quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recorde europeu de cinco títulos em 2011 ao alcance do F.C. Porto

A conquista da Supertaça Europeia de futebol frente ao F.C. Barcelona, sexta-feira, no Mónaco, colocará o F.C. Porto em plano ímpar na Europa, com um recorde de cinco troféus na época 2010/2011.


Depois da Liga portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça, no plano interno, e da Liga Europa, em termos internacionais, os "dragões" podem somar o quinto troféu correspondente à época passada, em que apenas falharam a "menor" Taça da Liga.

O treinador Vítor Pereira tem, assim, a primeira oportunidade de se mostrar e fazer currículo na Europa, completando um trabalho que ajudou a realizar, mas que foi protagonizado por André Villas-Boas, que mereceu a cobiça e contratação por parte do Chelsea, do milionário russo Roman Abramovich.

Até hoje, certo é que o melhor desempenho portista numa só época valeu quatro troféus, os mesmos conquistados em 1987/88 por Tomislav Ivic, que garantiu o campeonato, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.

José Mourinho, que começou a escrever a história de glória do F.C. Porto no novo milénio, não conseguiu tanto quanto o seu "pupilo" Villas-Boas, pois em 2003/2004 "apenas" venceu três dos cinco troféus possíveis, campeonato, Supertaça Cândido de Oliveira e Liga dos Campeões.

O possível triunfo frente ao F.C. Barcelona permitirá ainda aos "dragões" criar uma folga para o Benfica enquanto clube com mais troféus conquistados, depois de ter conseguido já a Supertaça Cândido de Oliveira no arranque desta época, o primeiro título da "era" Vítor Pereira.

in "jn.pt"

Sem comentários: