terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mangala: «espantosa precocidade» conquista seleccionador

Reportagem-Maisfutebol: defesa central do FC Porto já é vice-capitão dos sub-21 franceses. Erick Mombaerts, seleccionador francês, conheceu-o num famoso Standard Liège-Arsenal


Mangala. Três sílabas, três nacionalidades. Eliaquim teve de optar entre o Congo, donde os seus pais são naturais, a França, onde nasceu e viveu até aos quatro anos, e a vizinha Bélgica, país que o viu crescer como homem e futebolista.

Acabou por escolher a França, talvez pelo prestígio dos bleus, talvez para não esquecer o país-berço. Está na categoria de sub-21 e já realizou 14 jogos pela selecção. O defesa do F.C. Porto estreou-se pelos gauleses a 13 de Novembro de 2009, num particular frente à Tunísia.

E «tem tudo para chegar rapidamente» à equipa A.

«A primeira vez que o vi foi no Standard-Arsenal na Liga dos Campeões. Ao vê-lo jogar decidi que podíamos integra-lo no nosso grupo», conta Erick Mombaerts, seleccionador dos sub-21 de França ao Maisfutebol. «Ser titular com apenas 18 anos de idade é um sinal de espantosa precocidade», acrescenta.

Agora no F.C. Porto, Mangala não é esquecido e continua firme nas escolhas de Mombaerts. Faz mesmo parte do grupo de sub-capitães e é observado continuamente. O seleccionador viu, por exemplo, o recente jogo frente ao Apoel, em Chipre. Apesar de ter cometido uma grande penalidade, Erick Mombaerts admite ter ficado «espantado» com a performance do central.

«Já progrediu imenso na leitura e na inteligência de jogo. Mostrou muita maturidade porque é complicado jogar com uma defesa alta. Este jogo vai fazer-lhe bem, pois é com os erros que se pode crescer», sublinha Mombaerts.

Se a evolução no F.C. Porto coincidir com as expectativas da federação francesa, Mangala tem a principal formação dosbleus à espera. O seleccionador Laurent Blanc está atento ao jovem dragão, assegura Erick Mombaerts. 

Na França, em cada concentração, as selecções treinam no centro de Clairefontaine e costumam cruzar-se. Daí que Blanc, também ele um antigo defesa central, já tenha uma ideia formada sobre o valor de Mangala. 

«Ele conhece-o muito bem e incita-o bastante. O Laurent quer que o Mangala continue assim», diz Mombaerts.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: