quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Inácio acredita que FC Porto "poderá ter hipóteses" de vencer o Barcelona


Augusto Inácio espera muitas dificuldades para o FC Porto frente ao poderoso Barcelona, mas diz que poderá ter hipóteses.

A Supertaça Europeia joga-se na sexta-feira à noite no Mónaco. Os "dragões", que defrontam o Barcelona, estrearam-se na prova em 1987/88, com duplo triunfo por 1-0 frente ao Ajax, mas depois, já em jogo único, perderam consecutivamente frente a AC Milan (1-0), em 2003, e Valência (2-1), em 2004.
Sob o comando do malogrado jugoslavo Tomislav Ivic, os "azuis e brancos", campeões europeus em 1986/87, conquistaram o único troféu com dois triunfos, por 1-0, selados por Rui Barros, em Amesterdão, e António Sousa, no Estádio da Antas, no Porto.
Augusto Inácio era o lateral-esquerdo dessa equipa. “Tivemos uma semana a preparar aquele jogo porque sabíamos como o Ajax ia jogar”, recorda, acrescentando que o “Rui Barros foi a arma secreta”. Segundo relata, “foi um lançamento do Fernando Gomes para Rui Barros que dá o golo e ganhámos a vantagem para a segunda mão”.
Quanto ao jogo da próxima sexta-feira, Augusto Inácio espera muitas dificuldades para o FC Porto frente ao poderoso Barcelona, mas em 90 minutos tudo é possível. “Num jogo tudo pode acontecer. Uma equipa [Barcelona] que joga um extraordinário futebol, mas o Porto tem jogadores que, no contra-ataque, podem ser superiores ao adversário e, por isso, diria que é tarefa extremamente difícil, mas não é impossível. O Porto poderá ter hipóteses”.
Bjorn Kuipers é o árbitro designado pela UEFA para apitar a Supertaça Europeia. Kuipers, de 38 anos, já dirigiu 43 jogos nas competições europeias, um dos quais a primeira mão da eliminatória entre dragões e Villarreal, na época passada, que o FC Porto ganhou.
Na Liga Europa há quatro equipas portuguesas a procurarem a entrada da fase de grupos, embora o panorama não se afigure fácil, depois dos jogos da primeira mão.

Jogos de amanhã da Liga Europa: 
18:30 - Young Boys - Sp. Braga;
19:30 - Vitória Guimarães – Atlético Madrid;
19:45 - Birmingham – Nacional;
21:15 - Sporting - Nordsjaelland.
in "rr.pt"

Alvaro Pereira não vai ao Mónaco

DEFOUR E RODRÍGUEZ CONVOCADOS


Steven Defour e Cristian Rodríguez são as novidades da convocatória do técnico Vítor Pereira para a Supertaça Europeia onde o FC Porto vai enfrentar o Barcelona, sexta-feira, no Mónaco.
Quem fica de fora da partida é o lateral Alvaro Pereira que, segundo a imprensa inglesa, pode estar a caminho do Chelsea.
O último treino antes da viagem para o Principado realizou-se esta quarta-feira, no Centro de Estágios do Olival, com Emídio Rafael e Alex Sandro a darem continuidade aos respetivos programas de recuperação das lesões que os afetam.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Bracali e Helton
Defesas: Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando e Sapunaru
Médios: Belluschi, Defour, Fernando, Guarín, João Moutinho, Souza e Cristian Rodríguez
Avançados: Djalma, Hulk, Kleber e Varela
in "record.pt"

Sousa: “Barcelona é um colosso, mas tudo é possível”


O ex-futebolista António Sousa, autor de um golo do FC Porto na conquista da Supertaça Europeia de 1987/88, reconheceu que o Barcelona “é um colosso do futebol mundial”, mas que “em 90 minutos tudo é possível”.
“Se calhar, o FC Barcelona é a melhor equipa do mundo de momento, mas, de qualquer das formas, é um jogo de 90 minutos e tudo é possível”, sustentou Sousa à Agência Lusa, recordado, enquanto jogador, pelo seu “pé canhão”.

Sousa está convicto de que “se os jogadores confiarem nas suas capacidades, forem sérios e actuarem concentradinhos, apesar de o Barcelona ser favorito, é possível mais uma vez vencer a Supertaça”.

“Espero que o consigam, porque no fundo é o futebol português que está em causa e a satisfação por alcançar tal feito será plena”, defendeu o actual treinador do Trofense.

Sousa traçou um paralelismo com o duelo com o Ajax, em 1987/88, na Supertaça, então decidida a duas “mãos”, com o FC Porto a vencer ambos os jogos por 1-0, com um golo de Rui Barros, em Amesterdão, e outro do próprio Sousa, nas Antas. “Conseguir um título e mais uma taça que para nós foi deveras importante, pelo facto de ser a primeira conseguida por um clube português e ficámos mais uma vez a fazer parte da história”, disse.

Então, tal como agora, defende Sousa, “o FC Porto também partiu para a final sabendo de antemão que o adversário era ligeiramente superior, mas o conselho que dou é acreditar sempre que é possível”.

Ao contrário de Rui Barros, autor do golo na primeira “mão” da Supertaça, António Sousa foi campeão europeu pelo FC Porto em 1986/87, sob o comando de Artur Jorge.

Sousa marcou nessa Supertaça Europeia, aos 70 minutos, sendo que, em 1983/84, também apontou o único tento da primeira final europeia da história dos “dragões”, na Taça das Taças, frente à Juventus (1-2), em Basileia. 

in "publico.pt"

Recorde europeu de cinco títulos em 2011 ao alcance do F.C. Porto

A conquista da Supertaça Europeia de futebol frente ao F.C. Barcelona, sexta-feira, no Mónaco, colocará o F.C. Porto em plano ímpar na Europa, com um recorde de cinco troféus na época 2010/2011.


Depois da Liga portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça, no plano interno, e da Liga Europa, em termos internacionais, os "dragões" podem somar o quinto troféu correspondente à época passada, em que apenas falharam a "menor" Taça da Liga.

O treinador Vítor Pereira tem, assim, a primeira oportunidade de se mostrar e fazer currículo na Europa, completando um trabalho que ajudou a realizar, mas que foi protagonizado por André Villas-Boas, que mereceu a cobiça e contratação por parte do Chelsea, do milionário russo Roman Abramovich.

Até hoje, certo é que o melhor desempenho portista numa só época valeu quatro troféus, os mesmos conquistados em 1987/88 por Tomislav Ivic, que garantiu o campeonato, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.

José Mourinho, que começou a escrever a história de glória do F.C. Porto no novo milénio, não conseguiu tanto quanto o seu "pupilo" Villas-Boas, pois em 2003/2004 "apenas" venceu três dos cinco troféus possíveis, campeonato, Supertaça Cândido de Oliveira e Liga dos Campeões.

O possível triunfo frente ao F.C. Barcelona permitirá ainda aos "dragões" criar uma folga para o Benfica enquanto clube com mais troféus conquistados, depois de ter conseguido já a Supertaça Cândido de Oliveira no arranque desta época, o primeiro título da "era" Vítor Pereira.

in "jn.pt"

Sérgio Oliveira no Mechelen

O médio Sérgio Oliveira vai jogar no Mechelen por empréstimo do FC Porto. O internacional sub-20, que se sagrou vice-campeão mundial procurava colocação, e será cedido por uma temporada ao emblema belga (também conhecido por Malines, em francês). O jogador, de 19 anos, não vingou na estreia no futebol sénior, tendo apenas somado seis jogos na Liga pelo Beira-Mar de Leonardo Jardim. Continua a ser, porém, um jogador no qual o FC Porto deposita grandes esperanças, pelo que esta cedência ao actual líder da liga belga é vista como uma montra ideal para o jogador de Paços de Brandão.


in "ojogo.pt"

"FC Porto é uma montra"


De completamente fechadas a entreabertas, as portas do Internacional de Porto Alegre agitam-se para os dragões quando o tema é Leandro Damião. Da total intransigência, o discurso oficial dos brasileiros passou a uma via de diplomacia. "Houve sondagens, mas não posso dizer nomes de clubes. Queremos segurá-lo pelo menos até Dezembro, mas se a proposta certa chegar...", projectou o director Fernando Costa.

Qual é o preço certo? A pergunta impõe-se sem ter resposta, mas o jogador está interessado em entrar no jogo. Silenciado, Leandro Damião fala através de Vinícius Prates, seu empresário e homem que se movimenta com grande facilidade nos corredores do Inter. "Não quer qualquer coisa. Shakhtar e Dnipro [ambos da Ucrânia] tentaram, e ele disse que não. E o problema não era dinheiro. Quer um grande clube, e Portugal está entre um restrito grupo de campeonatos onde pode jogar. FC Porto? Mais ainda. É uma montra muito grande, basta ver o que aconteceu com o Falcao García", comentou Prates.

Leandro Damião, de 22 anos, não vai forçar a saída de Porto Alegre, mas está receptivo a jogar na Europa. Com 32 golos esta temporada, ele é apontado como o candidato número 1 para ser o número 9 do Brasil no Mundial'2014.
A dúvida é quão longe pode o FC Porto ir por uma pérola tão reluzente. O Inter lá vai dizendo que já rasgou propostas de 15 milhões de euros, percebendo-se que estamos a falar de números puxados para a SAD e que exigiriam a entrada em cena de um parceiro pujante. O Benfica, por exemplo, deu meia-volta quando ouviu o preço...

Por outro lado, quantos avançados da valia de Damião estão no mercado? Vossen, do Genk e muito falado na Bélgica, até vinha a correr. "Se recusasse o FC Porto, era estúpido", disse-nos ontem o pai e representante, Rudy.

in "ojogo.pt"

Chelsea tentou Álvaro mas errou nos números


Dos rumores aos actos concretos, o Chelsea já se movimentou por Álvaro Pereira, apresentando, segundo se comentou em Inglaterra, uma primeira proposta de 20 milhões de euros que não cobre aquilo que a SAD pretende. Neste braço-de-ferro pelo Palito, o FC Porto vai levando a melhor, porque tem a cláusula de 30 milhões a seu favor. Mas Villas-Boas conta com a flexibilidade das finanças londrinas e com a vontade do lateral, naturalmente disponível para dar o salto para a Liga inglesa e para um patamar de vencimentos que está fora do alcance de qualquer equipa portuguesa. Sim, o Chelsea errou nos números, mas é certo que fará uma segunda tentativa.

Alejandro Savich, empresário do jogador, estará já em Londres e não tem mostrado abertura para comentar uma novela de mercado onde já se vê fogo para além do fumo. Há dias, e em conversa com O JOGO, o agente tinha passado a bola aos dragões, insinuando que haveria números em cima da mesa e que o processo tinha tudo para avançar.

Não tem, pelo menos na perspectiva do FC Porto, que vê Álvaro Pereira como uma pedra fundamental para 2011/12. Por isso, não há grande margem para diálogo e os 30 milhões de euros servem mesmo de referência, sendo necessário ressalvar que o Cluj, detentor de 20 por cento dos direitos económicos do Palito, reservaria sempre seis milhões numa futura venda pelo valor da cláusula.

O mercado agita-se e é por isso que Álvaro Pereira se tem ficado pelo banco. Aliás, há fortes interrogações sobre se Vítor Pereira irá utilizá-lo no onze que vai defrontar o Barcelona.

Não tendo descartado João Moutinho, o Chelsea, que gastou mais do que qualquer outra equipa da Premier League, está mesmo focado na contratação do uruguaio. Para já, Roman Abramovich viu a conta bancária mingar em 80 milhões de euros. Foi quanto gastou com Villas-Boas, Oriol Romeu, Courtois, Lukaku e Mata. Até onde irá a factura?

in "ojogo.pt"

Ordem para marcar com a bola da Supertaça


O plantel do FC Porto já treinou ontem com a bola que vai ser utilizada na final da Supertaça Europeia, frente ao Barcelona, numa sessão em que Vítor Pereira privilegiou sobretudo aspectos como o passe e a finalização, curiosamente duas das principais armas do adversário desta sexta-feira. Os quatro guarda-redes do plantel (Helton, Bracali, Beto e Kadu) foram postos à prova com remates de todos os jogadores do plantel, naquela que foi a forma encontrada para também eles conhecerem melhor os efeitos e trajectórias desta bola, que conta ainda com a inscrição da competição, data do jogo e o nome dos dois clubes.

Entretanto, Iturbe mostrou-se ontem pela primeira vez com bola, depois de no dia anterior se ter limitado a realizar trabalho físico durante o período em que o treino foi aberto à comunicação social. E o avançado argentino, que no FC Porto vai usar o número 27 - nos últimos anos pertenceu apenas a Alan e Ukra -, confirmou as qualidades que lhe apontam na hora de finalizar as jogadas. Segue-se a confirmação num relvado perto de si.

in "ojogo.pt"

Danilo garante que fica no Santos até Janeiro

Depois de se ter sagrado campeão mundial de sub-20, Danilo vai voltar a competir pelo Santos. Isso mesmo confirmou ontem. "A condição para a minha saída era que ela só acontecesse a partir do próximo ano. Não tem o que discutir. O meu contrato com o FC Porto é a partir de 1 de Janeiro. Tenho vínculo com o Santos e devo muito a esse clube. Não seria correcto "amolecer'' e a minha forma de pagar tudo o que eles fizeram é correndo em campo", avisou Danilo, que é um dos trunfos para o Mundial de Clubes.


in "ojogo.pt"

Supertaça: Vítor Pereira, há 30 anos a inspirar-se no Barça


Técnico do F.C. Porto fez tese de licenciatura sobre o futebol blaugrana


Em 1993, quando tinha apenas 24 anos e terminava a licenciatura, Vítor Pereira, actual treinador do F.C. Porto fez uma tese sobre o futebol do Barça. Saiba como o técnico se apoiou nos conceitos de Cruijff.

A paixão portista pelo futebol do Barcelona não se esgotava em André Villas-Boas. O agora treinador do Chelsea tinha ao lado no banco um adjunto que gostava tanto ou mais do que ele do modelo catalão de jogar à bola: Vítor Pereira, claro. O agora técnico portista sempre se inspirou no Barcelona.

Por isso em 1993, quanto tinha apenas 24 anos e terminava a licenciatura em Desporto, com especialização em futebol, Vítor Pereira propôs-se fazer um estudo sobre o futebol do Barcelona: o Barça de Cruijff. O estudo acabou por se traduzir na tese final que permitiu a Vítor Pereira concluir a licenciatura.

«Vítor Pereira era, e ainda é, um homem do futebol, um estudioso e como qualquer amante do futebol aprecia o estilo de jogo do Barcelona, aquela ideia de posse de bola, de futebol total que já vem dos tempos de Rinus Michels e da Holanda da década de 70», conta ao Maisfutebol Vítor Frade.

Vítor Frade leccionou durante 36 anos na actual Faculdade de Desporto e orientou a tese de Vítor Pereira. Aqueles, porém, eram os tempos do Instituto Superior de Educação Física e da pré-história do estudo do futebol: na sua imensa descoberta de teorias e neologismos que hoje são vulgares.

«Naquela altura ainda não se falava dos princípios de jogo, mas no fundo a tese tem a ver com os princípios de jogo do futebol do Barcelona. Tinha como objecto de estudo a operacionalização nos treinos de uma ideia de jogo. Se não me engano recebeu 19 valores, foi uma nota alta. Era muito bom aluno.»

Durante meses Vítor Pereira estou o futebol do Barcelona, de Johan Cruijff, analisou treinos, jogos e princípios. «Ele chegava à conclusão que havia relação entre a ideia de futebol trabalhada nos treinos e o futebol apresentado nos jogos. Fazia tudo parte de uma concepção operacionalizada no dia-a-dia»

O orientador da tese desfaz-se de resto em elogios ao actual treinador do F.C. Porto. «Vítor Pereira sempre foi um excelente aluno: interessado, estudioso, tinha grande fome de conhecimento e de experiências. A tese resultou da paixão que ele tinha pelo futebol, e pelo bom futebol no seu expoente máximo.»

Ora curiosamente o actual Barça, é relativamente consensual, encontra o seu início nas ideias de Cruijff. O holandês idealizou um clube regido por um princípio de jogo audaz e atraente, praticado em todos os escalões e operacionalizado num treino integrado que pretende reproduzir as situações de jogo.

O jovem Guardiola fazia aliás parte dessa equipa e cresceu para o futebol debaixo dos ensinamentos de Cruijff. «Os princípios daquela equipa reflectem-se um pouco no actual Barcelona. Vítor Pereira é um apreciador deste tipo destes fundamentos e desta forma de jogar futebol», diz Vítor Frade.

Curiosamente, e quase trinta anos depois de se inspirar nesta cultura própria de jogo, Vítor Pereira encontra o objecto de estudo do outro lado, na estreia como treinador principal numa prova internacional: numa final europeia, aliás. O destino por vezes sabe cruzar as linhas da vida com um humor curioso.



in "maisfutebol.iol.pt"

Atenção FC Porto: Piqué falha Supertaça Europeia


Central espanhol lesionou-se no treino desta terça-feira e vai estar três semanas de baixa


Gerard Piqué vai falhar a Supertaça Europeia com o FC Porto, depois de se ter lesionado no treino do Barcelona desta terça-feira, e «estará três semanas de baixa», de acordo com o clube catalão.

Através de comunicado, o campeão espanhol e europeu explicou, ainda, que o central «sofreu uma rotura muscular no gémeo da perna esquerda», pelo que o tempo de recuperação estimado impede-o de ser opção para Pep Guardiola.

A sessão desta tarde decorreu à porta fechada, pelo que as circunstâncias em que a lesão ocorreu não foram esclarecidas.

A Supertaça Europeia realiza-se nesta sexta-feira, no Mónaco, às 19h45.



in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto não apresentou qualquer proposta por Leandro Damião


O vice-presidente do futebol do Internacional de Porto Alegre nega quaisquer contactos com clubes portugueses e garante que o clube não abre mão do jogador até Dezembro.
A imprensa brasileira insiste esta terça-feira no interesse do FC Porto em Leandro Damião, ponta-de-lança do Internacional de Porto Alegre.

O Internacional já avisou que o valor do passe de Leandro Damião é de 50 milhões de euros e que, quem quiser comprar o passe do jogador, terá de pagar um valor que o clube considera irrecusável.

Contudo, vice-presidente para o futebol do Internacional, Luís Gomes, admite que o valor possa baixar. "Esse valor é um valor muito alto. É lógico que não seria esse o valor dele. Mas uma coisa que o Internacional não abre mão é que ele permaneça no clube até Dezembro."

Luís Gomes garante que o FC Porto ainda não apresentou uma proposta oficial ao clube brasileiro e até se mostrou surpreendido pelo interesse dos "dragões", negando contactos de clubes portugueses.

"É uma total surpresa, porque nós não tivemos nenhum contacto de nenhum clube de Portugal. Não temos a menor intenção de nos desfazermos do Damião, pelo menos até ao final do ano. Acho muito difícil que essa situação se venha a concretizar", afirma Luís Gomes a Bola Branca.



De Portugal não existem contactos por Leandro Damião, sendo que o único clube que tentou pela via oficial a contratação, mas sem sucesso, foi o Totenham.


in "rr.pt"

Walter na rota do Bordéus

SEGUNDO AVANÇA O "LE PARISIEN"



O jornal francês “Le Parisien” avança esta quarta-feira a possibilidade do FC Porto ceder Walter ao Bordéus por empréstimo de uma temporada.
O avançado brasileiro, de 22 anos, chegou ao Dragão na temporada passada proveniente do Internacional, mas nunca chegou a convencer o então técnico André Villas-Boas.
in "record.pt"

El Bandido prepara assalto ao principado

JAMES PODE TRAZER O FATOR SURPRESA



O próprio Vítor Pereira fez esta leitura no lançamento da temporada. “Será um ano mais difícil, porque os adversários conhecem melhor o nosso padrão de jogo”, comentou. Se a este entendimento exterior somarmos a capacidade do adversário de circunstância, o FC Porto tem efetivamente uma tarefa complicada pela frente. Com a equipa a contabilizar como vitórias os três jogos oficiais desta época, ainda falta aos dragões convencerem em termos exibicionais.Quando nem tudo sai como é pretendido, talvez seja melhor apostar em alguma surpresa...
É neste contexto que James Rodríguez se posiciona como o grande “joker” que Vítor Pereira terá à sua disposição para o embate de sexta-feira. Antes de mais, porque o colombiano ainda não jogou pelos portistas esta temporada e, por isso, só a equipa técnica saberá em que situação se encontra o esquerdino. O tempo de paragem após o Mundial de Sub-20 foi curto e, portanto, James estará apto para a competição e surge agora como elemento de uma possível nuance tática a levar a cabo por Vítor Pereira.
in "record.pt"

Montra final

DERRADEIRA OPORTUNIDADE PARA ALGUNS JOGADORES



Enquanto estiverem no relvado do Stade Louis II, os jogadores do FC Porto vão concentrar a atenção de quase todo o Mundo. É a derradeira oportunidade para aqueles que ainda sonham dar o salto para um grande campeonato antes do fecho do mercado de transferências. O Mónaco é a montra final onde todos vão querer brilhar, num desejo que será dificultado (e de que maneira) pelo Barcelona, atual campeão europeu e de Espanha.
Depois das saídas milionárias de André Villas-Boas e Radamel Falcão, as portas abriram-se e até ao final do mês paira sobre o Dragão a ameaça de mais partidas. João Moutinho, Alvaro Pereira, Rolando e Fredy Guarín estão na linha da frente, mas já que sabe que a SAD será intransigente em eventuais negociações. Qualquer dos casos representa uma peça nuclear na equipa de Vítor Pereira e uma possível transferência nos últimos dias de agosto poderá ter consequências imprevisíveis para o grupo, principalmente ao nível do meio-campo, tendo em conta que também Ruben Micael já saiu.
in "record.pt"

Um Porto fiel, diz Maniche

Médio recordou para A BOLA as duas Supertaças que jogou no Mónaco. Destacou o domínio dos dragões no jogo com o Milan, apesar da derrota. E sublinha que «o Barcelona também perde, como todos os outros»...

Maniche, que esteve nas duas últimas supertaças europeias que os dragões disputaram no Mónaco, diz que «o FC Porto só tem de ser humilde, como sabe ser nestes grandes momentos, e fiel aos seus princípios de jogo. O Barcelona também perde»... É a ideia de quem não esquece dois grandes confrontos, com o Milan e com o Valência, ambos com derrota para a equipa portuguesa, mas com «um orgulho imenso por ter estado naquele palco e deixar uma imagem de força».

O FC Porto volta pela terceira vez ao Estádio Luís II, no Mónaco, e tem ainda na memória os jogos com o Milan (0-1), em 2003, e com o Valência (1-2), em 2004. «A final mais complicada foi com o Valência, porque o FC Porto tinha mudado de treinador, havia já alguns jogadores novos no plantel, e isso tem sempre os seus custos. Vínhamos de uma pré-temporada com alguma fadiga e não havia um conhecimento total entre nós, e mesmo com o treinador». O técnico que estava ao comando era Victor Fernandez. «Não fomos felizes»...



in "abola.pt"

Quatro lugares em aberto para o Mónaco

Em equipa que ganha não se mexe. Mas Vítor Pereira venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao V. Guimarães, e mesmo assim, procedeu a alterações para o segundo duelo com os minhotos, relativo à primeira jornada da Liga: trocou Maicon por Otamendi e Rúben Micael por Guarín.

Uma mudança que teve a ver, naturalmente, com uma nova estratégia face a um novo cenário e a um adversário com outra disposição e atitude. Ainda que não só. Ficou-se depois por aí e apresentou a mesma formação no desafio como Gil Vicente. E Vítor Pereira voltou a ganhar, também a justificar o desfecho da partida, mas novamente a não ficar convencido com o jogo dos dragões.

O treinador portista quer mais. Sobretudo, melhor. É uma questão de identidade. Mesmo tendo a noção da realidade, que só as vitórias é que proporcionarão tranquilidade e confiança à equipa, nem por isso parece disposto a esperar pelos resultados sem fazer o que acha que tem de ser feito para pôr a equipa também ao seu jeito.



in "abola.pt"

Chelsea apresenta proposta por Alvaro Pereira

A imprensa inglesa revela que o Chelsea terá apresentado uma proposta oficial ao FC Porto pelo passe de Alvaro Pereira.

De acordo com a Sky Sports, Chelsea procura um substituto para Yuri Zhirkov, que assinou pelo Anzhi, e a primeira alternativa é o internacional uruguaio Alvaro Pereira.

O lateral do FC Porto, ex-pupilo do actual treinador do Chelsea, André Villas Boas, tem uma cláusula de rescisão avaliada em cerca de 30 milhões de euros.



in "abola.pt"