sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Futebol Português no seu melhor Maritimo 2 - slb 1

Como os meus amigos sabem não tenho por norma falar de outros clubes que não o FCP. No entanto não posso deixar de partilhar com vocês dois momentos hilariantes do jogo da Taça entre o Marítimo e slb ... o primeiro foi o primeiro golo do jogo apontado pelo pelos de lisboa.... um penalti , que nem num filme de Bollywood conseguiam fazer pior, originario da pior simulação que ja vi até hoje no futebol, nem o João Pinto, provavelmente o recordista de penaltys sacados, conseguia fazer ... pior.
E se não bastasse ... ao minuto 90 depois de ter ido matar o vicio, reparo que o jogo já estava empatado 2-2 ... senão quando me apercebo que os jogadores e o banco do maritimo estavam em extase ... e eu com os meus botões ... que estranho o Maritimo contente com o empate ??? ... não ... realmente estavam a ganhar 2-1 !!!
Nem o arbitro, nem a sporttv conseguiram que os de lisboa empatassem ou ganhassem o jogo.

Resumindo e concluindo ... hilariante ... lindo .... mas a verdade é que foi o Maritimo que passou.


Maritimo 0-1 Benfica - Saviola (Penalty) 29'

Simão | Myspace Video

"DEFRONTAR O FC PORTO É UM ESTÍMULO EXTRA"

André Boavida não se deixa enganar pela tabela. O nono lugar do Vitória não basta para o confundir quanto à qualidade e, sobretudo, acerca da motivação do adversário. Depois dos 12 pontos e 11 ressaltos somados em Esgueira, o poste, de 23 anos, insiste na competência defensiva dos Dragões e em manter o ritmo no jogo agendado para as 16h00 de domingo, em Guimarães.

Revalidar intenções
"Esperamos um jogo difícil, no qual queremos demonstrar, mais uma vez, as razões que nos fazem acreditar na revalidação do título de campeões."

Estímulo extra
"Mesmo com o Vitória de Guimarães a ocupar os últimos lugares da tabela, não esperamos um jogo fácil, até porque estamos conscientes de que defrontar o FC Porto é sempre um estímulo extra. Os jogadores do Guimarães vão apresentar-se motivados e nós estaremos preparados."

Liderar na... defesa
"Chegar á liderança e uma sensação fantástica e algo para que sempre trabalhamos. Terminar no primeiro lugar é o nosso objectivo, bem como ter uma das melhores defesas da prova. Como é costume dizer-se, o ataque ganha jogos, mas a defesa conquista campeonatos. Esse é o nosso lema."

Ritmo para manter
"Se conseguirmos manter o ritmo dos últimos jogos, nomeadamente com o Lusitânia e com o Ginásio, creio que sofreremos poucos pontos."



in "fcp.pt"

Mangala à vista

CENTRAL JÁ SE TREINOU NO RELVADO



O FC Porto cumpriu, na manhã desta sexta-feira, mais um treino de preparação para o compromisso com o Zenit e a grande novidade da sessão foi o facto de Mangala ter surgido nos relvados do Olival, tendo evoluído integrado com os restantes colegas.
Longe da vista continuam os lesionados Alex Sandro, Fredy Guarín e Cristian Rodríguez. Ausências que foram colmatadas com as chamadas de dois jovens da formação, o guarda-redes Caio e o central Tiago Ferreira.
Agora, a equipa campeã nacional volta a treinar-se amanhã de manhã, numa sessão cujos primeiros 15 minutos terão portas abertas aos jornalistas.
in "record.pt"

"É O TUDO OU NADA, É UMA FINAL"

É absolutamente decisivo. E imperioso que o FC Porto Vitalis termine a partida com uma vantagem de quatro golos. Depois daderrota (28-25) em Belgrado, Wilson Davyes conta com a participação decisiva dos adeptos para superar o Estrela Vermelha e assegurar a qualificação para os "oitavos" da Taça EHF. O "tudo ou nada", conforme lhe chama, joga-se a partir das 17h00 de sábado, no Dragão Caixa.

Motivação natural
"São estes jogos que dão prazer jogar. É o tudo ou nada, é uma final, pelo que a motivação é intrínseca. Mas não será fácil, porque o Estrela Vermelha chega com uma vitória conseguida em casa e com o objectivo definido de ganhar, que só poderemos contrariar se pusermos em prática tudo o que temos vindo a trabalhar."

100% contra o 3x2x1
"Se nos reportarmos aos últimos 10 minutos do jogo da primeira mão, o mais lógico será que o Estrela Vermelha se apresente a defender em 3x2x1, pois foi nesse sistema que nos causou mais problemas e com o qual conseguiu alcançar a vitória. Independentemente de tudo isso, temos que estar preparados e a 100 por cento."

Explorar o contra-ataque
"Uma das nossas armas é o contra-ataque e lá não nos foi possível demonstrá-lo. Cá, teremos que defender muito bem para podermos explorar esse trunfo."

Se estão no FC Porto…
"Apesar da ausência do Dario Andrade e do Ricardo Moreira, creio que o Hugo Santos, o João Ramos, o Sérgio Rola e o Ricardo Costa estão preparadíssimos para assumir essas funções. Estão em boa forma física e estão à altura. Em relação aos atletas mais novos, não receio a prestação deles, porque todos eles já estiveram em provas internacionais e, se estão no FC Porto, têm muito valor."

Dar mais
"Acho que posso sempre dar mais. Não estou ainda contente com a minha actual forma, mas acredito que posso dar um maior contributo à equipa e tenho trabalhado nesse sentido. Só peço um pouco de mais paciência, pois espero estar em breve no meu melhor."

O oitavo jogador
"É importante contar com o apoio dos adeptos. Recordo-me de há dois anos termos defrontado aqui uma das melhores equipas do mundo e, infelizmente, o público não aderiu. Perderam um grande espectáculo e nós empatámos nesse jogo. Espero que tenham a consciência de que têm a oportunidade de assistir, no sábado, a um grande jogo. Para nós, os adeptos são o oitavo jogador".

Bilhetes a 3 e 5 euros
Os bilhetes para o FC Porto Vitalis-Estrela Vermelha, da terceira eliminatória da Taça EHF, com preços a oscilar entre os 3 (sócios) e os 5 euros (público), já estão disponíveis na Loja do Associado e na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão, até às 15h00 de sábado. Os ingressos podem ainda ser adquiridos na Bilheteira do Dragão Caixa, a partir das 15h00 de sábado.



in "fcp.pt"

DRAGÕES GANHARAM EM ESGUEIRA E ESTÃO NOS "OITAVOS" DA TAÇA

O FC Porto Ferpinta venceu, esta quinta-feira, em Esgueira, por 54-82, e já está nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, fase em que defrontará o Illiabum, que foi a Torres Vedras afastar a Física da competição, ao ganhar por 66-82. O Illiabum-FC Porto Ferpinta joga-se já no dia 8 deste mês, em Ílhavo.

O campeão nacional, que ao intervalo vencia por 27-45, teve em Diogo Correia o seu melhor marcador, com o base a somar 15 pontos, mais três do que o poste André Boavida, num jogo em que os azuis e brancos dominaram em todos os períodos, com os parciais de 14-26, 13-19, 14-20 e 13-17.

Depois de um início de temporada extremamente exigente, que não impediu os Dragões de ascender à primeira posição da Liga depois do acerto de calendário, Moncho López ampliou os minutos de oportunidade aos jogadores menos experientes e deu descanso aos mais utilizados, preparando também a deslocação a Guimarães, no domingo, para a oitava ronda do campeonato.

Em clara vantagem ao final da primeira parte, o treinador espanhol manteve um cinco integralmente português e com uma média de idades inferior a 22 anos, ao longo do terceiro e quarto períodos, composto por Miguel Maria (18 anos), Diogo Correia (21 anos), João Soares (21 anos), André Boavida (23 anos) e David Gomes (25 anos).

Todos os jogadores utilizados frente ao Esgueira participaram activamente na soma global, que redundou numa vantagem final de 28 pontos: Diogo Correia (15), André Boavida (12), João Soares (11), Miguel Maria (10), Carlos Andrade (9), David Gomes (6), Reggie Jackson (6), Rob Johnson (5), Greg Stempin (4), João Santos (2) e Miguel Miranda (2).



in "fcp.pt"

JUNIORES A: FC PORTO CEDE EMPATE FRENTE AO NACIONAL

O FC Porto empatou na tarde desta quinta-feira a um golo com o Nacional da Madeira, em jogo a contar para a 14.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores A. O FC Porto mantém a primeira posição, com oito pontos de avanço sobre o segundo, o Braga.

O jogo não correu bem aos jovens Dragões, que chegaram ao intervalo a perder por 1-0, acabando por conseguir evitar a derrota já em período de descontos da etapa complementar, quando Tó Zé conseguiu finalmente quebrar a resistência dos insulares.

O FC Porto lidera a classificação com 34 pontos, mais oito do que o segundo classificado, o Sporting de Braga. No domingo o FC Porto desloca-se ao terreno do Gil Vicente, jogo marcado para as 15 horas.



in "fcp.pt"

Pinto da Costa não ficou surpreendido com os incidentes na Luz

O presidente do FC Porto considera que “nem os animais gostam de estar enjaulados”, por isso afirma que “é natural que houvesse uma reacção ali”.
O líder dos “azuis e brancos” começou por afirmar que não tinha “nada a dizer sobre” o derby lisboeta, porque “é uma questão entre dois clubes” que não lhe “dizem respeito” e adiantou que nem tem “prestado grande atenção a esses acontecimentos”. No entanto, acabou por dar a sua opinião sobre o que se passou no Estádio da Luz: “Não fiquei surpreendido. Se nem os animais gostam de estar enjaulados e até reagem, também é natural que houvesse uma reacção ali.”

O presidente do FC Porto comentou também a queixa de um jornalista da TVI que disse ter sido agredido no Estádio do Dragão no final do FC Porto-Sp. Braga. “Se tivesse havido algum problema na bancada da comunicação social, de certeza que os jornalistas não estavam todos a dormir. E ninguém viu ou falou sobre isso. Apenas um senhor veio dizer que foi insultado e agredido, mas nem sequer sabe por quem”, defendeu-se.

Pinto da Costa, que falou aos jornalistas durante a festa do 25.º aniversário dos Super Dragões, afirmou depois que a claque portista não teve nenhuma influência na decisão sobre a continuidade ou não de Vítor Pereira: “Aqui, os treinadores não são mantidos pelas claques, mas antes pela sua capacidade de trabalho e pelo seu mérito.”

Sobre o decisivo jogo na Liga dos Campeões da próxima terça-feira, frente ao Zenit, disse “não estar certo” que o FC Porto vai “conseguir um bom resultado”, “porque ninguém pode ter a certeza de nada num jogo de futebol”, mas mostrou-se “muito esperançado” numa “vitória” dos campeões nacionais.

A finalizar, o dirigente voltou a afirmar que o FC Porto não vai interferir nas eleições para a Federação Portuguesa de Futebol. “Não dou apoio a ninguém. O FC Porto não é votante, está excluído da Assembleia que vai escolher os órgãos para a FPF, por vontade da própria Liga. Por isso, passa-me perfeitamente ao lado, não tenho qualquer opinião, nem darei apoio a quem quer que seja. Desta vez, não podem vir dizer que é o FC Porto que interfere, manda ou influencia. Não temos nada a ver com este processo eleitoral, porque discordamos de toda a forma como ele foi feito”, criticou.

in "publico.pt"

"Defour é como Moutinho"

A notícia não é de agora, mas vale a pena ser recuperada numa fase em que Defour se assume paulatinamente no meio-campo azul e branco. O belga esteve quase a assinar pelo Lokomotiv de Moscovo, mas o súbito interesse do FC Porto fê-lo mudar de rota, para desgosto do treinador José Couceiro. "Jogando no centro do terreno, como jogava no Standard [no FC Porto tem alinhado como médio-interior], dava-me qualidade ao meio-campo. Mas o destino não quis que ele viesse. O FC Porto é de outro nível", explica, ele que a seguir se virou para Zapater, espanhol do Sporting.
A paixão pelo belga explica-se também pela comparação com alguém que Couceiro admira muito. "Defour é como João Moutinho. E eu sou fã do Moutinho. Ele joga o ano inteiro a um nível elevado", sublinha. "Defour é um jogador inteligente e dá equilíbrio à equipa. Sabe interpretar os momentos do jogo", detalhou.
Qualidades que podem ganhar relevo ao longo da época, mas que a dupla do miolo portista tem de esgrimir já na terça-feira. É que o segredo está no meio. "As saídas rápidas, quer em contra-ataque, quer em ataque rápido, são o grande trunfo do Zenit. Eles jogam sempre com meio-campo povoado, de muita qualidade técnica e mobilidade. Desdobram-se muito bem e são rápidos a interpretar. O meio-campo é, para mim, o melhor sector do Zenit", opina, até em jeito de aviso aos portistas, que em São Petersburgo provaram a inspiração do médio Shirokov.
"Acho que o jogo contra o FC Porto terá muito a ver com aquilo que os médios fizerem. Decide-se aí. Quem não controla a bola não controla o jogo", resumiu José Couceiro, ciente de que os dragões vão querer ser dominadores e que Defour e João Moutinho têm muito a dizer nesse particular.
O Lokomotiv perdeu contra o Zenit, que não conhece a derrota há 13 jogos e faz da experiência um trunfo para jogar no mata-mata do Dragão.

in "ojogo.pt"

Cinco jogadores no Fundo

Portugal despertou para o Soccer Invest Fund quando, em Agosto, se soube que este Fundo chegara a deter 37,5% do passe de João Moutinho, mas o nome do médio internacional português é apenas a ponta do icebergue de um investimento mais alargado e que chega já a cinco jogadores dos quadros da SAD azul e branca.
O JOGO apurou que este Fundo português, associado à empresa MNF Gestão de Activos, pagou mais de 700 mil euros por 11% dos direitos económicos de Iturbe, 600 mil euros por 15% dos passes de Castro e Ukra (jogadores cedido a Sporting Gijón e Braga, respectivamente) e mais de 500 mil euros por 25% do passe de Fucile.
É um parceiro importante para o FC Porto, apesar de afastar a colagem a qualquer clube, por oposição ao Benfica Stars Fund e ao Sporting Portugal Fund, que operam especificamente junto dos grandes de Lisboa. Aliás, a empresa que gere o Soccer Invest Fund até tem como administrador um antigo membro da Assembleia Geral dos leões, João Lino de Castro, conforme se pode verificar no site da MNF e nas informações prestadas à CMVM.
A necessidade de liquidez no futebol tem sustentado o regresso dos Fundos, sendo de notar que o FC Porto negociou também 30% do passe de Kléber e 10% dos passes de Defour e Mangala, ainda que não tenha discriminado quem passou a deter tais participações.
Importante é também notar que o Fundo já avalia o passe de Juan Iturbe em mais de 7 milhões de euros, apesar de o argentino ainda só ter feito 1 jogo pelo FC Porto.

Falcao a chegar com atraso

O atraso no pagamento da transferência de Falcao já tinha vindo à baila aquando das queixas do Standard de Liège face aos negócios Mangala e Defour. Ora, o Atlético de Madrid ainda não regularizou o compromisso com a SAD, situação que deve ser contornada já nos próximos dias. Os 40 milhões de euros da transferência do colombiano serão pagos em três anos e o FC Porto declarou mais-valias de 20 milhões pelo ponta-de-lança.

in "ojogo.pt"

Falta trancar a porta

Uma média de um golo sofrido por jogo é o registo de Vítor Pereira no comando técnico do FC Porto, mais do dobro dos números apresentados pela equipa na última temporada em igual número de partidas. Se no aspecto ofensivo a equipa mantém o espírito goleador herdado de André Villas-Boas (média de 2,5 golos marcados por jogo no ano passado; 2,3 esta época), na vertente defensiva Vítor Pereira tem ainda muito trabalho pela frente para estancar de uma vez por todas este problema que ameaça tornar-se ainda mais perigoso. Para se perceber melhor a dimensão deste registo, refira-se que esta temporada os portistas sofreram 20 golos em outros tantos jogos disputados, contra os apenas nove registados nas duas dezenas de partidas disputadas no arranque da última época.
Mesmo tendo em conta o facto de ter defrontado outros adversários, provavelmente até superiores - como já defendeu Vítor Pereira na comparação entre a Liga Europa e a Champions -, a verdade é que a diferença é bastante significativa no que diz respeito aos números defensivos apresentados de um ano para o outro. Sobra a pergunta: quais serão os motivos para estes problemas? A resposta não é fácil de encontrar, havendo apenas a certeza de que o plantel não sofreu grandes alterações. Aliás, na lista de jogadores indiscutíveis da última temporada, o FC Porto só perdeu um avançado (Falcao) e ainda ganhou várias alternativas de inegável qualidade para a defesa e meio-campo, como são os casos de Mangala ou Defour. Uma vez mais, o nome dos adversários não pode servir para justificar tamanha diferença.
O estilo de jogo "ofensivo", de constante "posse de bola" e "pressão alta" tão apregoado por Vítor Pereira tem permitido que a equipa marque muitos golos - fez mais de três em oito ocasiões -, mas também não deixa de ser menos verdade que, em algumas circunstâncias, os portistas se expõem demasiado aos perigos dos adversários. O mais recente jogo com a Académica, para a Taça de Portugal, é um bom exemplo disso mesmo, assim como a visita ao APOEL, uma partida que os portistas perderam na sequência de um contra-ataque desenhado já no tempo de compensação.

Mangala e Rolando formam a dupla de centrais mais eficaz

Ao longo desta temporada, Vítor Pereira já apresentou cinco duplas de centrais diferentes, três delas com Rolando incluído - o internacional português realizou 18 dos 20 jogos da equipa. Sendo assim, Otamendi tem formado com Rolando a dupla mais utilizada, mas também a menos eficaz no que diz respeito a golos sofridos. Com os dois juntos no centro da defesa, o FC Porto encaixou 14 golos em 10 partidas, quase três terços do total da equipa em apenas metade dos jogos realizados. Aliás, com Otamendi e Rolando em campo, os campeões nacionais só não sofreram golos em três ocasiões, um registo bastante fraco para o que é habitual no Dragão, com a curiosidade dessas partidas até terem sido disputadas fora: Guimarães, Académica (Liga) e Shakhtar (Champions). A outra dupla mais utilizada teve Rolando e Mangala como principais protagonistas e, no que diz respeito aos números, foi também com estes dois jogadores que os portistas apresentaram os melhores registos defensivos. Nos cinco jogos que realizaram em parceria, passaram quatro sem sofrer golos (Feirense, Nacional, Paços de Ferreira e Olhanense), tendo encaixado apenas dois na visita ao APOEL, o único jogo de um grau de dificuldade relativamente elevado.


in "ojogo.pt"

F.C. Porto: tudo sobre a venda de Falcao e a compra de Danilo

Relatório e Contas da SAD revela que o colombiano mais-valias na ordem dos 20 milhões à SAD; os custos da aquisição do brasileiro chegam aos 17,8 milhões


A F.C. Porto SAD revelou, na quarta-feira, o Relatório e Contas relativo ao primeiro trimestre da temporada 2011/12. O balanço final cifra-se nos 6,1 milhões de euros de lucro, bem abaixo dos 17,7 milhões arrecadados no período homólogo de 2010.

Uma das informações mais relevantes prende-se com o processo da contratação de Danilo. O internacional brasileiro, ainda no Santos, custou aos cofres dos dragões uma verba a rondar os 17,8 milhões de euros, bastante superior aos 13 milhões negociados com o emblema paulista. Este acréscimo de quase cinco milhões explica-se com o prémio de assinatura do atleta e restantes «encargos adicionais» (custos de intermediação, por exemplo). 

Também Radamel Falcao é notícia neste dossier financeiro. A transferência para o Atlético Madrid gerou uma mais-valia apenas de 20,1 milhões de euros. Praticamente metade dos 40 milhões do bolo total da operação. 

A dedução envolveu «custos no serviço de intermediação no montante de 3,7 milhões (às entidades Gestifute e Orel)», «responsabilidades com o mecanismo de solidariedade no valor de 2 milhões de euros», «proporção no valor de venda do passe detido pela Natland (...) no montante de 1,8 milhões de euros», «efeito da actualização financeira das contas a receber e a pagar a médio prazo (...), 1,6 milhões de euros» e «o valor líquido contabilístico do passe à data da alienação (...), 10,6 milhões de euros». 

Em relação a Rúben Micael, que estaria envolvido neste negócio, a SAD apenas informa que «a alienação (...) não gerou resultados significativos». 

O processo de renovação de Álvaro Pereira, após a transferência falhada para o Chelsea, movimentou 970 mil euros dos cofres azuis e brancos. A quantia serviu para pagar um prémio de assinatura ao atleta e os serviços de intermediação. 

A SAD informa ainda ter vendido 11% dos direitos desportivos de Juan Iturbe à Soccer Investment Fund a troco de 750 mil euros.

Cinco atletas já desligados desportivamente do clube têm parte dos seus direitos económicos nas mãos do F.C. Porto. Diego Valeri (27%), Milan Stepanov (50%), Pelé (30%), Tomás Costa (50%) e Orlando Sá (25%). 

O passivo do clube subiu 30 milhões desde o início da época (chega agora aos 232 milhões de euros), enquanto o valor dos activos do F.C. Porto valem 261 milhões (mais 63 milhões do que no anterior período homólogo). Este dado revela o forte investimento em novos atletas. 

Principais aquisições para o plantel 2011/12 (valores totais):

. Danilo (contrato até Junho 2016, 100% do passe): 17,839,131 milhões 
. Alex Sandro (Junho 2016, 100%): 10,300,000 milhões 
. Steven Defour (Junho 2016, 90%): 7,850,339 milhões
. Mangala (Junho 2016, 90%): 7,520,000 milhões
. Kléber (Junho 2016, 70%): 4,225,400 milhões
. Otamendi (Junho 2015, 50%): 4,000,000 milhões *

* F.C. Porto exerceu o direito de opção sobre o defesa 

in "maisfutebol.iol.pt"

James Rodríguez: «Estamos num bom momento»

Jovem colombiano aposta forte num triunfo sobre o Zenit


O mau período do F.C. Porto já lá vai, no entender de James Rodríguez. O colombiano considera que a equipa treinada por Vitor Pereira atravessa «um bom momento» e que o jogo contra o Zenit vai comprovar a melhoria exibicional dos azuis e brancos.

«Há que ganhar o jogo com o Zenit. Queremos que todos estejam no estádio a apoiar-nos e estejam connosco ao longo do jogo. O grupo está muito confiante», referiu James ao Porto Canal, esta quinta-feira.

«Não estávamos bem», assumiu o internacional colombiano. «Mas estas duas vitórias [Shakhtar Donetsk e Sp. Braga] foram muito importantes para nós. A equipa está a jogar muito melhor. Estamos num bom momento e esperamos regressar ao rendimento da época passada», concluiu o esquerdino, presença assídua nas escolhas do treinador dos dragões.

in "maisfutebol.iol.pt"

A gula de Hulk

MARCAR AO ZENIT PARA PLENO NA CHAMPIONS



Se há um jogador no qual os adeptos confiam para que lhes entregue em bandeja de ouro a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, esse jogador é Hulk. E os portistas nem têm razões para acreditar que seja de outra forma, já que o brasileiro faturou em todas as partidas, com exceção da viagem a São Petersburgo. O Zenit é a vítima que falta neste rol milionário e a viagem dos russos ao Dragão, na próxima terça-feira, é a oportunidade ideal para que o Incrível concretize o pleno.
O brilhantismo não abunda na atual campanha azul e branca, mas é certo que os sete pontos conquistados até ao momento têm o forte carimbo do avançado. Depois de Helton ter aberto a capoeira na jornada inaugural, aquando da receção ao Shakhtar, também Hulk abriu caminho para o primeiro triunfo e logo à bomba, já depois de ter falhado a marcação de uma grande penalidade. Kléber selou os três pontos na segunda parte da partida e, de imediato, o foco europeu dirigiu-se para o Leste.
in "record.pt"

Os ases de Pereira no trajeto europeu

SÓ QUATRO PARTICIPARAM NA TOTALIDADE DOS JOGOS



Só o guarda-redes Rafael Bracali pode queixar-se de ainda não ter tido uma oportunidade no percurso internacional do FC Porto na presente época. É que Helton não lhe dá a mínima hipótese... Quanto ao resto, já foram 20 os jogadores utilizados nos 6 jogos disputados pelo dragões, incluindo a Supertaça Europeia. O grupo é extenso, mas só quatro tiveram o privilégio de marcar presença em campo em todos os momentos. Os quatro ases são Helton, Fernando, João Moutinho e Hulk. Todos eles com grande influência na estrutura montada por Vítor Pereira.
O guardião brasileiro é o único que esteve sempre dentro das quatro linhas, no entanto, Moutinho e Hulk não lhe ficaram muito atrás. Tanto o médio português como o avançado brasileiro só falharam uma dúzia de minutos. Quanto a Fernando, que recuperou o seu estatuto de indiscutível, até nem começou bem a época, já que, diante do Barcelona, a escolha do técnico para a posição de trinco recaiu sobre Souza. Isso numa altura em que Vítor Pereira tinha outra estratégia definida...
in "record.pt"

Washington Alves: «Bruno vai ser recebido da melhor maneira»

PAI DE BRUNO ALVES E A DEDICAÇÃO AOS DRAGÕES



Será a primeira vez que Bruno Alves vai defrontar o FC Porto, como profissional, e compreende-se a emoção que deverá sentir quando pisar o relvado do Estádio do Dragão para defrontar os ex-companheiros e encarar um público que o aplaudiu durante várias épocas. O central, de 30 anos, ganhou títulos e conquistou o estatuto de capitão. Foi assim até partir para o Zenit.
Na próxima terça-feira, o internacional português vai saber o que é estar do outro lado da barricada. “Vai ser recebido da melhor maneira possível. Durante o tempo que esteve no FC Porto, o Bruno foi um ótimo jogador e aproveitou tudo ao máximo, vencendo quase sempre. Nunca houve qualquer comportamento hostil nem da direção nem dos adeptos, pelo que não será diferente agora”, defendeu o seu pai, Washington Alves
in "record.pt"

Fucile espreita regresso à equipa

Ao terceiro jogo parece que vai ser de vez. Pelo menos, Fucile estará agora finalmente no ponto para reassumir o seu lugar no jogo com o Zenit, a realizar-se na próxima terça-feira. 

Desafio de enorme risco, por decidir o apuramento para os oitavos-de-final da Champions, e que por isso mesmo levará Vítor Pereira a optar pelo seu lateral-direito, a estagiar no banco já há dois jogos...

O jogador uruguaio passou algum tempo lesionado (tendinite no tendão de Aquiles direito), ficou de fora das partidas com o Olhanense e a Académica, mas já esteve à disposição do treinador portista para o Shakhtar e o SC Braga. Pelos vistos, e contrariamente ao que costuma acontecer nestas circunstâncias - porque quando um jogador é convocado terá obrigatoriamente de estar capaz de jogar - , não se encontraria ainda nas melhores condições...

Fucile não tem obviamente ritmo competitivo, é indesmentível. Afinal, não joga desde 2 de Novembro, com o APOEL, em Nicósia. Recuperou foi a resistência, principalmente a velocidade e rapidez de execução a níveis que, por exemplo, Maicon nunca poderá atingir, pela sua morfologia e características. Motivos mais do que suficientes para o muito provável regresso do uruguaio.


in "abola.pt"

Rodriguez no ginásio

O plantel do FC Porto voltou esta quinta-feira a treinar no Olival, tendo em vista o jogo decisivo de terça-feira com o Zenit, referente à última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Cristian Rodriguez é o mais recente cliente do departamento médico azul e branco. O uruguaio limitou-se a fazer trabalho de ginásio sem que haja qualquer referência sobre a condição física do jogador no boletim clínico do clube.

Ausentes estiveram igualmente Guarín (tratamento) e Emídio Rafael (repouso), enquanto Mangala e Alex Sandro fizeram treino condicionado e Iturbe realizou treino integrado condicionado.

Vítor Pereira agendou novo treino para amanhã, sexta-feira, sessão que arranca no Olival a partir das 10.30 horas.


in "abola.pt"

Fredy Guarín já só aposta novo ano

Guarín só deverá mesmo reaparecer no próximo ano. Ainda só a fazer tratamento, o colombiano, que sofreu a 12 de Novembro uma rotura no gémeo direito ao serviço da selecção, não deverá fica em condições a tempo de ainda ficar disponível para o último jogo antes das férias de Natal, que se realiza a 18, com o Marítimo.

São três os jogadores que têm sido utilizados a lateral-direito, nomeadamente, Sapunaru (801 minutos em nove jogos), Fucile (630 minutos em sete jogos) e Maicon (360 minutos em quatro jogos). 


in "abola.pt"