quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rui Costa. Os tempos de aguadeiro estão a chegar ao fim

Os meus amigos e seguidores deste meu / vosso blog, sabem que só passo noticias relacionadas com o FCP, no entanto e apesar de não ser adepto de ciclismo quase todos os anos vejo a volta a França ... e ontem foi um dia inolvidável, por isso aqui vai ...


O português conquistou a 16.ª etapa no Tour e deu uma alegria à Movistar e ao país. Em Portugal, só Joaquim Agostinho e Acácio da Silva têm como ele mais do que uma vitória na prova francesa

No final do dia, multiplicavam-se os parabéns no Facebook do ciclista da Póvoa de Varzim. Umas horas antes, o que chamava a atenção eram os comentários de alguns fãs que faziam o mesmo pedido: "Desliga o rádio."

Nas suas cabeças pairava certamente o episódio da semana passada no Tour, quando a opção da Movistar de fazer Rui ajudar o chefe de fila Alejandro Valverde o atirou do nono para o 18.o lugar da geral. A equipa espanhola tinha definido como objectivo para este Tour dar a Valverde, de 33 anos, mais uma hipótese para conquistar a Grande Boucle, mesmo com as boas prestações dos colegas Nairo Quintana e Costa (que voltou a conquistar a Volta à Suíça pelo segundo ano consecutivo).
Ninguém poderia adivinhar que quatro dias depois do desastre da 13.a etapa, alguém na Movistar conseguiria uma vitória no Tour que o faria subir nove lugares na classificação geral. Mas não é de espantar que tenha sido Rui Costa a fazê-lo, depois de cruzar a meta com 42 segundos de vantagem em relação ao segundo classificado, o francês Christophe Riblon.

A etapa de 168 quilómetros tinha começado logo com acção perto dos 50, quando um grupo de 26 corredores liderados por Chris Froome se separou do pelotão, para nunca mais ser apanhado. Entre eles seguiam Peter Sagan, Thomas Voekler e, desde o início, Rui Costa. A distância só continua a aumentar daí para a frente e as hipóteses de alguém ceder começam a parecer cada vez mais remotas. Perto do quilómetro 100, nova ajuda para o grupo da frente, com uma passagem de nível a deixar o pelotão ainda mais para trás, com nove minutos de atraso.

Mas é a chegar ao Col de Manse (com 1268 metros de altura), a última subida, que começa o ataque. Primeiro é Adam Hansen, seguido logo por Daniel Navarro, Nicholas Roche e, claro, o próprio Rui Costa, que usa o gás para ultrapassar todos, assumindo a liderança. Atrás dele o grupo vai-se partindo em vários bocados, com os favoritos Froome e Contador a lutarem por um lugar mais à frente, acompanhados de Richie Porte (que ajuda Froome a aguentar o espanhol), Joaquin Rodriguez e Nairo Quintana.

Costa segue à frente na subida e alcança o topo do Manse com uma vantagem de 51 segundos. "Eu tinha de estar muito atento na última subida, a ver os outros", disse no final da etapa o português. "Senti que era o sítio certo para ir, sabia quanto faltava para chegar ao topo e sabia que se chegasse lá tinha uma boa hipótese de me manter afastado." Mas havia um perigo: a descida para Gap, famosa pelo chamado "caso Beloki". Foi há 10 anos, quando o ciclista viu as suas hipóteses de bater Lance Armstrong nessa edição do Tour arruinadas, ao cair nessa descida e partir o fémur, o cotovelo e o pulso. Para evitar incidentes do género este ano, a organização preveniu-se e molhou a estrada no início da subida.

Enquanto Alberto Contador tenta uma fuga lá atrás e se envolve num percalço com Froome que quase leva os dois ao chão, Rui Costa segue veloz na descida, chegando aos 80 km/h. Ao aproximar-se da meta vai olhando repetidamente para trás, como que a garantir que ninguém lhe pode roubar o momento. E ninguém pode mesmo, já que estão todos a mais de 40 segundos de distância. Rui Costa saboreia o momento em que cruza a meta e festeja, de braços no ar. Para além da vitória na etapa, ganha ainda o título de mais combativo.

A etapa faz lembrar a oitava do Tour de 2011, onde Rui conseguiu a sua primeira vitória na prova francesa. Tal como há dois anos, o português fez parte duma fuga inicial, aguentou o resto da prova e escapou de vez na última subida da etapa. Qual delas foi melhor? "O ano passado tentei, mas não consegui. Por isso vencer hoje ainda sabe melhor do que a minha primeira vitória na prova", disse o português, que classificou o dia como um dos mais felizes da sua vida.

A vitória de ontem coloca Rui Costa como um dos únicos portugueses com mais do que uma etapa ganha no Tour. Se antes o rapaz da Póvoa estava como Paulo Ferreira (1984) e Sérgio Paulinho (2010), com uma vitória para contar, Rui Costa e as suas duas conquistas estão agora apenas atrás das três de Acácio da Silva (1987, 1988 e 1989) e das quatro de Agostinho (duas etapas em 1969, uma em 1973 e outra em 1979), entre todos os 28 portugueses que já participaram na prova. E isto aos 26 anos.


Quanto à classificação geral, não sofreu grandes alterações. Froome mantém a amarela e Contador continua a perseguição, em terceiro lugar. As boas notícias são para a Movistar, com Quitana a passar para quinto, depois de ter batido Froome ao sprint no final da etapa. E com Rui Costa a dar a primeira vitória à equipa e a passar para o 20.o lugar - se no domingo foi anunciado que é o ciclista que recebe mais correspondência, vão chover ainda mais cartas nos próximos dias. Já Alejandro Valverde segue em 15.o, sem grandes hipóteses de cumprir o objectivo de vencer o Tour. Talvez a partir de agora o rádio passe a dizer coisas diferentes a Rui Costa.

in "ionline.pt"

FC Porto atento a Bruma

O FC Porto estará apenas à espera que a Comissão Arbitral Paritária se pronuncie sobre o caso de Bruma com o Sporting para apresentar uma proposta ao jogador que mais se destacou com a camisola de Portugal no Campeonato do Mundo de sub-20.
A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que refere que o departamento jurídico dos dragões já analisou a situação de Bruma e chegou à conclusão que o jogador é livre, pelo que estes estão à espera da altura exata para o tentarem contratar.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o FC Porto estará disposto a cobrir a oferta que o Galatasaray tem pensada para Bruma, que passa por um contrato com objetivos, sendo que na primeira temporada o futebolista iria auferir 1,3 milhões de euros limpos [ao Sporting, Bruma tinha pedido um milhão para renovar], mais 250 mil euros após os primeiros 20 jogos.
A diferença é que, ao que parece, o emblema turco está disposto a pagar ao Sporting oito milhões de euros, podendo esse valor ser acrescido em dois milhões, situação que poderá levar Bruma a sair de Alvalade mesmo que o contrato que o ligue aos leões seja considerado válido.
Por seu lado, por considerar que o jovem de 18 anos deve ser um jogador livre, o FC Porto apenas irá avançar para a sua contratação se a decisão da Comissão Arbitral Paritária for nesse sentido, pagando apenas ao Sporting os direitos de formação.

in "zerozero.pt"

Helton fica. Garante o FC Porto

Os brasileiros do Vasco da Gama mostraram interesse em fazer regressar o brasileiro, mas os dragões garantem a sua permanência.

O director-geral do FC Porto assegura que Helton não sai. Em declarações ao jornal "O Jogo", Antero Henrique explica que o guarda-redes principal dos azuis e brancos "é inegociável". 

O Vasco da Gama tem insistido no regresso do futebolista, mas os tricampeões nacionais estão irredutíveis: "O noticiado interesse do Vasco não é para levar a sério. São 'fait-divers' do futebol que alimentam pseudonotícias."

Com 35 anos, Helton chegou aos dragões em 2006, depois de três épocas ao serviço do União de Leiria, tendo conquistado até ao momento 17 títulos com o emblema da equipa ao peito.

in "rr.pt"

Animação constante

GRUPO EM CORRIDA E A MOSTRAR DUPLAS SINTONIZADAS

Conforme vem sendo hábito, também ontem o treino não começou sem antes Paulo Fonseca falar ao grupo de trabalho. A palestra foi, contudo, mais curta do que o habitual, mas a verdade é que os jogadores saíram dela bastante animados.

Desta feita, antes dos meiinhos da praxe, o plantel portista ainda deu duas voltas aos relvados do Olival e, dentro do pelotão, deu para ver algumas duplas em perfeita sintonia. O destaque vai sem dúvida para o central Mangala e o avançado Ghilas. Unidos pela língua francesa, os dois jogadores falavam animados enquanto corriam. O mesmo aconteceu com Lucho González e Castro, embora estes não partilhem a mesma língua-mãe.

Sem um par para conversar em privado, também Rolando seguia no centro do pelotão, sempre bastante animado, apesar do facto de estar de saída do FCPorto e de esse processo continuar a arrastar-se.

in "record.pt"

Presidente travou saída de Fernando

MONACO FEZ PROPOSTA

Segundo o portal francês Sambafoot, Pinto da Costa recusou uma proposta do Monaco por Fernando, já que esta ficou bem abaixo dos 30 milhões de euros referentes à sua cláusula de rescisão.

Quer isto dizer que o médio deve mesmo cumprir esta época no Dragão.

in "record.pt"

Iturbe irrita-se com notícias

O jogador não gostou de ler na Argentina que a continuidade em Portugal está assegurada.


"Como inventam. Por cá nada está decidido", exclamou Juan Iturbe na sua conta de Twitter, depois das notícias mais recentes na Argentina, que se servem das declarações do pai do jogador ao Mais Futebol para dizer que é praticamente impossível o jogador voltar ao River Plate. "O que incomoda é que falem sem saber. Nada mais", completou, irritado.

Juan Iturbe, o pai, disse que o filho se sente mais confiante do que nunca em Portugal por causa da ação de Paulo Fonseca e que isso terá tradução em campo. Garantiu ainda que o jogador não pensa em regressar e apenas em afirmar-se de vez no FC Porto.


in "ojogo.pt"

"Fernando continuará a ser profissional"

Garantia foi dada pelo representante do médio. António Araújo disse ainda que não está totalmente posta de parte uma transferência mas passará sempre por um entendimento com o FC Porto.


O médio do FC Porto Fernando não terá qualquer problema em permanecer ao serviço dos dragões. A garantia foi dada pelo representante do jogador, António Araújo, que referiu que o brasileiro continuará a ser o profissional que sempre foi. Recorde-se, tal como O JOGO noticiou, que o Mónaco fez uma sondagem pelo jogador, mas Pinto da Costa remeteu qualquer interesse para a cláusula de rescisão, que é de 30 milhões de euros.

"Resta cumprir com a missão dele que é a de continuar a ser o profissional que tem sido desde que chegou a Portugal", declarou Araújo, à Antena 1

O agente não rejeitou, no entanto, a possibilidade de ainda haver uma transferência. "Faltam 45 ou 47 dias para o fecho do mercado de transferências. Dizer que não é possível sair não é exato. Tudo é possível porque o mercado está aberto. Tudo depende da vontade das partes que surgirem para materializar um hipotético negócio", disse.

Uma saída para outro clube está dependente, segundo António Araújo, da vontade de algum clube oferecer o que o FC Porto exige. "Quanto ao jogador resta-lhe ser profissional como tem sido porque só assim se consegue valorizar", insistiu.


in "ojogo.pt"

Vistos explicam ausência do quarteto

Jackson, Izmailov, Abdoulaye e Kadu não participaram no treino desta manhã dos campeões nacionais. Deslocaram-se a Madrid para tratar dos vistos para poderem viajar para Londres no início de agosto.


Jackson, Izmailov, Kadu e Abdoulaye faltaram ao treino desta manhã do FC Porto mas já se conhece o motivo para a falta. Esta foi perfeitamente justificada pela necessidade de o quarteto tratar dos vistos - o que todos eles fizeram em Madrid - com vista à participação na Emirates Cup.

A prestigiada competição de pré-temporada realiza-se no estádio do Arsenal, em Londres, com o FC Porto. Os dragões defrontam, recorde-se, Nápoles e Galatasaray, a 3 e 4 de agosto, respetivamente. Ambos os jogos serão às 14 horas.

Desta forma, os quatro jogadores referidos acima também já têm a situação perfeitamente normalizada para depois, com a época já em curso, poderem efetuar as deslocação referentes à Liga dos Campeões sem qualquer problema.


in "ojogo.pt"