quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LIGADO À CORRENTE


Três continentes, seis países e um vaivém electrizante, com três regressos a Portugal pelo meio, depois de um bem sucedido processo de aculturação à realidade norte-americana, que lhe permitiu estabelecer marcas históricas na Universidade de Charlotte, na Carolina do Norte. A «experiência brutal» de ter jogado em Espanha, na segunda melhor liga do Mundo, é o seu maior orgulho. Falhar o Eurobasket, em 2007, é o seu maior lamento. De novo no Porto, onde já foi campeão, Carlos Andrade está decidido a acrescentar mais um título ao currículo. Invejável. Na carreira e na atitude.

A cidade da Praia é só o ponto de partida de uma longa viagem marcada por múltiplas escalas, porque, aos dois anos, ainda antes de as memórias da Ilha de Santiago poderem conquistar contornos bem definidos, Carlos já tinha chegado a Lisboa. Voltaria, então adolescente, a Cabo Verde, para rever a família paterna, com a qual mantém contacto regular. 

Viveu por uns anos na Ajuda, mas foi em Chelas que cresceu. A jogar futebol, antes de o brilho revelado numa prova escolar sugerir o desvio para uma variante competitiva diferente, quase inversa. A permissão de contacto com a bola, que, na troca, também ganhou peso e volume, ascendeu dos membros inferiores para os superiores e o que antes era proibido passou a ser obrigatório. Nada que o atrapalhasse, no entanto. «Nos torneios inter-turmas ganhava sempre as competições de basquetebol. Toda a gente dizia que eu jogava muito bem», recorda. Lembra também a surpresa com que recebia os elogios, porque todos os gestos lhe pareciam simples e incrivelmente naturais.

Se não congénita, a habilidade de Carlos com a bola laranja nas mãos era, no mínimo, induzida. Por Mery, a irmã. «Ela é a minha inspiração», assume hoje, com uma admiração tão óbvia que nem procura disfarçar. «Na altura, via-a jogar contra rapazes e a bater-se com el
es». Influenciado pela destreza da irmã, chegou a pensar que o jogo fosse mais fácil. «Depois foi vê-la chegar à Selecção. Contava-me histórias de lugares, hotéis e pessoas que conhecia. Para mim, que ouvia pasmado, aquele mundo, no qual também queria entrar, era absolutamente fantástico».

A conselho do professor Ramos, os sonhos de Carlos cresceram o suficiente para caber por uns tempos num pavilhão do bairro da Graça. O do Maria Pia, onde, com 10 anos, conheceu João Santos, hoje companheiro de equipa e de Selecção. «A partir daí foi fácil. Foi dar largas à paixão, foi sempre a subir», evoca, com um prolongado sorriso capaz de suplantar e esquecer todos os episódios de dificuldade e superação, que são quase uma constante da sua trajectória de evolução.

(Este é um extracto de uma entrevista ao basquetebolista Carlos Andrade, que poderá ler na íntegra na mais recente edição da revista Dragões, já disponível nas bancas)



in "fcp.pt"

Falcao diz que volta em Sevilha

Falcao ainda não deve regressar aos relvados em Braga. Pelo menos na condição de titular. Foi o próprio jogador, que hoje completa 25 anos, que o admitiu em declarações à Imprensa colombiana à chegada à concentração da selecção. "Sofri um forte traumatismo no joelho esquerdo que me provocou bastantes dores. Esta semana já comecei a trabalhar com o grupo e espero que na próxima possa começar a jogar". Ou seja, Falcao não está a contar ser opção para a deslocação do FC Porto a Braga, adiando dessa forma o regresso para de hoje a oito dias, quando os dragões defrontarem o Sevilha para a Liga Europa.

Sendo assim, tudo indica que Hulk voltará a ser o ponta-de-lança de serviço dos portistas, com Varela e James no apoio. Isto se Villas-Boas não decidir promover Walter ao onze, depois de o ter deixado de fora dos eleitos nos últimos dois jogos.

Em Madrid, Falcao explicou ainda que seria prematuro dar o seu contributo à Colômbia no particular contra os campeões do mundo, a Espanha. "Não estava a cem por cento para disputar uma partida desta magnitude, no meu clube também não estou a jogar há algum algumas semanas. Portanto, jogar não seria a decisão mais prudente", acrescentou.

Ontem, El Tigre subiu aos relvados do Olival um pouco mais tarde do que os companheiros, tendo Álvaro Pereira como companhia. Ambos trabalharam à parte sob as ordens de António Dias, dando sinais de que os respectivos problemas estão perto do fim. Falcao treinou com bola e não sentiu dores pelo que até pode ser que Villas-Boas o inclua nos eleitos para a deslocação a Braga. Tudo vai depender, naturalmente, da forma como a lesão evoluir até sábado. Se o avançado não sentir qualquer limitação nem receio de disputar os lances, é quase certo que o técnico portista não desperdiçará a ocasião para dar os primeiros minutos de competição ao goleador, na condição de suplente utilizado.
Refira-se que Falcao ainda só fez um jogo em 2011 , o que tem obrigado Hulk a jogar entre os centrais adversários, e que precisa de jogar para recuperar não só a confiança como a forma. Certo mesmo, é que estará em condições de ir a Sevilha.

25
Falcao cumpre hoje 25 anos. O goleador já recebeu bastantes votos de felicidades através do Twitter, o que o levou a relembrar os seguidores de que o grande dia é apenas hoje. E será passado a viajar de volta de Madrid e a treinar no Olival. Só depois terá algum tempo para a família

9
Só em 2011, Falcao já perdeu nove jogos do FC Porto devido a duas lesões seguidas. Parou devido a fadiga extrema após o jogo com o Paços de Ferreira, regressando para a recepção à Naval. Partida em que marcaria um golo e sofreria uma lesão no joelho esquerdo

98
Faltam apenas dois golos para que El Tigre atinja a centena em toda a carreira, entre River Plate, FC Porto e Selecção da Colômbia. São dois golos que têm sido adiados devido à lesão e que, ao que tudo indica, ainda não poderão ser marcados em Braga

19
Está quase a chegar às duas dezenas de golos esta época. No FC Porto só Hulk supera essa marca com 27 golos

"O FC Porto potencia as minhas capacidades"

Falcao voltou a dizer que não está a par do interesse de grandes clubes europeus no seu concurso e garantiu que não está a pensar em sair. Pelo menos para já. O objectivo imediato é voltar aos relvados e acabar a época em grande. "Só sei do que tem saído na Imprensa. Tenho dois anos e meio de contrato com o FC Porto e penso em acabar bem esta época. De qualquer forma, sinto-me muito bem no Porto, onde sou bem tratado. A equipa potencia as minhas capacidades e fez-me crescer como jogador", sublinhou.
Adeptos das redes sociais, o colombiano explicou que as usa como um veículo para chegar mais perto dos seus admiradores e praticar um pouco a escrita, que espera um dia usar de outra forma. "Não me licenciei como jornalista e essa é uma das coisas que tenho pendentes. O Twitter e a página oficial são meios para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da minha vida e terem algum contacto".

Em Madrid para apoiar Guarín

De manhã no Olival, à tarde em Madrid. Falcao treinou, almoçou e seguiu para a capital espanhola, de avião, a fim de assistir ao vivo ao particular entre a Colômbia e a selecção campeã do mundo. Hoje estará de volta ao Porto para prosseguir a recuperação do problema no joelho esquerdo. Além de apoiar Guarín, o avançado conversou com o técnico Hernán Gómez sobre o seu estado físico. "Esta é uma grande experiência para todos os jogadores e para a nossa selecção. Vim cá para estar com o grupo e apoiar", referiu.
A Imprensa colombiana mostrou-se, ainda, curiosa sobre a evolução de James no FC Porto. Internacional pelas camadas jovens, o extremo poderá em breve marcar presença na selecção principal e Falcao aproveitou para elogiar o compatriota. "O sistema táctico do FC Porto faz com que as escolhas dos jogadores sejam especificamente para as posições em que há necessidade. O James é usado pelo lado esquerdo e ele tem as características para desenvolver essa posição e, por isso, tem podido, com o passar dos meses, ter mais continuidade", frisou. Curiosamente, isso tem acontecido desde que Falcao se lesionou.

De volta ao relvado com o estilo de sempre

Falcao foi o mind game que Villas-Boas alimentou para o clássico com o Benfica, ainda que O JOGO tenha antecipado a sua ausência. Aliás, o goleador também não esteve disponível para a recepção ao Rio Ave, apesar de ter sido considerado apto para a competição. Ontem, Falcao desenvolveu treino condicionado sob a supervisão de António Dias, mas ainda não deve voltar ao onze em Braga. Contudo, já deu um ar da sua graça, trabalhando com bola. O estilo, percebe-se, não se perdeu com a lesão.

in "ojogo.pt"

A importância de jogar Belluschi

Coincidência: foi em Braga que Belluschi perdeu a titularidade com Jesualdo Ferreira (e o FC Porto perdeu aí o primeiro jogo de campeonato, à quinta jornada...) e é em Braga que, com Villas-Boas, o argentino volta ao onze, depois de cumprido um jogo de castigo. Entre um Belluschi e outro, o do ano passado e o actual, já foram apontadas muitas diferenças. Seja pela adaptação, pela mudança de treinador ou por qualquer outro motivo que escapa, a verdade é que as estatísticas oficiais do campeonato reforçam a importância de ter Belluschi, ou não estivesse ele no pódio de quase todos os itens que são contabilizados.

Nos remates, só Hulk e Falcao são mais insistentes do que ele. Mais: quando se contam os que tiros que efectivamente chegaram à baliza, Belluschi apanha Falcao nas contas e só Hulk lhes escapa. Bem colocado nos ensaios da finalização, apesar de só ter um golo no campeonato, o argentino também não está nada mal a ditar as coordenadas de jogo, ou não fosse ele o segundo jogador do FC Porto com mais passes efectuados, atrás de João Moutinho. Aliás, os dois, com criatividade amplamente reconhecida, não esmorecem no pódio da combatividade: Moutinho foi o portista que mais faltas fez, seguido de Belluschi, um dos preferidos de Villas-Boas para marcar os cantos, a par de Hulk. Nas faltas sofridas, só o brasileiro é mais massacrado; Belluschi e Varela completam esse pódio. Já no dos cruzamentos, só Hulk e Álvaro Pereira conseguem melhor rendimento.

Assumir riscos parece estar no código genético futebolístico de El Samurai, o que talvez justifique um dado menos positivo das estatísticas, mas igualmente com direito a pódio: só Hulk perde mais bolas do que ele, o que pode sempre acarretar alguns desequilíbrios defensivos, nada aconselháveis na visita ao Minho.

É justo dizer que, depois de o ter sacrificado em Braga, Jesualdo voltou a confiar nele na jornada seguinte, com o Sporting. E voltou a ganhar. Belluschi, esse, foi perdendo fulgor ao longo da época, mas parece apostado em redimir-se.

Polivalência que rendeu pontos

Guarín perdeu para Rúben Micael a vaga directa deixada por Belluschi, no último jogo, mas a verdade é que Villas-Boas dá sinais de confiar mais no colombiano, transformado em aposta recorrente no meio. Sombra de Fernando, Guarín já foi também usado mais à frente, incluindo na inimaginável posição 10. Os dois golos marcados ao Marítimo reforçaram-lhe o ânimo. Usado em 13 jogos do campeonato, Guarín já acumulou um total de 712 minutos e é dos primeiros a saltar do banco.

Falta continuidade para ganhar fôlego

O crédito acumulado por Villas-Boas em apostas improváveis mas certeiras (Sapunaru é o caso mais flagrante, mas há ainda Belluschi e até Guarín) tem o reverso da medalha: a par de Fucile, Rúben Micael foi dos que mais desvalorizaram de um ano para o outro. Escolhido para o lugar de Belluschi na última jornada, o madeirense só tem um jogo completo no campeonato e só por duas vezes esteve em dois jogos consecutivos no onze e nunca no campeonato, onde tem apenas 383 minutos

in "ojogo.pt"

Internacionais já reintegram treino de hoje

O FC Porto volta a treinar esta tarde e André Villas-Boas já deverá poder contar com os internacionais Rolando, João Moutinho, Guarín, Hulk e Otamendi, que reintegram os trabalhos a pensar na deslocação a Braga. Sapunaru, recorde-se, chegou a estar entre os convocados da selecção romena, mas uma mialgia de esforço acabou por obrigar a retirar o seu nome da lista à última hora. A situação do lateral manteve-se estes dias, mas deverá ser reavaliada hoje ainda. Entregues ao departamento médico continua Emídio Rafael. Falcao e Álvaro Pereira já evoluem no relvado.

Em Sevilha só na véspera do jogo

O FC Porto só viaja para Sevilha na quarta-feira, véspera do jogo dos 16 avos-de-final da Liga Europa. A proximidade determinou um plano de viagem comum para as distâncias mais curtas. Os portistas treinam em Sevilha ao final do dia, antecipando nessa altura em conferência de Imprensa o duelo com os espanhóis. Depois de dois dias de folga, por causa das selecções, o plantel portista já sabe que vai ter de trabalhar sem pausas até ao jogo com o Sevilha,

in "ojogo.pt"

Álvaro acelera para a Liga Europa

Álvaro Pereira voltou a trabalhar no relvado, depois de ter sido operado ao braço esquerdo, na sequência da lesão sofrida em Novembro durante a preparação do Uruguai-Chile e da qual se ressentiu antes do jogo para a Taça da Liga com o Nacional. Até aqui, o jogador vinha fazendo trabalho de recuperação no ginásio, mas este cenário está a evoluir favoravelmente, conforme se pôde observar ontem. Ausente desde o início do ano, ganha agora força a possibilidade de André Villas-Boas poder alimentar esperanças de ver Palito apto a tempo do jogo da Liga Europa com o Sevilha. A recuperação faz-se, contudo, sem queimar etapas e ontem Álvaro Pereira começou por evoluir à parte, sob a orientação do fisioterapeuta António Dias, que também conduziu mais uma fase de recuperação mais adiantada de Falcao.

Numa altura em que o sector esquerdo da defesa portista continua a ser fustigado por lesões mais ou menos graves - Emídio Rafael e até Sereno são os exemplos mais recentes -, as perspectivas de regresso de Álvaro Pereira prometem devolver um jogador muito importante à competição, numa altura em que o FC Porto volta a entrar nas provas europeias e se mantém envolvido na luta pelo título e pela Taça de Portugal.

De volta ao onze

Perante o cenário arrasador à esquerda da defesa - Emídio Rafael e Álvaro Pereira estão em fases distintas das respectivas lesões - Fucile será uma das poucas alternativas para os próximos jogos e tem a oportunidade de se mostrar mais, ele que atravessa uma fase discreta no Dragão

in "ojogo.pt

Bloco sem fronteiras

NOTÁVEL RENDIMENTO FORA DE CASA É O SUPORTE DE UMA MURALHA DE BETÃO


O que resulta da união de três portugueses, dois uruguaios, dois brasileiros, um argentino e um romeno? Uma verdadeira muralha de betão que se traduz na melhor defesa do campeonato. Mas isso já não é novidade nesta altura. O que salta à vista é mesmo o notável rendimento dos azuis e brancos fora de portas.
Em vésperas de arrancarem para uma tournée que os vai levar de Braga até à Luz, os dragões têm o suporte de uma retaguarda que dá toda a confiança a André Villas-Boas. Em oito saídas, o FC Porto só consentiu 2 golos, curiosamente nas únicas vezes que cedeu pontos na Liga (Guimarães e Alvalade).
in "record.pt"

Sereno luta pelo (seu) lugar

Defesa-central recuperou e está apto para o jogo de Braga. André Villas Boas tinha Fucile já apontado ao lado esquerdo da defesa… Troca de jogadores continua em equação. 

Afinal, a lesão de Sereno era apenas fadiga muscular. Problema relativamente simples de resolver e até ultrapassado durante a folga alargada. 

Dois dias de descanso que fizeram o pequeno milagre de recuperar totalmente o jogador, que já se treinou sem limitações na primeira sessão de trabalho da semana, ontem de manhã, e permite desde já ao central estar em condições de defender o seu lugar de lateral-esquerdo (de há três partidas a esta parte) no jogo de Braga. 
Uma boa notícia para o defesa, também para os dragões, porque os efectivos não abundam no sector defensivo, nem tanto para Fucile, que vê as possibilidades de regresso à titularidade e… à normalidade reduzidas com a recuperação do jogador português.

Em condições normais seria Fucile a primeira escolha de Villas Boas, mas a verdade é que esta época assim não tem acontecido, pois desde que Álvaro Pereira saiu de cena Emídio Rafael, que seria o terceiro elemento para o lado esquerdo da defesa, acabou por lhe levar a melhor. 

Depois até Sereno o fez. O central saiu mais cedo da partida com o Rio Ave, por incapacidade física, e a sua baixa, a confirmar-se, abriria definitivamente caminho para o uruguaio ocupar aquele posto para que está habilitado e certificado. O que já não será bem assim…


in "abola.pt"