quarta-feira, 3 de novembro de 2010

«Quaresma queria muito vir ao Porto, tive de o amarrar em Istambul»

Istambul abriu a boca de espanto com a qualidade do F.C. Porto. Bernd Schuster, treinador do Besiktas, gostou especialmente de Radamel Falcao e Hulk, conforme confessou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo no Estádio do Dragão.

«O Porto tem uma equipa muito trabalhadora e completa. Hulk e Falcao podem fazer a diferença. Aproveitam bem os erros dos adversários. Estes jogos são muito equilibrados e jogadores com essa qualidade fazem a diferença. No Besiktas podia ser o Ricardo [Quaresma] a assumir esse papel», adiantou, desiludido por ainda não poder contar com o Mustang lusitano.

«O Ricardo esteve um mês a tratar-se em Portugal, está a recuperar bem e não queremos arriscar nada nesta altura. Dentro de uma semana/dez dias estará pronto. Ele queria muito vir ao Porto, tivemos de o amarrar em Istambul. Seria uma irresponsabilidade pô-lo a jogar aqui», referiu o antigo internacional alemão, num golpe de humor.

Depois, os elogios ao F.C. Porto. «Tem uma trajectória importante na Europa. Quando saíram os grupos, olhei para as quatro equipas e vi que o Porto era o grande favorito. Era e continua a ser. Fundamental para nós é ganhar ao Rapid e ao CSKA Sofia. Vamos tentar vencer em Portugal, mas os últimos dois jogos é que são decisivos.»

«Nunca me verão satisfeito»

A relação entre Bernd Schuster e os jornalistas turcos não é particularmente exemplar. O técnico chega a ter alguma falta de paciência ao explicar alguns temas. Este por exemplo: a forma de jogar da equipa.

«O Besiktas não tem de mudar por jogar contra uma equipa de contra-ataque. Todas as equipas jogam em contra-ataque frente ao Besiktas. O nosso estilo é este e não o vamos modificar. O Porto jogou assim na Turquia porque houve uma expulsão e teve de recuar. Aliás, antes dessa expulsão o Porto não estava em contra-ataque.»

Depois, alguém lhe perguntou o que seria necessário para o ver satisfeito. Schuster foi ríspido.

«Nunca me verão satisfeito.»


Guti: o «pop star» do Besiktas já tem receita para vencer no Dragão

Pose altiva, ar de pop star enfadado, palavras bem medidas. Os 16 anos de Guti na efervescência do Real Madrid habituaram-no a enfrentar os jornalistas. Sem Quaresma, é ele que assume o papel de estrela dentro de uma equipa que tenta no Dragão contrariar a história. O F.C. Porto nunca perdeu contra nenhuma equipa turca.

«Depois de termos perdido em casa, ganhar aqui seria fantástico. Mas sabemos que o F.C. Porto também é muito forte em casa. Foi um jogo estranho. O Porto aproveitou bem dois erros nossos e fez dois golos. Não jogámos mal, mas a velocidade do Porto na frente foi decisiva também», referiu Guti, em conferência de imprensa.

«O Besiktas vem ao Porto para a vingança»

«Tenho esperanças num resultado bom. Queremos garantir meia-qualificação aqui no Porto. Jogue quem jogue na equipa deles, a partida será sempre difícil. Sei que têm um jogo importante no domingo, mas não podemos pensar nisso.»

Para Guti, velho conhecedor das competições europeias, a receita para triunfar em Portugal até parece simples. «Temos de tentar fazer um golo cedo, defender a vantagem e levar uma vitória daqui.»

«Sinto-me melhor a cada dia que passa»

O contra-ataque do F.C. Porto é motivo de preocupação para os turcos. Os jornalistas falam nisso, Guti também. «Sabemos que esse é um ponto forte no adversário. É difícil não sofrer qualquer contra-ataque. É importante ter as linhas juntas e jogar como um verdadeiro conjunto.»

Guti voltou há pouco de lesão e os fanáticos adeptos do Besiktas aguardam a qualquer instante que o génio se solte da lâmpada. Será no Dragão? «Sinto-me melhor a cada dia que passa. Fiz três jogos seguidos, um deles com 120 minutos para a taça, e as coisas começam a sair-me bem. Preciso de jogar mais para chegar ao meu melhor.»

Guti: «O Besiktas está no Porto à procura de vingança»

Médio espanhol é uma das armas a lançar por Bernd Schuster

O nome de Guti emerge no meio-campo do Besiktas. Recuperado de lesão, o internacional espanhol será titular no Estádio do Dragão e, por certo, fonte de grande parte dos problemas a serem criados pelos turcos.

À chegada à cidade do Porto, Guti optou por palavras de elogio ao F.C. Porto, retalhadas pelo desejo de «vingança». «O Porto é uma grande equipa, conforme provou na Turquia. No entanto, estamos cá com ambição e à procura da vingança», referiu o talentoso centrocampista.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: