quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Danilo já treina com o grupo

DRAGÕES PREPARAM CLÁSSICO



Danilo, recém-chegado ao plantel do FC Porto, integrou esta quinta-feira os trabalhos da equipa orientada por Vítor Pereira, a dois dias do clássico com o Sporting (sábado, às 20 e 15).
Segundo o site oficial dos dragões, o colombiano Guarín, com dores musculares, e Emídio Rafael, há muito afastado por lesão, foram os únicos ausentes da sessão de conjunto.
Os azuis e brancos regressam aos treinos na manhã de sexta-feira, pelas 10 e 30, seguindo-se a divulgação da lista de convocados para o encontro.
in "recors.pt"

Téo Gutiérrez regressa ao Racing

Pinto da Costa já descartou contratação do avançado pelo F.C. Porto.


Téofilo Gutiérrez já regressou à Argentina para se apresentar no Racing. O avançado colombiano, associado ao F.C. Porto nas semanas que antecederam a reabertura do mercado, e entretanto descartado por Pinto da Costa, manifestou a vontade de continuar no emblema de Avellaneda.

«É preciso tratar algumas coisas, mas com a ajuda de Deus espero que tudo se resolva, para continuar neste grande clube que é o Racing», disse o jogador, à chegada a Buenos Aires.

Téo procurou ainda reconquistar o carinho dos adeptos,zangados desde que o avançado disse que gostaria de representar um clube como o River Plate ou o Boca Juniors. «O Racing é um clube tão grande quanto esses. Gostava que as coisas não fossem mal interpretadas. Estou cá e sou um profissional como os meus colegas», afirmou.


in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Pressão? Todos têm responsabilidades»

Técnico portista antecipa clássico com o Sporting

O clássico do próximo sábado antecipa-se com «ping pong». O Sporting parece querer atirar a pressão para o lado do F.C. Porto, mas no Dragão também não há vontade de assumir o favoritismo de peito feito. 

«O Porto sabe da importância do jogo. Queremos ganhar, e preparámo-nos para isso. Se a pressão está do nosso lado ou não... Queremos ganhar os três pontos e o Sporting também. É um clássico e todos têm as suas responsabilidades. Nós temos as nossas e o Sporting tem as suas», disse Vítor Pereira, na antevisão do encontro de Alvalade.

Um triunfo portista deixaria o Sporting a nove pontos da liderança, mas o técnico recusa traçar tal cenário como o adeus leonino ao título. 

«É uma questão que não me diz respeito. Faltam muitos jogos. Claro que ficaria a uma distância considerável, mas essa é uma questão que terá de ser colocada ao Domingos. A nós compete fazer um bom jogo, conquistar os três pontos e segurar a liderança», acrescentou.

Sem entrar numa análise exaustiva sobre o adversário, Vitor Pereira rematou a conversa sobre o Clássico com uma outra impressão. «Vamos ter de apresentar o nível que demonstrámos nos jogos anteriores.»

Quando se fala do mercado de transferências, Vitor Pereira opta quase sempre por afirmações cautelosas, recatadas. Na conversa com a comunicação social, o treinador apenas foi um pouco mais longe para explicar os motivos que levaram Walter a regressar ao Brasil.

O atacante contratado ao Internacional de Porto Alegre no Verão de 2010 está, como se sabe, muito perto de ser emprestado ao Cruzeiro de Belo Horizonte. «O Walter está de saída porque precisa de oportunidades e foi à procura de desafios. Quer jogar mais. Continua a ser um atacante de qualidade», resumiu o técnico do F.C. Porto.

Vitor Pereira não se mostrou, de resto, disponível para abordar outras situações concretas no plantel azul e branco. Como a de Cristián Rodríguez, que acaba contrato em Junho e já foi dado inúmeras vezes como transferível. 

«Este é um mês de entradas e saídas. As equipas têm de perceber daquilo que precisam. Eu estou satisfeito com o que tenho», vincou o treinador.  

.

Djalma vai ou não poder alinhar em Alvalade? Vitor Pereira não soube precisar uma resposta concreta, a pouco mais de 48 horas do jogo contra o Sporting. A federação angolana exige que o atleta se apresente ao mesmo tempo dos demais convocados para a CAN, mas o F.C. Porto ainda acredita num entendimento.

«Continuo a contar com o Djalma», sublinhou Vitor Pereira. «Temos boas relações com a federação de Angola e acredito que haja autorização para ele actuar em Alvalade», referiu o treinador dos dragões, claramente na expectativa por uma resposta de Luanda. 

Na conferência de imprensa desta quinta-feira também se falou de Danilo. O internacional brasileiro treinou pela primeira vez no Olival. Para já, não entra nas contas do técnico. «Vamos ter cuidado com ele. Quando sentirmos que está em boas condições, vamos chamá-lo para a competição. Agora ainda não é possível.»

A chegada de Danilo deve implicar a saída de um dos outros laterais direitos, Jorge Fucile ou Sapunaru. Vitor Pereira não se compromete com esse dado. «Conto com os que cá estão e correspondam ao meu nível de exigência.»

Pinto da Costa defendeu Vitor Pereira numa entrevista dada recentemente e garantiu que o técnico vai ficar, pelo menos, os dois anos de contrato no Dragão. Vitor Pereira reagiu esta quinta-feira, em conferência de imprensa, às palavras do presidente do F.C. Porto. 

«São os anos que tenho no contrato. O presidente sabe por que é que me escolheu. Tem as suas razões. Temos de apresentar resultados e temos de provar a nossa competência», disse o técnico. Os presentes quiseram saber qual a opinião do treinador do F.C. Porto sobre a paragem das competições no período de Natal e ainda acerca do paradigma que envolve a difícil situação do futebolista português.

No primeiro caso, Vitor Pereira foi claro. «Concordo com a paragem no Natal, pois somos um país de maioria católica. Já não concordo com a paragem no Ano Novo. Tivemos uma semana para prepararmos o encontro e acho que é suficiente, mas não concordo.»

Em relação ao elevado número de estrangeiros, esta é a reflexão do técnico. «É um tema sensível. Haveria muito para dizer. Muitas vezes o jogador português é mais caro do que o estrangeiro. Temos de valorizar aquilo que temos, pois o futebolista português tem qualidade, mas muitas vezes no estrangeiro encontram-se atletas a bom preço. Os portugueses de qualidade são muito caros.» 

«É uma questão a ser debatida e os treinadores devem ser ouvidos. São necessárias medidas para proteger o jogador jovem português. Disso não tenho dúvidas.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Jesualdo Ferreira: "Sporting foi sempre mais complicado que o Benfica"


Jesualdo Ferreira era o treinador quando o FC Porto perdeu pela última vez na Liga. Foi em Alvalade, faz sábado 677 dias.
A noite de 28 de fevereiro de 2010 marcou a última derrota do FC Porto para a Liga. Foi precisamente com o Sporting, em Alvalade, onde os dragões regressam sábado, 677 dias depois de Yannick, Izmailov e Miguel Veloso terem construído um triunfo por 3-0.
Jesualdo Ferreira era o treinador portista, tendo iniciado uma semana depois em Olhão um ciclo de 52 jogos sem perder no campeonato que ainda dura e estará à prova na próxima jornada. "Essa foi a fase mais complicada que tive no FC Porto. Foi um mês de grande densidade de jogos e de muitos problemas", justifica Jesualdo ao DN. O agora técnico do Panathinaikos assume que no seu tempo "os jogos com o Sporting foram sempre mais complicados do que com o Benfica", até porque com os encarnados apenas perdeu uma vez.

in "dn.pt"

Danilo: "Objectivo é ganhar títulos"

Danilo chegou finalmente ao Porto, indiferente às ameaças do Santos e já focado em conquistas. Eram 8h29 quando o avião que o trouxe do Brasil pousou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Cerca de uma hora depois de resolvidos os trâmites burocráticos, o jogador surgiu à porta VIP, entrando directamente para uma carrinha de vidros fumados e seguindo para o Olival, onde já conheceu os seus novos colegas.
Danilo esteve depois no Dragão e proferiu as primeiras palavras de azul e branco vestido, no relvado do palco onde espera dar a melhor sequência à sua carreira. "Como em todas as equipas por onde passei, o objectivo é ganhar títulos", atirou, numa curta apresentação à página oficial dos campeões nacionais. Expectativas que Pinto da Costa partilha: "É um grande reforço, de quem esperamos muito."
Numa entrevista concedida a O JOGO em Setembro último, Danilo já não escondia as expectativas, adiantando que tinha tudo para dar certo no FC Porto. À chegada, o brasileiro manteve a mesma imagem de marca: "Sempre fui bem visto por ser um jogador vencedor e espero que aqui não seja diferente. O Danilo e o FC Porto têm tudo para ser um excelente conjunto, com muitas vitórias".
O brasileiro também venceu quatro títulos em 2011, incluindo o Mundial'sub-20 e a Taça dos Libertadores da América, pelo Santos, mas percebeu cedo que a mudança para Portugal vai fazer-se dentro do mesmo espírito de conquista: "Desde que entrei no avião encontrei logo pessoas que me disseram, que tinha que jogar bem e ganhar". Mas nada que o pudesse atemorizar. "Temos de estar habituados a este tipo de pressão para jogar num clube vencedor como o FC Porto", frisou. Aliás, os objectivos pessoais confundem-se com os colectivos a julgar pelas suas palavras: "Vou lutar para conquistar um lugar na equipa, mas o meu primeiro objectivo será ajudar o FC Porto a vencer".
O primeiro contacto com os seus novos companheiros também foi positivo para o jogador, que deverá começar a trabalhar hoje no Olival. "O ambiente no clube é muito familiar e isso deixa qualquer um à vontade. Já estive no balneário, houve algumas brincadeiras e receberam-me muito bem. Isso é importante para que tudo dê certo", sustentou.
Em relação ao tempo que poderá levar até estar à disposição de Vítor Pereira, Danilo acredita que não será por ter estado parado uma dezena de dias que a sua condição física venha a ressentir-se: "Creio que depois de uma semana de treinos estarei bem para jogar". Mas até poder estrear-se com a camisola número 2 que lhe foi atribuída, o defesa terá de passar por um inevitável período de adaptação.

"Tem um peso histórico"

A camisola número 2 é uma referência dentro do FC Porto, pelos jogadores emblemáticos que a envergaram e que se destacaram como líderes da equipa e do balneário. Primeiro com João Pinto, a seguir com Jorge Costa e, mais recentemente, com Bruno Alves. Todos vestiram o número dois e capitanearam a equipa em largos períodos da sua permanência no clube. Pode dizer-se que Danilo recebeu ontem uma herança pesada, quando lhe foi atribuído o mesmo número. "Tem um peso histórico, sim, e o Danilo tem a qualidade dos grandes jogadores para a vestir. Mas o simples facto de jogar no FC Porto já é uma responsabilidade", declarou Bruno Alves a O JOGO. Aliás, o brasileiro parece já bem identificado com o contexto inerente a esse número. "Já me contaram a história dessa camisola e a importância que ela tem no clube. Espero fazer jus a esse presente que me foi dado, jogar bem e manter a história da camisola dois no FC Porto", comentou Danilo.

in "ojogo.pt"

Rolando: "Estamos cada vez mais fortes"

Rolando não considera o clássico com o Sporting decisivo, por ser na primeira volta do campeonato, mas garantiu que o FC Porto vai a Alvalade para ganhar. O empate, frisou, não serve. "É um jogo importante porque se ganharmos continuaremos na frente, nada mais", considerou ontem, na superflash de antevisão. O central procurou afastar pressão sobre a equipa portista, que pode igualar o seu recorde de invencibilidade fixado em 53 jogos, ainda que tenha sublinhado a necessidade de conquistar os três pontos por ser esse o ADN do clube. "Desde que cheguei ao FC Porto que me incutiram a filosofia de jogar para ganhar e não para não perder. Há muitos jogos em que empatámos e não ficámos satisfeitos. O empate nunca é bom, embora às vezes até possa servir. Importante é ganhar, porque se empatarmos o resto dos jogos não seremos campeões", referiu.
O FC Porto chega a Alvalade com mais seis pontos do que o adversário, mas Rolando não quer fazer contas quanto ao afastamento dos leões da corrida, em caso de triunfo dos portistas. "Se ganharmos continuaremos no primeiro lugar de certeza absoluta e isso é o mais importante. É o que pretendemos. Quanto ao Sporting, isso é problema deles", atirou, recusando-se, igualmente, a tecer comentários sobre a qualidade da equipa leonina. "Nós estamos cada vez mais fortes, quanto ao Sporting essa pergunta tem de ser feita aos seus jogadores", considerou.
Este será o primeiro jogo de 2012 para o FC Porto, que está sem competir desde 21 de Dezembro, mas o Sporting jogou na segunda-feira, em Vila do Conde. O central diz que serão os resultados a ditar se a paragem foi positiva. "Tivemos um período longo de competição e agora umas pequenas férias. Foi bom descansar, já recarregámos as baterias e estamos a preparar o jogo com o Sporting da melhor forma. Se ganharmos a paragem foi benéfica, caso contrário terá sido prejudicial. É tão simples como isso", atirou.
Para João Moutinho, porém, não será assim tão simples, porque este jogo representa o regresso a Alvalade, onde passou grande parte da sua vida. "Por acaso ainda não falei com ele sobre isso. Sendo um clássico será especial, claro. Ele foi formado naquela casa e, por isso, puxa sempre um pouco por ele. Será uma emoção diferente, mas não passa de mais um jogo", sublinhou.

"Se alguém sair, virá outro para nos ajudar"

Hulk, João Moutinho, Sapunaru, Guarín, Fucile, James, Cristian Rodríguez, Álvaro Pereira... A lista já cobre quase metade do plantel, mas promete engrossar com o decorrer do mês. Estamos a falar de jogadores que têm sido notícia um pouco por toda a Europa por causa da reabertura do mercado de transferências. Rolando garantiu total imunidade do balneário a tudo o que tem sido dito ou escrito. "Isso não nos afecta porque já estamos habituados a essas especulações sempre que abre o mercado de transferências", lembrou, não se mostrando preocupado se o clube vender algum jogador até ao final do mês. "Se alguém sair será para um lugar melhor, para resolver a sua vida . E virá outro para nos ajudar", atirou. Da sua parte, Rolando assegurou apenas que no sábado estará em Alvalade. "Tenho vontade de jogar o próximo jogo, apenas isso", concluiu, sem acrescentar mais uma palavra ao assunto mercado.

"É sempre bom manter o treinador"

Em entrevista à SIC, concedida no Dubai, onde recebeu o prémio de carreira, Pinto da Costa garantiu que Vítor Pereira vai cumprir os dois anos de contrato que assinou com o FC Porto, procurando dessa forma colocar um ponto final nas especulações. Rolando aplaude a intenção presidencial. "É uma boa notícia, mas nós trabalhamos com ele e já sabemos que tem muita qualidade. Tem-nos ajudado muito. É sempre bom manter o mesmo treinador, dá-nos estabilidade e continuidade. Só espero que ele e o FC Porto sejam felizes nesses dois anos".

in "ojogo.pt"

Sapunaru arrependido pelos incidentes na Luz

Sapunaru mostrou-se arrependido pelos incidentes no túnel da Luz, nos quais acabou envolvido há duas temporadas atrás. Numa entrevista concedida ao "Prosport" da Roménia, o lateral, recentemente eleito jogador do ano no seu país, recordou o episódio, mas sem deixar de lamentar a situação. "Os adeptos gostaram da nossa atitude, devido à rivalidade entre os dois clubes, porém, e ainda que não tenha sido acusado de nada, sei que não devia ter reagido daquela forma", reconheceu Sapunaru, quando questionado sobre o caso, cujas consequências ditaram a sua suspensão dos relvados e a de Hulk durante várias jogos.
Dado como estando de saída do FC Porto, o lateral romeno fez ainda uma curta análise ao ano que terminou e que o consagrou, sem esconder a sua admiração por André Villas-Boas, que considerou um "grande treinador e um amigo dos jogadores". Mas o que ficou foi essencialmente uma época de sonho, em que conquistou quatro títulos ao serviço do FC Porto, entre os quais a Liga Europa, que marcou imenso o grupo de trabalho. O lateral levantou mesmo uma ponta do véu sobre o segredo do sucesso azul e branco, que conduziu a equipa a mais uma vitória internacional retumbante. "Jogámos muito bem, tínhamos um grupo muito unido e entrei sempre em campo com a confiança de que iríamos ganhar", sublinhou.
Apesar de tudo, e dada a sua escassa utilização com Vítor Pereira - o lateral participou em apenas oito jogos esta temporada, cinco dos quais na Liga portuguesa, somando apenas 711 minutos de jogo -, a recta final do ano de 2011 não foi a melhor para o jogador, que não escondeu a tristeza pelo afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões, ainda que se sinta compensado pela conquista da Liga Europa. "Foi o troféu mais importante para mim. Mas 2011 foi um ano singular em termos individuais, sentia cada jogo como uma final", contou o jogador, cujo futuro permanece uma incógnita até agora. As próximas semanas deverão, no entanto, revelar qual o destino a seguir por Sapunaru, que não tem merecido lugar entre os eleitos.

Momentos difíceis na selecção

Numa entrevista que serviu para muitas confissões, Sapunaru não deixou de se indignar com a imagem que dele se fez passar. O jogador não escondeu que viveu momentos difíceis na selecção romena, mas refutou algumas acusações e críticas, que garantiu serem falsas: "Sempre que sou convocado, respondo com satisfação. O que me chateia é ter sido tratado como um problema nacional, apesar de fazer questão de exibir a bandeira da Roménia sempre que festejo um título do FC Porto", sublinhou. O que Sapunaru não aceita foi toda a polémica que se gerou em seu torno e as histórias que se contaram, que nem sempre terão sido fielmente retratadas pela Imprensa. "Fui considerado um patife e um bêbado, mas é tudo falso", garantiu.

IN "ojogo.pt"

Djalma aguarda luz verde

Lito Vidigal e Vítor Pereira não querem abrir mão de Djalma, mas só um o vai ter à disposição no sábado, dia do clássico. "Todos os jogadores têm de estar presentes nas datas indicadas pela FIFA", frisou o seleccionador de Angola em conferência de Imprensa, quando questionado sobre a eventualidade de o extremo se juntar aos convocados apenas depois do Sporting-FC Porto.
Uma pretensão que deixou os dragões intrigados - o jogador, inclusive, já tem voos reservados para seguir de Lisboa para Luanda no domingo -, porque tinham a garantia de que o pedido para o jogador atrasar a viagem fora aceite.
Ontem, os portistas tentaram resolver o imbróglio, mas não obtiveram uma resposta conclusiva, apesar de terem apresentado, como argumento, a vontade do jogador de estar em Alvalade. O treino desta manhã poderá ajudar a perceber em que ponto estão as coisas, porque para estar em Angola em tempo útil, Djalma terá de viajar hoje.
Em todo o caso, só a boa vontade dos angolanos desbloqueará a situação, uma vez que os regulamentos da FIFA são claros ao exigir que os internacionais se apresentem 14 dias antes do primeiro dia das competições oficiais. José Lusevikueno, vice-presidente para as relações internacionais da Federação Angolana de Futebol, contudo, reconhece a existência de negociações com o FC Porto e o Nacional, com vista a retardar a chegada de Djalma e Mateus ao estágio, mas sem ter contactos oficiais. "Até ao momento não recebemos nenhum documento oficial desses clubes", garantiu.
À margem desta questão, o plantel continuou a preparação do encontro de Alvalade e Vítor Pereira já contou com James, recuperado de uma gripe. Significa isto que o plantel está na máxima força para "atacar" o primeiro jogo de 2012.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Hulk não aceitaria o Atlético"

Pinto da Costa garante que o FC Porto não recebeu qualquer proposta por Hulk, mas salvaguarda que o Incrível nunca aceitaria ir para um clube menos ganhador do que os dragões. Isto a propósito da saída de Falcao para o Atlético de Madrid. "Disse-lhe que estaria a dar um passo atrás na carreira. Depois de ter ganho tudo, saberia que lhe faltariam as arrancadas do Hulk e os centros do Álvaro Pereira para o assistirem. Ele preferiu o dinheiro à carreira desportiva. Por isso, se lhe pagarem o que lhe prometeram, não estará arrependido. No Atlético já sabia que não seria campeão, goleador da Europa, e que dificilmente voltaria a colocar os pés na Champions", começou por dizer. "O Hulk, por exemplo, não aceitaria, por dinheiro algum, ir para um Atlético de Madrid. E o João Moutinho também não. São jogadores com brio. São campeões", continuou, a propósito.
Pinto da Costa falou à SIC, ainda no Dubai, mas só ontem a estação transmitiu a entrevista. O presidente desfez-se em elogios ao Incrível, "sempre um dos mais alegres do plantel", garantindo que reage "fantasticamente, treinando e jogando sempre bem" às várias notícias que o envolvem. Por falar em mercado, aproveitou também para negar a aquisição de Gutiérrez, que "não interessa", mesmo "não querendo isso dizer que não seja bom."
O líder portista falou também sobre o campeonato e os problemas que Vítor Pereira não enfrentou, ao contrário do que se escreveu. "Não teve grandes dificuldades. Sempre sentiu o apoio dos jogadores e de toda a gente", vincou. A aposta é para manter até porque a crença no título nacional se mantém. "Acredito, mas não posso garantir. O ano passado um treinador [Jorge Jesus] garantiu que ia ser campeão da Europa e depois as pessoas gozaram com ele", brincou.
O afastamento da Liga dos Campeões "é o facto negativo" da época. "Mas numa época de transição relativa, liderar o campeonato com o melhor ataque e a melhor defesa é extremamente positivo", realçou.

in "ojogo.pt"

Dragão para melhor Estádio da Europa

O sítio alemão "Stadien&Arenen", especialista em estádios, pavilhões e outros recintos desportivos, nomeou o Estádio do Dragão para melhor estádio da Europa. Nos 50 recintos designados está também o Estádio da Luz. A votação já decorre naquele sítio, e aos votantes pede-se que avaliem os estádios em outros parâmetros que não apenas a estética. Na lista figuram ainda dois estádios onde os portistas foram felizes: o AVIVA, em Dublin, e o Veltins, em Gelsenkirchen.


in "ojogo.pt"

Chelsea também aponta a Fucile

LATERAL TEM MERCADO



Fucile é um dos alvos mais apetecíveis do plantel portista, pelo simples facto de poder jogar na direita e na esquerda da defesa.
Contudo, de Inglaterra também chegam rumores de clubes interessados nos seus serviços. Depois do Liverpool, agora é a vez de o Chelsea apontar a Fucile.
in "record.pt"

Sebá pode chegar por empréstimo

O negócio de Walter, concretizado ontem, pode oferecer um reforço ao FC Porto. O Cruzeiro propôs envolver no processo de empréstimo do ponta-de-lança o jovem avançado Sebá, de apenas 19 anos, 1,79 metros. 

Quem o garantiu foi o presidente do clube de Belo Horizonte, Gilvan de Pinho Tavares. «Estamos a acertar as coisas. O FC Porto tem interesse em observá-lo e não vejo problemas na sua libertação. Será um ano de empréstimo para que ele seja avaliado pelo clube, com o valor dos direitos económicos fixados», anunciou o dirigente ao site brasileiro Superesportes, não esclarecendo se 
está envolvida qualquer verba nesta negociação.


in "abola.pt"