terça-feira, 14 de junho de 2011

James renovou até 2016

James Rodríguez prolongou ontem o contrato que o ligava ao FC Porto até 2014 por mais duas temporadas, melhorando consideravelmente as respectivas condições salariais enquanto o clube aproveitou para fazer subir a cláusula de rescisão do colombiano dos 30 para os 45 milhões de euros. O anúncio foi feito por Pinto da Costa, durante a Assembleia Geral do clube que decorreu ontem à noite.
O acordo resultou de uma reunião que, tal como O JOGO tinha antecipado em primeira-mão, se realizou ontem, juntando à mesma mesa, no Dragão, o jogador e o FC Porto, representado por Antero Henrique, bem com um representante de Silvio Sandri, o agente de James que ficou retido do outro lado do Atlântico por causa da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue. De resto, não foi muito complicado para as partes chegar a um entendimento, até porque todos estavam de acordo em relação ao essencial: o FC Porto é o clube ideal para James continuar a sua afirmação no futebol europeu. Tal como O JOGO também já tinha revelado, o extremo adiou um curto período de férias entre a participação no Torneio de Toulon - onde foi distinguido como melhor jogador da prova - e o Mundial de sub-20 onde vai envergar a braçadeira de capitão da selecção da Colômbia para poder acertar o futuro com o FC Porto, que fez questão de o blindar contra o interesse cada vez mais público e notório de alguns dos maiores tubarões do futebol europeu.
As boas exibições produzidas por James ao longo de uma temporada em crescendo no FC Porto, onde ganhou tudo na sua época de estreia, acabaram sublinhadas pelo hat trick assinado na final da Taça de Portugal e pela participação vitoriosa no Torneio de Toulon. Tudo junto, mais do que o suficiente para chamar a atenção de alguns colossos do futebol europeu, em particular os italianos do Inter de Milão e do Nápoles.
O acordo agora alcançado representa um esforço considerável do FC Porto para segurar James no plantel e significa uma aposta clara no colombiano que, ao longo da última época, foi queimando etapas no processo de adaptação ao futebol europeu. Com Cristian Rodríguez já com um pé fora do plantel, a próxima temporada será mesmo a da afirmação definitiva de James no FC Porto.

Cronologia

6 de Julho de 2010
O FC Porto comunica à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter chegado a acordo com o Banfield para a transferência de James Rodríguez. O negócio foi concretizado por 5,1 milhões de euros, com o FC Porto a garantir 70 por cento dos direitos económicos do jogador que celebra um contrato válido por 4 temporadas. Cláusula de rescisão prevista é de 30 milhões de euros.
17 de Maio de 2011
O FC Porto comunica a aquisição de mais 30 por cento do passe de James Rodríguez investindo 2,250 milhões de euros e passando a deter a totalidade dos direitos económicos do jogador. Sem alterações na cláusula de rescisão nem na duração do contrato.
13 de Junho de 2011
O FC Porto anuncia acordo com James Rodríguez para o prolongamento do contrato por duas temporadas, ou seja, até 2016. As condições salariais do jogador são revistas e a cláusula de rescisão inflacionada para os 45 milhões de euros.

Só Hulk tem cláusula maior

O FC Porto não se limitou a prolongar o contrato a James porque isso, por si só, não protege o clube do ataque dos "tubarões" europeus que se encantaram pelo colombiano no Torneio de Toulon. A cláusula de rescisão também foi revista e aumentada. Dos 30 milhões de euros acordados há um ano, quando o jogador se transferiu do Banfield para o Dragão, passa agora para uns quase proibitivos 45 milhões. Valor, seguramente, só ao alcance de cofres muito ricos e não serão assim tantos por essa Europa fora. No plantel portista só um jogador tem uma cláusula superior, Hulk, (100 milhões de euros). Esta actualização de valor, confirma em absoluto as esperanças que os responsáveis azuis e brancos depositam neste jovem que ainda nem sequer completou 20 anos e que acabou de ser considerado o melhor jogador do Torneio de Toulon. A título de exemplo, diga-se que até João Moutinho tem uma cláusula inferior, fixada nos 40 milhões de euros.
O Mundial de sub-20 está à porta e o esquerdino poderá, igualmente, ser uma das figuras - a Colômbia joga em casa -, mas o FC Porto preferiu antecipar-se, protegendo-se já de eventuais abordagens que venham a ser feitas.

Seguem-se as férias e o Mundial de sub-20

Villas-Boas já o conhece bem por isso não será um drama James falhar toda a pré-temporada do FC Porto. Sobretudo pela razão em causa: o colombiano tem presença garantida no onze da selecção de sub-20 do seu país, que vai disputar o Mundial entre os dias 29 de Julho e 20 de Agosto, dia da final. Ou seja, o regresso ao Porto vai depender da prestação da equipa, mas a fase de grupos, por exemplo, só termina a 5 de Agosto, véspera do primeiro jogo oficial dos dragões, a Supertaça Cândido de Oliveira. Depois da renovação com o FC Porto, James vai agora regressar à Colômbia para gozar alguns dias de férias até ao início do estágio de preparação dos sub-20.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: