terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cartão de memória: o lado simples de Gelsenkirchen


Um, dois, três e a vitória perfeita


26 de maio de 2004: Mónaco-F.C. Porto, 0-3


Não gosto de vitórias suadas. Não gosto de coisas difíceis, não tenho paciência. Tenho para mim que os adventistas do velho mito «suadas sabem melhor» ainda não perceberam que uma vitória no último minuto não é bem uma vitória: é um não empate. No fundo estão a festejar por alívio e não por alegria honesta. Não é a mesma coisa, garanto. 



Alinho mais por uma adaptação pessoal de outra máxima antiga: um é pouco, dois é bom, três...é perfeito. 



Se fosse eu a mandar as minhas equipas haveriam de ganhar sempre 3-0. Porque a ganhar por um fica sempre aquela sombra:Se empatam...Ganhar por dois também não é seguro: Se marcam só falta mais um e empatam... E ganhar por quatro ou cinco já entra no campo do desnecessário. O que tira parte do prazer. Três, para um tipo prevenido como eu, é mesmo o ideal. 



Sou alguém que não percebe para que serve um trava-línguas, que fugia do cubo mágico e que franze as sobrancelhas só de pensar que um dia alguém achou que era giro meter números e letras na mesma conta.



Portanto, e para deixar bem vincada a ideia, reitero: gosto de coisas simples. Prefiro o prático e o fácil. Não consigo ver nada interessante no que é difícil. Excetuando mulheres, vá. Tirando isso, as coisas simples, se pensarem bem, são mesmo as melhores da vida. O pôr do sol, um mergulho no mar, uma paisagem natural e mais alguma filosofia barata que pode, caro leitor, acrescentar a seu gosto no meio da frase. 



O futebol que mais me encanta é também o futebol simples, ou o que assim parece, pelo menos. O tiki-taka do Barcelona, o tal que é chato mas que ninguém faz igual. Mas também a verticalidade de Ronaldo, cada vez mais evidente com o passar dos anos. E a frieza de Falcao, como outrora Batistuta, Inzaghi ou Van Nistelrooy. Homens de processos simples e grandes metas. 



Ganhar não tem, necessariamente, de ser uma coisa complicada. Quase sempre basta ser melhor.



E por isso, o meu modelo de vitória perfeita é, desde 2004, o F.C. Porto-Mónaco da final da Liga dos Campeões. Veni, vidi, vici. Quem via a equipa de José Mourinho jogar, por aqueles tempos, acreditava mesmo noutro desfecho?



Estaria à espera de uma invenção que deitasse tudo a perder? De um complicómetro carregado pelos onze que entrassem naquele relvado? De processos, teorias, burocracias para chegar ao golo?



Por essa Europa fora, poderia haver muita gente que não percebesse ainda a máquina de futebol que era aquele F.C. Porto. Um por um, jogador a jogador, poderiam antever um duelo equilibrado. Mas nenhum português atento poderia ter a mesma conclusão. 



Um, dois, três golos. O jogo tornou-se fácil. O F.C. Porto tornou-o fácil. A máquina passava, dominava. Era trituradora, cilindro, caixa forte. Um, antes do intervalo. Dois e depois três, na segunda parte. O tal resultado perfeito, sem margem para sustos. O caso que, se não é, parece simples. E encanta quem não gosta do rebuscado, do íngreme e do difícil. 



Era difícil imaginar que o remate de Carlos Alberto ia entrar? Que Deco ia enganar toda a gente e colocar a bola no sítio certo? Que a corrida desenfreada de Alenitchev ia dar golo? Era difícil prever que o Mónaco de Morientes, Rothen, Giuly, Prso ou Adebayor ia cair aos pés daquele F.C. Porto?



Difícil? Nada. Difícil só mesmo aprender a dizer Gelsenkirchen. 

in "maisfutebol.iol.pt"

agente de Iturbe ataca clube, Vítor Pereira responde


O empresário de Juan Iturbe faz acusações graves ao F.C. Porto e a Vítor Pereira. Augusto Paraja considera que os dragões estão a fazer um «ataque psicológico» ao jovem argentino, porque o treinador «diz uma coisa» e «algumas pessoas da direção» outra diferente. 

Iturbe jogou o Sub-20 sul-americano pela Argentina e tem o River Plate supostamente interessado nos seus serviços. A verdade é que continua a aguardar uma definição sobre o futuro. 

«Ele está com uma crise nervosa, estão a passar-lhe uma fatura que não deve ser paga por ele. Há um ano e meio que estão a castigá-lo. O treinador disse-lhe duas vezes, há um mês e esta segunda-feira, não vou contar contigo nos próximos seis meses», disse Paraja à Rádio Renascença.

Perante estas declarações, o Maisfutebol questionou Vítor Pereira durante a conferência de imprensa desta terça-feira: isto é verdade? O que pensa o clube fazer com Iturbe? 

«O clube está atento e compreende a situação do jogador», respondeu Vítor Pereira. «Entendo que ele queira jogar mais, mas tudo vai ser tratado dentro do nosso clube. Não posso dizer mais». 



Vítor Pereira e a expulsão de Paulo Vinícius: «Difícil de explicar»

Treinador do F.C. Porto comenta a ausência do central do Sp. Braga diante do Benfica


Os jornalistas quiseram saber a opinião de Vítor Pereira sobre o cartão vermelho mostrado por Duarte Gomes a Paulo Vinícius. O defesa do Sp. Braga foi expulso e não pode defrontar o Benfica na próxima jornada. 

À equação foram adicionados os quatro atletas do Moreirense sancionados no jogo anterior, em Setúbal, e que não puderam ser opção para o duelo contra o Benfica na segunda-feira. 

«À vista desarmada parecem-me lances de difícil explicação. Não sou especialista, dou o benefício da dúvida aos árbitros em questão. Mas tenho estado atento. Atento e preocupado», referiu Vítor Pereira, incomodado também com a ausência de Fernando, por questões disciplinares, da viagem ao Bonfim. 

«O Matic [referindo-se a um lance duro em Moreira de Cónegos com Ghilas] vai jogar em Braga, o Paulo Vinícius vai estar ausente contra o Benfica e o Fernando também não pode jogar em Setúbal. Há critérios diferenciados».

Relativamente ao duelo com o Benfica, o técnico do F.C. Porto considerou que «o mais importante é chegar à frente no fim». «O campeonato está a ser disputado taco a taco e está a ser interessante».

V. Pereira: «Liedson? Estamos exatamente no mesmo ponto»

Treinador continua a não confirmar chegada do avançado


Vítor Pereira evita ainda confirmar a chegada de Liedson ao FC Porto.

«Estamos exatamente no mesmo ponto. Não posso comentar coisas virtuais», disse o treinador dos dragões nesta terça-feira.

Na semana passada, quando surgiram as primeiras informações de que o clube estaria a negociar um regresso do avançado a Portugal, o técnico tinha deixado a mesma ideia, dizendo que comentaria se e quando fosse jogador do FC Porto.

V. Pereira e o V. Setúbal: «Espero que haja condições»

Jogo atrasado da 12ª jornada marcado para amanhã


Vítor Pereira começa por deixar o desejo de que desta vez haja condições para se jogar o V. Setúbal-FC Porto, encontro da 12ª jornada da Liga adiado em dezembro por causa das condições do relvado do Bonfim, e marcado agora para esta quarta-feira, às 20h15.

«Espero que haja condições para o jogo se realizar», diz o treinador, na véspera da partida, para acrescentar que não consegue responder se as duas equipas estão agora melhor ou pior do que naquela altura. 

«O V. Setúbal é uma equipa complicada. O último resultado em Braga não espelha a qualidade deles. Antes tinham goleado o Moreirense no Bonfim por 5-0. Acredito num Setúbal organizado, com alma e a jogar num terreno difícil. O objetivo é vencer para nos colarmos à frente.»

Vítor Pereira sabe que este jogo «vale a liderança» e não pensa sequer num falhanço. «Queremos estar na frente. Sabemos o que vale este jogo. Vale a liderança. Vamos atrás de uma vitória, com um bom jogo».

O treinador atingiu no último fim-de-semana a vitória número 50 no F.C. Porto. A marca não o deslumbra. «O objetivo é sempre atingir títulos. Se essas marcas não valerem títulos de pouco interessam».

Convidado a analisar aquilo que foi a primeira volta do F.C. Porto, Vítor Pereira respondeu da seguinte forma:

«Revelámos consistência. Fizemos jogos com grande qualidade e outros em que fomos eficazes. O nosso processo defensivo foi seguro», sublinhou o treinador. 

«Não haverá muitas equipas sem derrotas na Europa. Se juntarmos o caminho da época anterior são muitos jogos sem perder. Isto não é obra do acaso». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Saiba porque Izmailov não vai a Setúbal

Impedimento regulamentar afasta o médio russo do jogo com o Vitória, que acerta calendário na Liga Zon Sagres. Fernando, castigado, também fora dos convocados de Vítor Pereira.


Vítor Pereira convocou dezoito jogadores para a deslocação do FC Porto a Setúbal, agendada para quarta-feira. O jogo com o Vitória acerta calendário referente à 12ª jornada da Liga Zon Sagres.

Fernando e Marat Izmailov não são opções. O médio brasileiro está castigado, enquanto que, sob o médio russo, impera um impedimento regulamentar. Os regulamentos da Liga estipulam que o jogador que não esteja inscrito por uma das equipas à data inicial da partida não poderá alinhar na data do reagendamento do desafio.

O ponto 6 do artigo 54º do Regulamento de Competições da Liga de Clubes esclarece que "nos casos de alteração do calendário de jogos, apenas poderão ser incluídos na ficha técnica dos jogos adiados os jogadores que se encontravam em condições regulamentares na data inicialmente fixada".

Por outro lado, o lateral-esquerdo colombiano Quiñones e o médio português Tozé, da equipa "B", figuram nos eleitos do técnico azul e branco.

Os lesionados James Rodríguez e Kléber continuam em tratamento e não vão ao Bonfim.

O Vitória de Setúbal-FC Porto, inicialmente agendado para 15 de Dezembro, foi adiado para amanhã, devido ao mau estado do relvado do reduto setubalense. Quarta-feira, o jogo será arbitrado por Pedro Proença e terá relato na Renascença, assim como acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Lista de dezoito convocados de Vítor Pereira

Guarda-redes: Helton e Fabiano Freitas; 
Defesas: Danilo, Mangala, Otamendi, Maicon, Abdoulaye, Alex Sandro e Quiñones;
Médios: Steven Defour, João Moutinho, Lucho, Castro e Tozé;
Avançados: Jackson Martinez, Varela, Kelvin e Sebá.


in "rr.pt"

AUGUSTO PARAJA "FC Porto está a atacar Iturbe psicologicamente

"Iturbe está com uma crise nervosa", afirma Augusto Paraja. Empresário de Iturbe "parte a loiça" numa entrevista a Bola Branca, garantindo que Vítor Pereira diz uma coisa e os dirigentes portistas fazem outra.


O empresário de Juan Manuel Iturbe mostra-se muito crítico para com o FC Porto. Augusto Paraja, em face da não utilização do atacante no Dragão e da possibilidade do jovem argentino sair para o River Plate, lamenta o que chama de "ataque psicológico" por parte dos dirigentes azuis e brancos.

"Se um jogador tem a oportunidade de ir para o River Plate, disposto a pagar, isso é bom. É uma boa opção. O jogador vai valorizar-se para um regresso futuro ao FC Porto. Agora, não temos de deitar tudo por terra quando o negócio é feito por um empresário e não por outro. E temos de ter em conta que é um menino", refere o representante de Iturbe, em entrevista a Bola Branca.

"O treinador disse-lhe duas vezes, há um mês e esta segunda-feira, 'não vou contar contigo nos próximos seis meses'. O FC Porto é um clube sério, agora algumas pessoas do FC Porto dizem uma coisa e depois outra", dispara Paraja, sem reservas, prosseguindo no tom cáustico.

"O treinador disse-lhe sempre o mesmo, mas não sei porque referem a seguir que ele tem de voltar? Porque é que atacam assim um menino? E o ataque nunca é frontal, é psicológico", reforça, dando conta do estado de espírito perturbado de Iturbe.

"Ele está com uma crise nervosa, estão a passar-lhe uma factura que não deve ser paga por ele. Há um ano e meio que estão a castigá-lo", conclui Augusto Paraja, numa altura em que o jogador se encontra ao serviço da selecção argentina de Sub-20.


in "rr.pt"

Liedson está a caminho


Acordo total entre os dragões e o Flamengo para a cedência do avançado luso-brasileiro. Reforço já se despediu do antigo clube e viaja para Portugal ao final desta terça-feira.
Há acordo entre o FC Porto e o Flamengo para que Liedson seja reforço dos dragões até final da época. O dia de ontem foi conclusivo e, ao que O JOGO apurou, o avançado vai viajar hoje, ao final da tarde, para Portugal. Aliás, o indício de que o negócio estava em vias de ser confirmado chegou ontem, quando o vice-presidente do Mengão, Paulo Pelaipe, confirmou contactos muitos adiantados com a SAD portista. 

"Ainda não há nada acertado, mas tudo se está a encaminhar. O departamento jurídico do Flamengo e do FC Porto estão a trocar documentos para oficializar a transação de empréstimo", revelou o dirigente, em declaração ao "Lancenet", antecipando a tal conclusão que O JOGO pode confirmar como definitiva.

in "ojogo.pt"

À espera de uma chance na Seleção, Fernando festeja chegada de Felipão


Volante fala que prioridade do Porto na temporada é título nacional, rejeita naturalização e diz que Mano Menezes não olhava para futebol de Portugal


Exaltado em Portugal e praticamente desconhecido pelo brasileiros, que não o viram atuar em um grande clube do país, o volante Fernando quer ouvir seu nome na ponta da língua do torcedor canarinho. No Porto  desde 2007, quando deixou o Vila Nova-ES, o atleta vê com bons olhos a mudança no comando da Seleção e crê que com Luiz Felipe Scolari enfim chegará a sua chance de vestir a amarelinha. As boas atuações vestindo a camisa do time português e os recentes resultados da equipe - classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões e vice-líder do campeonato nacional, com o mesmo número de pontos - qualificam uma possível convocação, que não apareceu com Mano Menezes. No entanto, a experiência europeia do novo treinador pode ser um facilitador para uma oportunidade.
- Acho que a dificuldade (de se chegar à Seleção) será igual, mas o Felipão conhece bem o futebol português. Já com o Mano era mais difícil, pois ele só conhecia o futebol brasileiro e  olhava muito para os grandes clubes do Brasil e para os grandes centros europeus, mas esquecia Portugal. Com o Felipão, que já passou pela Europa e por muito tempo por Portugal, acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todo o jogador. Como estou aqui há muito tempo, no Brasil tem gente que pensa que sou português. Mas não sou, e quero vestir a amarelinha – falou ao GLOBOESPORTE.COM.
Fernando, Porto (Foto: getty image)
Depois de cinco anos em Porto, já há inclusive torcedor que peça a naturalização do volante de 25 anos para que possa defender a seleção lusa. Fernando, no entanto, garante que essa ideia jamais passou pela cabeça e que vai esperar uma oportunidade para defender o Brasil, mesmo que ela ainda demore muitos anos.
- Impossível. Trabalho todos os dias para vestir essa camisa. Mesmo que alguém me procurasse para naturalizar eu recusaria. Meu sonho é o Brasil. Tenho certeza que um dia vou vestir a amarelinha - explicou.
Para muitos times brasileiros, uma das principais metas da temporada é ser campeão nacional, para os Dragões é uma obrigação. Apesar da concorrência dura com o Benfica, ele reconhece que o título é prioridade. Ainda assim, durante a entrevista, o camisa 25 do Porto diz que a equipe não vai deixar a Liga dos Campeões de lado e já mostra que conhecer as principais armas do Málaga, próximo adversário na competição. A possível chegada deLiedson ao clube também é vista com bons olhos pelo atleta.
porto x braga fernando (Foto: EFE)Fernando está no Porto desde 2007 (Foto: EFE)
Confira a entrevista com Fernando:
GLOBOESPORTE.COM: Você foi para Portugal muito jovem e não teve tempo de se mostrar no Brasil. Acredita que isso é uma dificuldade a mais para conseguir chegar à seleção brasileira?
Fernando: Essa é uma das causas que atrapalham, me formei no Vila Nova, saí cedo e não tive tempo para mostrar meu futebol no Brasil. O Campeonato Português tem grandes clubes, mas não é acompanhado como o Espanhol e o Inglês. No Brasil ninguém acompanha esse campeonato, nem o técnico acompanhava. Mas fiz o meu trabalho para chegar na Europa, e cheguei. Agora vou trabalhar para chegar na Seleção.
Você está no Porto há cinco anos, foi emprestado, mas hoje, com mais chances, mais consolidado na equipe já tem o carinho do torcedor. Como foi esse processo de adaptação?
Foi o melhor possível. Na minha primeira temporada fui emprestado para o Estrela Amadora e cresci muito. Aprendi demais sobre o futebol europeu. Voltei ao porto e virei titular. Espero continuar assim, conquistar mais um Português e ir longe na Liga dos Campeões.
Vamos pegar o Málaga e será um confronto entre dois times iguais. Claro que o nossa meta e vencer na Champions, que também é obrigação. Porém, ser campeão português é nosso objetivo principal."
Fernando
Em uma entrevista no final do ano passado, o goleiro Helton contou que o Porto trabalharia com dois objetivos na temporada: classificar para as oitavas da Liga dos Campeões e ser campeão Português, embora admitiu que a prioridade é o nacional. Você concorda com essa avaliação?
Isso é verdade. O campeonato português é sempre obrigatório para a gente ganhar. Quando estamos em segundo a cobrança já aumenta muito e a torcida pede resultados. Na liga, o nosso objetivo era passar de fase. Atingimos essa meta e agora vamos pegar o Málaga em um confronto entre dois times iguais. Claro que o nossa meta e vencer na Champions, que também é obrigação. Porém, ser campeão português é nosso objetivo principal.
Por falar em Champions, como você avalia o desempenho do Porto na Liga dos Campeões?
Foi bom. Conseguimos garantir a classificação com algumas rodadas de antecipação e com certa tranquilidade. Mas o nosso objetivo era ser o primeiro do grupo e por pouco não conseguimos. O Paris Saint-Germain tem um bom time, mas em formação. Já o nosso, já está formado e é muito experiente. Nós queríamos o primeiro lugar e perdemos na última rodada para o PSG, lá na França, foi um pouco frustrante.
Fernando e Ibrahimovic, Porto e PSg (Foto: Agência Reuters)
Na próxima fase serão duas partidas contra o Málaga, que tem mostrado muita força, inclusive empatou com o Barcelona na Copa do Rei. Como você vê as chances do Porto?
O Málaga é uma equipe muito forte, com um ataque muito bom. Isco, Saviola e Joaquín são muito bons. Teremos que ter uma marcação muito bem ajustada. O ataque deles é muito bom, mas a defesa vacila muito e é ai que devemos aproveitar. Temos que jogar em cima dessas brechas. Até por que, o primeiro jogo é em casa e temos que fazer um bom papel aqui para poder chegar na partida de volta mais tranquilos.
Estamos preparados para lutar nas duas competições. Seremos campeões portugueses e vamos fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões"
Fernando
No Português vocês estão empatados com o rival Benfica, mas em segundo pelo critério de desempate. Na hora em o campeonato nacional estiver próximo da decisão, será o mesmo momento em que a Liga dos Campeões vai estar afunilando. Caso vocês estejam nas duas competições vocês vão priorizar alguma delas e abrir mão da outra?
A prioridade é sempre ser campeão português. Mas o nosso plantel é muito bom. Acho que vamos ter condições plenas de fazer uma campanha boa nos dois campeonatos. Estamos preparados para lutar nas duas competições. Seremos campeões portugueses e vamos fazer uma boa campanha na Champions League.
Aqui no Brasil há rumores de que o Liedson está próximo de fechar com o Porto. Você acha que ele é um jogador que se encaixa no estilo de jogo dos Dragões?
Fiquei sabendo outro dia sobre esse assunto, pelo jornal. O Liedson é um grande jogador. Foi muito bem no Sporting (entre 2003 e 2011). Se acontecer de vim será muito bom. Espero que o Porto consiga fechar essa contratação. Conheço bem o futebol dele, e tenho certeza que ele vai se encaixar bem no time e fará muitos gols.
in "http://globoesporte.globo.com"

Walter fica mais um ano no Goiás


O avançado brasileiro Walter vai jogar no Goiás, da Serie A brasileira, até final de 2013, segundo avançou João Bosco Luz, presidente executivo do clube canarinho, através do seu Twitter.

"Assinado o contrato de empréstimo pelo FC Porto, o Walter fica por mais uma temporada no Goiás Esporte Clube!", escreveu João Bosco Luz.

No Goiás desde junho, Walter apontou 16 golos em 28 jogos.

in "record.pt"

Abdoulaye chamado à seleção


Abdoulaye foi convocado esta segunda-feira para representar a seleção do Senegal no próximo dia 5 de fevereiro, em jogo particular frente à Guiné, em Paris.

A partida, que marca a estreia de Alain Giresse como selecionador senegalês, serve de preparação para a terceira jornada da fase de apuramento africana para o Mundial'2014, agendada para 22 de março.
"ojogo.pt"
in 

Liedson disse adeus ao Flamengo

Imprensa brasileira escreve que o Levezinho se despediu, esta segunda-feira, dos colegas. Último treino indicia definição quanto ao futuro do avançado que é pretendido pelo FC Porto.


Liedson já fez as despedidas no Flamengo. O luso-brasileiro treinou na manhã desta segunda-feira pela última vez no centro de treinos do Mengão, mas a "Globoesporte" garante que o avançado disse adeus aos colegas no final, encerrando assim a sua passagem pelo clube.

Este episódio reforça a iminência da conclusão do processo com vista à sua transferência, perfilando-se o FC Porto como a maior possibilidade para o futuro do jogador de 35 anos. Os dragões estão em contactos muito adiantados com o internacional português, solução para a carência de opções para a frente de ataque.



Liedson pode estar por horas


"Lancenet" afirma que o Flamengo está a acertar os últimos detalhes com os dragões para o empréstimo do "levezinho".

Liedson está muito perto de reforçar o FC Porto. De acordo com o jornal brasileiro "Lancenet", falta apenas ultimar os últimos pormenores para que o empréstimo seja oficializado.

"Ainda não há nada certo, mas está tudo a encaminhar-se. Os responsáveis do Flamengo e do FC Porto estão a trocar documentos para oficializar o empréstimo", afirmou Paulo Pelaipe, dirigente do clube brasileiro.

Atualmente com 35 anos, o "levezinho" pode estar assim de regresso ao campeonato português, depois de ter representado o Sporting entre 2003 e 2011. 

in "ojogo.pt"