sábado, 26 de novembro de 2011

GINÁSIO FOI SPA

96-41. Não é erro de leitura ou lapso de redacção. É só diferença bastante para transformar o jogo da sétima jornada da Liga no mais suave treino portista da época, proporcionando às estrelas do campeão um longo período de repouso, a que só faltou tratamento de beleza, enquanto viam crescer a distância para o Ginásio, até aos 55 pontos finais. Foi assim este sábado, no Dragão Caixa. Um sossego.

Apesar de quase imperceptível e escrita de forma indelével, a história do jogo esteve lá, escondida atrás de um desfecho impensável e de uma diferença insondável entre opositores. Não é à toa que os Dragões só têm vitórias e desde muito cedo se percebeu-se também que não é por acaso que o Ginásio só conta derrotas. Mais do que isso, ficou claro que, com esta equipa, Salvador, o treinador, não tem salvação.

Para os Dragões, o compromisso da sétima jornada decorreu, então, a ritmo de treino. Mas dos de descompressão, daqueles (poucos) em que Moncho López se autoriza a umas breves pausas competitivas. Ao final do primeiro período, o vencedor estava encontrado, depois de um amplo parcial de 22-3, que, afinal, nem andava muito distante da produção azul e branca nos minutos iniciais de encontros recentes, como com a Ovarense ou o Terceira Basket.

O tempo restante, em que a vantagem quebrou bem cedo a barreira das quatro dezenas, tratou apenas de confirmar a amostra do quarto inicial e permitir ao treinador galego proceder a uma rotação mais profunda, que chegou a transmitir a sensação de que o jogo se poderia disputar no banco, onde se sentou demoradamente o cinco inicial, ao ponto de Greg Stempin, o mais utilizado entre os titulares, não ter jogado mais de 21 minutos.

Autor de quatro triplos, Nuno Marçal foi o MVP da partida, com 14 pontos (tantos como Miguel Maria) e 7 ressaltos, num jogo em que os 14 jogadores escalados por Moncho López ultrapassaram os 10 minutos de utilização.

FICHA DE JOGO

Campeonato da Liga, 7.ª jornada
26 de Novembro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 623 espectadores

Árbitros: Paulo Marques, Hugo Antunes e Pedro Maia

FC PORTO FERPINTA (96): Reggie Jackson (11), Carlos Andrade (5), João Santos (0), Miguel Miranda (9) e Greg Stempin (8); Diogo Correira (7), João Soares (7), David Gomes (3), Rob Johnson (10), Miguel Maria (14), José Costa (8), Nuno Marçal (14)
Treinador: Moncho López

GINÁSIO (41): Francisco Destino (6), Tauras Skripkauskas (16), Pedro Rocha (2), Daniel Caluico (10) e Pedro Silva (4); Gonçalo Machado (0), Marco Rosa (0), Nuno Pereira (0), David Martins (0), George Ehiagwina (3)
Treinador: Sérgio Salvador

Ao intervalo: 45-15
Por períodos: 22-3, 23-12



in "fcp.pt"

FC Porto derrota Porto Santo

Os decacampeões nacionais venceram por 12-7 e seguem isolados no topo da classificação.

FC Porto derrota Porto Santo
O FC Porto soma e segue no campeonato nacional de hóquei em patins, ao bater o Porto Santo por 12-7, em jogo da 6ª jornada.
Os dragões sentiram algumas dificuldades na primeira parte perante o último classificado, ao permitir uma surpreendente igualdade a quatro golos ao intervalo. No entanto, os decacampeões nacionais puxaram dos galões no segundo tempo e aceleraram o ritmo, passando de 4-4 para 12-4. Nos últimos minutos, a equipa madeirense ainda reduziu para 12-7.
Com este resultado, a equipa azul e branca soma 18 pontos em seis encontros, mais cinco do que Benfica e Física, ambos com um jogo a menos.

in "sapodesporto.pt"

Jacques vê minhotos colectivamente mais fortes

O antigo avançado das duas equipas considera que o Sp. Braga tem um colectivo forte, mas o FC Porto é favorito, embora a máquina azul e branca ainda não esteja afinada.


Jacques, antigo jogador de Sp. Braga e FC Porto, fez a antevisão do confronto entre as duas equipas, esta sexta-feira, em entrevista a Bola Branca.

Para o ex-avançado de dragões e arsenalistas, o Sp. Braga tem um colectivo forte, mas o FC Porto é favorito, embora a máquina azul e branca ainda não esteja afinada.

"Acho que o Sp. Braga tem uma equipa muito forte colectivamente e o FC Porto não a tem. Vai depender muito dos jogadores de cada equipa. Qualquer uma das duas equipas tem jogadores fortes e bons. À partida, o FC Porto está na frente e tem uma maior percentagem de favoritismo para ganhar o jogo", projecta Jacques.



in "rr.pt"

Fucile com peso na luta lateral

Três exactas semanas foi o tempo que separou a crise de laterais-direitos da abundância com que agora se depara Vítor Pereira. Ontem, Sapunaru foi reintegrado, dado como apto, juntando-se a Fucile, já recuperado para o jogo em Donetsk, mas nessa altura ainda fora do ritmo certo. Além desses há Maicon, que depois de ter estado menos bem contra a Académica se emancipou na Ucrânia e terá convencido até os adeptos mais exigentes.
Escolher um dos três é tarefa para o treinador definir até à hora do jogo de amanhã com o Braga. "Terão de esperar para ver. A única coisa que posso dizer é que [Fucile e Sapunaru] estão a treinar de forma integrada. Vamos avaliar a situação de cada um e fazer as opções que acharmos mais correctas e as que nos dão melhores respostas", comentou ontem, em conferência de Imprensa. No treino, fechado, não destapou a ponta do véu porque só hoje deve ensaiar a equipa e dar a entender a sua preferência.
Indiscutivelmente, Fucile é a hipótese mais provável. Em primeiro lugar porque, com dois laterais de raiz disponíveis, não é de crer que Vítor Pereira proceda a nova adaptação. Seria um rombo na confiança do uruguaio e do romeno e o treinador não os quer perder moralmente para o resto da época. Depois porque está a 100% há mais tempo do que Sapunaru e para um jogo contra um adversário difícil como o Braga, a forma física não pode deixar de ser considerada. Por fim, porque desde o primeiro dia que Fucile é o lateral-direito preferido do treinador, que inclusive já lhe perdoou alguns erros.
Quanto a Sapunaru e Maicon, deverão ter de aguardar por nova oportunidade, embora seja certo que o brasileiro será convocado, uma vez que só há outros dois centrais disponíveis e que estarão no onze. Além disso, indo para o banco pode socorrer numa emergência não só no eixo como também na lateral.

Mangala só a tempo do Zenit

Ausência confirmada na lista de convocados a divulgar esta manhã será Mangala. O defesa-central francês tem feito trabalho condicionado ao longo de toda a semana e nem que hoje fosse integrado seria chamado, até porque há três centrais disponíveis: Rolando, que é o líder do sector; Otamendi, o melhor elemento da defesa nos últimos jogos; e Maicon, que tem sido lateral e é mais polivalente do que Mangala.
O francês só deve estar apto para regressar à competição no próximo jogo dos dragões, dia 6, contra o Zenit de São Petersburgo. Contudo, não é certo que volte ao onze de imediato. A prestação de Otamendi com o Braga deve ter peso na decisão a tomar por Vítor Pereira.
Num patamar mais atrasado estão Guarín e Alex Sandro. Os dois fizeram tratamento às lesões e nem para esse decisivo jogo da Liga dos Campeões devem recuperar. O brasileiro, recorde-se, nem sequer esteja inscrito. Iturbe também treina com condicionalismos e Rafa está limitado a repouso.

in "ojogo.pt"

Relatório e contas aprovados sem votos contra

Os Relatórios e Contas (Individuais e Consolidadas) da FC Porto SAD, relativas ao exercício 2010/11, foram aprovados sem votos contra em assembleia de accionistas, que decorreu ontem à tarde. A SAD, recorde-se, apresentou um lucro 534 milhões de euros, mas o passivo cresceu para os 202 milhões de euros.
Com 62 por cento do capital social representados, foi também aprovado um voto de louvor à administração e fiscalização da sociedade, bem como o orçamento recorde (101,8 milhões de euros) para a época 2011/12, que prevê um encaixe de 18,2 milhões de euros pela participação nas provas europeias.
Foi ainda aprovado sem votos contra a declaração sobre a política de remunerações dos órgãos de administração e fiscalização da sociedade, que prevê uma compensação variável - percentagem do salário bruto anual - aos administradores em função da performance desportiva da equipa: título nacional, 75%; 2º e 3º lugar, 50%; vitória na Liga dos Campeões, 120% e na Liga Europa, 100%.


in "ojogo.pt"

Dragão de virtudes ofensivas

É normal que assim seja, até pela diferença de estatutos, mas este FC Porto não deixa de ser um modelo ofensivo para o Braga. Os comandados de Vítor Pereira superam largamente a equipa de Leonardo Jardim em praticamente todos os itens relativos ao ataque. Os bracarenses cruzam mais, mas isso também reflecte a diferença da forma de jogar dos extremos Alan e Hélder Barbosa, por comparação com Hulk, Varela ou James Rodríguez, todos mais habilitados a jogar em espaços interiores do que na linha. No resto, vantagem para os dragões em tudo: remates, remates à baliza, posse de bola, cantos, golos e percentagem de eficácia.
O FC Porto é a equipa mais rematadora do campeonato (195 ensaios) e, por jogo, atira à baliza mais cinco vezes do que os bracarenses. Como também é mais eficaz (precisa de 7,8 remates para marcar um golo contra 11,5 dos minhotos) soma naturalmente um pecúlio muito superior: 25 tentos contra apenas 13. Se julgarmos os jogos de todas as competições, a diferença também é considerável: 42 golos contra 28 em apenas mais uma partida disputada.
Já no capítulo defensivo, os bracarenses levam ligeira vantagem. Sofreram quatro golos contra cinco dos portistas. No total das provas, 14 contra 18. Estatisticamente isso pode explicar-se pelo facto de serem a equipa que menos bolas perde, uma vez que não é no recurso à falta que param os seus adversários. Ninguém comete tão poucas como os arsenalistas.

Menos eficaz entre os grandes

Apesar de ser claramente mais eficaz do que o Braga, o FC Porto situa-se abaixo dos outros candidatos ao título nesse parâmetro. O Benfica é o melhor exemplo e só precisa de 5,7 remates para marcar um golo. Tentou alvejar a baliza 131 vezes, menos 31% do que as 195 tentativas dos dragões. Na lista segue-se o Sporting, com 6,9 remates por cada golo marcado.

in "ojogo.pt"

Super Dragões de parabéns

A principal claque do FC Porto, os SuperDragões, comemora o 25º aniversário na quarta-feira, 30 de Novembro, com uma festa no Dragão Caixa. Pinto da Costa, assim como antigos jogadores do clube, foi convidado e deve marcar presença ao início de uma noite com muita música. Os Djs Pedro Tabuada, Mari Ferrari e CabiDJ estarão encarregues da animação.

Rat diz que sofreu falta antes do autogolo

O segundo golo do FC Porto, na Ucrânia, foi marcado na própria baliza por Rat e o defesa romeno do Shakhtar tem carregado com as culpas pelo resultado. Ontem, saiu em sua defesa. "Li que a Imprensa usou-me como bode expiatório para a derrota. Foi um azar tremendo porque vi a trajectória da bola desde início. Poucos, contudo, se aperceberam que sofri falta. Um adversário - que não o autor do golo [Varela] - pisou-me e desequilibrou-me, daí o movimento estranho que acabei por ter de fazer ao atacar a bola. Basta ver a repetição do lance", explicou ao jornal "Prosport". As imagens, porém, não são elucidativas.

in "ojogo.pt"

Atração pelo Dragão é trunfo para Kléber

MARCA MAIS EM CASA DO QUE FORA



O FC Porto regressa, amanhã, ao Estádio do Dragão, ficando a apenas um dia de completar um mês sem jogar em casa. Foi precisamente a 28 de outubro que lá alinhou pela última vez, numa vitória (3-0) sobre o P. Ferreira, para o campeonato, na qual Kléber marcou um dos golos. De lá para cá, a equipa realizou 4 jogos fora de casa e o brasileiro não mais festejou um golo seu. Aliás, nesse período, começou a perder espaço até mesmo na Liga dos Campeões, prova na qual é o único ponta-de-lança inscrito. O melhor marcador portista na Liga Zon Sagres com 5 golos está, contudo, apostado em retomar os caminhos da titularidade e dos golos e oseu cartão de visitas fala por si.
Dos 6 golos que leva de dragão ao peito em jogos oficiais, 4 foram conseguidos no palco que celebrou, recentemente, 8 anos de existência. O acerto que tem revelado no Estádio do Dragão é uma espécie de trunfo que Kléber quer lançar já na próxima partida, curiosamente contra uma equipa que ainda não provou do seu veneno nos dois anos e meio que leva no futebol português. Terá, então, a oportunidade de confirmar a primeira tendência e quebrar a segunda?
in "record.pt"

Otamendi mais forte depois do "castigo"

APROVEITA AUSÊNCIA DE MANGALA



Vítor Pereira não vai mexer na composição do eixo defensivo para o jogo com o Sp. Braga. O técnico mantém total confiança na dupla Rolando/Otamendi, até porque Mangala continua lesionado. Enquanto o internacional português permanece intocável desde o primeiro dia, já o argentino tem aproveitado a ausência do francês para ganhar balanço rumo a um novo ciclo de jogos consecutivos. Voltou ao onze em Coimbra, tendo sido um dos poucos a escapar ao naufrágio, e transmitiu segurança frente ao Shakhtar Donetsk.
As coisas correm bem a El Chupe, mas nem sempre foi assim. Há cerca de um mês, o central, de 23 anos, viu-se arredado da equipa, em consequência de algumas exibições menos conseguidas. Passou três encontros no banco de suplentes e diante do Paços de Ferreira ficou mesmo na bancada. O “castigo” parece ter-lhe feito bem, já que voltou com outra atitude e concentração.
in "record.pt"

Juventus continua a seguir Fernando

Fernando outra vez em linha com a Juventus, indicações do jornal italiano Corriere dello Sport a anunciar o clube de Turim como potencial destino do médio defensivo do FC Porto já na reabertura do mercado de Janeiro. É notícia que se renova, pois na janela de Verão o brasileiro havia sido falado para a Juve, as negociações não avançaram nessa altura devido ao aspecto financeiro, porque o FC Porto tem o jogador resguardado com cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, valor inacessível mesmo para o poderoso clube italiano. 

A situação pode ter-se alterado um pouco face à crise financeira e é possível que os dragões revelem agora uma aberta para negociar o jogador um pouco abaixo do valor estipulado, e se assim for, podem ficar criadas condições para Fernando dar o salto para o campeonato italiano. 
O jogador brasileiro, de qualquer forma, tem-se demarcado deste anunciado interesse da Juventus e diversas vezes declarou sentir-se feliz no FC Porto, clube com o qual tem contrato até 2014.


in "abola.pt"

Sapunaru volta a ser opção

Aposta controversa e pessoalíssima de Vítor Pereira para o posto de lateral-direito, o brasileiro Maicon ganhou pontos com a exibição segura em Donetsk e pode voltar a ser escalado para defrontar o SC Braga. Se assim acontecer, o brasileiro fará o terceiro jogo consecutivo naquela posição, pois já defrontara a Académica para a Taça de Portugal, ainda que aí os resultados fossem decepcionantes.

A favor de Maicon, no entanto, joga o facto de nesse jogo para a Taça de Portugal a cruz da derrota não pesar especialmente sobre as suas costas, todos os jogadores tiveram exibições muito abaixo do normal.

A decisão do treinador em enquadrar Maicon de novo na equipa não será simples de assumir e pode motivar alguma reflexão. Sapunaru regressou ontem ao lote de disponíveis e Fucile já lá estava desde a convocatória para o encontro da Liga dos Campeões realizado a meio da semana mas iria para o banco de suplentes em Donetsk... Dois laterais de raiz prontos a marcar o ponto.


in "abola.pt"

Danilo vai ser o anti-Messi no Mundial de Clubes

O treinador do Santos, Muricy Ramalho, pensa utilizar Danilo, futuro reforço do FC Porto, como marcador de Lionel Messi no Mundial de Clubes que se realiza entre dias 8 e 18 de Dezembro em Tóquio e no qual Santos e Barcelona são os grandes favoritos para a final, pois estão favorecidos pelo calendário. 

A razão é simples: Adriano, o médio-defensivo que o treinador tinha escolhido para a missão de parar o argentino, vai ficar cinco meses de fora devido a um problema no tornozelo direito. Danilo, que vinha actuando como lateral-direito, pode mesmo voltar à posição de trinco, a que está habituado, e, por consequência à condição de anti-Messi. 

O reforços portista disse recentemente em entrevista a A BOLA que não queria marcar o melhor jogador do Mundo. «Não, não, nem me fale do Messi... Isso é tarefa para o Adriano, eu só quero ficar com as sobras e mesmo assim...», disse o brasileiro. Mas pode ser inevitável porque as outras opções para a posição são jogadores que não têm a mesma capacidade de marcação.


in "abola.pt"