sábado, 13 de novembro de 2010

FC Porto empata nos Açores

CANDELÁRIA OBRIGA CAMPEÃO A CEDER PONTOS



O FC Porto empatou (3-3) na deslocação à ilha do Pico nesta 7.ª jornada da 1.ª Divisão. Num pavilhão tradicionalmente difícil, os dragões estiveram a vencer, por 3-2, mas um tento de Sérgio Silva, a pouco minutos do fim, deu a igualdade ao Candelária.
Com este resultado a Oliveirense fica isolada no comando da classificação e o Benfica vê a desvantagem em relação ao FC Porto diminuir para apenas 1 ponto.
in "record.pt"

FC Porto 5 - slb 0

Moncho: «Vitória cicatriza feridas da Supertaça»

TÉCNICO PORTISTA FELIZ COM TRIUNFO NO CLÁSSICO



O treinador do FC Porto, Moncho López, disse este sábado que a esclarecedora vitória sobre o Benfica "cicatriza as feridas morais da derrota na Supertaça" e lembrou a importância de "vencer com autoridade" o rival encarnado.
"Esta vitória cicatriza as feridas morais da derrota na Supertaça. Nesse jogo qualquer uma das equipas podia ter vencido, mas hoje não, só poderia ganhar uma equipa", analisou o técnico espanhol, após o encontro da 4.ª jornada da Liga, disputado no Dragão Caixa, no Porto.
Para o treinador portista, vencer o Benfica por 17 pontos de diferença é sempre importante.
"Para nós é importante ganhar com autoridade, especialmente com o Benfica, que é uma grande equipa", afirmou.
Apesar de a sua equipa ter convertido 57 do total dos 91 pontos através de lançamentos triplos, Moncho López destaca a importância da defesa na construção da robusta vitória.
"A defesa foi a chave do jogo, pois é difícil atacar bem sem se defender bem. Jogámos mais tranquilos, mais confiantes e isso também é um combustível precioso para o trabalho defensivo", considerou, rematando: "Nós somos uma boa equipa nos lançamentos exteriores e vamos fazer mais dias bons com toda a certeza".
Já Henrique Vieira, treinador do Benfica, lembrou a "noite inspirada" dos lançadores do FC Porto e a total desinspiração da sua equipa.
"Não estivemos bem ofensiva e defensivamente. Não viemos fortes mentalmente e não conseguimos funcionar com fluidez. Numa noite inspirada dos lançadores do FC porto, sempre que falhávamos defensivamente, levámos com um triplo, não é normal sofrer 57 pontos em triplos. Devíamos ter feito muito melhor", analisou o técnico encarnado.
in "record.pt

Villas-Boas: "Tentam passar uma mensagem de demérito"

TA goleada do FC Porto ao Benfica dominou a conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Portimonense. Estranho? Nem por isso. André Villas-Boas atacou a mensagem que se quis fazer passar de que uma equipa só venceu por demérito da outra cujo erro de "casting" na abordagem ao jogo foi a causa do descalabro - que isso não aconteceu àquele super-Benfica campeão, mas a esta equipa do Benfica. Esta imagem acabou por ser usada por Villas-Boas para sustentar a ideia de que o FC Porto se deve manter alerta, porque não há campeões à 11ª jornada.

Como se gere esta onda de euforia depois da goleada ao Benfica?

A onda não chega a ser criada, e ainda bem para nós, pelo simples facto de o FC Porto apenas ter goleado por grande demérito do adversário. Ganhou 5-0 ao Benfica, mas foi a um Benfica diferente. O que o FC Porto conseguiu foi contra aquele Benfica em particular e não contra aquele Benfica de sempre, o campeão nacional. É uma tentativa para fazer passar uma mensagem de demérito por aquilo que o FC Porto fez. Um 5-0 não é normal, ao Benfica também não é normal. O 6-2 do Barcelona ao Real Madrid de há uns anos fica-me registado na memória para sempre, pelo espectáculo que foi, pelo que envolveu, por um Barcelona que jogava como ninguém, e acho que a nossa vitória deveria ter tido o mesmo tipo de destaque. É uma insanidade de disparates que não fazem sentido. O FC Porto ganhou, porque teve um colectivo extremamente forte, ganhámos ao super-Benfica da pré-época, ao campeão nacional, ao superpoderoso Benfica da Supertaça, a uma equipa que é forte e que na semana anterior tinha estado a ganhar 4-0 ao Lyon. Convém não menosprezar a dimensão do que foi alcançado. Por isso temos de continuar alerta. Faltam-nos quatro jogos do campeonato até ao fim do ano [dois em casa e dois fora], e gostava de conseguir manter esta distância.

O que espera do jogo com o Portimonense?

Continuar a ganhar. Houve um ligeiro balão de confiança no Portimonense pela forma meritória como chegou ao empate com a Académica, mas acho que o terem sido eliminados da Taça da Liga é grave para os jogadores e para o ambiente. No entanto, é uma oportunidade para ganhar a este "super-Porto" que não é super coisa nenhuma e só quer continuar a ganhar.

"Não parece genuíno deitarem Jesus abaixo"


Questionar a liderança de Jesus à frente do Benfica e remeter os encarnados à luta pelo segundo lugar, dado o fosso de dez pontos que os separa do FC Porto, deixa Villas-Boas desconfiado.

Como é que analisa a contestação a Jorge Jesus?

Registo com curiosidade e com suspeição o comunicado emitido pela mesma pessoa, o olhar para o segundo lugar. É uma tentativa para enganar, mas que não engana ninguém. Uma declaração dessas num clube com a dimensão do Benfica é errada e é menosprezar quem trabalha na obtenção de vários objectivos. À 11ª jornada, tentar enganar ou baixar os braços é tentar atirar areia aos olhos das pessoas, mas as pessoas do futebol não andam a dormir.

Surpreende-o a memória curta relativamente ao treinador campeão nacional?

Acho uma injustiça. Vem no sentido das exigências de um clube com a grandeza do Benfica. Partilhei esta opinião com ele, em Coimbra, disse que era um homem que conseguia representar o que era a mística e a força benfiquista, a interpretava como ninguém; jogavam um futebol de sonho, de qualidade e de ataque, e tentar deitá-lo abaixo por vias travessas não me parece genuíno. Acho que o Jesus não merece este tipo de críticas.

"Objectivo final está por atingir"


Com dez pontos de vantagem, o lado psicológico dos azuis e brancos tem merecido mais cuidado para evitar a outra face de uma liderança destacada à 10ª jornada. Primeiro passo: recordar que o título ainda está por ganhar.

Depois da superação contra o Benfica, não receia menos motivação contra o Portimonense?

Não, mas é isso que temos de evitar, é contra isso que temos de lutar, é a mensagem que queremos passar. A transcendência e a superação têm de acontecer em qualquer jogo, porque o objectivo final é o que está por atingir; não podemos menosprezar o Portimonense.

Não acha que seria uma anormalidade deixar fugir este campeonato depois de terem tido dez pontos de vantagem?

É óbvio que é uma vantagem confortável, mas acho que o lado caótico do futebol é que permite determinado tipo de cenários. Estamos a discutir este cenário, mas ele nunca foi posto. Quem é que nos diria que, à 10ª jornada, o campeão nacional estaria atrasado dez pontos e o Sporting treze? O nosso lado negro pode acontecer. Não conseguir vencer durante quatro jogos, por exemplo, permitiria um encurtar da distância que ia alimentava a esperança nos outros. Tenho de lutar contra isso, daí termos de continuar a ganhar.

Faltou bom senso no Académica-FC Porto


Na terça-feira, Vítor Pereira concentrou as atenções com a análise às arbitragens da 5ª à 10ª jornada. De início, André Villas-Boas congratulou-se com o facto de o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga ter finalmente dado as suas explicações, com as quais, de uma maneira global, até concordou. O técnico do FC Porto só não aceitou que tivessem insistido que Académica e FC Porto jogassem em Coimbra em condições de risco. "A grande vitória foi ver esse balanço acontecer, porque houve alturas em que se pensava que isso não ia acontecer. As análises foram feitas, se calhar não com tanta preponderância como tiveram as análises feitas a um determinado jogo, à quinta jornada, se calhar não com o mesmo nível de incisividade. Foi feita uma análise mais global relativamente a jornadas que estavam mais frescas na memória de todos, mas foi feita, e já é uma vitória. Em relação aos lances que envolvem o FC Porto, o que se disse foi correcto. A única coisa em que eu me permito discordar foi considerar o Académica-FC Porto jogável; considerar aquele jogo jogável só porque se vêem as linhas e só porque a bola não flutuava é ser redutor e ter pouco bom senso", justificou o treinador líder do campeonato.

Grito de revolta até à última jornada


As frustrações provocadas no FC Porto pelos incidentes do túnel da Luz continuam a ser um cavalo de batalha de Villas-Boas que pretende responder à letra com a conquista do título. "No ano passado houve uma equipa que ficou fora do campeonato devido a factores conhecidos, portanto o grito de revolta e o sentimento de querer obter mais estão sempre presentes. As frustrações que o clube viveu são suficientes para alimentar o nosso grito até à última jornada e, na última jornada, o objectivo é ser campeão", apontou




Técnico diz que terá de o provar


Não são poucas as vozes nacionais e estrangeiras que lamentam não ver esta equipa do FC Porto jogar na Liga dos Campeões. Mas Villas-Boas aproveitou para pôr as coisas no devido lugar: "O FC Porto que alguns dizem merecer a Champions terá de se fazer valer contra as equipas que têm esse prémio - fracassam [as equipas que vêm da Liga Europa], mas têm o prémio de poder jogar numa outra competição, o que é uma anormalidade. Se o FC Porto é digno dessa competição, terá de prevalecer sobre essas equipas tanto em termos de organização de jogo como em termos de resultados."

in "ojogo.pt"

Falcao recuperou e vai mesmo a jogo

André Villas-Boas lançou a dúvida na conferência de Imprensa de ontem - "Falcao reintegrou o treino hoje [ontem], mas não a cem por cento", referiu -, mas a verdade é que o colombiano estará à disposição do treinador para o jogo de amanhã. Aliás, o boletim clínico divulgado pelo clube deu conta do "treino integrado condicionado" do avançado, que já aconteceu no relvado, embora ainda complementado com trabalho no ginásio. Neste momento, no entanto, há apenas uma certeza: Falcao vai ser convocado para a recepção ao Portimonense. No entanto, e tendo em conta as mexidas já anunciadas para a equipa, Villas-Boas não deverá arriscar a colocação do ponta-de-lança no banco, razão pela qual Walter terá de continuar a aguardar por uma nova oportunidade na equipa inicial.

A situação clínica do plantel ainda tem mais um nome na lista, o de Fernando, embora neste caso não haja dúvidas. "Não estará disponível", explicou ontem o treinador, que voltará a apostar em Guarín para a posição de trinco.

O melhor golo foi de calcanhar


A quase um mês da entrega dos prémios da Fox Sports, canal de televisão que cobre toda a América Latina - cerimónia marcada para 14 de Dezembro - o golo de Falcao ao Atlético de Madrid, na fase de grupos da Liga dos Campeões da época passada, parece condenado a ser considerado o melhor marcado por um jogador sul-americano. O golo de calcanhar do avançado portista segue destacado nas preferências, relegando para o segundo lugar o marcado por Lionel Messi na recepção do Barcelona ao Estugarda, sendo ainda mais significativa a distância já garantida para os três golos colocados a votação. Ontem, na sua conta do Twitter, o colombiano pedia apoio nesta corrida...

in "ojogo.pt"

Maicon ok, Otamendi titular


Apesar das ausências já confirmadas de Fernando (lesionado) e João Moutinho (castigado), André Villas-Boas deverá oferecer a titularidade a Otamendi na partida de amanhã frente ao Portimomense, alternando também a habitual formação da defesa. Este previsível regresso do argentino ao onze inicial deixará Maicon no banco de suplentes, isto apesar do defesa brasileiro ter sido dado como apto pelo próprio treinador. "Treinou a cem por cento e está disponível para a convocatória", referiu Villas-Boas. Curiosamente, ou talvez não, Otamendi pode voltar à equipa em vésperas de regressar à selecção argentina, à qual não era chamado desde o Mundial'2010, no qual jogou como lateral-direiro.

Villas-Boas, que também comentou o assunto, considerou mesmo que é "gratificante" ver o central entre as escolhas de Sérgio Batista para o particular frente ao Brasil. "Ele esteve no Mundial, mas depois perdeu algumas convocatórias. O regresso é um estímulo importante para ele, mas também para nós. O objectivo é que o Otamendi continue a produzir no clube de modo a ser mais chamado com maior frequência. No entanto, e sem discutir as opções dos seleccionadores, luto sempre contra as irregularidades nas convocatórias, porque trazem motivações e desmotivações que tenho de saber gerir. Apesar disso, esta chamada tem um óptimo impacto", explicou o treinador.

Deste modo, Otamendi deverá ser titular pela quinta vez esta temporada, podendo formar a dupla de centrais com Rolando, com quem já jogou nas partidas frente a Olhanense e Besiktas. Esta chamada está englobada no plano de rotação do plantel e servirá também para moralizar Otamendi antes do regresso à selecção, sem, no entanto, manchar o estatuto de Maicon, que se tem revelado um excelente titular. Mas, a provável chamada de Otamendi é, ao mesmo tempo, uma demonstração de enorme confiança nas capacidades do argentino, até porque, para este jogo em particular, os portistas não vão poder contar com os dois médios do habitual tridente do meio-campo: Fernando e João Moutinho.

in "ojogo.pt"

Maicon treina-se sem limitações

FALCÃO E FERNANDO AINDA CONDICIONADOS


Parece estar desfeita uma dor de cabeça para André Villas-Boas. No treino desta sexta-feira, de preparação para o encontro da 11.ª jornada da Liga ZON Sagres, o defesa central Maicon treinou-se sem qualquer limitação junto dos restantes colegas.
Ainda sob o olhar atento dos departamento médico dos dragões estiveram Falcão e Fernando. O avançado colombiano fez treino integrado condicionado e ginásio, enquanto o médio brasileiro fez treino condicionado e ginásio.
De referir que o jovem guarda-redes Kadú, dos sub-17, voltou a trabalhar com o plantel principal.
A preparação para o encontro com o Portimonense, agendado para as 20H15 de domingo no Estádio do Dragão, fica encerrada no sábado, com mais um treino à porta fechada no Olival, agendado para as 10H30.
in "record.pt"

Fernando em Alvalade

CONFIRMADA AUSÊNCIA FRENTE AO PORTIMONENSE



Tal como já tinha sido adiantado na semana passada, Fernando é carta fora do baralho também para o jogo de amanhã. Estando nesta altura a cumprir um plano de treino condicionado e ginásio, o médio só estará disponível na eliminatória da Taça de Portugal, diante do Moreirense, e mais importante do que isso, para a deslocação a Alvalade, dentro de duas semanas. É aí que Villas-Boas pretende ter o trinco a 100 por cento em termos físicos.
Recorde-se que Fernando contraiu uma lesão muscular ainda no decorrer da primeira parte do encontro com a Académica. Uma situação que deixou o jogador bastante agastado e que o tirou da competição frente ao Besiktas e Benfica. Mas desta feita a ausência do Polvo não se fez sentir da mesma forma como acontecia na temporada transata, em que o meio-campo se ressentia.
A aposta de Villas-Boas em Guarín acabou por resultar em cheio, tendo o colombiano assinado uma exibição regular com os turcos e fantástica diante do Benfica. A titularidade está assegurada com o Portimonense e daí para a frente caberá ao treinador decidir a quem pertence o lugar. Souza acabou por ser o preterido nesta luta no centro do terreno.
in "record.pt"

Villas-Boas quer vantagem de 10 pontos do F. C. Porto até final de 2010

Não é normal, mas, para o F. C. Porto, é uma boa anormalidade. Ter 10 pontos à maior sobre o vice-líder, à 10.ª jornada, é uma diferença para segurar até à viragem do ano. Restam quatro jornadas e o objectivo de Villas-Boas é celebrar o reveillon com esta prenda.


Se dúvidas existiam, Villas-Boas tratou ontem de as dissipar. O "grito de revolta" usado para espicaçar antes do embate com o Benfica, está para durar e é para levar até ao fim da época.

O técnico até corria por um adversário em 2009/10, a Académica, mas, mesmo assim, partilha a indignação do grupo que viu fugir o título e que hoje está sob o seu comando. Os castigos da Comissão Disciplinar, a Hulk e a Sapunaru, fazem parte das "frustrações" que não se apagam e que, agora, no dizer do técnico, servirão de "alimento".

Embalado pela "revolta", traçou como meta segurar os 10 pontos relativamente aos vices-líderes Guimarães e Benfica, nas próximas quatro jornadas. É uma forma inteligente de manter acesa a chama e a ambição da equipa, sem cair no erro do facilitismo. É que, por mais de uma vez, Villas-Boas evocou o lado "caótico" do futebol. Ou o "lado negro", como ontem lhe chamou e que urge evitar.

Na antevisão do que falta jogar, no percurso de F. C. Porto, Guimarães e Benfica, os vitorianos têm a vantagem de não se desgastarem nas provas europeias. O F. C. Porto, na Liga Europa, até já tem o apuramento garantido, mas o Benfica, na Champions, tem que dar tudo por tudo, ante o Happoel e o Schalke, para seguir em frente. Portanto, um grande desafio e um dispêndio extra para as águias.

Pinto da Costa em Lisboa dia 26

Na Liga, o calendário da equipa de Jorge Jesus é o mais acessível. Só defronta clubes do meio da tabela para baixo (Naval, Beira-Mar, Olhanense e Rio Ave). O Guimarães, por seu lado, tem esta noite o dérbi do Minho e de seguida visita o Marítimo. Já o F. C. Porto recebe o Portimonense e o Setúbal e tem saídas delicadas. Termina o ano em Paços de Ferreira e antes disputa o clássico com o Sporting, este último o osso mais duro de roer. Uma ida a Alvalade, precedida, na véspera, pelo 40.ºaniversário da filial lisboeta, com a presença garantida de Pinto da Costa.

Para cumprir a missão, o F. C. Porto terá que manter a regularidade, materializada por 16 vitórias (mais dois empates) em 18 jogos, e evitar que o tal lado caótico se intrometa nas contas. Como afirma Villas-Boas, ter mais 10 pontos nesta fase "não é normal", mas o fenómeno explica-se pela eficácia da máquina portista e pelas "falhas recorrentes" dos outros candidatos. Dia 19 de Dezembro, no termo dos 90 minutos, na Mata Real, ver-se-á se a equipa correspondeu ao desafio. A fasquia continua alta.

in "jn.pt"

Belluschi “só” no miolo

Villas Boas confirmou que Fernando continua de fora. FC Porto nunca jogou sem pelo menos dois dos três pilares centrais em simultâneo. Avançará o trio que derrapou com o Besiktas.

Confirmado na sexta-feira por André Villas Boas a ausência (já esperada, note-se) de Fernando no jogo de amanhã com o Portimonense, o FC Porto apresentará mais uma versão do meio-campo, o sector mais fechado da equipa na frente prioritária, mas que pela soma dos problemas mais recentes, entre lesões e castigos, ficará descaracterizado como nunca se verificou na Zon Sagres.

O trio Belluschi/Fernando/João Moutinho entrou no dia-a-dia dos dragões, é a fórmula do sucesso, é a composição da melodia das vitórias, é o triunvirato nuclear na zona de criação, é a adição aperfeiçoada talento/trabalho, a superfície do controlo e da inspiração, é o que qualquer adepto quiser acrescentar à sólida associação deste trio no jogo ousado e eficaz do líder.

Belluschi/Fernando/Moutinho é, tão simplesmente, a escala habitual por antecipação, quando se joga a doer. Mas as coisas vão mudar consideravelmente: será a sexta versão do meio-campo em 18 jogos oficiais, com certeza, mas será, principalmente, a primeira vez que AVB jogará sem pelo menos dois dos três tenores do miolo na prova prioritária, a Liga Zon Sagres.

in "abpla.pt"