da Taça da Liga, frente ao Marítimo, no Funchal, foi adiado para 2 de abril, o jogo de hoje é o último do FC Porto como forasteiro antes da importantíssima deslocação a Basileia para a Champions. Chegar lá com o registo defensivo melhorado será relevante em termos anímicos.

in "record.pt"

Ricardo Pereira sacrificado para o futuro

HÁ FARTURA DE OPÇÕES PARA OS FLANCOS DO ATAQUE

Face à fartura de opções para os flancos do ataque, Ricardo Pereira acabou por ser o principal sacrificado na lista de convocados dos dragões para o jogo de hoje. Mais do que um afastamento pontual, a escolha de Julen Lopetegui dá pistas sobre o papel a que o jovem internacional português, de 21 anos, deverá ser votado a tempo inteiro no atual FC Porto: o de lateral-direito alternativo a Danilo e, eventualmente, o seu primeiro substituto assim que o brasileiro deixar o Dragão.

Ricardo Pereira tem sido utilizado por Lopetegui naquela posição e recebeu até rasgados elogios por parte do técnico, que lhe augurou um grande futuro na posição. Por fim, note-se que, para além de Ricardo Pereira, também Diego Reyes saiu da lista de convocados, por troca com o internacional holandês Martins Indi.

in "record.pt"

Cautelas extra com os amarelos

CLÁSSICO ESTÁ NO HORIZONTE

Para além de Danilo, Alex Sandro e Casemiro, que estão a um cartão amarelo de cumprir castigo, os dragões também terão de gerir com cuidado a folha disciplinar de Óliver Torres. É que o clássico com o Sporting, da 23.ª jornada, está a três jogos de distância, o mesmo número de cartões amarelos que o jovem espanhol já viu no campeonato nacional.

Caso seja admoestado esta noite, Óliver Torres também entrará no lote de dragões em perigo de exclusão, o que agudizaria a gestão de Lopetegui para os próximos confrontos, com V.Guimarães, Boavista e, depois... Sporting. Até agora, os portistas não forçaram cartões amarelos.

in "record.pt"

FC Porto pede 30 milhões por Danilo


O jornal desportivo a Catalunha insiste este sábado com o interesse do Barcelona na contratação de Danilo, lateral-direito do FC Porto


O Barcelona quer Danilo, já terá conversado com o FC Porto e já foi informado das condições exigidas pelo clube portista. O jornal espanhol Sport, que hoje volta a carga com o assunto, chama-lhe "preço astronómico", dando conta que o FC Porto quer 30 milhões de euros e ainda Tello em definitivo para aceitar transferir o internacional brasileiro para a Cidade Condal.

Na mesma notícia, o jornalista refere que o FC Porto é conhecido por fazer "vendas milionárias", acrescentando que Danilo tem contrato até junho de 2016, sendo que decorrem negociações para que renove até 2019.


in "ojogo.pt"

El Oporto pide 30 millones y Tello a cambio de Danilo


El Oporto sabe que tiene otra joya en su plantilla. Es un club acostumbrado a vender, a traspasar de forma periódica las jóvenes promesas que capta de la cantera latinoamericana y que acaba reconvirtiendo en estrellas mundiales. Pocos clubs atesoran su experiencia en el mercado internacional. Y Danilo no será una excepción a corto plazo.
El brasileño finaliza contrato en 2016 y en la actualidad tiene una cláusula de rescisión fijada en 50 millones de euros. El club portugués lleva semanas presionando para que el lateral amplíe su compromiso como mínimo tres temporadas más, hasta 2019. El futbolista incrementaría su ficha de forma considerable mientras que el club ganaría el tiempo necesario para negociar al alza el precio de la operación sin la presión de entrar en el último año de contrato.
Danilo sabe que vive sus últimos meses en las filas del Oporto. Sus agentes han recibido varias ofertas y ya se han reunido con diversos clubs, entre ellos el Barça. El brasileño saldrá al mercado y solo falta saber la tasación final. En principio, la directiva del club luso ha dejado entrever que no se desprenderá de uno de sus grandes activos por un precio inferior a los 40 millones de euros. Parece una cifra exagerada, lejos de los parámetros actuales para un lateral derecho, pero se trata de un punto de partida.
El Barça mantiene varios ases en la manga, aunque la incertidumbre que planea sobre su futuro no contribuye a facilitar las cosas. Desde hace semanas, el futbolista y sus agentes saben que Danilo ha superado la primera criba importante para convertirse en el sustituto natural de Dani Alves en el vestuario del Barça. Los técnicos consideran que tiene cualidades más que suficientes para apuntalar la defensa culé y la presencia de Neymar allana el resto del camino. El jugador arde en deseos de cambiar Oporto por Barcelona.
La otra arma culé se llama Tello. La cesión del delantero del Barça ha contribuido a mantener unas relaciones fluidas entre clubs. El futuro del blaugrana podría ser decisivo para redondear el precio del traspaso de Danilo. La solución final podría contemplar la firma de la ampliación y que ésta contemplara una cláusula especial en el caso de que el Barça finalmente se decidiera a presentar una oferta de traspaso. Eso sí, a un precio razonable y no más allá de los 30 millones de euros.
in "sport.es"