terça-feira, 28 de setembro de 2010

É na solidez defensiva que começa o sucesso

rolando e alvaro pereira são os únicos totalistas
 

Uma das razões que explica o sucesso do FC Porto nas várias frentes está relacionada com a solidez defensiva apresentada desde o primeiro minuto da época. São 2 golos no campeonato, contra o Sp. Braga, e outros tantos na Liga Europa, diante do Genk. Os arsenalistas foram os que mais problemas criaram aos azuis e brancos no melhor jogo da competição até ao momento, ao passo que os belgas tiraram partido de alguma descompressão após o triunfo confortável no primeiro embate.

Dois momentos que são uma exceção à estabilidade promovida por André Villas-Boas, pois é no setor recuado que habitam os únicos jogadores do plantel que já atingiram a fasquia dos 900 minutos: Rolando e Alvaro Pereira. São 10 encontros completos, algo que Fernando esteve quase a igualar no passado sábado, não fosse a lesão na coxa que o obrigou a abandonar o relvado um pouco mais cedo que os companheiros.

Quanto a Alvaro, é uma verdadeira máquina competitiva, não deixando transparecer o facto de só ter desfrutado de duas semanas de férias, na sequência do 4.º lugar no Mundial. O internacional uruguaio, de 25 anos, mantém o mesmo ritmo com que acabou a época anterior e brilhou na África do Sul. Não há forma de Emídio Rafael lhe perturbar a caminhada. O sul-americano atravessa o melhor momento da sua carreira, sendo já hoje um dos laterais-esquerdos de referência no futebol europeu.

Sucessão

Rolando é o outro protagonista de quem se fala. O internacional português assumiu a liderança da defesa após a partida de Bruno Alves e tem dado conta do recado. Além do bom entendimento que tem demonstrado com Maicon, o central, de 25 anos, já marcou por duas vezes, mantendo a tendência que já tinha vincado em campanhas anteriores. Aliás, foi da sua autoria o primeiro golo oficial dos azuis e brancos em 2010/11, batendo o benfiquista Roberto, na Supertaça. A outra vítima foi o guardião do Rapid Viena.

in "record.pt"

Sem comentários: