domingo, 26 de junho de 2011

Os dragões disputam a Supertaça Europeia no próximo dia 26 de Agosto, tentando alcançar a sua segunda vitória nesta competição.


O FC Porto está precisamente a dois meses do grande duelo com o todo-poderoso Barcelona, na decisão da Supertaça Europeia, este ano com um 'sabor ibérico'.
Agendada para 26 de Agosto, no Stade Louis II, no Mónaco, a competição coloca frente-a-frente o vencedor da Liga dos Campeões e o campeão da Liga Europa da última temporada, para ver quem sucede ao Atlético de Madrid na galeria de vencedores.
Se o Barcelona somou a Champions à Liga espanhola, o FC Porto conseguiu ainda mais sob o comando de André Villas-Boas, com a conquista de quatro títulos (Supertaça, Taça de Portugal, campeonato e Liga Europa) na mesma época.
Os dragões, agora sob o comando de Vítor Pereira, procuram a sua segunda Supertaça Europeia, naquela que será a sua quarta presença nesta final. O único triunfo remonta a 1987 (numa final disputada então a duas mãos), tendo saído derrotados em 2003 e 2004.
Já o Barcelona detém um palmarés impressionante, preparando-se para a oitava final (recorde da prova), que, porém, redundou 'apenas' até agora em três triunfos, o último dos quais em 2009, já sob a orientação de Pep Guardiola. 
Resta saber se no dia 26 de Agosto, a máquina azul e branca da última época será capaz de travar o 'Dream Team' de Messi, Xavi e companhia. 
in "sapodesporto.pt"

Guarín disputado por Chelsea e Inter

O colombiano Freddy Guarín esteve ontem em destaque no sítio "Calciomercato", de Itália. Segundo a notícia, o médio estaria a ser disputado por Chelsea e Inter de Milão. No texto, também se refere o nome de Falcao, exactamente nos mesmos termos, isto é, que o Chelsea e o Inter estariam a disputá-lo (ver mais noticiário na página 2). O Atlético de Madrid e o Valência, ambos de Espanha, foram os outros clubes associados ao jogador durante as últimas semanas, se bem que não haja qualquer tipo de informação por parte do FC Porto sobre estas movimentações de mercado.

Guarín tem contrato com os portistas até 2014 (renovado recentemente) e está na disposição de o cumprir. Aliás, o internacional colombiano tem vindo a ganhar cada vez mais preponderância no onze portista.

Peñarol sonha com regresso de Rodríguez

Poucos dias depois de ter perdido a final da Copa Libertadores frente ao Santos, o Peñarol tenta dar uma alegria aos seus adeptos, ao preparar-se para avançar com uma proposta ao FC Porto por Cristian Rodríguez. A notícia é avançada pela Imprensa uruguaia, que fala no "sonho" de fazer regressar Cebola ao seu clube do coração. No entanto, o Peñarol dificilmente terá condições financeiras para satisfazer as pretensões do FC Porto, que exige pelo jogador uma verba a rondar os oito milhões de euros. Curiosamente, o Peñarol acaba de perder Urreta (está de regresso ao Benfica) e de assegurar a contratação de Luis Aguiar, antigo jogador do FC Porto e Braga, que se encontrava emprestado ao clube uruguaio pelo Dínamo de Moscovo.

in "ojogo.pt"

Stracqualursi entre as opções para o ataque

Denis Stracqualursi está referenciado pelo FC Porto e é um dos jogadores que a SAD portista tem sob mira como hipótese para reforçar o ataque na eventualidade, cada vez mais previsível, de saída de Falcao. Straqualursi, avançado argentino do Tigre, equipa da zona de Buenos Aires, marcou 22 golos na última época, destacando-se como melhor marcador do Torneio Clausura com 11 tentos em 19 partidas, e o empresário do jogador já admitiu como provável a sua saída para o futebol europeu, colocando a fasquia para uma eventual transferência nos dez milhões de euros, um valor bastante optimista. Contudo, o FC Porto não está sozinho na corrida para a contratação de Stracqualursi. O Benfica foi recentemente apontado como pretendente de um jogador que também encontra mercado em Itália, em particular junto do Nápoles, mas também em Inglaterra, na Rússia e em França. De resto, como é habitual nos campeões nacionais, Stracqualursi não é o único avançado referenciado, existindo várias alternativas em carteira, capazes de oferecer garantias na eventualidade de se confirmar a saída de Falcao. Certo é que Vítor Pereira não ficará limitado no seu lote de opções para o ataque, mesmo que os 30 milhões da cláusula de rescisão não sejam o suficiente para manter El Tigre no plantel. Para já, o treinador portista conta com Walter, bem como Falcao, para a posição de ponta-de-lança. Kléber, ex-Marítimo, também é praticamente uma certeza no plantel dos portistas da próxima época e nunca é de descartar a possibilidade de Hulk cumprir a função, tal como fez durante uma parte significativa da última época. Ainda assim, é praticamente certo que o FC Porto deverá reforçar aquela posição quer em quantidade quer em qualidade, para atacar a próxima época.
22
Foram mais de duas dezenas os golos marcados por Denis Stracqualursi na última época ao serviço do Tigre. Distinguiu-se como melhor marcador do Torneio Clausura com 11 golos marcados em apenas 19 jogos
10
O empresário do jogador aponta a dezena de milhões de euros como fasquia para garantir a contratação de um dos atacantes mais promissores do futebol argentino. Um valor que parece... optimista

Falcao: "Chelsea? É um orgulho, mas estou feliz..."

Depois da partida de André Villas-Boas para o Chelsea, agora chegou a vez de Falcao marcar a actualidade informativa do FC Porto. O goleador admitiu ontem, pela primeira vez, que está informado sobre as notícias de um alegado interesse do Chelsea e Real Madrid, tendo mesmo admitido que se sente contente por ver o seu nome associado a tão grandes instituições mundiais. "Sei que se fala do interesse desses clubes e confesso que recebo essas notícias com grande orgulho. Ver o meu nome associado a situações tão grandes, deixa-me obviamente orgulhoso", afirmou Falcao, que se encontra integrado nos trabalhos da selecção colombiana que prepara a participação na próxima Copa América. Apesar de reconhecer o orgulho que sente quando ouve falar de Chelsea e Real Madrid, o avançado também fez questão de encaixar o FC Porto neste discurso sobre uma hipotética saída cada vez mais noticiada por esse mundo fora. "Tenho mais dois anos de contrato e estou muito contente no FC Porto. Neste momento, só sei que vou jogar a Copa América, para depois começar a preparar a próxima temporada com o meu clube, com o qual tenho contrato até 2014 [enganou-se, porque o contrato com o FC Porto termina em 2013]".

Apesar do cuidado nas palavras escolhidas, torna-se cada vez mais difícil esconder uma evidência: o Chelsea está mesmo interessado em contratar Falcao, ao contrário do Real Madrid, que não pensa no colombiano para reforçar o ataque, tal como O JOGO tem escrito nos últimos dias. "Apesar do que se fala, estou à margem de todas as notícias, porque procuro manter-me concentrado apenas na selecção. Quero estar em forma para a Copa América", acrescentou ainda o avançado, em declarações reproduzidas na Colômbia.

Para já, sobram os dados do costume: o Chelsea está interessado em Falcao, que tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, mas também uma proposta em mãos para renovar com o FC Porto, que significaria um aumento significativo do ordenado, mas também uma subida da tal cláusula para valores acima dos 40 milhões de euros. Mas há mais: Falcao também desmentiu ontem, ainda que indirectamente, a existência de qualquer pré-acordo celebrado com o Chelsea. O que não invalida a convicção de que Abramovich continua na disposição de pagar (bem) para ver Falcao em Londres...

Falta de golos ainda não é um problema

A menos de uma semana do arranque da Copa América, a selecção colombiana voltou a registar um resultado pouco animador - empate sem golos com a equipa de sub-22 do México. No entanto, Falcao não se mostrou preocupado com a ausência de golos. "O mais importante é que tudo corra bem quando for a valer e jogarmos pelos pontos. De qualquer forma, temos os objectivos bem definidos, e que passam pelo apuramento para o Mundial e por uma boa preparação para os jogos de qualificação." Tal como estava previsto, Falcao e Guarín foram confirmados oficialmente na lista de jogadores que vão participar na Copa América, embora a prioridade, para o avançado, passe pela qualificação para o próximo campeonato do mundo, que se realizará em 2014 no Brasil. "Esse Mundial será o nosso grande desafio. Depois, considero que o problema sobre quem marca ou não os golos é um assunto menor. Estamos a preparar-nos bem, primeiro para a Copa América e, depois, para a fase de qualificação. Mas agora, nesta competição, queremos chegar o mais longe possível para dar uma alegria ao nosso povo", afirmou.

James viu Guarín a titular e Falcao a arrancar no banco

A selecção da Colômbia defrontou esta madrugada o Senegal em mais um jogo amigável que se realizou em Medellin. Desta vez, Falcao começou a partida no banco de suplentes, enquanto Guarín voltou a ser titular, numa partida que serviu para Hernán Darío Gómez testar algumas alternativas para a Copa América. Uma das novidades, acabou por ser a presença de James Rodríguez no estádio. O extremo aproveitou o período de férias antes do regresso a Portugal para apoiar ao vivo a sua selecção. Recorde-se que James vai participar no campeonato do mundo de sub-20, que se realizará precisamente na Colômbia.

in "ojogo.pt"

Walter já está no Porto para ganhar lugar no onze

Prometeu e cumpriu. Quando falta quase uma semana para o primeiro dia de trabalho no Olival, Walter já se encontra na cidade do Porto. Durante as férias no Brasil, o ponta-de-lança havia dito que regressaria mais cedo a Portugal e até apontou a data: dez dias antes do arranque do FC Porto. E chegou mesmo, aproveitando para se adaptar às elevadas temperaturas da época.

Walter aposta tudo na próxima temporada. Se na primeira não jogou com a regularidade que desejava, não deixou de marcar golos praticamente em todas as vezes que foi chamado à titularidade. A extraordinária época de Falcao não lhe deixou espaço para mais. Agora, precisamente quando se fala na provável saída do colombiano para o Chelsea, Walter acredita que vai ter mais oportunidades para jogar e mostrar os dotes de goleador. O regresso antecipado das férias faz parte de um plano pessoal para o assalto à titularidade. Para conseguir o objectivo a componente física é determinante e o jogador não tem estado parado nos últimos dias, realizando trabalho de manutenção da forma e vigiando o peso. Este último detalhe é importante para que Walter comece a pré-época em boas condições. Na quinta-feira, dia do arranque do FC Porto, os jogadores não se livram da balança.

Walter vai abordar a próxima época em condições diferentes da anterior, porque tem a possibilidade de fazer o estágio na Alemanha, em Marienfeld, e trabalhar melhor a parte física. Na época passada o brasileiro chegou depois do estágio e só começou a mostrar-se no Torneio de Paris.

in "ojogo.pt"

Académica pensa em Abdoulaye para reforçar a defesa

Central senegalês de 20 anos está na lista dos estudantes, que podem recebê-lo por empréstimo depois da época bem sucedida na Covilhã.


A Académica está interessada no empréstimo do central Abdoulaye, confirmou o Maisfutebol junto do clube de Coimbra. O jovem (20 anos) senegalês está ligado ao F.C. Porto e rodou na última temporada no Sp. Covilhã depois de ter passado pelos juniores portistas.

Trata-se de um defesa impressionante, com quase dois metros de altura, conhecido também pelos golos (foi o melhor marcador do emblema serrano com nove remates certeiros) e capacidade nas bolas paradas. Além disso, pode jogar como lateral-esquerdo, posição para a qual, por ora, os estudantes têm apenas Hélder Cabral.

A concretização da operação estará, obviamente, dependente do F.C. Porto, mas também da concorrência de outros clubes depois da boa época que o africano passou na Covilhã, levantando o rasto de interessados. Claro que os estudantes contam com os bons auspícios de Pedro Emanuel para conseguirem a aquisição, tal como a de David Addy. 

A Académica já garantiu seis reforços para a nova época, João Dias (ex-Trofense), Cédric (emprestado pelo Sporting), João Real, Marinho (ex-Naval), Rui Miguel (ex-Kilmarnock) e Fábio Luís (ex-Porto Alegre, Brasil). Adrien, também cedido pelos «leões», e Diogo Valente irão manter-se ao serviço da Briosa depois de terem terminado os respectivos empréstimos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Mão no mercado para sair por cima

gRANDE PERIGO PARA VÍTOR PEREIRA SÃO AS SAÍDAS


Ainda mal refeitos do choque que foi a partida de André Villas-Boas, os portistas rapidamente se recompuseram, abalados pelas réplicas do sismo: e se o técnico não sair sozinho? Para já, o rombo só teve repercussões ao nível do preparador físico e do observador, que seguem o “chefe”. Vítor Pereira saltou para ribalta e tem as costas quentes: do presidente aos jogadores, todos o elogiam. Há consenso, portanto, e uma linha de continuidade que promete não abalar o plano de ataque a um total de seis títulos.
A dias do arranque dos trabalhos, porém, a grande ameaça consiste numa das grandes apetências da SAD: vender muito e caro! Ora, se há defeso em que os dragões passavam bem com o fax desligado, é este. Falcão está demasiado apetecível (só 30 milhões de euros); Hulk vale uma barbaridade, mas é um jogador cheio de mercado; Moutinho tem em Villas-Boas o seu fã n.º 1 e no Chelsea um pretendente endinheirado; Rolando e Fernando são notícia diária em Itália; e até o miúdo James parece insinuar que a cláusula de 45 milhões pode não ser assim tão avultada!
in "record.pt"

Kléber vai ser dragão

Brasileiro vai estar nos primeiros dias de trabalho no Olival. É a mais forte alternativa a Falcao, no imediato. Se o colombiano sair, dragões vão buscar mais um ponta-de-lança. 

Kléber, ex-Marítimo e propriedade do Atlético Mineiro, vai mesmo vestir a camisola do FC Porto. Um ano e um dia depois de o presidente do clube brasileiro ter anunciado que o jogador estava negociado com os dragões, não contando então com a intromissão do clube madeirense, já não há volta a dar e só mesmo por questões de pormenor legais é que o anúncio ainda não foi feito.

Kléber será, aliás, o futebolista eleito para substituir Radamel Falcao, se este sair, como tudo indica, e é nele que o clube português deposita toda a fé em muitos golos, independentemente de estar no mercado por mais um ponta-de-lança.

A paciência de Kalil, presidente do Atl. Mineiro, com os jornalistas portugueses esgotou-se por completo. Há um ano, pelo menos, que o atormentam com a questão, há um ano que Kalil terá falado de mais e entrado numa guerra com o presidente do Marítimo, Carlos Pereira. Uma questão de paciência, apenas, mas ao cabo de um ano, e embora prestes a ser anunciado Kléber como jogador do FC Porto, Kalil continua zangado com os jornalistas deste lado do Atlântico...

Seguro, pelo menos, é que ciente de que está dentro da lei, o FC Porto vai comprar o jogador (está tudo acertado), mas só o anunciará depois do próximo dia 30. Já não falta muito e Kléber Laude Pinheiro, que no passado dia 21 de Maio completou 21 anos, poder falar como o novo avançado dos dragões; falar tranquilamente, como o fez no início da última temporada, quando ainda desconhecia o imbróglio desenhado pelo Marítimo, que se queixou do FC Porto na Liga e nas instâncias europeias. 

Carlos Pereira já perdeu, embora possa ainda recorrer para o CJ da FPF. A Liga ilibou o FC Porto de todas as acusações do ex-amigo da Madeira. E Kléber vai, quase com certeza, apresentar-se no Olival no início dos trabalhos, a 30 do corrente, ou um dia depois.


in "abola.pt"

Chelsea já não larga Falcao

Em Inglaterra, contam-se já as horas para a confirmação do negócio. Real Madrid fora de jogo. 

É impressionante e repetida à expressão máxima a associação feita em Inglaterra entre Falcao e Chelsea. O nome do primeiro nunca surge noutro contexto que não enquadrado por um cenário muito azul. E as últimas informações recolhidas por A BOLA conduzem a uma comunhão de interesses que tem tudo para dar certo, muito em breve.

É que se André Villas Boas quer Radamel Falcao, o colombiano também quer voltar a trabalhar com o treinador português, que foi precisamente quem mais soube potenciar as qualidades deste goleador por excelência. E como Roman Abramovich também já foi seduzido pelas recomendações feitas pelo seu novo treinador sobre a real valia de Falcao, pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão do sul-americano não será nada de transcendente para o russo, que já investiu 556 milhões só em contratações, desde que comprou o Chelsea em 2003.

O papel do FC Porto no meio disto tudo? Com Falcao preso a um contrato válido por mais duas épocas, os dragões pouco poderão fazer perante a investida fortíssima dos blues - aliás, já o tentaram fazer, quando acenaram com uma proposta de renovação, na tentativa de elevar o valor da cláusula, mas RF9 não adiantou conversa. 

Ora, como Pinto da Costa, líder dos azuis e brancos, garantiu, repetidamente, que não entra em negociações pela venda do colombiano e se o interlocutor for o Chelsea, pior ainda. Logo, a solução que resta aos ingleses é transferir para a conta-corrente dos dragões a gordíssima soma necessária para garantir os serviços de um jogador que é a prioridade de André Villas Boas para a campanha 2011/2012.


in "abola.pt"