quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FC Porto - Besiktas (Antevisão - Videos)









F.C. Porto no máximo: Villas-Boas prescinde apenas de Sapunaru

André Villas-Boas não quer facilitar um milímetro diante do Besiktas. Tanto é assim que, dos habituais titulares, prescindiu apenas de Sapunaru. Maicon e Fernando não estão nos eleitos mas, como se sabe, ambos cumprem um jogo de castigo na Liga Europa.

As novidades na lista de convocados são, então, Jorge Fucile, Sereno, Souza e Castro. De fora ficou também, em relação à última chamada, Emídio Rafael.

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, o treinador do F.C. Porto admitiu fazer alguma gestão dos recursos que possui. Essa gestão, contudo, terá maior significado durante o jogo e se os dragões estiverem com o resultado controlado.

Para o lugar de Maicon vai avançar Nicolás Otamendi e na vaga de Fernando estará Souza ou Freddy Guarín.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Jorge Fucile, Rolando, Nicolás Otamendi, Sereno e Alvaro Pereira;
Médios: Freddy Guarín, João Moutinho, Fernando Belluschi, Rúben Micael, Souza e Castro;
Avançados: Cristian Rodríguez, Hulk, Falcao, Silvestre Varela e Walter.

in "maisfutebol.iol.pt"

Alvaro Pereira e o segredo do sucesso: «Valorizamos todos os jogos»


O homem da maratona do F.C. Porto chama-se Alvaro Pereira. O uruguaio parece ter dois corações e quatro pulmões, tamanha é a fiabilidade da sua condição física. Diante do Besiktas, lá estará ele no lado esquerdo da defesa azul e branca.

«Jogamos em casa e temos a oportunidade de seguir em frente. É uma grande motivação e cria-nos alguma ansiedade. Só pensamos nos três pontos», referiu Alvaro Pereira, lado a lado com Villas-Boas na conferência de imprensa desta quarta-feira.

Para já, não há Benfica que atormente o pensamento do dragão. «Na minha cabeça só está o Besiktas e a vitória. Sabemos a importância do jogo com o Benfica, tudo aquilo que envolve, mas apenas podemos pensar no imediato.»

Falemos então do Besiktas. Alvaro Pereira viveu alguns problemas na fase inicial do jogo em Istambul. «O estádio deles é complicado. Têm uma boa equipa e cometemos alguns erros no início. Mas fomos a tempo de os corrigir e conseguimos um excelente triunfo.»

Finalmente, o segredo do ciclo triunfal do F.C. Porto. Como explica Alvaro Pereira tantas vitórias? «Estamos a dar a mesma importância a todas as competições. Essa fome de triunfos é o segredo. Valorizamos todos os jogos.»

in "maisfutebol.iol.pt"

«Quaresma queria muito vir ao Porto, tive de o amarrar em Istambul»

Istambul abriu a boca de espanto com a qualidade do F.C. Porto. Bernd Schuster, treinador do Besiktas, gostou especialmente de Radamel Falcao e Hulk, conforme confessou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo no Estádio do Dragão.

«O Porto tem uma equipa muito trabalhadora e completa. Hulk e Falcao podem fazer a diferença. Aproveitam bem os erros dos adversários. Estes jogos são muito equilibrados e jogadores com essa qualidade fazem a diferença. No Besiktas podia ser o Ricardo [Quaresma] a assumir esse papel», adiantou, desiludido por ainda não poder contar com o Mustang lusitano.

«O Ricardo esteve um mês a tratar-se em Portugal, está a recuperar bem e não queremos arriscar nada nesta altura. Dentro de uma semana/dez dias estará pronto. Ele queria muito vir ao Porto, tivemos de o amarrar em Istambul. Seria uma irresponsabilidade pô-lo a jogar aqui», referiu o antigo internacional alemão, num golpe de humor.

Depois, os elogios ao F.C. Porto. «Tem uma trajectória importante na Europa. Quando saíram os grupos, olhei para as quatro equipas e vi que o Porto era o grande favorito. Era e continua a ser. Fundamental para nós é ganhar ao Rapid e ao CSKA Sofia. Vamos tentar vencer em Portugal, mas os últimos dois jogos é que são decisivos.»

«Nunca me verão satisfeito»

A relação entre Bernd Schuster e os jornalistas turcos não é particularmente exemplar. O técnico chega a ter alguma falta de paciência ao explicar alguns temas. Este por exemplo: a forma de jogar da equipa.

«O Besiktas não tem de mudar por jogar contra uma equipa de contra-ataque. Todas as equipas jogam em contra-ataque frente ao Besiktas. O nosso estilo é este e não o vamos modificar. O Porto jogou assim na Turquia porque houve uma expulsão e teve de recuar. Aliás, antes dessa expulsão o Porto não estava em contra-ataque.»

Depois, alguém lhe perguntou o que seria necessário para o ver satisfeito. Schuster foi ríspido.

«Nunca me verão satisfeito.»


Guti: o «pop star» do Besiktas já tem receita para vencer no Dragão

Pose altiva, ar de pop star enfadado, palavras bem medidas. Os 16 anos de Guti na efervescência do Real Madrid habituaram-no a enfrentar os jornalistas. Sem Quaresma, é ele que assume o papel de estrela dentro de uma equipa que tenta no Dragão contrariar a história. O F.C. Porto nunca perdeu contra nenhuma equipa turca.

«Depois de termos perdido em casa, ganhar aqui seria fantástico. Mas sabemos que o F.C. Porto também é muito forte em casa. Foi um jogo estranho. O Porto aproveitou bem dois erros nossos e fez dois golos. Não jogámos mal, mas a velocidade do Porto na frente foi decisiva também», referiu Guti, em conferência de imprensa.

«O Besiktas vem ao Porto para a vingança»

«Tenho esperanças num resultado bom. Queremos garantir meia-qualificação aqui no Porto. Jogue quem jogue na equipa deles, a partida será sempre difícil. Sei que têm um jogo importante no domingo, mas não podemos pensar nisso.»

Para Guti, velho conhecedor das competições europeias, a receita para triunfar em Portugal até parece simples. «Temos de tentar fazer um golo cedo, defender a vantagem e levar uma vitória daqui.»

«Sinto-me melhor a cada dia que passa»

O contra-ataque do F.C. Porto é motivo de preocupação para os turcos. Os jornalistas falam nisso, Guti também. «Sabemos que esse é um ponto forte no adversário. É difícil não sofrer qualquer contra-ataque. É importante ter as linhas juntas e jogar como um verdadeiro conjunto.»

Guti voltou há pouco de lesão e os fanáticos adeptos do Besiktas aguardam a qualquer instante que o génio se solte da lâmpada. Será no Dragão? «Sinto-me melhor a cada dia que passa. Fiz três jogos seguidos, um deles com 120 minutos para a taça, e as coisas começam a sair-me bem. Preciso de jogar mais para chegar ao meu melhor.»

Guti: «O Besiktas está no Porto à procura de vingança»

Médio espanhol é uma das armas a lançar por Bernd Schuster

O nome de Guti emerge no meio-campo do Besiktas. Recuperado de lesão, o internacional espanhol será titular no Estádio do Dragão e, por certo, fonte de grande parte dos problemas a serem criados pelos turcos.

À chegada à cidade do Porto, Guti optou por palavras de elogio ao F.C. Porto, retalhadas pelo desejo de «vingança». «O Porto é uma grande equipa, conforme provou na Turquia. No entanto, estamos cá com ambição e à procura da vingança», referiu o talentoso centrocampista.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas quer equipa focada no Besiktas antes do Benfica

André Villas-Boas admite que fará alguma gestão da equipa na partida com o Besiktas nesta quinta-feira, a três dias do clássico com o Benfica, mas quer manter a equipa focada nessa partida e no apuramento do F.C. Porto para a fase seguinte da Liga Europa.

«A gestão a ser feita será a normal, de acordo com o calendário e o pouco tempo de descanso. É provável que haja uma ou outra alteração em relação ao jogo anterior. Estamos à porta da qualificação e não queremos deixar fugir a oportunidade, diante de um adversário apetecível», afirmou.

«O mais importante é manter a concentração para o jogo actual. Se não venceremos, tudo continua em aberto na Liga Europa e no campeonato. O nosso compromisso é manter os jogadores focalizados na partida com o Besiktas. Deixar fugir uma oportunidade como esta não é sensato», prossegue.

«Holosko e Guti acrescentam qualidade ao Besiktas»

O F.C. Porto lidera com algum à-vontade o seu agrupamento na Liga Europa e um deslize diante do Besiktas até nem seria especialmente grave. De qualquer forma, André Villas-Boas nem quer admitir uma interrupção no ciclo de triunfos.

«O impacto da derrota é que é de evitar. A equipa está confiante e tem crescido. Podíamos ter crescido ainda mais em Coimbra, se não fossem aquelas condições atmosféricas. Essa situação teve impacto na nossa recuperação. Tínhamos um treino no domingo e optámos por folgar, por exemplo.»

Em relação ao Besiktas, Villas-Boas sugere que as entrada de «Filip Holosko e Guti» vão acrescentar «qualidade individual à equipa». «Ainda faltam alguns jogadores importantes, como o Nobre e o Quaresma, mas há um acrescento de qualidade. O Rapid Viena também joga em casa e pode ameaçar a qualificação do Besiktas, por isso este jogo é muito importante para eles.»

Villas-Boas: «Mais cedo ou mais tarde o Hulk volta à selecção»

Mano Menezes esqueceu-se de Hulk na elaboração da última convocatória para a selecção do Brasil. O avançado do F.C. Porto terá ficado desiludido, pois atravessa um grande momento de forma, mas terá muito tempo para provar ser merecedor de novas oportunidades.

André Villas-Boas não tem qualquer dúvida que Hulk tem lugar na canarinha. «No Brasil há uma quantidade anormal de jogadores seleccionáveis. O talento é tão grande que a equipa permite-se a este nível de oscilações. Se o Hulk tivesse sido chamado era positivo, claro, mas ele não vai ficar abalado por isso. Mais tarde ou mais cedo voltará lá, com certeza.»

Sobre Fernando, que recupera de uma lesão muscular, o treinador do F.C. Porto está optimista. «Temos três dias até ao jogo com o Benfica para recuperá-lo. Vamos esperar que o Fernando fique totalmente bem.»

Villas-Boas tem «muito a mostrar»: «Só ganhei uma Supertaça»

Técnico do F.C. Porto não se deixa embalar na onda de triunfos

A boa fase do F.C. Porto é evidente e acolhe elogios justos. André Villas-Boas, porém, continua a fugir da euforia como o diabo foge da cruz. Sempre que confrontado com o período de luxo, o técnico coloca um tampão no deslumbramento. E até lembra que há 16 atletas no plantel que nunca foram campeões nacionais. A fome de títulos é, portanto, sôfrega.

«O meu currículo no F.C. Porto é só uma Supertaça. Temos todos muito que mostrar. Há 16 jogadores neste plantel que nunca foram campeões. Isso representa também a vontade enorme de ganharmos títulos. A grandeza deste clube propõe-me e possibilita-me que conquiste troféus», explicou André Villas-Boas, durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Besiktas.

Na conversa, Villas-Boas aproveitou para puxar atrás a fita da sua carreira. «Deixei a equipa técnica de José Mourinho para ir para a Académica. Sentia-me pronto e capacitado. Só jogadores com grande talento, como os que encontrei em Coimbra, me permitiriam estar hoje nesta cadeira.»
 


in "maisfutebol.iol.pt"

Pedro Proença no Dragão

árbitro lisboeta "apita" clássico FC Porto-Benfica
 
 
Pedro Proença será o árbitro do clássico entre FC Porto e Benfica, jogo da 10.ª jornada da liga a disputar domingo no Estádio do Dragão.

O juiz da Associação de Futebol de Lisboa foi o nomeado para o jogo grande da jornada 10 da Liga Zon Sagres. O encontro está marcado para 7 de novembro (domingo) e terá o apito inicial às 20 e 15.

Elmano Santos estará no jogo de encerramento da jornada, segunda-feira, em Guimarães, onde o Vitória local recebe a visita do Sporting.

O Sp. Braga-Beira-Mar terá a arbitragem de Jorge Sousa e Olegário Benquerença "apita" na Mata Real o encontro entre P. Ferreira e Nacional.

Nomeações para 10.º jornada da Liga Zon Sagres:

V. Setúbal-Rio Ave - Paulo Baptista
Marítimo-U. Leiria - Manuel Mota
Sp. Braga-Beira-Mar - Jorge Sousa
P. Ferreira-Nacional - Olegário Benquerença
Naval-Olhanense - Diogo Santos
FC Porto-Benfica - Pedro Preonça
Portimonense-Académica - Hugo Pacheco
Sporting-V. Guimarães - Elmano Santos

Nomeações para 10.º jornada da Liga Orangina:

Oliveirense-Arouca - Artur Soares Dias
Estoril-Aves - Luís Catita
Penafiel-Freamunde - João Capela
Moreirense-Leixões - Marco Ferreira
Belenenses-Feirense - Duarte Gomes
Fátima-Trofense - Cosme Machado
Varzim-Sta. Clara - Carlos Xistra
G. Vicente-Covilhã - João Ferreira

in "record.pt"

João pára, mas não precisava

No processo de gestão do meio-campo de André Villas-Boas, atendendo ao jogo com o Besiktas que, em caso de vitória deixará o FC Porto apurado, mas sobretudo, à importância do clássico, que pode cavar um fosso de dez pontos para o Benfica, pode ter chegado a vez de João Moutinho parar. Os indícios apontam nesse sentido, mas, de acordo com Carlos Pereira, antigo elemento da equipa técnica do Sporting, chefiada por Paulo Bento, "nem era preciso" e a prova são as duas séries de 95 jogos consecutivos em que o jogador participou, em cinco épocas, com a camisola dos leões. "O João é de uma capacidade de recuperação ímpar, que mesmo em sobrecarga nunca revelava muito cansaço, parece que não passava por ele, o que se torna difícil de gerir", comentou o técnico.

Esta época, Moutinho soma 1211 minutos nas pernas, fruto dos 15 jogos em que participou (falhou apenas o Limianos), e a poucos dias da recepção ao Benfica pode ver Rúben Micael, que descansou em Coimbra, tomar-lhe o lugar ao lado de Belluschi, que já fora poupado com o Leiria. "No FC Porto ele não precisa de se desgastar tanto, porque não carrega a equipa às costas. No Sporting tinha de desempenhar várias funções, tomar a iniciativa, fazer compensações, jogar na esquerda, ou na direita, ou atrás do ponta-de-lança", recorda Carlos Pereira, que até deixa no ar a ideia de que essa pode até nem ser uma necessidade de André Villas-Boas, atendendo às características: "Fazê-lo descansar no Sporting era urgente, mas começava a semana com uma disponibilidade física fantástica. Víamos o seu comportamento nos treinos, a entrega e acabava por jogar e render sempre da mesma forma". Daí que seja um elemento com o qual qualquer treinador pode sempre contar, mas como titular indiscutível no FC Porto de Villas-Boas em 15 dos 16 jogos da equipa, e com esta jornada europeia a meio da semana a poder revelar-se um aspecto-chave com reflexos no clássico, aproveitar para dar descanso a João Moutinho num encontro que permite margem de manobra para os azuis e brancos, pode ser um passo importante para surgir em melhores condições frente ao Benfica. "Por jogar numa equipa mais madura, num ambiente psicologicamente positivo e mesmo sem nunca deixar nada por fazer em campo, o João está sujeito a menos desgaste", volta à carga Carlos Pereira.

Outro aspecto a não menosprezar e que contribui para explicar esta longa duração de Moutinho e a sua regularidade em campo é a ausência de lesões: "Como não é um jogador com apetência para lesões, acaba por beneficiar a sua regularidade".

Defesa
Fucile e Otamendi de braço no ar

Partindo do princípio de que Helton se mantém intocável, e considerando a obrigatoriedade de Villas-Boas mexer no centro da defesa por conta do castigo de Maicon, o mais provável é que, nos planos do treinador, sobre a poupança do costume neste jogo com o Besiktas: deixar Sapunaru a marinar para o Benfica e avançar com Fucile para a titularidade. E Álvaro Pereira? Pergunta legítima, porque o uruguaio raramente pára. Só descansou mesmo no jogo com o Limianos, mas Emídio Rafael, que o substituiu, não está inscrito na Liga Europa, razão para desconfiar que Álvaro Pereira vai mesmo continuar a rodar sem interrupções.

Meio-campo
À volta do mágico Belluschi

A ausência de Fernando já era certa, porque o brasileiro cumpre castigo, e, sem essa peça, o puzzle torna-se mais difícil. Guarín, como já escreveu O JOGO, parece ser o substituto provável de Fernando, ainda que Souza também possa desempenhar essa função e até nem seja incompatível a sua conjugação com o colombiano. Para complicar um pouco mais, admita-se como forte a hipótese de poupar João Moutinho. Nesse contexto, Belluschi manter-se-ia no onze - ele que até descansou com o Leiria... - para garantir consistência, viabilizando a entrada de Rúben Micael. Guarín, Belluschi e Rúben parece, pelo menos, um meio-campo viável...

Ataque
Rodríguez e os dois do costume

Igualmente provável é a entrada de Cristián Rodríguez no onze, rotina que tem vindo a ser implementada por Villas-Boas nos jogos da Liga Europa, numa alternância do uruguaio com Varela. Este ficaria reservado para o Benfica, mas, apesar de Walter ter dado excelente resposta com o Limianos, deixando água na boca dos adeptos, o mais certo é que Villas-Boas não queria prescindir logo de início da dupla que deu cabo da defesa turca no primeiro jogo, poupando-os apenas, se for caso disso, ao longo do jogo. Deste modo, o ataque, tal como aconteceu em Istambul, ficaria entregue a um tridente de respeito: Rodríguez, Falcao e Hulk.

in "ojogo.pt"

Confirmado: Quaresma não regressa ao Dragão

Agora é oficial, Quaresma não vai mesmo reencontrar o FC Porto. O internacional português não recuperou a tempo do jogo de amanhã e ficou de fora da lista de convocados divulgada ontem por Bernd Schuster. O extremo está perto de regressar à competição - já treina no relvado -, mas ainda não o fará no Dragão, apesar de ter manifestado recentemente vontade de defrontar o FC Porto, clube a que declarou "amor" eterno e prometeu "não festejar" na eventualidade de marcar um golo. Pois bem, agora é certo que Quaresma não regressará mesmo ao Dragão, estádio onde festejou os títulos mais importantes da carreira. O português não é, no entanto, a única baixa do Besiktas. Nobre, avançado que defrontou o FC Porto no jogo em Istambul, também não recuperou a tempo deste jogo, assim como o defesa Ferrari e os médios Simsek - fracturou uma mão na casa de banho de sua casa - e Ekrem Dag.

Apesar do lote de indisponíveis continuar a ser grande (cinco baixas por lesão), Schuster ganhou algumas opções para esta partida, uma vez que Mehmet Aurélio está de regresso à lista de eleitos. O internacional turco, que é um dos jogadores fundamentais do Besiktas, foi convocado e deve mesmo ser titular no Dragão, tal como acontecerá com o capitão Uzulmez e o avançado Bobô. Os dois jogadores saíram lesionados da partida de domingo com o Sivasspor, mas já estão recuperados e em condições de serem titulares, tendo em conta que Schuster convocou apenas 16 jogadores de campo. Desta forma, o Besiktas, com Guti em grande forma, prepara-se para defrontar o FC Porto bem mais perto da sua máxima força.

Schuster convocou três guarda-redes

A lista de convocados do Besiktas tem 19 jogadores, se bem que três deles são guarda-redes, o que significa que Umut Kayal deverá ser o sacrificado para o encontro de amanhã, uma vez que Arikan é o habitual titular e Rustu o mais experiente do plantel. Entretanto, a formação turca chega a Portugal às 12h55, treinando ao final do tarde no Estádio do Dragão (19h30). Antes, porém, Bernd Schuster dará a habitual conferência de Imprensa de antevisão do jogo.

Guti e os beijos comprometedores

A polémica rebentou: Guti foi filmado a beijar um homem na boca no interior do Estádio do Besiktas e alguns órgãos de comunicação social turcos decidiram-se a fazer um autêntico festival com essas imagens, desde primeiras páginas nos jornais, até a debates televisivos sobre o assunto. Ontem, no entanto, o Besiktas explicou o sucedido: o homem que Guti beijou é o pai. Apesar disso, o espanhol esteve envolvido numa cena parecida quando ainda estava em Madrid. E, mais uma vez, às imagens sucedeu-se uma explicação familiar: na altura, o homem que Guti beijou na boca era supostamente a... irmã.

in "ojogo.pt"

Vitória pode valer o primeiro lugar


Com três vitórias em três jogos na Liga Europa, as contas de André Villas-Boas são muito fáceis de fazer quando o FC Porto, com nove pontos, defrontar amanhã o Besiktas, precisamente o segundo classificado, com seis pontos. Uma nova vitória garante imediatamente o apuramento e também pode valer o primeiro lugar, desde que o Rapid de Viena não vá além de um empate com o CSKA. Neste caso, mesmo se o Besiktas conseguisse igualar os 12 pontos dos portistas, o factor de desempate estaria nos resultados entre as duas equipas. Terminar o grupo em primeiro tem vantagens: dá direito a ser cabeça-de-série nos 16 avos-de-final e, por consequência, jogar a segunda mão da eliminatória no Estádio do Dragão.

O cenário de empate não é comprometedor para o FC Porto, tanto para a qualificação como para a obtenção do primeiro lugar. A equipa de Villas-Boas ficaria com dez pontos e o Besiktas com sete, podendo a qualificação ser resolvida nos dois jogos restantes, com a vantagem de a fase de grupos terminar no Dragão, com a recepção ao CSKA de Sófia, neste momento sem pontos.

O cenário de derrota com o Besiktas tem duas implicações, uma prática e outra psicológica. Quanto à primeira, se a diferença de golos nos dois jogos fosse a favor dos turcos (uma tarefa difícil dada a vitória portuguesa por 3-1 em Istambul), o FC Porto perderia o primeiro lugar, mesmo em igualdade pontual. Conjugando esse cenário com o da vitória do Rapid na recepção ao CSKA, os austríacos ficariam a três pontos dos portistas, quando, precisamente, o jogo seguinte opõe estas equipas em Viena. A consequência psicológica de uma derrota estaria numa eventual quebra de confiança da equipa em vésperas do clássico.

Vitória
Se o FC Porto ganhar soma 12 pontos e garante o apuramento para os 16 avos-de-final. E se o Rapid não for além de um empate, então o primeiro lugar fica desde logo garantido.

Empate
O empate não é comprometedor e adia o apuramento portista para os próximos jogos. Por exemplo, três pontos no último jogo, com o CSKA, seriam suficientes.

Derrota
Teria implicações na classificação se o Besiktas conseguisse uma maior diferença de golos no conjunto dos dois jogos. Mas o apuramento continuaria a ser perfeitamente viável.

in "ojogo.pt"

Deco: «É pelo FC Porto que eu sofro»

ABRIU O CORAÇÃO NO REGRESSO A CASA
 

Passou os melhores momentos da sua carreira no futebol europeu, tendo-se sagrado campeão europeu ao serviço do FC Porto e do Barcelona, contando ainda com uma passagem pelo Chelsea onde conquistou a Premier League. Muitos títulos e prestígio fizeram de Deco um dos jogadores mais talentosos do seu tempo. No regresso ao Brasil, o médio abriu o coração e confessou a sua grande paixão. “Foi o clube que mais amei na vida. Nunca me imaginei a jogar lá, mas depois de tudo o que vivi, se me perguntarem qual é a equipa pela qual eu torço, pela qual eu sofro a ver os jogos, digo que é o FC Porto”, revelou o Mágico, agora com 33 anos, numa entrevista à revista “Placar”.

Tendo assinado pelos dragões a meio da época 98/99, Deco ainda foi a tempo de inscrever o seu nome no penta. Era o número 29, mas o estatuto que foi ganhando no grupo permitiu-lhe chegar ao 10. Tentou remar contra a travessia de três anos sem o título nacional e foi com José Mourinho que recuperou a confiança e mais brilhou. Em 2002/03 venceu o campeonato, Taça de Portugal e Taça UEFA. Na temporada seguinte repetiu o título nacional, ao qual juntou a Supertaça e a Liga dos Campeões.

Por isso mesmo não esquece o treinador que lhe possibilitou ser o melhor jogador da Champions em 2003/04. “O Mourinho passa uma confiança muito grande aos jogadores, tudo o que ele diz que vai acontecer, acontece. O que acho mais impressionante nele é a leitura que faz durante o jogo”, recordou o atual jogador do Fluminense.

in "record.pt"

Clássico obriga a onze renovado

FÔLEGO NA EUROPA DITA MUDANÇAS
 

Da baliza até ao ataque. Villas-Boas não quer perder a tradição vitoriosa, mas também não vai obrigar o seu núcleo duro a desgastar-se com o Besiktas antes de um clássico com o Benfica. É que nem sequer há 48 horas entre o fim do jogo europeu e o arranque do clássico, pelo que o onze vai mudar radicalmente. Só com vitórias na Liga Europa, o FC Porto gere um conforto invejável e, por isso, enquadra o risco. O discurso será de exigência e a mentalidade de vitória, sobretudo para manter a tal chama em torno da equipa.

Seleções. Fucile e Rodríguez serão titulares, eles que ontem também receberam a notícia da chamada para mais uma internacionalização, desta feita frente ao Chile e em Santiago (dia 17, também com Alvaro Pereira). Sapunaru, que amanhã deve descansar, joga no mesmo dia em Klagenfurt, contra a seleção austríaca. Depois de uma longa ausência, o defesa está de pedra e cal nas opções de Lucescu.

in "record.pt"

Falcão e a tradição

EL TIGRE MARCA REGULARMENTE NA EUROPA
 

Falcão está a perder o estatuto de goleador-mor do FC Porto para Hulk. Contra todas as expectativas, o internacional brasileiro leva vantagem sobre o colombiano tanto no campeonato (8-4) como também na Liga Europa (5-4). Contudo, na competição europeia, El Tigre marca com maior regularidade do que o colega, pois só ficou em branco frente ao Genk, no Estádio do Dragão. De resto, faturou em todos os outros 4 jogos e, agora, frente ao Besiktas, André Villas-Boas conta com os seus golos para manter a tradição e garantir a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa.

Formalidade

Vencendo, amanhã, a equipa de Ricardo Quaresma, o FC Porto assegura a presença nos 1/16 de final da competição, sendo igualmente certo que a história até joga a seu favor. Nunca nenhuma equipa turca conseguiu vencer os azuis e brancos em solo português e o Besiktas até foi uma das que já caíram no Dragão. Ou seja, se Falcão conseguir manter a tradição de marcar na Liga Europa e a equipa a de vencer os turcos, então estão reunidas as condições para o FC Porto assegurar a qualificação para a próxima fase da prova.

Nesse sentido, e mesmo tendo em conta que há um sempre importante clássico logo após a prova europeia, o treinador não vai abdicar da principal referência atacante da equipa. É certo que Villas-Boas vai gerir o plantel com pinças neste duplo compromisso, mas o internacional colombiano é um dos poucos que deve alinhar em ambas as partidas. Aliás, Falcão ainda só falhou um compromisso oficial, frente ao Limianos, para a Taça de Portugal.

De qualquer forma, a Liga Europa nem tem sido a prova de maior desgaste para o sul-americano. Nos 5 jogos já realizados nessa competição, El Tigre foi substituído em todos eles. Ainda assim, Villas-Boas nunca deixou de o lançar de início, até porque o sucessor natural, Walter, ainda não deu garantias de poder singrar numa prova tão importante como a Liga Europa. O brasileiro prosseguirá calmamente o seu processo de adaptação e o colombiano manterá o estatuto de titular indiscutível. Por fim, refira-se que Falcão também tem contas a acertar com o Besiktas, depois do golo mal anulado em Istambul.

in "record.pt"

Palito não quebra

ALVARO PEREIRA JÁ TEM MAIS DE 50 JOGOS

Que Villas-Boas vai mexer no onze que recebe o Besiktas, é certo e sabido. O foco está no clássico, mas mantém Alvaro Pereira bem iluminado. O uruguaio faz o seu 52.º jogo oficial em 2010, mas não corre só por gosto. No FC Porto, os maratonistas são aumentados, já que há contratos que antecipam um salto nos vencimentos assim que se atinge determinada meta competitiva.

O Palito, que na última época suou por um novo contrato, já renovado até 2015, está agora perto de nova subida de escalão, fazendo valer o seu estatuto de imprescindível. É que nem há margem para dúvidas: Alvaro Pereira é lateral, mas não dá o flanco.

Quem achava que dificilmente a SAD encontraria um jogador capaz de fazer esquecer Aly Cissokho, cedo se convenceu de que o sul-americano tinha todas as condições para ir mais longe do que o francês transferido para o Lyon. Ninguém pára o “carrilero” uruguaio, nem sequer André Villas-Boas tem intenções de lhe dar descanso. Alvaro Pereira não deverá ser um dos poupados para o clássico, já que não há uma verdadeira alternativa para o seu lugar. Emídio Rafael surgiu apenas no jogo da Taça de Portugal, frente ao Limianos, e, mesmo tendo estado bem, não ameaçou a posição do companheiro.

Rotação

Não há volta a dar. O camisola 5 esteve em todos os jogos do campeonato, Liga Europa e marcou presença na Supertaça. Cumpriu os 90 minutos em todos eles e sempre em alta rotação, conforme aconteceu no passado sábado, num encontro de exigência máxima sob o ponto de vista físico, em Coimbra. O sul-americano, de 24 anos, é um dos indiscutíveis no onze e dificilmente terá direito a assistir ao duelo com o Besiktas de fora. Só uma revolução completa na equipa iria permitir a Alvaro Pereira levantar o pé do acelerador.

Independentemente da decisão que o técnico vai tomar amanhã, fica a garantia de que o uruguaio vai estar a 100 por cento no clássico.

in "record.pt"

Mário Jardel: «Quero seis meses no F.C. Porto e acabo»

As imagens correm mundo afora. Anunciam a irreversibilidade de um estado de alma, de uma paixão pela área, pela bola, pelo golo. Mário Jardel, 37 anos, ponta-de-lança de sete vidas e muitos mais fôlegos, volta a fazer o que melhor sabe: olhos bem abertos, testa propulsora, guarda-redes abatido.

Agora em Varna, leste da Bulgária, aos pés do Mar Negro. O mesmo killer instinct, o mesmo saber, a mesma ânsia de menino, as mesmas palavras endossadas em jeito de promessa. Tudo em entrevista ao Maisfutebol.

«Sinto-me super-feliz. Fisicamente estou a ficar bem e continuo a fazer golos. Nenhum zagueiro sabe como me marcar», diz o ponta-de-lança brasileiro, ex-F.C. Porto, ex-Sporting, ex-Galatasaray, ex-uma infinidade de outros clubes.

«Falcao é óptimo, mas nunca fará 42 golos num ano»

«Eles olham para a bola no ar; eu faço que vou e fico. Quando olham já estou a meter a cabeça na bola. Aí não tem mais jeito, o Jardel não falha», diz o jogador do Cherno More Varna.

O contrato de Mário Jardel acaba a 4 de Dezembro. Nessa altura o campeonato búlgaro sofre uma interrupção de dois meses também. Tempo demasiado para um homem sedento de golos.

«Não posso parar. Quero voltar a Portugal e fazer os últimos meses da minha carreira. Perfeito, perfeito é se for no F.C. Porto. Falei com o Pinto da Costa há poucas semanas, quando ele veio à Bulgária, e disse-lhe que seria bom para todos. Faço seis meses no Porto e tenho o final perfeito.»

«No Porto nem me importo de ficar no banco»

A miríade de golos adoça a inconsciência. Jardel agarra o passado na tentativa de dourar o presente. O brasileiro ama o F.C. Porto, sonha com o dragão colado ao peito e um adeus junto às gentes da Invicta.

Não, não é inconsciência, afinal. É um sonho de menino, de homem também. É uma espécie de sacerdócio, de convicção profunda, esotérica. E, afinal, que melhor epílogo para um filme de vida assente em surpresas desde o princípio?

«Na Bulgária já gritam Super-Mário!»

«Nem me importo de ficar no banco. Sei que posso entrar de vez em quando e fazer os meus golzinhos. O meu coração é azul e branco. Foi o Porto que me resgatou do Brasil e me mostrou à Europa. Gostava que o André Villas-Boas me tivesse ao lado dele, nos suplentes, para me meter em jogo e eu resolver.»

«Nunca devia ter saído do F.C. Porto»

Como rebobinar tudo e apagar as partes de espúrio? Mário Jardel sabe que trilhou o caminho da perdição e que a sua imagem ainda paga juros pesados. Os anos passaram, o homem reencontrou-se e mantém-se longe do vício e dos chamamentos malditos.

«Até o Maradona teve a oportunidade de treinar a selecção da Argentina. O ser humano muda e eu consegui mudar. Se não for no F.C. Porto, que seja noutro clube da primeira divisão. O importante é que a bola me chegue. Estou óptimo. Aguento tudo, faço até dois jogos seguidos se for preciso».

«Nunca fui de grandes correrias. As pessoas conhecem-me. Quem gosta de futebol é o golo. Eu sou o golo, eu amo o futebol.»

Sem complexos, despretensioso, Mário Jardel promete ter tirado o corpo e alma do abismo. E assume um erro mais. «Há um amigo meu que me diz sempre o mesmo: nunca devias ter saído do F.C. Porto. E é verdade. Agora sei isso.»

in "maisfutebol.iol.pt"

«O Hulk sente-se em grande forma e está motivadíssimo para o clássico»

Lino, agora na Grécia, mantém contacto com o atacante do F.C. Porto

Lino conhece como poucos Hulk e Fernando. Jogou com eles no F.C. Porto, construiu uma amizade sólida e mantém um contacto permanente. Agora no PAOK Salónica, o lateral esquerdo já sabe como está a ser vivido no Dragão o Clássico de domingo.

«Depois do que passou na época passada, com aquele castigo que nunca ninguém entendeu, o Hulk está em grande forma, faz a diferença, está a mostrar o imenso talento que tem. Ele disse-me que se sente num bom momento e que está muito motivado para o jogo de domingo», confidencia Lino, através da sua assessoria de imprensa.

Também Fernando merece uma pequena observação. «Espero que ele recupere da lesão, porque é um jogador fundamental no FC Porto. A equipa já está muito identificada com a sua maneira de jogar. Se vencer, abre para uma vantagem de dez pontos. E ter uma almofada assim, tanta gordura para queimar, seria óptimo para o espírito da equipa. Deixei muitos amigos no FC Porto, tanto no plantel como na estrutura do clube, e torço sempre pelo sucesso deles.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Roménia chama Sapunaru para duelo com a Itália

Cristian Sapunaru vai defrontar a Itália, em particular agendado para 17 de Novembro. O lateral direito do F.C. Porto foi novamente convocado pelo seleccionador da Roménia, após um bom arranque de temporada com a camisola dos dragões

O jogador romeno agarrou a titularidade no início da época e tem travado um duelo interessante com Jorge Fucile. Sapunaru viajará para Klagenfurt (Áustria), localidade que irá acolher o encontro particular entre Roménia e Itália.

in "maisfutebol.iol.pt"

F. C. Porto-Benfica: Segurança máxima e autocarro com escolta

O dispositivo de segurança para o F. C. Porto-Benfica deverá ser semelhante ao do último clássico. O jogo vai ser catalogado de alto risco e poderá envolver cerca 500 policias, distribuídos pelo estádio e pelos acessos. O autocarro do Benfica terá escolta especial.

Tal como a 2 de Maio, na penúltima jornada do campeonato da época passada, espera-se um ambiente escaldante no jogo entre o F. C. Porto e o Benfica (domingo, 20.15 horas, Sport TV1), o que já está a merecer a atenção especial das forças de autoridade. Segundo apurou o JN, deverão ser destacados 500 agentes para zelar pela segurança dos adeptos e controlar as claques. Em relação ao último clássico, só deverá mudar o número de policias destacados para determinadas zonas da cidade (250 agentes), essencialmente, porque as circunstâncias são diferentes. Enquanto na temporada anterior havia a hipótese de o Benfica sagrar-se campeão no reduto do rival, o que poderia desencadear uma onda de violência pelas ruas, este jogo não terá a mesma tensão.

A partir de amanhã, após o F. C. Porto-Besiktas, a contar para a Liga Europa, a PSP vai concentrar-se no dispositivo a colocar em marcha e a ultimar todos os pormenores da operação. Para já, as autoridades ainda se encontram em fase de planeamento e de recolha de informação, além de estarem em contacto com os clubes.

Protecção na auto-estrada

No entanto, é garantido que o autocarro do Benfica irá merecer escolta policial em todo o percurso de auto-estrada, desde Lisboa até ao Porto. O dispositivo contará com a colaboração de agentes especializados, os mesmos que acompanham as claques. A GNR e as Brigadas de Trânsito também serão avisadas para estarem mais vigilantes ao longo do percurso, além de patrulharem os viadutos e outros possíveis locais que poderão ser usados para o arremesso de pedras e outros objectos.

No fim-de-semana, o Benfica irá pernoitar no Hotel Porto Palácio, no Porto, cuja zona envolvente será alvo de um esquema reforçado de policiamento. O objectivo passa por criar todas as condições de segurança, sendo essa uma das grandes preocupações dos encarnados. Recentemente, uma delegação do clube da Luz reuniu com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, para sensibilizá-lo sobre os problemas que a equipa encontra sempre que se desloca ao Porto.

in "jn.pt"

Melhor árbitro italiano nomeado para o FCPorto - Besiktas

A UEFA nomeou uma equipa de arbitragem italiana para o encontro do FC Porto com os turcos. Paolo Tagliavento foi árbitro de baliza na final da Liga Europa, na época passada. Considerado o melhor árbitro de Itália na época passada.

Paolo Tagliavento vai apitar o FC Porto - Besiktas, jogo a contar para a 4ª jornada, do grupo L, da Liga Europa. O italiano de 38 anos é um dos árbitros em ascensão. A época passada foi distinguido como o melhor árbitro de Itália, conquistando o Prémio Giovanni Mauro. Em 2010, esteve na final da Liga Europa entre Atlético de Madrid e Fulham, em Hamburgo, como árbitro de baliza.

Tagliavento viu o seu nome envolvido, em 2006, no Calciopoli. Nas escutas interceptadas o nome do árbitro era citado por alguns dos dirigentes acusados, mas acabou por ser ilibado.

A equipa de arbitragem noemada pela UEFA é totalmente italiana. Tagliavento terá como assistentes Massimiliano Grilli e Gianluca Cariolato, o quarto árbitro é Carmine Russo e os assistentes adicionais são Christian Brighi e Gabriele Gava.

in "rr.pt"

Pedroto e Pinto da Costa. E pronto, a dupla entra em acção

A história dos clássicos ganhou um calor inusitado com os dois mitos portistas. Em 1982, quase que Sven-Goran Eriksson saía do sério. Quase

É normal que associemos o ano de 1982 ao Mundial de Espanha. Ao espantoso Brasil de Telé Santana. À inacreditável Itália de Rossi. À crueldade do alemão Schumacher numa entrada duríssima sobre o francês Battiston. À estreia do já veterano camaronês Roger Milla. Mas 1982 é também o início de uma era do FC Porto, com o primeiro mandato de Pinto da Costa como presidente. E o primeiro campeonato realizado nestas circunstâncias é marcado pelas polémicas. Que, verdade seja dita, sempre existiram. O problema agora é que a contestação sobe de tom, o FC Porto intromete-se contra o poder da capital exercido por Benfica e Sporting e a RTP começa a transmitir os resumos todos, com golos, penáltis e lances duvidosos.

Em tempo recorde, a dupla Pinto da Costa-Pedroto alimenta ódios ou paixões. E divide o país ao meio. A bronca estala definitivamente num FC Porto-Benfica, a sete jornadas do fim. Na semana anterior, o FC Porto empatara no Estoril (1-1). A 12'' do fim, penálti contra o Estoril e expulsão de Vítor Madeira. Durante 11 minutos, protestos contra o árbitro Graça Oliva e empurrões para lá e para cá. Com os ânimos mais serenos, Gomes atira... e Manuel Abrantes defende. Só que Vítor Madeira ainda estava em campo. O FC Porto pede repetição do penálti, o árbitro resolve com uma bola ao solo! Pedroto está irado. E lamenta: "Este Estoril correu mais que sei lá o quê. Não compreendo como não houve controlo anti-doping. Na Amora (1-2) e em Setúbal (1-3) foi a mesma coisa."

É neste clima de suspeição que se chega ao clássico decisivo para o título. A 27 de Março de 1983, FC Porto e Benfica estão separados por quatro pontos. E assim continuam depois de 90 minutos sem golos, apesar de Gomes falhar (novamente) um penálti. Fora do relvado, a bronca do costume com algumas nuances. Eriksson, primeiro, manteve a sua pose de gentleman. "Tivemos sorte, sobretudo no penálti, mas lutámos pelo 0-0." Depois o sueco foi aos arames quando Pedroto voltou a destapar o assunto doping. "Sem querer insinuar o que quer que seja, fomos descriminados mais uma vez. Houve controlo na Luz [3-1 para o Benfica]. Aqui já não houve. Nós pedimos, mas alguém recusou..." Sven-Goran reagiu. Com diplomacia mas ligeiramente incomodado. "Doping no Benfica só por cima do meu cadáver. Se alguma vez um jogador for dopado, aqui, no Benfica, ou sairá ele ou sairei eu."

Também sem perder a pose, Pedroto contra-atacou. "O Benfica vai ser campeão? Sim, já o era antes de começar o campeonato. Na semana em que perdia pontos, os árbitros erravam contra nós. Num sábado, empataram no Bessa [2-2]. No dia seguinte, o Sporting-FC Porto acabou cirurgicamente 3-3, com dois penáltis para o Sporting. Sem esquecer que o Benfica veio jogar aqui às Antas como o Alcobaça [último classificado da liga]." Fim. Antes fosse. A confusão continua. Próximo capítulo: hoje, amanhã, depois, sábado, domingo...

in "ionline.pt"

Falcao só tem olhos para Hulk

Falcao é o melhor marcador dos dragões para a UEFA, mas nas contas da casa azul e branca é o “incrível” Hulk quem marca a diferença. Um golo separa os dois predadores portistas.

Hulk marcou dois golos em Istambul, Falcao ficou-se por um na vitória dos portistas, por 3-1, frente ao Besiktas. Adversário que os dragões voltam a defrontar esta quinta-feira, desta feita no Dragão, e onde o avançado colombiano terá oportunidade, em termos pessoais, de repor em campo e na prova a sua condição de principal, que não único, predador da área, título que perdeu entretanto para o Incrível, o grande dominador da lista de marcadores no campeonato, com oito golos, e cinco na Liga Europa, aos olhos dos dragões, porque fez três no play-off num só desafio, pois aos da UEFA soma dois.

Por isso é que Falcao, a ave de rapina das áreas na época passada, continua ainda esta temporada como o segundo artilheiro portista, porque não fora aqueles golos de Hulk na antecâmara da fase de grupos e talvez o FC Porto ficasse pelo caminho na Europa.

Mas o colombiano, que para a UEFA, com três golos, é o segundo melhor goleador da competição, atrás de Doumbia, do CSKA de Moscovo (4), e ex aequo com mais quatro jogadores, entre eles Hélder Postiga, do Sporting, pode muito bem não só dar ainda mais poder de fogo a esta associação com Hulk, que vale para já nove golos (com o play-off...), como ainda aproveitar esta embalagem de um golo por jogo nesta fase de grupos - o que quer dizer que não ficou m branco em nenhum! - para voar definitivamente para o seu lugar de goleador principal.

in "abola.pt"