sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

"Defour é como Moutinho"

A notícia não é de agora, mas vale a pena ser recuperada numa fase em que Defour se assume paulatinamente no meio-campo azul e branco. O belga esteve quase a assinar pelo Lokomotiv de Moscovo, mas o súbito interesse do FC Porto fê-lo mudar de rota, para desgosto do treinador José Couceiro. "Jogando no centro do terreno, como jogava no Standard [no FC Porto tem alinhado como médio-interior], dava-me qualidade ao meio-campo. Mas o destino não quis que ele viesse. O FC Porto é de outro nível", explica, ele que a seguir se virou para Zapater, espanhol do Sporting.
A paixão pelo belga explica-se também pela comparação com alguém que Couceiro admira muito. "Defour é como João Moutinho. E eu sou fã do Moutinho. Ele joga o ano inteiro a um nível elevado", sublinha. "Defour é um jogador inteligente e dá equilíbrio à equipa. Sabe interpretar os momentos do jogo", detalhou.
Qualidades que podem ganhar relevo ao longo da época, mas que a dupla do miolo portista tem de esgrimir já na terça-feira. É que o segredo está no meio. "As saídas rápidas, quer em contra-ataque, quer em ataque rápido, são o grande trunfo do Zenit. Eles jogam sempre com meio-campo povoado, de muita qualidade técnica e mobilidade. Desdobram-se muito bem e são rápidos a interpretar. O meio-campo é, para mim, o melhor sector do Zenit", opina, até em jeito de aviso aos portistas, que em São Petersburgo provaram a inspiração do médio Shirokov.
"Acho que o jogo contra o FC Porto terá muito a ver com aquilo que os médios fizerem. Decide-se aí. Quem não controla a bola não controla o jogo", resumiu José Couceiro, ciente de que os dragões vão querer ser dominadores e que Defour e João Moutinho têm muito a dizer nesse particular.
O Lokomotiv perdeu contra o Zenit, que não conhece a derrota há 13 jogos e faz da experiência um trunfo para jogar no mata-mata do Dragão.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: