terça-feira, 8 de novembro de 2011

FC Porto desmente possibilidade Pedro Martins

Bola Branca apurou, junto de fonte do clube azul e branco, que o interesse noticiado no técnico do Marítimo, é falso.


O "Diário de Notícias da Madeira" publica, na edição de hoje, um artigo que dá conta do interesse do FC Porto em Pedro Martins, treinador do Marítimo. Fonte da SAD portista, contactada por Bola Branca, desmente a notícia, considerando-a "falsa e absurda". 

O diário detalha que "Pedro Martins, treinador do Marítimo, já foi contactado por elementos do departamento de futebol do FC Porto, que quiseram aferir da possibilidade do técnico se mudar para o Dragão a breve trecho".



in "rr.pt"

Kleber: "É por estar no FC Porto que chego à selecção"

Kléber teve tratamento VIP no regresso à lista de convocados da selecção brasileira e desta vez seguiu mesmo viagem. Mano Menezes telefonou-lhe horas antes da divulgação oficial das suas opções para os dois jogos particulares com o Gabão e o Egipto informando o avançado de que contava com ele de novo. A lesão sofrida a 28 de Setembro, em São Petersburgo, contra o Zenit, na Liga dos Campeões, mais não fez do que adiar o teste a que o seleccionador o queria sujeitar. "Fiquei muito feliz com a chamada de Mano Menezes duas horas antes de a convocatória oficial sair. Ainda não caí em mim, acho que isso só vai acontecer quando estiver lá no meio dos meus companheiros, trabalhando", confessou Kléber a O JOGO antes de embarcar para Frankfurt na companhia de Hulk e Alex Sandro, a fim de se juntar à comitiva do Brasil e seguir para o Gabão. A forma como foi abordado pelos responsáveis da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deixou grande margem para dúvidas em relação a um sonho que perseguia desde que começou a jogar futebol. "Primeiro falou o pessoal da CBF, e só depois é que falou Mano Menezes. Mas da maneira como me abordaram, acreditei que tinha chegado o meu dia. Com Mano Menezes ao telefone, deu mesmo para sentir aquele frio na barriga e percebi que era mesmo verdade", acrescentou ainda, revivendo as emoções, mas recusando-se a comentar a actualidade dos dragões e a sequência de maus resultados.
O avançado salientou mais um passo importante na sua carreira, mas não foi ingrato na hora de reconhecer que a mudança para os campeões nacionais foi decisiva para concretizar o sonho: "Com certeza é por estar no FC Porto que chego à selecção brasileira. O FC Porto ajudou muito, e agradeço a todos os que trabalham comigo e aos clubes por onde passei. Mas principalmente ao FC Porto, que é o clube que represento." Do contacto com os internacionais brasileiros, Kléber espera agora aprender para evoluir e lutar pelo regresso aos eleitos de Mano Menezes. "Vai ser bom para aprender com experiências novas. Com grandes jogadores, evoluímos mais depressa. Aliás, procuro fazer isso no FC Porto a cada dia que passa. O clube está a proporcionar-me essas condições, e espero ter as mesmas oportunidades na selecção", comentou. Por todas estas sensações que o avançado está a viver, as expectativas não podiam ser maiores: "Sente-se um friozinho na barriga, mas acredito que assim que chegar lá, estarei mais tranquilo. Vou procurar integrar-me no grupo e estar mais solto para poder jogar com alegria e encontrar o meu espaço."
Com os Jogos Olímpicos de Londres à porta, Kléber não esconde o seu grande objectivo, ele que chega à selecção principal do Brasil sem nunca ter sido seleccionado nos escalões de formação: "Penso muito nas Olimpíadas, sim. É o principal objectivo neste momento; os Jogos são já no próximo ano, tenho idade olímpica e há que trabalhar para isso, para tentar entrar no grupo dos que forem escolhidos para ir a Londres. Mas agora quero desfrutar de tudo isso."

Trio viajou de madrugada para Frankfurt

Kléber e Alex Sandro juntaram-se a Hulk no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ainda o sol não tinha rompido. O trio de jogadores do FC Porto tinha um dia longo pela frente, com a ligação para o Gabão marcada para a tarde, em Frankfurt. Nenhum deles se mostrou disponível para falar sobre questões relacionadas com o FC Porto, apenas Alex Sandro deixou escapar a O JOGO a sua satisfação por representar os campeões nacionais: "É fantástico, estou muito bem no FC Porto." À chegada a Frankfurt, os jogadores juntaram-se à comitiva para um breve almoço antes de embarcarem para Libreville, no Gabão, onde defrontam a selecção local na quinta-feira. No dia seguinte, os jogadores de Mano Menezes têm nova viagem marcada, até Doha, no Catar, para novo particular.

in "ojogo.pt"


James sente "orgulho" por nomeação para Golden boy

Depois da grande exibição na estreia pela selecção, James Rodríguez voltou a ser uma das principais atracções no regresso à Colômbia, tendo sido entrevistado pela Rádio Caracol antes de realizar o primeiro treino de preparação para os jogos com a Venezuela e Argentina. Por lá, o portista confidenciou que está muito feliz por ter sido nomeado para o melhor jogador jovem do ano - Golden Boy -, um prémio atribuído pelo jornal italiano "Tuttosport". "É algo que me deixa muito orgulhoso. Não sei se vou ganhar; só espero continuar a crescer como jogador", referiu. James aproveitou ainda a oportunidade para reforçar a vontade de querer repetir a exibição realizada na Bolívia, mesmo tendo de enfrentar agora o calor da cidade colombiana de Barranquilha, como explicou ontem Guarín. "Não vai ser fácil adaptarmo-nos a este calor. Mas estamos muito motivados para estes dois jogos", afirmou o médio. James e Guarín foram testados ontem na equipa titular para o jogo com a Venezuela.


in "ojogo.pt"

Rodriguez: "Não jogo porque termino contrato"

Cristian Rodríguez desapareceu das opções de Vítor Pereira desde a partida da Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro por razões extrafutebol, relacionadas com o facto de estar a terminar o contrato com o FC Porto. O extremo continua a merecer a confiança de Óscar Tabárez no Uruguai e foi precisamente à chegada à selecção que fez declarações reveladoras. "Fisicamente estou bem, apesar de não ter jogado as últimas partidas pelo FC Porto. A minha situação passa por outras questões, à margem do futebol. Termino o contrato dentro de sete meses, e às vezes há algumas coisas que são extrafutebol", referiu.
Se a primeira crítica é implícita, o Cebola foi mais longe quando lhe perguntaram directamente se não joga por questões "políticas". "Seguramente é por isso. Como termino o contrato... é essa a forma como eles lidam com a situação no clube. Mas estou tranquilo. Treinando, sem lesões e sem relaxar, para estar na melhor forma possível nesta oportunidade que me voltam a dar na selecção. Se jogar, vou fazer as coisas da melhor forma", assegurou.
Apesar da situação, Rodríguez não se mostra desagradado. "No FC Porto, também me brindam com carinho, mesmo não estando a jogar. E o sentimento é mútuo. Levo quatro anos lá e aprendi a gostar do clube e da cidade", frisou.
Rodríguez alimentou o defeso dos azuis e brancos, sendo apontado a vários emblemas, da Turquia à Rússia, passando por França e Inglaterra, entre outros. Contudo, o esquerdino foi resistindo e dando negas a todas as propostas, acabando por ficar no FC Porto, onde cumpre o último ano de um contrato de quatro temporadas. Em Janeiro fica livre para negociar com quem quiser.

Apontado como substituto de Diego Forlán na selecção

Rodríguez parecia uma estrela de cinema à chegada ao Uruguai: de calças cinzentas, camisola com a imagem do filme "O Padrinho", sapatos brancos e uma boina na cabeça. A mãe foi esperá-lo ao aeroporto e, depois de receber o carinho da família, o Cebola falou aos jornalistas locais, que o apontam como um dos possíveis substitutos de Diego Forlán (lesionado) no onze que Óscar Tabárez vai apresentar diante do Chile, no dia 11. O jogo conta para o apuramento para o Mundial.

in "ojogo.pt"

Margem de Vítor Pereira ainda o segura ao lugar

Vítor Pereira deve manter-se no comando técnico do FC Porto, apesar de ser considerado o principal responsável pelo "mau desempenho" da equipa do FC Porto durante esta temporada. Estão são duas das conclusões de um estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem durante os dias 3 e 4 de Novembro, ou seja, ainda antes do empate cedido pelo FC Porto na recente visita ao terreno do Olhanense.
Apesar da maior parte (46,9%) dos 1022 participantes no inquérito ter defendido que o treinador devia cumprir contrato, mesmo tendo em conta que a época do FC Porto está a ser marcada por alguma irregularidade, há também uma percentagem bastante elevada (42,4%) que defende a sua substituição, muito por culpa de, neste momento, estar em xeque a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões - 10,7% não sabe ou não responde à pergunta. Este número considerável de entrevistados que defende a mudança de protagonista no comando técnico dos campeões nacionais ganha ainda maior relevância pelo facto de o inquérito ter sido efectuado antes da partida em Olhão, cidade onde os portistas deixaram mais dois pontos na luta pelo título.
Curiosamente, Vítor Pereira também é considerado como o principal responsável pelo mau desempenho do FC Porto esta época, numa votação que voltou a apresentar resultados bastante divididos. O treinador surge no primeiro lugar no que aos responsáveis diz respeito (35,7%), embora seja seguido de muito perto pelos jogadores (32,5%). Afinal, e excepção feita a Falcao, a base da actual equipa está quase totalmente assente naquela que permitiu um grande sucesso ao longo da última temporada. Outro dado importante deste inquérito está no facto de a administração, liderada por Pinto da Costa, ter recolhido cerca de um quinto das responsabilidades pelo mau desempenho da equipa durante esta temporada, um número bastante elevado para quem, ainda há poucos meses, liderou um grupo capaz de conquistar quatro títulos, um deles internacional, como foi o caso da Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Mangala: «espantosa precocidade» conquista seleccionador

Reportagem-Maisfutebol: defesa central do FC Porto já é vice-capitão dos sub-21 franceses. Erick Mombaerts, seleccionador francês, conheceu-o num famoso Standard Liège-Arsenal


Mangala. Três sílabas, três nacionalidades. Eliaquim teve de optar entre o Congo, donde os seus pais são naturais, a França, onde nasceu e viveu até aos quatro anos, e a vizinha Bélgica, país que o viu crescer como homem e futebolista.

Acabou por escolher a França, talvez pelo prestígio dos bleus, talvez para não esquecer o país-berço. Está na categoria de sub-21 e já realizou 14 jogos pela selecção. O defesa do F.C. Porto estreou-se pelos gauleses a 13 de Novembro de 2009, num particular frente à Tunísia.

E «tem tudo para chegar rapidamente» à equipa A.

«A primeira vez que o vi foi no Standard-Arsenal na Liga dos Campeões. Ao vê-lo jogar decidi que podíamos integra-lo no nosso grupo», conta Erick Mombaerts, seleccionador dos sub-21 de França ao Maisfutebol. «Ser titular com apenas 18 anos de idade é um sinal de espantosa precocidade», acrescenta.

Agora no F.C. Porto, Mangala não é esquecido e continua firme nas escolhas de Mombaerts. Faz mesmo parte do grupo de sub-capitães e é observado continuamente. O seleccionador viu, por exemplo, o recente jogo frente ao Apoel, em Chipre. Apesar de ter cometido uma grande penalidade, Erick Mombaerts admite ter ficado «espantado» com a performance do central.

«Já progrediu imenso na leitura e na inteligência de jogo. Mostrou muita maturidade porque é complicado jogar com uma defesa alta. Este jogo vai fazer-lhe bem, pois é com os erros que se pode crescer», sublinha Mombaerts.

Se a evolução no F.C. Porto coincidir com as expectativas da federação francesa, Mangala tem a principal formação dosbleus à espera. O seleccionador Laurent Blanc está atento ao jovem dragão, assegura Erick Mombaerts. 

Na França, em cada concentração, as selecções treinam no centro de Clairefontaine e costumam cruzar-se. Daí que Blanc, também ele um antigo defesa central, já tenha uma ideia formada sobre o valor de Mangala. 

«Ele conhece-o muito bem e incita-o bastante. O Laurent quer que o Mangala continue assim», diz Mombaerts.

in "maisfutebol.iol.pt"

Inter volta à carga por Fernando

ITALIANOS QUEREM MÉDIO EM JANEIRO



O jornal italiano “Gazzetta dello Sport” dá destaque, esta terça-feira, a novo ataque do Inter Milão a Fernando. O clube italiano quer o médio portista já na próxima reabertura de mercado.
O diário transalpino escreve mesmo que o jogador brasileiro dificilmente ficará no FC Porto depois de janeiro.
O Inter é um dos muitos clubes em Itália interessados nos serviços de Fernando, que apenas deverá sair do Dragão por um valor a rondar os 12 milhões de euros.
Guarín é outro médio dos dragões que está na lista nerazzurra e, por isso, também é destaque hoje na imprensa italiana.
in "record.pt"

Walter em privado

VÍTOR PEREIRA DISPENSOU-LHE ATENÇÃO ESPECIAL



Trabalhar com poucos jogadores em período de jogos de seleção impossibilita a afinação das manobras coletivas, mas, por outro lado, permite que os jogadores sejam acompanhados com redobrada atenção. Ontem de manhã, Vítor Pereira deu indicações de que fará isso mesmo com Walter, o único avançado que tem neste momento à sua disposição, já que os restantes estão divididos entre as equipas nacionais e o departamento clínico.
Quando os outros jogadores já iniciavam os exercícios de aquecimento no relvado do Olival, o técnico chamou o Bigorna para uma conversa à parte, antes de lhe dar ordem para retomar os trabalhos.
in "record.pt"

Kléber: «Quero estar nos Jogos Olímpicos»

ANTEVÊ A ESTREIA NA SELEÇÃO BRASILEIRA



Entre os 12 jogadores do FCPorto que foram chamados às seleções, há um que merece especial destaque: Kléber. O avançado, de 21 anos, fará a sua estreia absoluta no escrete canarinho. Uma sensação única, dado que nunca representou o seu país, nem sequer nos escalões jovens.
“Comecei muito tarde no futebol”, explicou, para logo depois traçar a meta que tem no horizonte: “Penso muito nos Jogos Olímpicos. É o meu principal objetivo neste momento, já que se realizam no próximo ano. Tenho idade olímpica e espero conquistar o meu espaço na equipa. Quero estar nos Jogos Olímpicos”, destacou o avançado.
in "record.pt"

Liderança já vai em 40 jogos

Vítor Pereira abana mas não cai. Dragões ao mesmo nível classificativo da época passada: sempre na frente desde a primeira jornada. Liderança azul e branca já vai em 40 jogos... 

Os dragões respiraram fundo. E Vítor Pereira bem pode nestas duas semanas de interregno das competições, pelo menos, voltar a dizer alto e bom som, como aconteceu na conferência de Imprensa antes do jogo de Olhão, que continua a não ver ninguém à frente do FC Porto. Isto porque o Benfica empatou entretanto em Braga e minimizou de alguma maneira, em termos classificativos, os efeitos de idêntico desfecho dos portistas (mas 0-0) na casa dos algarvios.

Com tantos sobressaltos e já o segundo empate no campeonato, com tantas críticas e insatisfação no próprio clube pelas inquietantes e mesmo frustrantes exibições da equipa, a verdade é que em termos práticos e objectivos tudo o que se diz por aí cai por terra quando analisado o FC Porto pelos números. Principalmente, pela classificação, que lidera desde a primeira jornada, ainda que na ronda inaugural tivesse a companhia de Académica e V. Setúbal...

Vítor Pereira já poderia ter aproveitado os deslizes do seu adversário directo não fora tamanha irregularidade e tiros no pé (frente ao Feirense e Olhanense) para arrepiar caminho, como o fez na época passada André Villas Boas - que se limitou a ganhar... -, mas sempre avisou desde que é treinador principal do FC Porto que este será um campeonato discutido jornada a jornada, ponto a ponto. 

E assim deverá ser, talvez mais porque os azuis e brancos tenham baixado um pouco a guarda - quer pelas mudanças operadas, quer pelos quatro títulos conquistados na época passada - e os encarnados subido e muito a parada nesta temporada.


in "abola.pt"

Brasil de azul-e-branco

Alex Sandro, Hulk e Kléber para os jogos com Gabão e Catar. Maior embaixada de sempre do FC Porto na selecção canarinha. O dragão fica com muitos louros, é o clube mais representado nos pentacampeões mundiais. 

O seleccionador brasileiro Mano Menezes chamou apenas jogadores a actuar na zona europeia para os compromissos particulares com Gabão (dia 10) e Catar (dia 14) e nesse lote reduzido de escolhas figuram três jogadores do FC Porto. 

Para além da presença que vai ficando habitual de Hulk, o seleccionador convocou ainda Alex Sandro e Kléber, que ficam na calha para jogar pela primeira vez com a camisola principal do Brasil. Kléber, aliás, já deveria ter somado a primeira internacionalização mas lesionou-se frente ao Zenit, para a Liga dos Campeões, e a sua entrada em cena ficou adiada para a etapa seguinte. É agora, como lhe prometera o seleccionador brasileiro. 

É curioso, Hulk e Kléber até podem jogar juntos pela selecção brasileira, ou um substituir o outro, pois Mano Menezes chamou apenas quatro avançados para a digressão: além dos dragões, aposta em Willian e Jonas. Face às soluções ofensivas que se deparam, Hulk será mesmo a referência atacante dos brasileiros nos dois jogos particulares.

Notável também o facto de Alex Sandro ficar na perspectiva de chegar a internacional brasileiro tendo realizado apenas um jogo pelo FC Porto, para a Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro, embora a subida do esquerdino ao grupo principal se deva ao passado radioso nos sub-20, onde conquistou o último título mundial da categoria.

Notável, também, a entrada de Kléber no grupo de elite, ele que não apresenta qualquer internacionalização nos escalões de base no Brasil e realizou, até à data, apenas 15 jogos pelo campeão nacional... 

Mais notável ainda, o FC Porto apresenta-se como clube mais representando na selecção brasileira, com três elementos, superando as embaixadas de Benfica, Barcelona, Valência e Shakhtar, que têm indicados dois jogadores para a selecção.


in "abola.pt"

Varela a contas com tendinite no joelho

Ausente no treino desta manhã do FC Porto, Silvestre Varela limitou-se a efectuar tratamento, devido a tendinite no joelho esquerdo. 

O jogador esteve na partida do passado sábado diante do Olhanense, mas sem sair do banco de suplentes. Agora, arrisca algum tempo de paragem.

Do boletim médico continuam a fazer parte Fucile, Sapunaru, Emídio Rafael e Iturbe, que já efectuou treino condicionado.

in "abola.pt"