terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pinto da Costa: «Deve custar a engolir o sucesso de Villas-Boas»

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, teceu, esta terça-feira, em declarações à Rádio Renascença, rasgados elogios a André Villas-Boas e lançou algumas farpas aos que criticavam a contratação do ex-treinador da Académica, acusando-o de ser inexperiente.

"A história não é feita por mim, é feita pelos factos e pelos historiadores. Agora, àqueles que vieram dizer que o FC Porto tinha contratado um treinador à pressa, deve estar a custar a engolir o sucesso que este jovem está a conseguir", afiantou Pinto da Costa.

Para o jogo de quinta-feira, frente ao CSKA Sofia, a contar para a Liga Europa, o dirigente está confiante. "Procurámos sempre vencer. Nem sempre é possível mas vamos tentar trazer os três pontos da Bulgária", assegurou.

A terminar, Pinto da Costa deixou uma mensagem aos adeptos azuis e brancos.

"Que continuem unidos e a acreditar. E que deixem os Gomes da Silva, os Delgados e outros que tais fazer as reuniões que quiserem para traçar estratégias contra o FC Porto", adiantou o presidente dos dragões.

"Que continuem a fazer de nós a ideia principal nas suas mentes, que é sinal que somos grandes. E só os pequenos se preocupam com os grandes", finalizou Pinto da Costa.

Pinto da Costa critica Vítor Pereira

líder dos dragões fala em atitude "impensável"
 
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, comentou, esta terça-feira, a posição de Vitor Pereira, que veio a público criticar o desempenho de Olegário Benquerença, no V. Guimarães-Benfica, admitindo que as águias foram prejudicadas.

"A única coisa que não compreendo, e pergunto-lhe, é se você admitia que viessem criticar o seu trabalho publicamente? Quem dirige tem a obrigação de fazer tudo para melhorar. Agora nunca vi um responsável vir censurar publicamente", referiu o presidente azul e branco em entrevista à Rádio Renascença.

No futuro, Pinto da Costa já acredita em tudo, pois revela que esta atitude de Vitor Pereira já era "impensável" e, assim, já "admite tudo".

in "record.pt"

F.C. Porto: saem Fernando e Micael, entram Guarín e mais três

Guarín, Cristian Rodríguez, James Rodríguez, Sapunaru e Castro são as novidades da convocatória do F.C. Porto para o encontro de quinta-feira da 2ª jornada do Grupo L da Liga Europa, em Sófia, frente ao CSKA. Saem das opções Emídio Rafael, Fernando, Ukra e Rúben Micael, o último por amigdalite aguda, de acordo com o site do clube.

Mariano fez esta terça-feira treino condicionado, Fernando, que ontem tinha efectuado apenas tratamento já participou na sessão sem limitações, mas é poupado da viagem à Bulgária.

Lista de convocados:

Guarda-redes - Helton e Beto;

Defesas - Maicon, Alvaro Pereira, Fucile, Rolando, Otamendi e Sapunaru;

Médios - Guarín, Belluschi, João Moutinho, James Rodríguez, Souza, Castro e Cristian Rodríguez;

Avançados - Falcao, Hulk, Varela e Walter.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto festeja hoje 117 anos de vida


O FC Porto comemora hoje o 117º aniversário com uma cerimónia que se inicia no Estádio do Dragão pelas 9h30, com o tradicional hastear da bandeira. Pelas 11h00, na igreja das Antas, está prevista uma missa de evocação da memória dos dirigentes, técnicos, atletas e sócios do clube já falecidos. Pinto da Costa deverá marcar presença, como habitualmente, antes de se juntar à comitiva azul e branca que viaja para a Bulgária para defrontar o CSKA de Sófia, na quinta-feira, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. Destes 117 anos, sublinhe-se, 52 decorreram com Pinto da Costa como dirigente do clube, ele que começou em 1957 como vogal da secção de hóquei em patins.

In "ojogo.pt"

  
O clube foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida sob o nome Foot-ball Club do Porto, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A f......undação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube que entrou num período de letargia.

Doze anos depois, em 1906 José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou do projecto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou. Membro de uma associação denominada Grupo do Destino, sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e renascia o FC Porto, em Agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube eclético, no qual se praticavam também atletismo, boxe, cricket, halterofilismo, pólo aquático e natação.

O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha (que data do ano de refundação do clube), foi o primeiro campo relvado em Portugal. O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um conjunto estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908). O primeiro título oficial do palmarés portista surge em 1912: é a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal (de futebol), criado em homenagem ao refundador do FC Porto.

Ainda que forçada (pela construção de uma fábrica no espaço do antigo recinto), a mudança para o Campo da Constituição em 1912 correspondeu a uma significativa melhoria das instalações. Simultaneamente, o FC Porto crescia a nível desportivo, tendo vencido a primeira prova de âmbito nacional na história do futebol português: o Campeonato de Portugal de 1922. Nesse mesmo ano, o futebolista Simplício, também artista gráfico, conjugou o antigo símbolo do FC Porto com as armas da cidade do Porto, dando origem ao actual emblema do clube, datando da mesma altura o Hino do FC Porto, com letra de Heitor Campos Monteiro e música do Maestro António Figueiredo e Melo. O constante aumento do número de sócios e a introdução de novas modalidades (ginástica em 1910, basquetebol e hóquei em campo em 1926, râguebi em 1928, andebol de onze em 1932 e ténis de mesa em 1937) contribuíam também para o crescimento do clube.

Em meados dos anos trinta o FC Porto conhecia uma dimensão tal que o Campo da Constituição já parecia pequeno demais - começaram então os planos para a construção de um novo estádio. Como este demoraria década e meia a surgir, foi necessário procurar uma solução temporária, passando o FC Porto a jogar alguns jogos no campo emprestado do Sport Progresso (Amial) ou do Académico (Estádio do Lima).

Em 1945 o FC Porto tinha cerca de 8 mil sócios e o alargamento a novas modalidades prosseguia: bilhar e pesca desportiva em 1940, voleibol em 1943, ciclismo em 1945, campismo em 1951 e hóquei em patins em 1955. Entretanto, a equipa de futebol passava 15 anos sem títulos, entre 1941 e 1955; eram as outras modalidades, nomeadamente o andebol de onze e o ciclismo, que se encarregavam de ir aumentando o palmarés do clube. O futebol, porém, mesmo não vencendo competições oficiais, foi responsável pela mais significativa adição à sala de troféus do FC Porto na altura: em 1948 venceu o Arsenal, considerada a melhor equipa do mundo, no Estádio do Lima. Apesar de ter sido apenas um amigável, sócios e notáveis ofereceram ao clube um troféu com mais de 300 quilos, 130 dos quais em prata maciça.

O ansiado novo estádio foi inaugurado em 1952. Chamava-se Estádio do Futebol Clube do Porto, mas ficou para a história como Estádio das Antas. Inicialmente apenas um estádio, foi-se transformando ao longo dos anos num verdadeiro complexo desportivo, com a construção de uma piscina, dois pavilhões e outras instalações essenciais à prática das várias modalidades do clube.

O bom período que permitiu a quebra do jejum em 1956 (e logo com uma dobradinha, a primeira) e a conquista do título de 1959 foi sol de pouca dura para o futebol portista: avizinhava-se novo período negro, desta vez de 18 épocas. Mais uma vez, foram sobretudo o andebol (de onze e agora também de sete) e o ciclismo a trazer alegrias aos adeptos. Nos anos 1960 a actividade foi alargada aos desportos motorizados em 1960 e ao xadrez em 1967.

O afastamento dos títulos no futebol seria quebrado em 1978 pelo treinador José Maria Pedroto, "o Mestre", com Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do departamento de futebol e Américo de Sá na presidência. No ano seguinte, uma nota negativa: depois do ténis, do râguebi e do pólo aquático terem ficado pelo caminho, o andebol de onze cessa a actividade no clube; foram 28 títulos nacionais em 40 edições do campeonato, uma existência gloriosa de uma modalidade que praticamente não deixa rasto em Portugal nos dias de hoje.



Em 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa sobe à presidência do FC Porto, marcando uma viragem definitiva na história do clube. Em termos desportivos, o FC Porto conquista nesse mesmo ano o seu primeiro título internacional: a Taça das Taças de hóquei em patins. Dois anos depois, chega à final da mesma competição em futebol, que perde contra a Juventus. O hóquei em patins, que até 1982 não contava com qualquer título - nacional ou internacional - fez da Taça das Taças o primeiro passo de uma caminhada rumo ao topo em Portugal e no Mundo. Volta a vencer a Taça das Taças em 1983, conquista um pentacampeonato entre 1982 e 1987 e sagra-se campeão da Europa em 1986 e em 1990. No atletismo, Aurora Cunha soma títulos, sagrando-se tricampeã do mundo de estrada (1984/85/86). Em 1987 veio a glória no futebol, com a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus (em Viena, contra o Bayern de Munique, com um inesquecível golo de calcanhar de Rabah Madjer), na Taça Intercontinental (contra o Peñarol de Montevideu) e na Supertaça Europeia (contra o Ajax). Também a nível interno o FC Porto começava a desenhar um domínio que se prolonga até aos dias de hoje.

Mas o crescimento do clube revelava-se também sob outras formas, como a criação da Loja Azul (1983), da Revista Dragões (1985) e da secção de desporto adaptado (1986), e ainda o rebaixamento do relvado do Estádio das Antas (1986), aumentando significativamente a sua capacidade (o que já havia sucedido em 1976 aquando da construção das bancadas da maratona). Nessa altura o número de sócios já ultrapassava os 50 mil. Contudo, outras duas modalidades são extintas nessa mesma década - o ciclismo e o hóquei em campo, respectivamente em 1983 e 1989.

A nível institucional, o clube sofreu fortes transformações nos anos 1990 com a criação da FC Porto, Futebol, SAD, e da FC Porto, Basquetebol, SAD, sociedades comerciais que passaram a gerir o futebol e o basquetebol do clube, respectivamente. Foram ainda criadas a PortoSeguro, a PortoComercial e a PortoMultimédia, embora em termos desportivos mais três modalidades tenham sido abandonadas: voleibol (1991), ténis de mesa (1995) e xadrez (1998).

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD (Sociedade Anónima Desportiva) foi constituído a 5 de Agosto de 1997, sendo seus accionistas fundadores os seguintes:

Investiantas - Investimentos Desportivos, Lda: 99.997 acções (49.9985%);

FCP: 80.000 acções (40%);

Câmara Municipal do Porto: 20.000 acções (10%).

O embrião desta nova sociedade desportiva emerge do Futebol Clube do Porto, instituição de utilidade pública com mais de 100 anos de existência. Fundado em 1893, na cidade do Porto, o FC Porto tem caracterizado a sua existência pelo fomento da prática desportiva e pela participação em competições das mais diversas modalidades. Dada a sua dimensão e ecletismo, o FCP é considerado um dos grandes clubes portugueses, caracterizando-se pelo seu carácter associativo e pelo futebol, sua principal actividade.

A criação da SAD sempre teve em vista a gestão única e exclusiva do futebol profissional do Futebol Clube do Porto. As suas orientações estratégicas fundamentais assentam na procura do sucesso desportivo de uma forma sustentada e a oferta ao público de espectáculos desportivos de elevada qualidade, de forma a satisfazer os seus adeptos e simpatizantes, a população da região em que se encontra implantado e a população do país em geral. Desta forma, as diversas actividades relacionadas com o futebol profissional terão mais e melhores condições para serem desenvolvidas com sucesso.

Os anos 1990 foram de sucesso sobretudo para a equipa de futebol que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas (o histórico Penta, que nunca tinha sido atingido no futebol português). O FC Porto esteve também em evidência no hóquei em patins (inclusive a nível internacional, conquistando duas Taças CERS), no basquetebol, na natação e no boxe. Em 1995 o FC Porto ultrapassou a marca dos 100 mil sócios e no ano seguinte, pela primeira vez, uma atleta do FC Porto conquistou uma medalha olímpica: Fernanda Ribeiro venceu os 10 mil metros e trouxe o ouro de Atlanta (quatro anos depois traria o bronze de Sydney). Em andebol, o FC Porto reconquistou em 1999 o título de campeão nacional que fugia há 30 anos. Aliás, 1999, além de ter sido o ano do Penta, marcou uma época perfeita para o clube que foi campeão nas quatro modalidades mais importantes no panorama desportivo português: o futebol, o hóquei em patins, o andebol e o basquetebol.

No início do século XXI José Mourinho chegou às Antas e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais, conquistando a Taça UEFA em 2002/03 e a Liga dos Campeões da UEFA de 2003-04 - época em que o FC Porto voltou a lograr o pleno nacional, sagrando-se campeão nas quatro modalidades principais. No mesmo ano, já com Victor Fernandez, a Taça Intercontinental seria acrescentada ao palmarés portista.

Entretanto, em 2002 havia sido inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, pela Fundação PortoGaia (criada pelo FC Porto e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), e em 2003 o Estádio do Dragão, da responsabilidade de mais uma empresa do grupo FC Porto, a PortoEstádio, e da autoria do arquitecto Manuel Salgado. As modalidades que jogam em casa emprestada desde que, em 2001, o Pavilhão Américo de Sá e as piscinas do complexo das Antas foram demolidos, aguardam ainda pelo pavilhão, também da autoria de Manuel Salgado, que surgirá junto ao actual estádio e terá o nome de Dragão Caixa, devido a um contrato de patrocínio celebrado entre o clube e a Caixa Geral de Depósitos. O Presidente Pinto da Costa já lançou a primeira pedra deste novo pavilhão, precisamente no dia em que foi reconduzido para mais um mandato à frente dos destinos do Clube e no dia em que o Porto se sagrou Bi-Campeão Nacional de Futebol, num jogo em casa frente ao Desportivo das Aves. Jesualdo Ferreira, treinador dos azuis e brancos, sagrou-se, assim, campeão nacional pela primeira vez, à imagem do que tinha acontecido na temporada transacta com o holandês Co Adriaanse. No ano de 2007/2008, o Porto consegue o tricampeonato. No ano seguinte, o Porto ganha o campeonato e concretiza o Tetra, o 2º da história do clube e Jesualdo Ferreira sagra-se como o 1º treinador português a conseguir o tricampeonato. No ano de 2009, é inaugurado o pavilhão gimnodesportivo "Dragão Caixa" e nesse pavilhão ganha no mesmo ano o octocampeonato do hoquei em patins e ganha o título nacional no andebol.

in "wikipedia"

FC Porto defronta Limianos na Taça de Portugal

O FC Porto, actual detentor da Taça de Portugal, vai receber o Limianos, da III divisão, em encontro da terceira eliminatória da prova, ditou o sorteio realizado esta segunda-feira. O jogo está marcado para o fim-de-semana de 16 e 17 de Outubro.

A Associação Desportiva «Os Limianos», actual primeira classificada da série A da III divisão, chegou a esta fase da prova depois de ultrapassar o Vianense, que milita na mesma série. O emblema de Ponte de Lima venceu no terreno do adversário, por 2-0.
 
in "fcp.pt"

Jardel - "Só perdem se jogarem muito mal"

Na pequena cidade de Varna, com belas praias junto ao Mar Negro, na Bulgária, Mário Jardel, 37 anos, trabalha mais do que nunca com o objectivo de voltar a marcar um golo. Depois de uma artroscopia ao joelho, o goleador brasileiro já saltou do banco por três vezes e esteve perto de marcar com a camisola do Cherno More. "Estive perto, perto de marcar no último jogo", conta. Ora, o clube pouco ou nada conhecido de Jardel segue à frente do adversário do FC Porto na Liga Europa, o CSKA de Sófia (nono lugar). Sem rodeios, o brasileiro aposta tudo na vitória da ex-equipa no jogo de quinta-feira. "O FC Porto não vai ter dificuldades com o CSKA de Sófia. Quer dizer, só vai ter dificuldades se jogar muito mal. Aí pode perder, caso contrário, tem todas as hipóteses para vencer", disse.

Jardel continua igual no trato e não opta pelo discurso politicamente correcto. "O Sporting [jogo com o Levski de Sófia] vai sentir mais dificuldades do que o FC Porto. O CSKA não ataca muito e vai esperar pelo contra-ataque. O FC Porto é claramente o favorito. Só se jogar muito mal...", insistiu o ponta-de-lança do Cherno More. Na hora de identificar o jogador mais perigoso do CSKA, Jardel não tem dúvidas. "É o Marquinhos, um brasileiro com técnica e muita velocidade". Trata-se de um médio-ofensivo que preferencialmente joga pela esquerda, embora também possa surgir no ataque.

Perigo identificado, Jardel diz que o CSKA está muito preocupado com o FC Porto. "Eles sabem que vão defrontar uma equipa muito forte e com imensa experiência internacional. O ambiente no estádio é um pouco complicado, mas nada que assuste o FC Porto, habituado a este tipo de jogos. A série de vitórias consecutivas do FC Porto também é um motivo de desequilíbrio", explicou Jardel. Apesar de nem sempre poder ver os jogos portistas, o ponta-de-lança do Cherno More está a par do sucesso de Villas-Boas. "É um treinador jovem e com muito futuro. Lembro-me de ele trabalhar na formação do FC Porto".

Apesar dos cerca de 500 quilómetros que separam Varna de Sófia, Jardel vai ver o jogo do FC Porto ao vivo. "Quero matar saudades dos meus amigos e ver futebol de qualidade", diz, antes de enviar "um abraço através de O JOGO a todos os adeptos do FC Porto". "Quem sabe se em Dezembro não estou a jogar em Portugal?", questiona.

"Enquanto Falcao continuar a marcar golos, está óptimo"

Falcao ocupa o mesmo lugar de Jardel, mas as comparações entre ambos terminam mesmo aí. "Somos jogadores diferentes. O Falcao marca muitos golos, mas também sai da área para criar jogo, espaços e combinações", explica Jardel, um ponta-de-lança mais fixo, embora com um raro sentido de baliza. "Já vi o Falcao jogar. Enquanto continuar a marcar golos, está óptimo. Fico feliz por ele e por ajudar o FC Porto, um clube que está no meu coração". Outros jogadores merecem uma referência do brasileiro. "Helton, Moutinho e Hulk são muito bons".

in "ojogo.pt"

Mariano reforça só em Janeiro


Mariano está na parte final da recuperação da cirurgia ao joelho direito a que foi submetido em Março último, mas vai ter de esperar até Janeiro para estrear-se no FC Porto de André Villas-Boas. O argentino não foi inscrito na Liga e, por isso, aguardará agora pela próxima janela de inscrições para poder fazer parte efectiva das opções do treinador portista. Aliás, a decisão de não o inscrever resultou, em grande parte, da certeza de que Mariano estaria sujeito a um processo demorado de recuperação, que entra na etapa final.

O jogador, numa entrevista recente a O JOGO, confessou esperar um regresso ao trabalho nos relvados já em Outubro, mas, mesmo cumprindo essa estimativa, terá depois várias semanas de integração progressiva nos treinos até chegar ao patamar físico indispensável para competir. Mariano tem espreitado com frequência o trabalho dos companheiros, mantendo-se entregue aos cuidados do departamento médico.

Além dos tratamentos e das avaliações normais nestas circunstâncias, o argentino tem feito exercícios de fortalecimento muscular, compensando os desequilíbrios provocados pela paragem prolongada.

Garantida a recuperação efectiva da parte física, Mariano será forçado a outra batalha: conquistar espaço numa zona de concorrência apertada, porque há Hulk, Varela, Ukra, Cristian Rodríguez ou James Rodríguez a tapar-lhe o caminho.

O contrato do argentino termina no final do ano. No regresso das últimas férias, o jogador disse que já tinha havido conversas para acertar a renovação. Apesar de o seu rendimento desportivo estar longe de ser consensual, é-lhe gabada a dedicação, o profissionalismo e a importância entretanto assumida no balneário. De resto, na última temporada ele foi um dos capitães da equipa, escolha que reforça o papel desempenhado no grupo. Para já, o extremo só tem mesmo olhos para o regresso aos relvados...

É o terceiro jogador com mais jogos no plantel

Nem sempre titular, Mariano foi, ainda assim, um dos jogadores mais utilizados por Jesualdo Ferreira. Aliás, considerando o plantel actual, o argentino é o terceiro jogador com mais jogos pelo FC Porto. Mariano, que falhou as últimas jornadas da temporada passada, soma actualmente 108 jogos (62 dos quais no campeonato), registo apenas batido por Helton (164 jogos) e Fucile (121). O último jogo que fez foi com a Académica de... Villas-Boas

in "ojogo.pt"

Extremos que marcam

Este plantel do FC Porto parece transpirar concorrência por todos os lados, mas é sobretudo nas alas que se nota a quantidade de soluções de que André Villas-Boas dispõe. Hulk e Varela têm estado imparáveis, num rendimento, entre outros detalhes, comprovado pelos golos. O brasileiro é o melhor marcador da equipa, com oito golos; Varela também está no pódio dos mais certeiros na pontaria, com três golos marcados.

Os dois não têm dado grande margem de manobra aos concorrentes: Cristian Rodríguez só uma vez foi titular (com o Rapid de Viena) Ukra tem duas entradas no onze (ambas porque Hulk não estava disponível),, e James Rodríguez ainda nem sequer se estreou, tendo apenas entrado na convocatória para o jogo com o Rio Ave, ficando depois na bancada. Por outras palavras: também aqui, quando estiver fisicamente apto, a tarefa de Mariano exige um esforço acima da média. Não faltam alternativas a Villas-Boas.

in "ojogo.pt"

Problemas no miolo - belluschi juntou-se a fernando nas dúvidas

Além de Fernando, também Belluschi constitui-se como uma dúvida para a deslocação a Sófia, depois de ter apresentado problemas físicos na sequência do jogo com o Olhanense. O argentino, tal como o brasileiro, não marcou presença no relvado do Olival, no primeiro treino da semana, devido a uma contusão no pé esquerdo. Fernando não tem uma lesão muscular, ao contrário do que se chegou a equacionar, tendo parado devido a uma mialgia de esforço na coxa esquerda. Em todo o caso, é pouco provável que o trinco viaje à Bulgária.

Para defrontar o CSKA Sófia, André Villas-Boas já está a pensar numa forma de minimizar os estragos ao nível do meio-campo, já que Fernando e Belluschi são duas unidades fundamentais. Uma contingência que abre as portas da titularidade a Souza e Ruben Micael, dois jogadores que têm sido utilizados na grande maioria dos jogos. O primeiro é apontado como alternativa natural ao seu compatriota, ao passo que o madeirense já marcou ao Rapid Viena e o seu nome surge como concorrente de El Samurai.

Variação

A confirmarem-se estas alterações, mantém-se a tendência observada na Liga Europa. Foi assim com o Genk e diante dos austríacos, sempre no Dragão. Na primeira, Villas-Boas até levou a cabo uma mexida estrutural, tendo apresentado um meio-campo composto por quatro unidades. Venceu, como aconteceu em todos os outros encontros da época, e poupou Varela.

Com o Rapid, lançou Ruben no lugar de Belluschi, gerindo bem o grupo e mantendo os dois jogadores com níveis de motivação minimamente equiparados. Um modelo que voltará à normalidade, com toda a certeza, na próxima segunda-feira, com Moutinho a receber a companhia de Fernando e Belluschi para Guimarães.

in "record.pt"

É na solidez defensiva que começa o sucesso

rolando e alvaro pereira são os únicos totalistas
 

Uma das razões que explica o sucesso do FC Porto nas várias frentes está relacionada com a solidez defensiva apresentada desde o primeiro minuto da época. São 2 golos no campeonato, contra o Sp. Braga, e outros tantos na Liga Europa, diante do Genk. Os arsenalistas foram os que mais problemas criaram aos azuis e brancos no melhor jogo da competição até ao momento, ao passo que os belgas tiraram partido de alguma descompressão após o triunfo confortável no primeiro embate.

Dois momentos que são uma exceção à estabilidade promovida por André Villas-Boas, pois é no setor recuado que habitam os únicos jogadores do plantel que já atingiram a fasquia dos 900 minutos: Rolando e Alvaro Pereira. São 10 encontros completos, algo que Fernando esteve quase a igualar no passado sábado, não fosse a lesão na coxa que o obrigou a abandonar o relvado um pouco mais cedo que os companheiros.

Quanto a Alvaro, é uma verdadeira máquina competitiva, não deixando transparecer o facto de só ter desfrutado de duas semanas de férias, na sequência do 4.º lugar no Mundial. O internacional uruguaio, de 25 anos, mantém o mesmo ritmo com que acabou a época anterior e brilhou na África do Sul. Não há forma de Emídio Rafael lhe perturbar a caminhada. O sul-americano atravessa o melhor momento da sua carreira, sendo já hoje um dos laterais-esquerdos de referência no futebol europeu.

Sucessão

Rolando é o outro protagonista de quem se fala. O internacional português assumiu a liderança da defesa após a partida de Bruno Alves e tem dado conta do recado. Além do bom entendimento que tem demonstrado com Maicon, o central, de 25 anos, já marcou por duas vezes, mantendo a tendência que já tinha vincado em campanhas anteriores. Aliás, foi da sua autoria o primeiro golo oficial dos azuis e brancos em 2010/11, batendo o benfiquista Roberto, na Supertaça. A outra vítima foi o guardião do Rapid Viena.

in "record.pt"

Hulk está imparável - brasileiro com média de um tento por encontro

Ao contrário do que aconteceu na temporada transata, em que Radamel Falcão foi sempre o homem de referência em matéria de golos, desta feita cabe a Hulk a honra de liderar a artilharia portista. O brasileiro já marcou por oito vezes, em igual número de jogos, o que dá uma média de um tento por encontro. O bom momento de forma já lhe valeu a chamada a um estágio de preparação do escrete, embora tenha ficado de fora da recente convocatória de Mano Menezes. Não se deixando desmotivar, o Incrível respondeu com mais uma exibição de nível elevado com o Olhanense. Esteve na origem do primeiro golo e apontou o segundo.

Para trás já tinha ficado uma caminhada marcada pelo hat-trick ao Genk e o bis ao Rio Ave. Hulk segue imparável rumo à sua melhor época de sempre, beneficiando do apoio de Varela e Falcão. A organização montada por Villas-Boas permite ao craque brasileiro dispor de liberdade total nas movimentações ofensivas. Quem ganha é a equipa.

in "record.pt"

El Tigre à solta na Europa

colombiano só precisa de metade dos jogos para marcar
 
Não atravessa um momento particularmente favorável, tanto é que está sem marcar no campeonato desde a 2.ª jornada. Aliás, os 2 golos que Falcão apontou na Liga surgiram diante do Beira-Mar. Seguiram-se 4 encontros em branco, tendo igualado a fase menos produtiva da época passada na competição. Um rendimento escasso que contrasta com o que tem feito na Liga Europa, onde só precisou de 3 jogos para apontar o mesmo número de golos (2), diante do Genk e Rapid Viena.

El Tigre está à solta na Europa e a deslocação a Sófia será um bom teste ao seu momento de forma. Será que se vai deixar perturbar pela desinspiração que tem marcado o passado recente no campeonato, ou vai retomar o caminho da baliza? Um desafio bem à medida do máximo goleador do FC Porto na temporada transata.

Confiança

Seja como for, o colombiano tem a confiança de quem manda. André Villas-Boas foi contudente no final do jogo com o Olhanense, assegurando que o camisola 9 “marca quando tem de marcar” e vai continuar a deixar a sua assinatura em momentos importantes. As oportunidades têm surgido e essa circunstância tranquiliza o treinador dos dragões.

De resto, o processo passa mesmo por motivar o sul-americano, até porque não existe uma verdadeira alternativa nesta altura. Walter foi contratado com a intenção de ser opção para a frente de ataque, mas a verdade é que o brasileiro ainda não foi além de 33 minutos em três presenças nas provas oficiais

in "ojogo.pt"

"Estamos atentos", diz Pinto da Costa

No Dragão, na homenagem aos campeões nacionais das várias modalidades, de 2009/10, Pinto da Costa salientou que o F. C. Porto tem força para continuar a vencer. Mas avisou que o clube “está atento para que não atirem areia para os olhos”.

Ao todo, foram distinguidos, ontem, à noite, na sala VIP do Estádio do Dragão, 207 campeões nacionais, relativos ao desempenho da época passada e nas diversas modalidades.

“Ao longo da nossa história, já fomos campeões em todas as modalidades. Só não vencemos o campeonato dos túneis”, ironizou Pinto da Costa. “E quando não vencermos não vamos combinar almoços com jornalistas para elaborar comunicados, que depois são lidos pelas direcções...”, insistiu, no mesmo estilo. “Vamos continuar a ter força para ganhar e não há Delgado nenhum, por mais grosso que seja, que nos assuste”, repetiu. “Sabemos vencer e sabemos perder. Mas continuamos atentos, para que não nos atirem areia para os olhos”, avisou.





Fernando em dúvida

No Olival, o plantel voltou, ontem, segunda-feira, aos treinos, após um dia de folga e o triunfo, em casa, ante o Olhanense, por 2-0, na sexta vitória seguida na prova.

Combalido frente à equipa algarvia, Fernando continuou resguardado e foi poupado. Não foi visto no relvado. Segundo o boletim clínico, só fez tratamento. Ficou de fora devido a uma mialgia de esforço na coxa esquerda. Assim sendo, só hoje, no anúncio da convocatória para Sófia, ficará a saber-se a real dimensão do problema. Não havendo hipóteses de recuperar, será uma baixa para esta jornada da Liga Europa, no jogo com o CSKA (depois de amanhã, 18 horas, SportTV1).

Belluschi foi outro dos ausentes na retoma dos trabalhos. Sofreu uma contusão no pé esquerdo ante o Olhanense e manteve-se em separado do restante plantel, em tratamento. A lista dos jogadores a necessitar de cuidados médicos fica completa com Mariano, que recupera de lesão e não jogou qualquer minuto esta temporada. O voo do F. C. Porto, hoje, com destino à capital da Bulgária, está marcado para as 14 horas.

De registar que, no regresso a Portugal, depois do embate com os búlgaros, o F. C. Porto terá de preparar um novo teste à liderança nacional. O jogo terá lugar em Guimarães, na segunda-feira (21.15 horas, TVI) e encerra a 7.ª jornada da Liga.

"in "jn.pt"

FC Porto Videos - Best Of

Destino Otamendi. Um murro no Olhanense e já viaja em primeira classe



E agora, o que vai Villas-Boas fazer ao central que custou quatro milhões? Senta-o no banco e volta a lançar Maicon?

Quando tudo está bem, tudo corre bem. Não havia nenhuma razão especial para André Villas-Boas mudar a equipa, sábado, no FC Porto-Olhanense, mas o treinador deixou Maicon no banco - apesar de ser o central mais elogiado dos últimos tempos no Dragão - e estreou Otamendi, o internacional argentino contratado após a saída de Bruno Alves. E o que aconteceu? Otamendi marcou o primeiro golo e abriu caminho à sexta vitória consecutiva no campeonato. Perfeito. Mas, e agora? Quinta-feira, na Liga Europa, contra o CSKA de Sofia, quem joga? Villas-Boas acalma o entusiasmo do reforço argentino ou corta as pernas a Maicon?

Otamendi tem tudo a seu favor: tem o valor do investimento (4 milhões de euros por 50% do passe) e sabe-se que esse é para um dia ser recuperado, ou seja, o reforço tem de jogar e ser valorizado; tem ainda o currículo de internacional argentino e sabe-se que estar naquela selecção não é para qualquer um, mesmo que Maradona tenha lançado jogadores às dezenas. Otamendi ficou-lhe debaixo de olho e até quando a Alemanha despachou a "celeste" para casa, por entre as lágrimas, "el diez" lá encontrou forma de dar uma palavra de elogio para o seu defesa, quase sempre utilizado em sacrifício, como lateral direito, posição que conhece mas não é a preferida. Por fim, Otamendi ainda parece ter o destino do seu lado, porque as novas aventuras terminam sempre bem. Quando Maradona o chamou pela primeira vez para a selecção, para um jogo em Santa Fé (3-1 ao Panamá), existiam apenas sete lugares de classe executiva no avião. E após sorteio, Otamendi logo ganhou a sua poltrona! Houve quem achasse que o estreante devia ceder a sua sorte para algum dos consagrados mas Maradona nem pensou nisso. "Vê o Otamendi, uma convocatória e já viaja em primeira classe", disse o seleccionador para Emiliano Papa, lateral esquerdo.

Sorte ou destino a vida corre-lhe bem, mesmo sem ser um jogador especialmente elegante ou técnico. A força física e mental compensam o resto. Otamendi raramente falha talvez porque em tempos se inscreveu nas aulas de boxe e andou um ano a afinar os golpes, ou, como ele dizia, os reflexos. Duro, concentrado, foi capaz de anular Falcao no primeiro clássico que disputou na Argentina, um Velez-River em que defrontou aquele que é hoje seu colega no FC Porto.

Otamendi haveria de se tornar campeão, ganhou as primeiras internacionalizações e o passaporte para o Mundial (jogado com apenas 22 anos) e só lhe faltou uma equipa capaz de avançar até à final porque, por ele, lá estaria pronto para dar o seu murro. Como aquele espetado no Olhanense, com apenas 23 minutos de jogo oficial no FC Porto, um golo nascido no destino ou na sorte, a abrir-lhe caminho para mais uma viagem em primeira classe, na sua aventura europeia. Se assim for, Maicon que espere.
 
in "ionline.pt"

Distantes como nunca

O conforto de sete pontos de distância sobre o segundo classificado é uma experiência inédita para um FC Porto líder à sexta jornada do campeonato, desde que as vitórias passaram a ter mais valor nas contas das classificações.

A época de 1995/96 trouxe essa novidade ao futebol e com triunfos a valer três pontos, os dragões repetem pela décima vez um primeiro lugar na Liga ao cabo das primeiras seis rondas da prova. Mas nunca, como agora, estiveram tão longe do perseguidor mais imediato.

Sete pontos é um fosso considerável mesmo nesta fase ainda tão prematura do campeonato e para quem vai à frente na tabela, uma diferença assim remete o estado de espírito para um plano de confiança necessariamente elevada, apesar de todos os alertas que também povoam o discurso do treinador dos portistas. André Villas Boas dizia, no final do jogo com o Olhanense, que a equipa do FC Porto está moralizada e determinada a seguir num caminho de vitórias, mas recuperou o exemplo do Sp. Braga, que na época passada entrou fortíssimo na prova, discutiu-a até ao fim e acabou por perder o título.

Curiosamente, o histórico azul e branco reflecte uma tendência favorável aos dragões, pois desde que as vitórias valem três pontos, e tomando ainda como referência o FC Porto instalado na liderança da classificação à sexta jornada, só por uma vez a festa mais desejada escapou ao clube, quando o rival da Invicta, o Boavista rompeu com as tradições e sagrou-se campeão nacional. Foi, precisamente, há 10 épocas.
 
in "abola.pt"

Souza pronto a ser o trinco

Pela primeira vez na temporada, Villas Boas pode não utilizar Fernando, a recuperar de uma mialgia na coxa esquerda. Ainda falta o treino desta manhã, antes da viagem do FC Porto para a Bulgária, mas não será estranha uma ausência do médio na lista de convocados para a segunda jornada da Liga Europa.

Nessa circunstância, Souza é quem se posiciona à cabeça das alternativas para o meio-campo defensivo. Contratado esta época ao Vasco da Gama do Rio de Janeiro, o médio já foi titular na recepção ao Genk e no acumulado dos 10 jogos oficiais realizados pelos portistas, entrou oito vezes em acção, a última das quais frente ao Olhanense. Villas Boas já explicou sobre Souza que se trata de uma solução válida para a posição de trinco, mas não apenas, pois o técnico também vê no jogador qualidades para outras funções no sector.

Em todo o caso, neste brasileiro está a resposta mais esperada para a possível ausência de Fernando em Sófia, partindo-se ainda do princípio de que o treinador não mudará a táctica, abordando com o 4x3x3 do costume mais esta partida. André Villas Boas dispõe de várias escolhas para arrumar a equipa dessa forma e até noutro desenho. Mas a repetição do modelo táctico não está em risco, ainda que Belluschi, outro titularíssimo, também tenha sido forçado a parar.
 
in "abola.pt"