terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fazem o favor de repetir?

Não há volta a dar: o FC Porto precisa de sair de Chipre com um cheque de 800 mil euros - que é quanto a UEFA paga à cabeça pela vitória em cada jogo -, sob o risco de deixar a equipa em maus lençóis nas contas da Liga dos Campeões. Um segundo desaire fora de casa comprometerá as aspirações de atingir os oitavos-de-final, onde os dragões têm tido presença assídua na última década. E falhar a fase a eliminar significaria desde logo a perda de três milhões de euros, um valor que o orçamento recentemente aprovado dificilmente pode dispensar. Ainda menos em tempos de crise.
Num grupo bastante equilibrado, são os três pontos em disputa no GSP que separam o primeiro do último, e o FC Porto até pode trepar directamente do terceiro para o primeiro posto, aquele que condiz com a sua condição de favorito; afinal é a equipa com melhor ranking entre as quatro. E tem um bom exemplo a seguir: em 2004, os azuis e brancos também tinham os mesmos pontos (4) à entrada para a quarta ronda e apuraram-se sem dificuldade, indo fechar a fase de grupos a Madrid já com o apuramento no bolso. E, dessa vez, só pararam em Gelsenkirchen, como se sabe.
O APOEL, apontado como parente pobre do grupo, é o surpreendente líder e recebe o FC Porto com o objectivo de somar o nono jogo consecutivo sem perder em casa e manter o poleiro. Um registo europeu que, contudo, contrasta com os resultados internos: os cipriotas desperdiçaram sete pontos nos últimos três jogos da liga local e a crise instalou-se em Nicósia. Porém, na Champions a cantiga - ou o hino - é outra, e os donos da casa têm estado melhor nesta competição do que os campeões nacionais.
Falcao marcou o golo que derrotou pela última vez o APOEL nas competições europeias, em 3 de Novembro de 2009. Ora, quem não tem Tigre caça com... lebre: o colombiano mudou-se para o campeonato espanhol e o FC Porto vai tentar repetir a façanha em casa do surpreendente líder do Grupo G com o motivado - pelos golos ao Nacional e ao Paços de Ferreira e pela chamada ao escrete - Kléber, que está de volta ao onze inicial. João Moutinho e James devem ser as outras novidades em comparação com a recepção aos pacenses, em prejuízo de Defour e Varela.
Na época passada, chegou a dizer-se que aquele FC Porto era grande de mais para a Liga Europa e que teria lugar de destaque na Champions. Ora, só com uma ou duas caras (Mangala e Kléber) diferentes em relação à equipa que levantou o troféu em Dublin, está na hora de o dragão provar que o tamanho desses elogios não era em vão. E se num ano pode mudar muita coisa, mais ainda pode em dois, que é quanto tempo passou desde o tal triunfo em casa dos cipriotas. A ideia é que, pelo menos, o resultado seja o mesmo.

Problemas à esquerda que Hulk pode castigar

Boaventura está lesionado e Jovanovic, o treinador do APOEL está com muitas dúvidas sobre quem vai jogar no lado esquerdo da defesa. Um problema aparentemente simples de resolver porque não faltam alternativas - ainda que adaptações - mas que assume outros contornos por causa do nome do jogador do FC Porto que ataca por aquele lado. Hulk não está nos melhores dias, mas mesmo assim é a grande preocupação do técnico para esta noite. Alexandrou, Kaká e Poursaitidis são os nomes avançados para tentar parar o Incrível, mas só um vai jogar. Jovanovic só deve decidir hoje e os jornalistas cipriotas estão confusos: uns dizem que Poursaitidis vai trocar de lado, ficando Solomou na direita; outros apontavam Necktarios Alexandrou como forte hipótese para a canhota; finalmente, o brasileiro Kaká, que jogou no Braga, é a outra opção, e a aposta de O JOGO. Além de conhecer bem o compatriota do FC Porto, está familiarizado com a posição, onde foi usado por Domingos Paciência, sobretudo nas partidas da Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Sem margem de erro

DRAGÕES OBRIGADOS A VENCER PARA ULTRAPASSAR OS CIPRIOTAS



Os dragões não têm margem para um novo desvio na sua rota de apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, sob pena de poderem comprometer seriamente um dos objetivos traçados no início da época. Depois do desolador empate no Dragão, há duas semanas, os campeões nacionais estão praticamente obrigados a vencer em Nicósia. Vítor Pereira não quis apelidar o primeiro embate de “decisivo”, mas já o fez com o de hoje. Ganhar é a palavra de ordem. O empate só seria minimamente aceitável caso o desfecho do Zenit-Shakhtar fosse idêntico ao da jornada anterior (igualdade), mas isso já seria abusar da sorte... Mesmo assim, mais um percalço iria acarretar grandes riscos no que resta da fase de grupos, uma vez que no próximo jogo há uma visita à Ucrânia.
Estando nesta altura em terceiro lugar, a um ponto do surpreendente líder, Apoel, um triunfo no GSP Stadium colocaria imediatamente os azuis e brancos na zona de qualificação. Seria um excelente tónico para o futuro e uma golpada nos sonhos do campeão cipriota, uma equipa que teima em empurrar o favoritismo para os portistas. E não se trata de uma forma de pressão. É mesmo o reconhecimento das limitações de um conjunto que faz da defesa a sua grande arma.
in "record.pt"

Desperdício exagerado tem de ser combatido

PORTISTAS COM A MIRA DESAJUSTADA NA EUROPA



Os tempos são de austeridade a todos os níveis. Até no futebol os triunfos estão cada vez mais difíceis de garantir, sobretudo na Liga dos Campeões, pelo que a eficácia pode ser um fator de diferenciação dentro de um Grupo G inesperadamente equilibrado. Nesse âmbito, o rendimento do ataque do FC Porto está a ser pautado por um desperdício exagerado. É normal que existam mais remates ao lado do que enquadrados na baliza, mas os dragões tiveram de alvejar os adversários por 50 vezes nas três primeiras jornadas para concretizar 4 golos e celebrar somente... um triunfo.
O caudal ofensivo da formação de Vítor Pereira é naturalmente elevado, mas na Europa é urgente uma afinação que eleve a qualidade da pontaria. É que esta noite, no GSP Stadium, o FC Porto vai ter pela frente nada menos do que o conjunto mais cínico do grupo. O Apoel torna-se extremamente perigoso precisamente porque, mesmo chegando poucas vezes à baliza dos rivais, demonstra que tem a mira bem ajustada.
in "record.pt"

Muito cuidado com o relvado

Entra-se no Estádio GSP e há dois pormenores que se destacam no recinto que parece ser uma cópia em ponto pequeno do Vélodrome, mítico palco do Marselha: além de um relógio de dimensões gigantescas com ponteiros XXXL colocado no topo de uma das bancadas e que faz a vez do habitual painel electrónico, também a cor demasiado amarelecida da relva faz desconfiar os dragões.

Culpa, eventualmente, do tempo seco que se prolonga por mais de meio ano em paisagens cipriotas, o relvado, muito queimado, poderá tornar-se num obstáculo considerável a convocar a atenção máxima dos portistas para o duelo frente ao APOEL, não vá a equipa orientada por Vítor Pereira tropeçar numa das armadilhas provocadas por um tapete que parece, manifestamente, impróprio para consumo. 

E com o colectivo azul e branco recheado de futebolistas tecnicamente sobredotados, a possibilidade de o FC Porto recorrer a uma versão menos virtuosa e mais directa do seu jogo, poderá ser uma alternativa a levar em linha de conta. Também por isso, adensa-se a dúvida quanto ao eleito para ocupar a asa esquerda do ataque portista: continuará Varela a merecer a confiança total do técnico ou a recuperação de James Rodriguez para o onze satisfaz mais os desejos de vitória de Vítor Pereira?


in "abola.pt"

Fernando: «Estou de corpo e alma no F.C. Porto»

Médio nega envolvimento com empresário que revelara a vontade do brasileiro sair do Dragão e garantiu estar para ficar


Fernando esteve esta segunda-feira na sala de imprensa, em Nicósia, para fazer a antevisão do jogo com o Apoel, tendo aproveitado para recusar a ideia de que quer sair do F.C. Porto. Recorde-se que na semana passada o empresário Giovanni Branchini garantia que o brasileiro queria sair.

As declarações foram prestadas à imprensa italiana e Giovanni Branchini apresentava-se como mandatário de Fernando para o mercado italiano. «O que posso dizer é que nem conheço o empresário e não estou a pensar nisso», referiu Fernando esta segunda-feira, em resposta às referidas declarações.

O jogador de resto tinha sido apontado ao Milan e à Lázio, sendo que no caso dos primeiros o próprio clube, pela voz do director desportivo Ariedo Braida, já tinha negado o interesse. «Estou de corpo e alma no F.C. Porto e estou a pensar ajudar a equipa a fazer um grande jogo amanhã.»

Virando a agulha para assuntos que Fernando considera mais urgentes, falou-se então do jogo desta terça-feira no Chipre. «No Dragão o Apoel surpreendeu porque surgiu melhor do que há dois anos», admitiu, adiantando que a vontade do F.C. Porto passa agora por corrigir o empate caseiro.

«O APOEL virá para cima do F.C. Porto, mas conhecemos a nossa qualidade e vamos entrar para conseguir um resultado positivo, que são os três pontos», garantiu Fernando, ele que admitiu sentir-se na obrigação de estar «ao melhor nível para conseguir manter a posição dentro da equipa titular.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «As vitórias trazem confiança»

Treinador do FC Porto acredita no triunfo em Chipre, frente ao APOEL, na quarta jornada da Liga dos Campeões.


Vítor Pereira acredita que o FC Porto pode trazer os três pontos de Chipre, do encontro frente ao APOEL, na quarta jornada da Liga dos Campeões. «O adversário é competente, tem qualidade. Temos consciência de que não estivemos ao nosso melhor nível no primeiro encontro e para vencermos temos de o estar, com um jogo agressivo e confiante. É isso que pretendemos, para levar daqui uma vitória. Vamos defrontar uma equipa competitiva, competente. Preparámos bem o jogo e estamos preparados. Viemos com o objectivo claro de conseguirmos a vitória», afirmou.

O treinador destacou os últimos resultados e o crescer do moral dos dragões antes de um jogo muito importante: «O FC Porto vem de duas vitórias com resultados expressivos, as vitórias trazem confiança e penso que estamos preparados para este jogo, para vencer, que é o objectivo principal.»

No que diz respeito ao adversário, Vítor Pereira deixou elogios. «É uma equipa que temos de ter em conta, são quatro equipas, o grupo está equilibrado. Tudo está em aberto neste momento e amanhã será novo jogo. Há que contar com o APOEL, tem provado qualidade e competência, cabe-nos a nós mostrar mais qualidade e vencer o jogo», prometeu.

O treinador não desvenda qual o onze que será aposta em Nicosia, sendo que espera uma boa resposta de Hulk depois da má exibição frente ao Paços de Ferreira.
«O FC Porto tem um plantel de grande qualidade, a gestão dos momentos de forma e de jogo para jogo cabe a mim fazê-la. Nos últimos jogos tem resultado e vamos apresentar a equipa que achamos que neste momento se encontra mais capaz de dar boa resposta. Quem joga e quem defende as cores deste clube está habituado à pressão, temos é de estar satisfeitos por estarmos aqui a jogar a Champions. Está tudo em aberto e temos de acreditar no nosso grupo e na nossa competência e continuar a lutar pela nossa qualificação, que é isso que nos faz lutar e acreditar.»

Vitor Pereira: «Hulk vai dar resposta fortíssima»

Treinador do F.C. Porto volta a relativizar a reacção do avançado frente ao P. Ferreira: «É exigente e teve um dia mau»


Ponto final parágrafo no caso-Hulk. Vitor Pereira está completamente tranquilo, relativiza a reacção do atleta ao ser substituído contra o Paços de Ferreira e espera uma «resposta forte» do Incrível no Chipre.

«Todos os treinadores do mundo queriam passar por esse episódio com um jogador da qualidade do Hulk», referiu o técnico do F.C. Porto na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o APOEL, na Liga dos Campeões.

«O Hulk sentiu que não esteve ao melhor nível e saiu chateado. Isso é um sinal de exigência, competência e humildade. Não houve problema absolutamente nenhum», assegurou Vitor Pereira, mais interessado em falar do futuro.

«O Hulk está habituado a um nível muito alto e não teve um dia bom, Vai dar amanhã, frente ao APOEL, a resposta que esperamos.»

Para Vitor Pereira, o empate cedido no Dragão frente a este mesmo APOEL, torna esta partida decisiva. «Neste momento todos os jogos da Liga dos Campeões têm um carácter decisivo», assumiu o treinador azul e branco. 

in "maisfutebol.iol.pt"