quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Falcão e a tradição

EL TIGRE MARCA REGULARMENTE NA EUROPA
 

Falcão está a perder o estatuto de goleador-mor do FC Porto para Hulk. Contra todas as expectativas, o internacional brasileiro leva vantagem sobre o colombiano tanto no campeonato (8-4) como também na Liga Europa (5-4). Contudo, na competição europeia, El Tigre marca com maior regularidade do que o colega, pois só ficou em branco frente ao Genk, no Estádio do Dragão. De resto, faturou em todos os outros 4 jogos e, agora, frente ao Besiktas, André Villas-Boas conta com os seus golos para manter a tradição e garantir a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa.

Formalidade

Vencendo, amanhã, a equipa de Ricardo Quaresma, o FC Porto assegura a presença nos 1/16 de final da competição, sendo igualmente certo que a história até joga a seu favor. Nunca nenhuma equipa turca conseguiu vencer os azuis e brancos em solo português e o Besiktas até foi uma das que já caíram no Dragão. Ou seja, se Falcão conseguir manter a tradição de marcar na Liga Europa e a equipa a de vencer os turcos, então estão reunidas as condições para o FC Porto assegurar a qualificação para a próxima fase da prova.

Nesse sentido, e mesmo tendo em conta que há um sempre importante clássico logo após a prova europeia, o treinador não vai abdicar da principal referência atacante da equipa. É certo que Villas-Boas vai gerir o plantel com pinças neste duplo compromisso, mas o internacional colombiano é um dos poucos que deve alinhar em ambas as partidas. Aliás, Falcão ainda só falhou um compromisso oficial, frente ao Limianos, para a Taça de Portugal.

De qualquer forma, a Liga Europa nem tem sido a prova de maior desgaste para o sul-americano. Nos 5 jogos já realizados nessa competição, El Tigre foi substituído em todos eles. Ainda assim, Villas-Boas nunca deixou de o lançar de início, até porque o sucessor natural, Walter, ainda não deu garantias de poder singrar numa prova tão importante como a Liga Europa. O brasileiro prosseguirá calmamente o seu processo de adaptação e o colombiano manterá o estatuto de titular indiscutível. Por fim, refira-se que Falcão também tem contas a acertar com o Besiktas, depois do golo mal anulado em Istambul.

in "record.pt"

Sem comentários: