terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

F.C. Porto em Sevilha com Falcao e Alvaro Pereira

André Villas-Boas chamou os dois jogadores para a Liga Europa


André Villas-Boas não perdeu tempo e convocou Falcao e Alvaro Pereira para a deslocação do F.C. Porto ao reduto do Sevilha. Os dois jogadores recuperaram na segunda-feira das respectivas lesões e engrossam o leque de opções no plantel portista.

O avançado já estará a cem por cento, enquanto o lateral vem de uma paragem mais prolongada e a sua utilização imediata constitui algum risco. Cristian Rodriguez também entra na lista de convocados. Mariano foi excluído, assim como Maicon, que se debate com uma lombalgia. Rafa está remetido a tratamento.

O F.C. Porto parte na quarta-feira de manhã para Sevilha. O encontro, relativo à primeira-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, realiza-se no dia seguinte.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Sapunaru, Fucile, Otamendi, Rolando, Sereno e Alvaro Pereira;
Médios: Guarín, Fernando, Ruben Micael, João Moutinho, Souza e Belluschi;
Avançados: Hulk, Varela, Walter, Falcao, James e Cristian Rodriguez

in "maisfutebol.iol.pt"

Sevilha testa invencibilidade do FC Porto

O Sevilha vai tentar esquecer a derrota desta época no "play-off" da Champions League frente a um adversário português quando receber o FC Porto nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League.


O Sevilla FC, de Gregorio Manzano, vai tentar esquecer a derrota no "play-off" da UEFA Champions League frente a um adversário português quando receber o FC Porto nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League, numa altura em que o treinador dos visitantes está em alta nas competições europeias.
Jogos anteriores
• Os clubes defrontam-se pela primeira vez, mas possuem bastante experiência frente a adversários do país vizinho.

• O registo do Sevilha nos dez jogos disputados frente a equipas portuguesas é de cinco vitórias, dois empates e três derrotas (quatro vitórias, um empate e uma derrota em casa). Esse desaire solitário em Sevilha aconteceu precisamente na presente época, no "play-off" da UEFA Champions League, frente ao Sp. Braga, por 4-3.
• O registo do FC Porto ante formações de Espanha é de dez vitórias, cinco empates e 17 derrotas (quatro vitórias, dois empates e dez desaires em solo espanhol). Esses jogos incluem a SuperTaça Europeia de 2004, perdida pelos "dragões" por 2-1 frente ao Valencia CF, no Mónaco. O FC Porto não perdeu nas quatro últimas deslocações a Espanha.
Retrospectiva
• O Sevilha pôs fim a uma série de três derrotas consecutivas em casa nas competições europeias com um empate e uma vitória nas duas últimas jornadas da fase de grupos da UEFA Europa League, na Andaluzia.

• O FC Porto está invicto há oito jogos nas competições europeias esta época – todos sob o comando do treinador André Villas-Boas, contratado no Verão passado – e venceu os quatro jogos fora na edição 2010/11 da UEFA Europa League até ao momento.
Factos das equipas
• Radamel Falcao, do FC Porto, é o melhor marcador da UEFA Europa League, com sete golos, mais dois do que Tomáš Necid (PFC CSKA Moskva), Giuseppe Rossi (Villarreal CF), Wilfried Bony (AC Sparta Praha), Artem Milevskiy (FC Dynamo Kyiv) e Edinson Cavani (SSC Napoli).

• O Sevilha é mais perigoso nos minutos finais da primeira parte; oito dos seus dez golos na fase de grupos da UEFA Europa League foram marcados entre os 30 e os 45 minutos.
• Luís Fabiano, ponta-de-lança do Sevilha, viveu uma época difícil ao serviço do FC Porto em 2004/05, tendo marcado apenas três golos em 22 jogos na Liga portuguesa antes de se transferir para o actual clube.
• O defesa do Porto, Sereno, teve êxito na época passada ante o Sevilha, graças a uma vitória de 2-1, quando estava emprestado ao Real Valladolid CF.
• Fredy Guarín, médio colombiano do FC Porto, foi companheiro de equipa de Mouhamadou Dabo, do Sevilha, no AS Saint-Étienne, de 2006 a 2008.
• O vencedor desta eliminatória defronta o vencedor do confronto entre PAOK FC e CSKA Moskva nos oitavos-de-final, a 10 e 17 de Março, jogando a primeira mão fora de casa.
in "uefa.com"

Otamendi: "Agora sou eu e o Hulk no ataque"

Os três golos marcados por Otamendi em 20 jogos pelo FC Porto, antes ainda da visita a Braga, já tinham sido motivo de admiração, porque na Argentina só havia registo de um nos 40 jogos oficiais que disputou pelo Vélez Sarsfield. Ontem, no rescaldo dos dois golos que carimbaram a vitória em Braga, os jornais argentinos carregaram nas exclamações. "Quem imaginava Ota goleador?!", titulava um deles, sublinhando o quinto golo do central em 21 jogos. Martin Sendoa, o empresário que não perdeu tempo em ligar-lhe, já não sabe se continua a representar um defesa ou se, entretanto, passou a ter um avançado nas mãos. "Falei com o Nico no dia de anos [sábado] e também lhe liguei à noite, depois do jogo. Estava muito contente por tudo. No sábado porque os amigos lhe tinham telefonado a dar os parabéns e porque a mãe tinha chegado a Portugal para a primeira visita; depois do jogo, confessava-me que tinha sido tudo fantástico", contou Sendoa a O JOGO.

À boleia dos dois golos, a conversa entre os dois foi divertidíssima. "Disse-me, em tom de gozo, que tinha mandado o Falcao para o banco, e que, a partir de agora, a dupla de ataque é com Otamendi na área e Hulk a assistir. Ria-se que nem um perdido", acrescentou Sendoa, também ele rendido a um bis "impressionante". Mais a sério, no papel de empresário, Martin Sendoa fez um resumo positivo da experiência que Otamendi lhe vai relatando à distância. "O Nico está muito bem no FC Porto; está feliz pela maneira como foi recebido por todo o grupo e também pelos argentinos que fazem parte dele, assim como pela forma como se adaptou. O treinador dá-lhe confiança e a caminhada da equipa tem sido bárbara. Isto de marcar dois golos foi uma surpresa para nós, aqui na Argentina, porque só o tínhamos visto marcar um e já leva cinco em Portugal. É muito bom que ele possa ajudar a equipa com golos, ainda que a sua principal missão seja transmitir segurança a defender".

As expectativas para a primeira época na Europa são as melhores. "Está entusiasmado com a campanha do clube, sabe que pode ser campeão e diz-me que querem lutar na Europa".


5

Golos marcados por Otamendi no FC Porto, em pouco mais de meio ano. Quatro no campeonato e um na Liga Europa. Apenas um com a cabeça, quatro de pé direito

Dragões devem comprar o que falta do passe em Julho

Em Agosto o FC Porto pagou quatro milhões de euros ao Vélez Sarsfield por metade do passe de Nicolas Otamendi, tendo ficado com o direito de opção de compra da restante metade até Setembro deste ano. O representante do central, Martin Sendoa, diz apenas que se trata de um "tema para ser falado mais à frente". O JOGO sabe que a SAD portista deve avançar para a compra da totalidade do passe, possivelmente em Julho, tanto mais que existem perspectivas de no futuro o investimento ser recuperado. Isto porque, segundo se diz também, um grande clube de Itália e outro de Inglaterra têm andado a seguir o central.

Dois golos com dedicatória especial

Qualquer jogo é perfeito para marcar e melhor ainda para o fazer duas vezes, sobretudo para um defesa. Em Braga, Nicolas Otamendi assinou os dois golos da vitória portista. Foi, de resto, a primeira vez que o central argentino bisou e conseguiu-o num jogo especial. Na bancada do estádio bracarense estava a mãe de Otamendi, que está em Portugal para a primeira visita de família. "Foi fantástico ele ter marcado porque a mãe estava no estádio, muito emocionada", conta Martin Sendoa, um dos representantes do argentino, a O JOGO. "Para Nico, essa presença e o que aconteceu também foi especial, porque ele é muito apegado à família e nunca se esquece das raízes". Dedicar-lhe um golo já tinha sido bom, dois foi perfeito. A festa de Otamendi, que completou 23 anos no sábado e que por isso teve direito à visita especial da mãe, tinha, então, uma destinatária óbvia. Esta época, o central não tem tido razões de queixa das oportunidades para comemorar...

in "ojogo.pt"

Fucile desmentiu rumores de má relação com Villas-Boas

Fucile voltou a dar sinais de vida no Facebook - e só isso já seria notícia, considerando a confusão que se viu obrigado a emendar na sequência de uma mensagem polémica depois do jogo com o Benfica, no qual não foi utilizado - e agora fê-lo para desmentir que tenha uma má relação com André Villas-Boas. "Amigos: quero esclarecer algumas coisas a respeito da minha situação actual com o mister do FC Porto, Villas-Boas. Muitos meios [de comunicação] têm perguntado, a mim e ao meu representante, como é a relação com ele. Respondo: é boa, ambos temos os mesmos objectivos, vencer o campeonato e a Liga Europa. Cada vez que tenha uma oportunidade, tentarei dar o máximo ao clube que tenho no coração. Não quero mal-entendidos, nem interpretações tendenciosas. O tempo mostrará o que dirá a Imprensa quando o mister, eu e os meus companheiros levantarmos um par de taças. Por enquanto, graças à planificação do mister e ao trabalho de todos, somos primeiros com muita vantagem", escreveu Fucile.

As redes sociais - Facebook e Twitter - têm dado origem a algumas situações pouco comuns no FC Porto. Para além da tal mensagem polémica de Fucile a seguir ao jogo com o Benfica (garantiu que estava fisicamente bem e que só tinha ficado na bancada por opção técnica, ainda que depois tenha dito que, afinal, fora a administradora da página a colocar a mensagem em seu nome...), também Guarín desabafou no Twitter, minutos depois de terminar o jogo com o Braga, confessando não saber o que fazer mais para ser titular.


Tenho contrato novo

Em Setembro, quase três meses antes da assinatura formal (29 Dezembro), Fucile anunciava na página do Facebook ter chegado a acordo com o FC Porto para renovar contrato até 2014.


Não jogo, mas estou bem

Depois de ter ficado na bancada na derrota com o Benfica, a página do Facebook tinha um desabafo. "Não se preocupem, não faltei ao jogo por lesão. Simplesmente o treinador considera que não sou a melhor opção como titular ou como suplente". No dia seguinte, explicou ter sido a administradora da página a escrever a mensagem.


Outros dragões ligados

Guarín: Desabafo colombiano

Guarín tem uma página no Facebook reservado apenas aos amigos, mas também usa o Twitter com frequência - e aqui as mensagens são públicas - para falar sobre a sua vida social, mas também de futebol. No final da partida em Braga, em que até foi utilizado nos últimos minutos, o colombiano desabafou com os adeptos, dizendo que não sabe o que mais tem de fazer para ser titular. "Adeptos, não sei que mais fazer neste clube para ter lugar no onze inicial".


Falcao: O rei das redes sociais

Inspirado pela veia jornalística, cujo curso chegou a iniciar, Falcao alimenta regularmente uma página oficial, assim como o Facebook e o Twitter, com o objectivo de manter contacto com os seus adeptos. Fontes habituais de pequenas notícias, foi aí que o avançado deixou escapar que a sua utilização no clássico com o Benfica seria "bluff" para enganar Jorge Jesus. Ontem, desejou um bom dia de São Valentim...


Souza: Noitada desmentida

Enquanto a esposa de Souza, Danielle, usa o Facebook para vender roupas de marca para o Brasil, o médio só há pouco tempo intensificou a sua presença nas redes socias. Há cerca de duas semanas, o seu nome surgiu, juntamente com o de Walter, numa notícia que o envolvia em noitadas e o jogador aproveitou o Facebook para desmentir o caso e revelar que ia avançar com uma acção judicial contra o autor.

in "ojogo.pt"

Souza: "É difícil pensar rápido"

Souza admitiu que a velocidade do futebol europeu e os relvados molhados têm sido os principais problemas no processo de adaptação. O médio concedeu uma entrevista a um "site" do Vasco da Gama, o seu anterior clube, onde traçou os objectivos para a sua carreira a médio prazo. "Chegar ao FC Porto é parte de um sonho. Agora, quero ser campeão português, depois disputar a Liga dos Campeões e, em 2012, jogar as Olimpíadas de Londres para começar a fazer uma carreira na selecção." A primeira parte, pelo menos, está bem encaminhada, após o triunfo do FC Porto em Braga.

Souza não saiu do banco nassa partida e os números da primeira época fora do Brasil dizem que ainda só participou em 16 jogos, a maioria na condição de suplente utilizado, e marcou um golo (Genk). O médio admitiu que "dentro de campo a adaptação tem crescido cada vez mais", mas sublinhou que ainda não completou esse processo. E explica algumas das razões para os adeptos do FC Porto ainda não terem visto todo o potencial de Souza. "O futebol aqui não é parecido com o brasileiro, é muito rápido. A minha primeira dificuldade foi pensar rápido num curto espaço de tempo. O meio-campo aqui tem sempre muita gente. Além disso, o facto de os campos serem molhados dificulta mais ainda", considerou.

Fora da quatro linhas, Souza tem tentado manter contacto com antigos companheiros vascaínos, entre os quais o benfiquista Kardec. "Já fui também várias vezes a casa do Kardec e encontrei o Bruno Gallo quando jogámos contra o Setúbal. O contacto realmente é difícil, pois até para falar com Alan [Kardec], é preciso fazer três horas de carro. Mas sempre que posso e tenho uma folga procuro conhecer os lugares e visitar meus amigos. Só ainda não pude visitar o Alex Teixeira, mas pretendo dar uma ida lá quando puder", referiu.

in "ojogo.pt"

Dois reforços para Sevilha

O FC Porto pode apresentar em Sevilha um onze diferente em relação aos últimos jogos e a explicação está na disponibilidade de Álvaro Pereira e Falcao. A decisão de André Villas-Boas de utilizar os dois jogadores permanece em aberto, havendo, contudo, indicações nesta altura de que ambos têm boas hipóteses de regressar aos relvados. Hoje, devendo ser divulgada a lista de convocados para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, já se terá uma ideia mais definida sobre o assunto.

Os casos são diferentes. Falcao já está clinicamente apto há algum tempo, mas tem um problema de confiança no joelho esquerdo. Tal como O JOGO escreveu, o colombiano tinha o aval do departamento médico para jogar em Braga, só que preferiu não arriscar o regresso precisamente devido ao receio de um choque ou de forçar o joelho. André Villas-Boas concordou com a decisão do jogador e decidiu guardá-lo para a Liga Europa. Falcao é, nesta altura, o melhor marcador da prova europeia e um dos jogadores que merecem uma apreciação detalhada de vários emblemas europeus.

Álvaro Pereira está numa situação diferente. Não tem nenhum problema de confiança no ombro esquerdo, sujeito a uma cirurgia no início de Janeiro, mas apresenta um quadro competitivo algo débil face à ausência prolongada dos relvados. Tal como Falcao, Pereira regressou aos treinos sem limitações há algum tempo, tentando acelerar o processo de integração e queimar etapas no plano físico. Ontem, soube O JOGO, o defesa-esquerdo voltou a treinar forte e bem, sem resquícios da lesão. Ou seja, somou pontos para o regresso em Sevilha. André Villas-Boas tem o dia de hoje para decidir se a falta de ritmo do internacional uruguaio é um factor mais determinante do que a riqueza de soluções que um defesa-esquerdo de raiz empresta à equipa. Depois da lesão de Rafa, Fucile e Sereno foram as duas soluções de recurso experimentadas pelo treinador. Seja quem for o escolhido, em Sevilha terá pela frente um dos jogadores mais perigosos: Jesus Navas. Quanto a Sapunaru, que em Braga saiu com queixas, ontem não se confirmou a existência de qualquer problema.

in "ajogo.pt"

Boxeur Otamendi dá triunfos por KO

ARGENTINO MARCA 4 GOLOS EM 9 JOGOS A TITULAR


Já tudo se disse sobre esta surpresa que é ver Otamendi a marcar na Liga portuguesa como nunca antes tinha feito na sua carreira. Com 9 jogos a titular no campeonato, o argentino a quem deram a alcunha de El Chupe revela um instinto goleador ímpar e que vale pontos: sempre que faturou, este defesa que chegou a experimentar o boxe abriu o marcador. KO após KO, o central ameaça já recordes internos, estando apenas a 1 golo da melhor marca da década, que pertence a Bruno Alves (5 tentos em 2009/10).
Aí chegado, Otamendi precisa de um bom manual do FC Porto para encontrar a mais recente referência goleadora na sua posição. É aí que aparece o nome de José Carlos, um central brasileiro que, fazendo dupla com Aloísio, assinou um total de 8 golos em 1994/95. É um número invulgar e só à altura de um verdadeiro especialista em livres e penáltis como era José Carlos, na linhagem, aliás, de um filão aberto, anos antes, pelo compatriota Geraldão.
in "record.pt"

A melhor época colectiva de sempre em 56 anos de história


As formações lusas estão a caminho de uma época histórica, depois de várias épocas lendárias, por outros motivos, nomeadamente com a conquista dos títulos europeus, por parte de Benfica (1961 e 1962) e FC Porto (1987 e 2004).
As equipas portugueses estão a efectuar, em conjunto, a melhor época de sempre em 56 anos de história nas competições europeias de futebol, com recordes de vitórias e golos e ainda quatro formações em prova.
Em 40 jogos, os cinco conjuntos lusos já bateram por margem assinalável o máximo de vitórias (26) e de golos marcados (79) em apenas uma temporada, isto quando pela frente ainda há um mínimo de oito encontros.
O Benfica e o estreante Sporting de Braga não conseguiram progredir na Liga dos Campeões, mas “salvaram” a Liga Europa, prova em que FC Porto e Sporting superaram com facilidade a fase de grupos.
Das cinco equipas nacionais que iniciaram a campanha europeia 2010/2011, apenas o Marítimo caiu, logo no “play-off” (face ao BATE Borisov), mas, ainda assim, contribuiu com quatro triunfos e 17 golos, em seis encontros.
O conjunto insular entrou mesmo para a história, ao golear os galeses do Bangor City por 8-2, a 29 de Julho, na primeira “mão” da terceira pré-eliminatória.
Nenhuma equipa lusa marcava oito golos desde 25 de Julho de 2001 (8-0 do FC Porto ao Barry Town), nem vencia por seis tentos de diferença desde 19 de Setembro de 2002 (6-0 do FC Porto ao Polónia Varsóvia).
Em matéria de vitórias, o FC Porto (oito jogos) e o Sporting (10) contribuíram com sete e o Sporting de Braga (10) com seis, enquanto o campeão Benfica, que entrou directo na fase de grupos, alcançou apenas duas (seis).
Os 26 triunfos superaram em cinco os 21 da época passada, que constituíam recorde e tinham sido alcançados em 50 encontros.
No que respeita a golos, o recorde luso foi batido por quatro: os 79 tentos já apontados superaram os 75 de 2009/2010.

O FC Porto foi o que mais contribuiu, com 21, seguido pelo Sporting, com 20, o Marítimo, com 17, e o Sporting de Braga, com 14, enquanto o Benfica ficou-se pelos sete.
Em termos de média, ela é quase de dois golos por encontro e, a ser mantida, poderá permitir a Portugal chegar ao final da época com uma centena.
As formações lusas estão a caminho de uma época histórica, depois de várias épocas lendárias, por outros motivos, nomeadamente com a conquista dos títulos europeus, por parte de Benfica (1961 e 1962) e FC Porto (1987 e 2004).

in "sapodesporto.pt"

SAD do F. C. Porto instaura acção judicial a Carlos Pereira

A SAD do F. C. Porto decidiu hoje, segunda-feira, instaurar uma acção judicial a Carlos Pereira, depois de, na entrevista do passado dia 12, ao jornal A Bola, o presidente do Marítimo ter dito que "o F. C. Porto usa as pessoas como se fossem guardanapos: limpa e deita fora".
Num comunicado, divulgado no site do F. C. Porto, a SAD anunciou "instaurar de imediato uma acção judicial ao referido dirigente (Carlos Pereira), dada a falsidade e gravidade de algumas das suas declarações".
"A acção intentada pelo F. C. Porto - Futebol, SAD não invalida outras, que possam ser levadas a cabo pelas pessoas atingidas, em termos individuais", dá ainda conta o comunicado portista.
Na entrevista, Carlos Pereira fala em "intimidação" e em "ameaças". Entre outras coisas, diz também que determinadas transferências de jogadores deviam ser investigadas pelo Ministério Público.
No último defeso, após ter negociado com o Atético Mineiro, o F. C. Porto tentou contratar Kléber, que, na altura, já representava o Marítimo, onde hoje se mantém.
Mais recentemente, os dragões asseguraram a contratação de Djalma para as próximas cinco temporadas. Djalma é do Marítimo até ao final da corrente da época, mas a partir daí seria um jogador livre. Este avançado angolano foi contratado a custo zero.

in "jn.pt"

COMUNICADO DA FC PORTO - FUTEBOL, SAD

Reunido para analisar a entrevista concedida pelo presidente do CS Marítimo, SAD ao jornal «A Bola», na sua edição de sábado, o Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD deliberou o seguinte:


1 - Instaurar de imediato uma acção judicial ao referido dirigente, dada a falsidade e gravidade de algumas das suas declarações;

2 - A acção intentada pela FC Porto - Futebol, SAD não invalida outras, que possam ser levadas a cabo pelas pessoas atingidas, em termos individuais.

Porto, 14 de Fevereiro de 2011

O Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD


Carlos Pereira está disponível para esclarecer tudo em tribunal.
O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, reagiu à acção judicial anunciada pelo FC Porto, na sequência de uma entrevista publicada no sábado no jornal A Bola em que o dirigente questionou algumas contratações do FC Porto.
«São situações que me preocupam pouco. A verdade não devia doer e se doeu é porque a consciência pesa. Mais uma vez o FC Porto entra no campo da intimidação, mas eu não temo», afirmou o dirigente, adiantando, que está disponível para esclarecer tudo nos tribunais: «Terei o maior prazer, e a frontalidade, de comparecer onde for notificado para prestar declarações.»

Liga: a análise da jornada 19

A afirmação de capacidade do líder antes de um derby capital


O F.C. Porto pode muito bem ter dado um passo decisivo para o título. Poucos minutos depois de o Benfica vencer o V. Guimarães com um festival de futebol e bons golos, o líder não acusou a pressão: jogou personalizado, seguro, mandão e venceu com toda a justiça. Foram dois golos, podiam ter sido mais.

Importante, importante, porém, foi a afirmação de capacidade: o Porto somou o oitavo triunfo, completou a melhor série da época e gritou competência. Fez tudo isso, curiosamente, sem Falcao e Álvaro Pereira. Agora que os dois preparam o regresso, a sobrevivência em Braga foi sinal foi fundamental.

Frustrado com tudo isto deve ter ficado o Benfica. A formação de Jorge Jesus joga bem, marca, faz golos bonitos e ganha com clareza. Faz tudo bem, enfim. No entanto sente que do outro lado, mesmo sem o mesmo brilhantismo, o adversário não cede. E esse é um pormenor que ameaça fazer toda a diferença.

Ora por isso levanta-se também a dúvida: como parte o Benfica para Alvalade? O derby que se segue é um daqueles jogos em que se tem tudo a perder: uma deslocação difícil, carregada de emoção, perante um rival histórico, que em caso de vitória deixa tudo na mesma e em caso de derrota pode ser fatal.

Por falar em Sporting, não deixa de ser penoso verificar como nada muda na formação de Paulo Sérgio. A equipa continua a falhar demasiado, sofreu dois golos em três minutos e deitou tudo a perder num instante. Somou o décimo jogo sem ganhar na Liga e caiu para 23 pontos de distância do líder.

Para além de tudo isso fica a sensação de que, paradoxalmente, esta sucessão de erros, enganos e adversidades pode funcionar a favor do Sporting no derby. A recepção ao Benfica, num jogo perante o público leonino, pode muito bem ser a última oportunidade para os jogadores darem um grito de revolta.

Mais abaixo, no segundo pelotão da Liga, a jornada 19 trouxe dois destaques: U. Leiria e P. Ferreira. A formação de Pedro Caixinha foi vencer à Madeira, em casa do Nacional, e confundir as contas da luta pelas competições europeias. Um golo de Fabrício, perto do intervalo, vai valendo para já o quinto lugar.

Na Mata Real, por outro lado, um golo tardio de Rondon trouxe justiça à superioridade sobre o Marítimo. O P. Ferreira deu um espectáculo de bola e coleccionou vários elogios da crítica. O mais surpreendente, porém, continua a ser a capacidade rara de na Mata Real se fazer boas omeletas com ovos humildes.

No fundo da tabela, voltou a destacar-se a Naval. A equipa da Figueira da Foz bateu a Académica por 3-1, somou o oitavo ponto em cinco jogos sob a orientação de Carlos Mozer (ela que antes dele chegar tinha apenas cinco) e deixou o último lugar da classificação, agora entregue ao Portimonense. 

Ora o Portimonense, precisamente, perdeu em Vila do Conde, somou a quarta derrota em cinco jogos com Carlos Azenha no banco e permitiu a Carlos Brito respirar melhor à frente do Rio Ave. Um pouco como Manuel Fernandes, que no fecho da jornada foi somar um ponto ao difícil terreno do Beira Mar.

in "maisfutebol.iol.pt"