quarta-feira, 10 de julho de 2013

«Jackson Martínez pode fazer melhor do que Cavani», diz empresário


O representante do jogador, Salvatore Fiore, não tem dúvidas que Jackson Martínez (FC Porto) pode fazer um melhor trabalho do que o goleador uruguaio Edinson Cavani.

«Jackson Martínez é um jogador que tem capacidade para ocupar o lugar de Cavani. Tem grande força física e é um jogador humilde. Ele mostrou todo o seu valor no campeonato português e nas competições europeias. Cavani já demonstrou aquilo que pode fazer e acredito que Jackson pode fazer ainda melhor», afirmou Salvatore Fiore, em declarações à Rádio CRC.


in "abola.pt"

António Sousa: «FC Porto é uma máquina de fazer dinheiro»

TÉCNICO ELOGIA TRABALHO DE PAULO FONSECA

António Sousa conhece bem a realidade do FC Porto e não se cansa de aplaudir o trabalho levado a cabo pelos campeões nacionais. Em declarações à Rádio Renascença, o antigo jogador dos dragões garante que Paulo Fonseca "entrou com o pé direito" no comando técnico do FC Porto.

"É um jovem que já mostrou que tem qualidade e valor. É uma aposta tranquila e segura do FC Porto. Estou convicto que realmente entrou com o pé direito e vai certamente ter sucesso", afirmou o técnico

Já João Moutinho e James Rodríguez são duas "perdas grandes" de um clube que é "uma máquina de fazer dinheiro", sublinha. "O clube consegue, ano após ano, valorizar os seus atletas. Conseguem novos talentos, e vão continuar a ser uma equipa muito forte", garantiu.

A chegada de Herrera e Ghilas ao Dragão agrada a António Sousa, que entende que o franco-argelino é um avançado "móvel" "Em termos de jogo aéreo não parecem nada mal. Jackson Martinez passará a ter um concorrente à altura."

in "record.pt"

"Importante é que a equipa marque"

Avançado portista estreou-se com um golo, mas diz que acima de tudo está a equipa e a necessidade de ganhar sempre para ser campeã.


"Fui muito bem recebido pelo grupo, gostei da atitude, sinto-me feliz e muito contente no FC Porto", palavras de Ghilas, depois da vitória do FC Porto, por 6-0, frente ao Maastricht, na tarde desta quarta-feira, na Holanda.

O reforço portista, que foi autor de um dos golos e ainda assistiu um colega para outro, revelou-se satisfeito com o seu desempenho, fazendo, contudo, questão de sublinhar:

"Concorrência com Jackson? Nesta equipa, o importante é que ela marque golos e ganhe. Vou fazer tudo para ser campeão este ano com o FC Porto".


in "ojogo.pt"

PAULO FONSECA "Tivemos bons momentos"

Treinador dos dragões destacou a atitude dos jogadores, naquele que foi o segundo jogo na pré-época dos azuis e brancos.


Exibição/resultado final:

"É sempre importante vencer, e ganhámos de forma clara. Tivemos bons momentos, alguns deles que não resultaram em golo, o que é expectável nesta altura. Os jogadores têm sido fantásticos, há uma clara intenção de tentar passar para o campo aquilo que treinamos. Estamos satisfeitos por tudo o que o jogo nos ofereceu"

Reforços:

"É sempre bom quando marca, mas o mais importante é perceberam que o caminho que estamos a traçar levam-nos à vitória e aos resultados, como este. Percebemos que ainda há muito para evoluir, mas foi apenas o segundo jogo e os jogadores estão a esforçar-se. O próximo jogo vai obrigar-nos a outro nível, o que será bom"


Herrera e Reyes? Chegaram há dois dias"


Treinador dos azuis e brancos justificou a não utilização dos reforços mexicanos

Apesar de estarem disponíveis para ir a jogo, Paulo Fonseca optou por não utilizar Diego Reyes e Herrera. No final do encontro com o Maastricht, no qual o FC Porto venceu por 6-0, explicou porquê.

"Chegaram há dois dias, não estão dentro dos processos. Ainda por cima num jogo em que tínhamos tantas opções, tantos jogadores para utilizar. Não achamos por bem expor os jogadores", justificou.

in "ojogo.pt"

Josué: "Trabalhámos bem"

Médio portista mostrou-se radiante com o desempenho da equipa no primeiro jogo da temporada, destacando a ambição de todos para conquistar títulos.


Josué, que esteve na origem do primeiro golo da vitória folgada do FC Porto perante o Maastricht, naquele que foi o primeiro jogo na pré-época, salientou, no final, o empenho de todos.

"Graças a Deus que toda a gente nos dá confiança e aumenta a nossa vontade de trabalhar para ajudar o FC Porto na conquista de mais títulos. Foi um bom jogo e trabalhámos bem para no arranque da época, em agosto, estarmos bem preparados. O apoio dos nossos adeptos foi óptimo e esperamos ter sempre muita gente connosco".


in "ojogo.pt"

Ghilas marca e Jackson também

Paulo Fonseca mudou toda a equipa durante o jogo, mas o destino do encontro não se alterou: três golos na primeira parte e três na segunda


O FC Porto venceu esta quarta-feira os holandeses do Maastricht por 6-0, no segundo jogo da pré-época dos azuis e brancos. 

Os dragões dominaram o primeiro tempo e saíram para intervalo a vencer por 3-0. Paulo Fonseca optou por colocar três dos reforços no onze inicial - Licá, Josué e Ghilas -, sendo o argelino o que mais deu nas vistas, ao apontar um dos golos dos azuis e brancos e ao assistir para outro. 

No segundo tempo, Paulo Fonseca mudou 10 jogadores, deixando apenas Alex Sandro na equipa, mas o sentido do jogo não se alterou. Os dragões continuaram por cima e chegaram sem dificuldades à goleada.

Num jogo ainda a "meio gás", o FC Porto começou a desenhar o resultado ao minuto 22, por Varela, num lance em que Josué teve um papel fundamental. O reforço dos azuis e brancos, que acompanhou Paulo Fonseca na viagem de Paços de Ferreira até ao Porto, sofreu a falta e marcou o livre que resultou no tento do internacional português. Um minuto volvido e novo golo dos dragões. Desta vez foi Ghilas, reforço que assinou horas antes do plantel partir para a Holanda, a não desperdiçar a oportunidade para, depois de se antecipar ao guarda-redes Castro, se estrear a marcar.

O 3-0 viria a surgir à passagem da meia hora de jogo, pelo jovem Castro, depois de um bom trabalho de Ghilas. O argelino roubou a bola na direita, cruzou rasteiro e o jogador formado no Dragão fechou as contas do primeiro tempo.

Na segunda parte, e já com um onze novo, o FC Porto ampliou por mais três vezes o resultado. Primeiro por Jackson, que ao segundo poste cabeceou para o fundo das redes (53'), depois por Iturbe, na conversão de uma grande penalidade (65') e finalmente por Izmailov (88'), num remate cruzado, do lado esquerdo do ataque portista.

Este foi o segundo jogo do FC Porto na pré-época, sendo que o primeiro, com o Valadares, terminou com o placar a assinalar 14-0. Os dragões somam até ao momento 20 golos marcados e zero sofridos.


in "ojogo.pt"

GOLEADA AO MVV MAASTRICHT NO PRIMEIRO AMIGÁVEL DA ÉPOCA

O FC Porto deu início ao ciclo de jogos no estágio de pré-época deslocando-se, esta quarta-feira, a Mopertingen, na Bélgica, para vencer o MVV Maastricht, da segunda divisão holandesa, por 6-0. Este triunfo contou com os golos de Varela, Ghilas (uma estreia a marcar com a camisola azul e branca), Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov.

A superioridade portista nunca esteve em causa neste encontro com a equipa holandesa e isto foi notório na diferença no tratamento da bola, na qualidade de passe e, principalmente, na pressão que a equipa impôs, nomeadamente nos primeiros 30 minutos.

Com Castro e Josué a assumir as despesas do dinamismo do meio-campo portista, Lucho foi o primeiro a rematar à baliza do adversário, logo aos três minutos. Alternando entre passes longos e curtos, Josué assumiu o protagonismo várias vezes no decorrer da primeira parte, fazendo-se notar aos 13 minutos, ao solicitar Varela que, do lado direito, cruzou para Ghilas proporcionar uma defesa apertada ao guardião adversário.

A partir dos 20 minutos, o FC Porto foi mais eficaz em frente à baliza e, ao passar do minuto 21, chegou mesmo ao 1-0: falta sofrida por Josué que o próprio se encarregou de marcar, a bola sobrou para Varela e o avançado, com um remate acrobático, bateu pela primeira vez Castro.

Logo de seguida, aos 23 minutos, surgiu o segundo golo do FC Porto, com um passe de trivela de Lucho a proporcionar, após um ressalto no guarda-redes contrário, o remate vitorioso do reforço Ghilas. Pouco depois, aos 31 minutos, Josué interceptou novamente uma bola no meio-campo ofensivo do FC Porto, Ghilas ganhou em velocidade a um adversário e aguardou por Castro, que fez o 3-0 no meio da grande área. Os últimos 15 minutos da primeira parte foram disputados a um ritmo mais baixo, não surgindo ocasiões soberanas de golo.

A segunda parte começou com muitas substituições por parte do FC Porto e, naturalmente, o ritmo da partida ressentiu-se. No entanto, à passagem do minuto 51, dois remates (um de Jackson e outro de Izmaylov) deram o mote para os golos da segunda parte. Aos 53 minutos, um cruzamento de Otamendi à entrada do meio-campo adversário encontrou Jackson que, com um cabeceamento exemplar, fez o 4-0. Aos 65 minutos, e já com Iturbe em campo, Kelvin sofreu falta dentro da área adversária e o jovem argentino converteu a penalidade máxima de forma exemplar, enviando o guarda-redes para um lado e bola para o outro.

Os Dragões continuavam a procurar as trocas constantes de bola e as desmarcações, com a bola a circular constantemente no meio-campo do MVV Maastricht. A acção da partida decorreu principalmente pela esquerda, onde Izmaylov e Kelvin se entendiam bem, com o apoio de um meio-campo com um Carlos Eduardo (entretanto substituído por Tiago Rodrigues) como grande novidade, apoiado pelos activos Defour e Fernando. No entanto, foi apenas aos 88 minutos, e já com a partida num ritmo mais lento, que o FC Porto dilatou ainda mais a diferença: um belo remate de Izmaylov carimbou o sexto golo, numa jogada de entendimento com Jackson e Tiago Rodrigues. Um ensaio confortável da equipa de Paulo Fonseca neste primeiro amigável da época.


FICHA DE JOGO

FC Porto-MVV Maastricht, 6-0
Jogo de Preparação
10 de Julho de 2013
Estádio Spouwen Mopertingen, Bélgica

Árbitro: Christoph Virant
Assistentes: Kenens Yves e Gilen Bart

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho e Josué; Varela, Licá e Ghilas
Jogaram ainda: Kadú, Fucile, Otamendi, Mangala, Kelvin, Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Izmaylov, Iturbe, Jackson, Tiago Rodrigues.
Treinador: Paulo Fonseca

MVV MAASTRICHT: Castro; Verdellen, Knops, Stankov, Rutjes, Hyfte, Labylle, Braken, Veldmate, Ospitalieri e Njengo
Treinador: Tini Ruijs

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Varela (21m), Ghilas (23m), Castro (31m), Jackson (53m), Iturbe (65m, pen.) e Izmaylov (88m)


in "fcp-pt"

MVV x FC Porto: Primeiro teste dos dragões na Holanda

O FC Porto iniciou o está de pré-temporada esta segunda-feira e é já esta quarta-feira que vai ter o primeiro teste na Holanda.
O MVV, equipa que na temporada competiu na segunda divisão holandesa, é o primeiro adversário dos azuis e brancos no estágio e Paulo Fonseca deverá aproveitar o embate para ver se as ideias transmitidas nos treinos estão a ser bem recebidas pelos jogadores.
Antes de partir para a Holanda, após a goleada imposta ao Valadares por 14x0, Paulo Fonseca afirmou que estava bastante satisfeito com a atitude dos atletas que tem à disposição e diante de mais um adversário acessível, o técnico dos dragões espera já notar mais alguma evolução nos processos de jogo da equipa.
Para o encontro desta quarta-feira o destaque vai para Nabil Ghilas, que foi confirmado como reforço do FC Porto horas antes da equipa partir para a Holanda, Hector Herrera e Diego Reyes, que ainda não vestiram a camisola dos tricampeões nacionais em nenhum jogo.
De realçar ainda que Christian Atsu, que tinha marcado um dos golos do FC Porto frente ao Valadares, não vai participar no encontro, uma vez que ficou em Portugal e deverá ser transferido em breve.
in "zerozero.pt"

Pré-Época PRÉ-ÉPOCA 2013/14
2013/07/10, 17:00, Mopertingen
MVV
Maastrichtse Voetbal Vereniging
vs
FC Porto
Futebol Clube do Porto

Com o novo amigo Abdoulaye

senegalês tem ajudado Ghilas a integrar-se

Ghilas é dos poucos elementos do atual plantel que não conta no seio de grupo com outro companheiro da mesma nacionalidade. A formação de duplas oriundas do mesmo país beneficia muitas vezes a adaptação dos jogadores a um novo clube. À falta de outro argelino com o qual pudesse por a conversa em dia, Ghilas acabou por encontrar algumas afinidades culturais e linguísticas com Abdoulaye.

O argelino e o senegalês partilham a língua francesa e as origens africanas. Assim, acabaram naturalmente por se aproximar durante o apronto de ontem. Depois de Fucile ter quebrado o gelo junto de Ghilas durante os passos iniciais da corrida à volta do relvado, o avançado e Abdoulaye acabaram por encontrar-se, conversando de forma bastante próxima daí em diante.

De uma forma ou de outra, praticamente todos os jogadores portistas têm no seio do grupo algum companheiro com o qual se identificam do ponto de vista cultural. O caso mais díspar é o de Izmailov. Sem qualquer outro companheiro do leste europeu no plantel, valem ao russo os largos anos que já conta em Portugal. Ainda assim, o extremo terá ficado satisfeito com a visita que ontem mereceu de um jovem compatriota com quem privou em Moscovo. Tiraram algumas fotografias, Izmailov deu-lhe um autógrafo e, claro, falaram em russo.

in "record.pt"

FC Porto quer Jhon Córdoba para o lugar de Jackson

O internacional colombiano pode ser o substituto do seu compatriota caso se verifique a sua saída dos azuis e brancos.

Jhon Córdoba será o jogador referenciado pelo FC Porto para colmatar a eventual saída de Jackson Martínez, que terá recebido uma oferta de 30 milhões de euros por parte do Nápoles. 

De acordo com a imprensa italiana, o avançado colombiano de 20 anos, que está também a ser seguido pelo Parma, destacou-se no Mundial Sub-20 da Turquia e terá despertado também o interesse dos dragões. 

Córdoba joga no Dorados de Sinaloa do México por empréstimo do Jaguares de Chiapas, antiga formação de Martínez. 

in "rr.pt"

Quintero desmente declarações mas espera ordem para viajar


Juan Quintero desmentiu, através da sua conta no Twitter, ter produzido quaisquer declarações no Facebook, dando conta da pressa de se estrear pelo FC Porto. 

Nesta guerra de redes sociais, a impaciência de alguns fãs do colombiano parece superar a do próprio jogador, que espera ordens do seu agente para viajar para o Porto. O facto, porém, é que as negociações entre Pescara, clube ao qual está ligado, e os dragões conheceram avanços importantes e poucas dúvidas restam de que aquele foi eleito pelos internautas o melhor jogador do Campeonato do Mundo de sub-20 vestirá de azul e branco, esta época. 

Ontem, agentes ligados ao jogador e ao FC Porto tratavam dos derradeiros detalhes da mudança do atleta para o Dragão. O emblema italiano mantinha exigências financeiras na ordem dos 10 milhões de euros para concluir a transferência de Quintero. O FC Porto jogou com um valor ligeiramente inferior, entre os 6 e os 7 milhões, e neste campo não tem concorrência: o Génova, que também procurava servir-se do talento do colombiano, estacionou nos 4 milhões. Despromovido esta época à série B, o Pescara sabe o que Quintero quer e o negócio avança para um quadro de entendimento total, porque é inevitável que assim seja. 

Alguma imprensa transalpina dava o negócio como estando em stand-by, mas Quintero corre rápido, como ele quer, rumo à Invicta, para ser o nono reforço do FC Porto para 2013/2014. A confirmar hoje, no máximo amanhã.


in "abola.pt"

Futuro de Bernard joga-se de madrugada

O extremo vai decidir a passagem à final da Taça dos Libertadores e se for eliminado ficará livre para escolher um novo clube...


Bernard pode realizar o último jogo pelo Atlético de Mineiro já na madrugada desta quarta para quinta-feira, altura em que vai defrontar o Newell's Old Boys na segunda mão das meias-finais da Taça dos Libertadores. Na primeira partida, realizada na Argentina, o extremo viu a sua equipa perdeu por 2-0, uma desvantagem que tentará agora eliminar.

Na eventualidade de ser afastado da final da competição, o internacional brasileiro ficará com caminho livre para negociar com outro clube, tal como foi prometido por Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro.

Entretanto, no Brasil, mais concretamente no site da ESPN, foram acrescentados alguns pormenores sobre a "luta" entre o FC Porto e o Shakhtar Donestk pela contratação do jogador.

Segundo a notícia, Luís Gonçalves, antigo funcionário do FC Porto e atual chefe do departamento de scouting e principal responsável pela política de contratações do clube ucraniano, que visita "o Brasil pelo menos quatro vezes por ano", esteve recentemente por lá para contratar Fernando, médio que também chegou a ser pretendido pelo FC Porto, e Bernard. No entanto, e para já, "conseguiu apenas o primeiro".

Ainda segundo a ESPN, o FC Porto tem a vantagem de Antero Henrique ter "uma relação próxima com Kalil", mas também com o empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, com quem ainda recentemente "esteve lado a lado na tentativa de colocar Rolando no QPR".


in "ojogo.pt"