terça-feira, 14 de junho de 2011

Mano Menezes: «Não vejo Hulk como avançado centro»

Seleccionador do Brasil salienta que o jogador do F.C. Porto disputa outra posição com Neymar e Robinho.


Mano Menezes, seleccionador do Brasil, explicou a sua posição sobre o Hulk, avançado do F.C. Porto. O internacional canarinho não foi feliz na última chamada à selecção mas o treinador garante que o jogador não está a ser penalidade por um erro isolado

«Ouvi na semana passada que o Hulk não conseguiu dominar uma bola (ndr. contra a França) e que por isso é que não voltou à selecção. As coisas são bem mais responsáveis que isso», frisou o seleccionador, em entrevista ao programa «Bem Amigos», da Sportv brasileira.O técnico canarinho fez questão de esclarecer a sua análise sobre o futebol de Hulk. «Existe uma certa confusão em relação às funções. Eu não vejo o Hulk como avançado centro da selecção brasileira. Quem joga como avançado centro no F.C. Porto é o Falcao Garcia. Ele é o segundo avançado. O Hulk vem da extrema direita para o centro, algo que está a acontecer muito com os esquerdinos, como o Messi, o Thiago Neves ou o Robben», salientou.Hulk disputa, então, a posição de extremo/segundo avançado com nomes como Neymar ou Robinho. «Exactamente», rematou Mano Menezes.


in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa dá "tacada" de arranque


A Confederação Europeia de Bilhar (CEB) concedeu, uma vez mais, a Portugal a organização do Campeonato Europeu de Bilhar às três tabelas.

De 16 a 19 de Julho, o Palácio da Bolsa será palco do Campeonato Europeu de Bilhar às três tabelas, reunindo 22 países, numa prova pontuada para o ranking europeu e mundial. A organização da prova será partilhada pela Confederação Europeia de Bilhar (CEB), Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) e Futebol Clube do Porto.
Esta terça-feira, o presidente do FC Porto Pinto da Costa, o vice-presidente Alípio Jorge e o presidente da Associação Comercial do Porto Rui Moreira realizaram a conferência de imprensa que serviu para apresentar o torneio.
Alípio Jorge salientou o facto de «não haver um currículo igual a nível organizacional como o da cidade do Porto», sendo esta a 20ª vez que a Invicta organiza um torneio da modalidade. O vice-presidente destacou ainda a presença do actual campeão do mundo, o espanhol Daniel Sánchez, e o actual campeão europeu, o holandês Dick Jaspers.
«O Palácio da Bolsa, que é uma maravilha da cidade, vai ser um verdadeiro pátio das nações para orgulho dos portuenses», disse o presidente do FC Porto Pinto da Costa.
No torneio existem oito grupos de quatro jogadores onde terão de jogar à melhor de três sets. Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para os oitavos-de-final.
Os desafios do quadro final, agendados para domingo, e com transmissão em directo pela Sport Tv, serão à melhor de cinco sets, com KO directo.
in "sapodesporto.pt"

James renovou até 2016

James Rodríguez prolongou ontem o contrato que o ligava ao FC Porto até 2014 por mais duas temporadas, melhorando consideravelmente as respectivas condições salariais enquanto o clube aproveitou para fazer subir a cláusula de rescisão do colombiano dos 30 para os 45 milhões de euros. O anúncio foi feito por Pinto da Costa, durante a Assembleia Geral do clube que decorreu ontem à noite.
O acordo resultou de uma reunião que, tal como O JOGO tinha antecipado em primeira-mão, se realizou ontem, juntando à mesma mesa, no Dragão, o jogador e o FC Porto, representado por Antero Henrique, bem com um representante de Silvio Sandri, o agente de James que ficou retido do outro lado do Atlântico por causa da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue. De resto, não foi muito complicado para as partes chegar a um entendimento, até porque todos estavam de acordo em relação ao essencial: o FC Porto é o clube ideal para James continuar a sua afirmação no futebol europeu. Tal como O JOGO também já tinha revelado, o extremo adiou um curto período de férias entre a participação no Torneio de Toulon - onde foi distinguido como melhor jogador da prova - e o Mundial de sub-20 onde vai envergar a braçadeira de capitão da selecção da Colômbia para poder acertar o futuro com o FC Porto, que fez questão de o blindar contra o interesse cada vez mais público e notório de alguns dos maiores tubarões do futebol europeu.
As boas exibições produzidas por James ao longo de uma temporada em crescendo no FC Porto, onde ganhou tudo na sua época de estreia, acabaram sublinhadas pelo hat trick assinado na final da Taça de Portugal e pela participação vitoriosa no Torneio de Toulon. Tudo junto, mais do que o suficiente para chamar a atenção de alguns colossos do futebol europeu, em particular os italianos do Inter de Milão e do Nápoles.
O acordo agora alcançado representa um esforço considerável do FC Porto para segurar James no plantel e significa uma aposta clara no colombiano que, ao longo da última época, foi queimando etapas no processo de adaptação ao futebol europeu. Com Cristian Rodríguez já com um pé fora do plantel, a próxima temporada será mesmo a da afirmação definitiva de James no FC Porto.

Cronologia

6 de Julho de 2010
O FC Porto comunica à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter chegado a acordo com o Banfield para a transferência de James Rodríguez. O negócio foi concretizado por 5,1 milhões de euros, com o FC Porto a garantir 70 por cento dos direitos económicos do jogador que celebra um contrato válido por 4 temporadas. Cláusula de rescisão prevista é de 30 milhões de euros.
17 de Maio de 2011
O FC Porto comunica a aquisição de mais 30 por cento do passe de James Rodríguez investindo 2,250 milhões de euros e passando a deter a totalidade dos direitos económicos do jogador. Sem alterações na cláusula de rescisão nem na duração do contrato.
13 de Junho de 2011
O FC Porto anuncia acordo com James Rodríguez para o prolongamento do contrato por duas temporadas, ou seja, até 2016. As condições salariais do jogador são revistas e a cláusula de rescisão inflacionada para os 45 milhões de euros.

Só Hulk tem cláusula maior

O FC Porto não se limitou a prolongar o contrato a James porque isso, por si só, não protege o clube do ataque dos "tubarões" europeus que se encantaram pelo colombiano no Torneio de Toulon. A cláusula de rescisão também foi revista e aumentada. Dos 30 milhões de euros acordados há um ano, quando o jogador se transferiu do Banfield para o Dragão, passa agora para uns quase proibitivos 45 milhões. Valor, seguramente, só ao alcance de cofres muito ricos e não serão assim tantos por essa Europa fora. No plantel portista só um jogador tem uma cláusula superior, Hulk, (100 milhões de euros). Esta actualização de valor, confirma em absoluto as esperanças que os responsáveis azuis e brancos depositam neste jovem que ainda nem sequer completou 20 anos e que acabou de ser considerado o melhor jogador do Torneio de Toulon. A título de exemplo, diga-se que até João Moutinho tem uma cláusula inferior, fixada nos 40 milhões de euros.
O Mundial de sub-20 está à porta e o esquerdino poderá, igualmente, ser uma das figuras - a Colômbia joga em casa -, mas o FC Porto preferiu antecipar-se, protegendo-se já de eventuais abordagens que venham a ser feitas.

Seguem-se as férias e o Mundial de sub-20

Villas-Boas já o conhece bem por isso não será um drama James falhar toda a pré-temporada do FC Porto. Sobretudo pela razão em causa: o colombiano tem presença garantida no onze da selecção de sub-20 do seu país, que vai disputar o Mundial entre os dias 29 de Julho e 20 de Agosto, dia da final. Ou seja, o regresso ao Porto vai depender da prestação da equipa, mas a fase de grupos, por exemplo, só termina a 5 de Agosto, véspera do primeiro jogo oficial dos dragões, a Supertaça Cândido de Oliveira. Depois da renovação com o FC Porto, James vai agora regressar à Colômbia para gozar alguns dias de férias até ao início do estágio de preparação dos sub-20.

in "ojogo.pt"

Rolando recebido como um herói

Dezenas de familiares e amigos vestidos com camisolas e bandeiras do FC Porto foram receber Rolando ao aeroporto de São Pedro, em São Vicente. O jogador chegou para passar uns dias de férias e acabou surpreendido com a recepção, caindo nos braços da família e dos amigos que esperavam ansiosos. "Não há palavras para explicar uma coisa destas, só quem passa por uma situação de carinho e amizade, como a que me prepararam é que sabe. Não tenho palavras para dizer o que sinto. É um orgulho, porque é a minha terra e a minha família", desabafou Rolando à chegada, com alguma dificuldade para articular as palavras por causa da emoção. Mal o central do FC Porto imaginava o que ainda estava para vir. Desde o aeroporto até à sua residência no Mindelo, o defesa viajou num autêntico cortejo que se prolongou por uma dezena de quilómetros. "Ele tem ajudado sempre os seus familiares e amigos. É uma pessoa muito humilde, merece esta homenagem, não só pelo que tem feito pela família, como por aquilo que fez por Cabo Verde", explicou Zaira, tio do jogador, nada admirado com a reacção das pessoas em redor do seu sobrinho, muito acarinhado por todos.
Do futuro é que Rolando não falou, ele que até esteve de férias em Itália com a mulher, assunto que motivou de resto muita especulação em torno da sua continuidade no FC Porto. "Estou aqui para descansar, relaxar e conviver com os meus amigos. Fica tudo com o meu empresário, não quero pensar nisso", comentou, arrumando com a questão. Grandes e pequenos não deixaram de ter a atenção de Rolando, que abraçou todos os que se deslocaram ao aeroporto para o saudar. E foi com os cânticos dos seus conterrâneos em pano de fundo, que o jogador do FC Porto lá explicou o que se tinha passado com Michel Platini, presidente da UEFA, e a bandeira de Cabo Verde, quando recebeu a taça da Liga Europa, em Dublin: "Quis homenagear as minhas origens e até o presidente da UEFA passou a conhecer as cores da bandeira do meu país. Era uma coisa que já tinha pensado fazer. Um dia recebi a bandeira de um amigo e levei-a para a final". Sobre a época que terminou, uma frase: "Foi espectacular, ganhámos tudo".

Festa à chegada

Primeiro foram Falcao, Guarín e Otamendi, ontem foi a vez de Rolando ser recebido de braços abertos por familiares, amigos ou simples adeptos do FC Porto. Uma festa emocionante, que apanhou o jogador de surpresa.

Adeptos da Juve querem-no

A cotação de Rolando está em alta em Itália e parece que não é só por uma questão monetária. Ontem, uma sondagem efectuada junto dos adeptos da Juventus revelou que o central do FC Porto era o preferido para reforçar a defesa da equipa de Turim. A ideia foi do jornal "Tuttosport", que com isso mais não fez do que acrescentar mais umas achas para a fogueira das especulações que se têm verificado em torno do futuro do jogador. Já não bastava a deslocação de Rolando a Itália, onde deu início às suas férias, para alimentar páginas e páginas em torno do interesse de clubes como o Roma, ou a Juventus, desta vez não há dúvidas que os adeptos deste último emblema o querem mesmo. A isso junta-se a vontade de Rolando, que nunca escondeu o desejo de experimentar o futebol transalpino, um desejo que Peppino Tirri, empresário alegadamente mandatado para o representar no futebol italiano, não se tem cansado de promover, confirmando o interesse da Juventus, embora apontando números (M€ 15) bem distantes da cláusula de rescisão do jogador.

in "ojogo.pt"

Rodríguez voltou à selecção e o mercado agita-se

Cristian Rodríguez acabou a temporada lesionado, mas foi utilizado várias vezes na Liga Europa, uma montra privilegiada aproveitada pelo FC Porto para o mostrar. Apenas com mais um ano de contrato com os dragões, Cebola foi dado como transferível e logo surgiram dois nomes associados ao esquerdino: Lyon e Rubin Kazan. Rodríguez está com a selecção do Uruguai e neste fim-de-semana voltou aos relvados, aumentando as hipóteses de ir à Copa América, o que a confirmar-se poderá ser favorável às pretensões do FC Porto já que pode aumentar a cotação de um jogador que teve uma época irregular, sobretudo devido às lesões. Com a renovação de James, com a concorrência de Varela, mas também com a chegada de Iturbe ao plantel do FC Porto, Cristian Rodríguez vê o seu espaço de manobra significativamente reduzido, aumentando consideravelmente as hipóteses de uma transferência.


in "ojogo.pt"

E. coli ameaça estágio marcado para a Alemanha

O FC Porto está atento às notícias sobre a evolução do surto de E. coli (Escherichia coli) na Alemanha, o que pode levar, numa situação extrema, à mudança de local de estágio. Para já, a passagem de uma semana (ou de dez dias) por Marienfeld mantém-se no programa oficial da pré-temporada do campeão nacional, mas a qualquer momento os responsáveis podem ser obrigados a ligar para o Hotel Klosterpforte a cancelar a estada. Basta que o surto desta bactéria, que já matou 35 pessoas em todo o mundo, a grande maioria no país escolhido pelo campeão nacional para o estágio, evolua para níveis ainda mais preocupantes.
Em todo o caso, o FC Porto tem alternativas estudadas e prontas a ser accionadas nas próximas semanas; a mudança para a Suíça é uma das opções. O FC Porto regressa aos trabalhos no dia 30 deste mês, mas a partida para a Alemanha só está prevista para a semana seguinte, o que permite esperar para perceber se a situação entretanto se resolve ou piora. Para já, a Direcção-Geral de Saúde ainda não aconselha a não viajar para a Alemanha, mas tem actualizado quase diariamente as orientações. Na mais recente, pede-se aos portugueses que embarquem com destino aquele país para "evitar comer rebentos crus, lavar bem as mãos antes das refeições e os utensílios usados para comer".

in "ojogo.pt"

Mais três dragões "convocados" para a Copa América

Óscar Tabárez não deve precisar de ajuda para elaborar a lista com o nome dos 22 jogadores que vai levar à Argentina para participar na Copa América, mas, mesmo assim, os adeptos uruguaios deram a sua opinião e já escolheram quem deve representar o país na mais importante prova de selecções da América do Sul. Numa sondagem do jornal "El País", mais de 13 mil leitores fizeram as suas escolhas, e nelas estão incluídos os portistas Fucile, Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez. O lateral-direito foi o segundo mais votado do sector defensivo, só superado por Diego Godín, que, curiosamente, está lesionado e em dúvida para a prova. O Palito e o Cebola foram eleitos entre os médios, onde a grande surpresa é Luis Aguiar, que jogou no FC Porto, Académica e Braga e que agora está no Peñarol.
O Uruguai já treina tendo em vista a competição e Tabárez tem 25 jogadores à disposição, dos quais deve sair a lista final de vinte e dois.

in "ojogo.pt"

Hulk inaugurou a sua escola de futebol

Hulk concretizou um projecto com o qual sonhava há uns anos ao inaugurar a sua escola de futebol com o nome H12. A estrutura tem capacidade para 200 crianças e fará um acompanhamento técnico e social das crianças. "O objectivo é dar oportunidade a muitas crianças para que o futebol ajude a formar o cidadão. Pedi para o Mano [sócio do projecto] vir conhecer a estrutura do FC Porto para podermos utilizar algumas coisas aqui, para fazermos um trabalho completo", explicou Hulk. Dois campos, uma área social, uma sala de musculação e um alojamento, a construir, dão forma à H12.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Nápoles tentou mas James Rodriguez fica

Colombiano saiu valorizado pelo desempenho em Toulon mas continuará de dragão ao peito com condições revistas.


James Rodriguez foi alvo de intenso assédio nos últimos dias, face ao desempenho pela selecção sub-20 da Colômbia no Torneio de Toulon. Vários clubes procuraram garantir o concurso do jovem esquerdino mas o F.C. Porto resistiu: James fica.

Nesta segunda-feira, as partes falaram no Estádio do Dragão sobre o futuro. Silvio Sandri, representante do jogador, ficou retido do outro lado do Atlântico devido às cinzas do vulcão chileno mas foi sendo informado sobre as conclusões da conversa.
Ao início da noite, em conversa com o Maisfutebol, Silvio Sandri anunciou a decisão: «James Rodriguez vai continuar, está decidido. O F.C. Porto vai informar-vos oficialmente sobre os contornos da reunião em breve».

O empresário não queria dar pormenores sobre a reunião, passando essa responsabilidade para o clube portista. No entanto, Silvio Sandri admitiu o grande assédio de outros emblemas nos últimos dias. Recorde-se que James Rodriguez terminou a época com um «hat-trick» na final da Taça de Portugal, antes de brilhar em Toulon perante dezenas de olheiros de clubes europeus.

in "maisfutebol.iol.pt"
«É verdade que houve muito interesse, sobretudo o interesse concreto do Nápoles. Ligaram também de outros clubes de Itália e também de Inglaterra, mas isso agora não importa. Ficou decidido que ele continuará no Porto. É bom para o clube, também é bom para ele e pronto. O F.C. Porto irá comunicar tudo», repetiu.

Iturbe pergunta «todos os dias pelo F.C. Porto»

Prodígio argentino está a gozar uns dias de férias antes de visitar Portugal e jogar o Mundial de sub-20.


Juan Iturbe é um dos reforços já garantidos pelo F.C. Porto. O prodígio argentino terminou a temporada no Cerro Porteño e usufrui nesta altura de um curto período de férias. Para os próximos dias está agendada uma visita à Cidade Invicta, ainda antes da incorporação nos trabalhos da selecção da Argentina de sub-20, tendo em vista o Mundial da categoria. 

«Estamos de malas feitas a aguardar a chamada dos dirigentes do F.C. Porto», disse ao Maisfutebol o pai de Iturbe, Juan del Carmen. «Na verdade o meu filho pergunta-me quase todos os dias por isso. Ele está de férias, a descansar de uma época cheia de emoções fortes, mas sente-se ansioso pela visita ao país onde viverá nos próximos anos.»
Iturbe tem 18 anos e foi descoberto pelo F.C. Porto no Paraguai. Os dragões adquiriram 60 por cento do seu passe. André Villas-Boas tem mais uma excelente opção para o ataque azul e branco. 

«Seguimos com muita atenção todas as conquistas do Porto, em Portugal e na Europa. Só peço que o meu filho possa aproveitar a mesma felicidade a partir do momento em que chegar ao Estádio do Dragão. Já falta pouco, com certeza.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Stempin renova por três anos, Andrade por um


Gregory Stempin vai manter-se no FC Porto por mais três épocas. Considerado um dos melhores jogadores a actuar na Liga Portuguesa e peça fundamental na conquista do título do FC Porto - foi o MVP da final frente ao Benfica -, o extremo-poste, de 32 anos e 2,03 metros junta-se a Carlos Andrade, que renovou por um ano, Miguel Miranda, João Santos, João Soares, Diogo Carreira, Miguel Maria e André Pereira, na lista já formada pelo clube que procura o bicampeonato. Recorde-se que o Benfica chegou a sondar Gregory Stempin e Carlos Andrade, mas o FC Porto assegurou depressa essas duas peças-chave para a próxima época.
O norte-americano, em entrevista a O JOGO após o título nacional, já havia demonstrado interesse em renovar: "Adoro o clube, a cidade e os adeptos. Por isso quero continuar a viver cá e fazer parte deste clube campeão".
Stempin, que será um caso raro ao assinar por três anos, irá cumprir a sua sétima época em Portugal, terceira ao serviço do FC Porto. Com um bicampeonato ganho ao serviço da Ovarense, o MVP do play-off final, apesar de estar de férias nos Estados Unidos, é o primeiro estrangeiro confirmado.

Moncho López na lista

Moncho López, um dos treinadores mais credenciados em Espanha, continua a estar na lista do Real Madrid. Segundo o diário desportivo Marca, o clube espanhol já definiu a sua situação financeira e procura agora um treinador para o lugar de Ettore Messina. Jasmin Repesa e Joan Plaza são as maiores possibilidades, surgindo o técnico do FC Porto como alternativa. Moncho, no entanto, pode renovar em breve no Dragão.

in "ojogo.pt"

«Villas-Boas espera mais do Souza»

EMPRESÁRIO GARANTE O BRASILEIRO NO PLANTEL


A intenção passa por manter praticamente toda a estrutura que atravessou a época vitoriosa sob o comando de André Villas-Boas, e Souza é um dos nomes que constam do grupo que vai atacar a campanha 2011/12. O médio surgiu nas últimas horas como alvo do Vasco da Gama para a próxima temporada, tendo a Taça dos Libertadores como objetivo principal, mas o seu empresário já assegurou que esse cenário está totalmente colocado de parte.
“Ninguém falou connosco e, mesmo que tal aconteça, o jogador não está interessado em regressar ao futebol brasileiro. A intenção é continuar no FC Porto, onde foi muito feliz na época de estreia. Além do mais, o treinador Villas-Boas espera mais do Souza”, revelou Carlos Leite, percebendo os motivos que levaram à utilização cíclica do carioca. “Com o Fernando em boa forma, era muito difícil dispor de oportunidades para jogar com regularidade, mas quem sabe se ele não sai? Não quero intrometer-me nesse assunto, mas é óbvio que a transferência do Fernando poderia facilitar a tarefa do Souza. Estamos perante um dos principais elementos do onze e isso tem influência”, lembrou o representante do médio de 22 anos.
in "record.pt"

Iturbe oficial dentro de dias


Iturbe não estará longe de oficializar a entrada no universo azul e branco, sendo que para isso o jogador vai deslocar-se ao Porto, onde assinará contrato e terá oportunidade para descobrir um pouco o novo mundo que o espera. 

A viagem do futebolista a Portugal é aguardada para breve e, à partida, o jovem futebolista vem acompanhado da família e, muito naturalmente, do empresário, todos na expectativa de selar a ligação do atleta aos dragões.A visita ao Porto não deverá ser prolongada e poderá realizar-se até ao início da próxima semana. Iturbe tem ainda na agenda a participação do Mundial de Sub-20, pela Argentina, competição onde será, com certeza, um dos talentos mais em foco, olhando ao reconhecimento que lhe é atribuído: é visto como um novo Messi.

in "abola.pt"

Belluschi com ideias de renovar

Empresário diz que até Julho vai estar no Porto para discutir a situação do médio argentino. Em perspectiva pode estar a renovação de contrato. 

«É uma questão em aberto, mas penso que não deverá definir-se enquanto o jogador estiver em descanso. Se não for antes, no próximo mês vou deslocar-me a Portugal para conversar com o FC Porto, e aí tudo poderá definir-se», avançou Alberto Meo, considerando que, neste momento, «importante é o Fernando recuperar bem».


in "abola.pt"

Sp. Gijón receptivo a negociar Canella

Clube asturiano admite sentar-se à mesa das negociações para discutir a transferência de Roberto Canella, lateral-esquerdo que volta a ser apontado como possível reforço do FC Porto. 

«O Gijón é como qualquer outro clube, poderá analisar uma oferta sempre que seja interessante para o jogador e para o clube. Não só por Canella, mas por qualquer outro atleta», diz à Renascença o director desportivo do clube asturiano, Emilio de Dios. 

«Canella é um jogador muito importante para a equipa e reconhecido em toda a Europa. Fez uma época sempre em crescendo, prima pela regularidade», descreve.


in "abola.pt"