sábado, 26 de novembro de 2011

Fucile com peso na luta lateral

Três exactas semanas foi o tempo que separou a crise de laterais-direitos da abundância com que agora se depara Vítor Pereira. Ontem, Sapunaru foi reintegrado, dado como apto, juntando-se a Fucile, já recuperado para o jogo em Donetsk, mas nessa altura ainda fora do ritmo certo. Além desses há Maicon, que depois de ter estado menos bem contra a Académica se emancipou na Ucrânia e terá convencido até os adeptos mais exigentes.
Escolher um dos três é tarefa para o treinador definir até à hora do jogo de amanhã com o Braga. "Terão de esperar para ver. A única coisa que posso dizer é que [Fucile e Sapunaru] estão a treinar de forma integrada. Vamos avaliar a situação de cada um e fazer as opções que acharmos mais correctas e as que nos dão melhores respostas", comentou ontem, em conferência de Imprensa. No treino, fechado, não destapou a ponta do véu porque só hoje deve ensaiar a equipa e dar a entender a sua preferência.
Indiscutivelmente, Fucile é a hipótese mais provável. Em primeiro lugar porque, com dois laterais de raiz disponíveis, não é de crer que Vítor Pereira proceda a nova adaptação. Seria um rombo na confiança do uruguaio e do romeno e o treinador não os quer perder moralmente para o resto da época. Depois porque está a 100% há mais tempo do que Sapunaru e para um jogo contra um adversário difícil como o Braga, a forma física não pode deixar de ser considerada. Por fim, porque desde o primeiro dia que Fucile é o lateral-direito preferido do treinador, que inclusive já lhe perdoou alguns erros.
Quanto a Sapunaru e Maicon, deverão ter de aguardar por nova oportunidade, embora seja certo que o brasileiro será convocado, uma vez que só há outros dois centrais disponíveis e que estarão no onze. Além disso, indo para o banco pode socorrer numa emergência não só no eixo como também na lateral.

Mangala só a tempo do Zenit

Ausência confirmada na lista de convocados a divulgar esta manhã será Mangala. O defesa-central francês tem feito trabalho condicionado ao longo de toda a semana e nem que hoje fosse integrado seria chamado, até porque há três centrais disponíveis: Rolando, que é o líder do sector; Otamendi, o melhor elemento da defesa nos últimos jogos; e Maicon, que tem sido lateral e é mais polivalente do que Mangala.
O francês só deve estar apto para regressar à competição no próximo jogo dos dragões, dia 6, contra o Zenit de São Petersburgo. Contudo, não é certo que volte ao onze de imediato. A prestação de Otamendi com o Braga deve ter peso na decisão a tomar por Vítor Pereira.
Num patamar mais atrasado estão Guarín e Alex Sandro. Os dois fizeram tratamento às lesões e nem para esse decisivo jogo da Liga dos Campeões devem recuperar. O brasileiro, recorde-se, nem sequer esteja inscrito. Iturbe também treina com condicionalismos e Rafa está limitado a repouso.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

A vitória na Ucrânia foi decisiva para continuar a alimentar o sonho, um importante grito de revolta e terá sempre valido a pena, mas terá muito mais significado se tiver continuidade, a começar já amanhã frente ao S.C.Braga. Os minhotos são uma boa e muito competitiva equipa, estão bem orientados, estão mais descansados, puderam preparar o jogo com toda a tranquilidade e esse é um facto a ter em conta, mas se frente a esse difícil adversário estiver o Porto com a atitude e o espírito de Donetsk, mais o forte apoio do público do Dragão, então as coisas ficarão mais fáceis para o Campeão ganhar e manter a liderança na Liga. Ganhar significará, também, um ponto final no mau momento e o início de um novo ciclo que se espera de muitas e saborosas vitórias.

Abraço