terça-feira, 22 de janeiro de 2013

À espera de uma chance na Seleção, Fernando festeja chegada de Felipão


Volante fala que prioridade do Porto na temporada é título nacional, rejeita naturalização e diz que Mano Menezes não olhava para futebol de Portugal


Exaltado em Portugal e praticamente desconhecido pelo brasileiros, que não o viram atuar em um grande clube do país, o volante Fernando quer ouvir seu nome na ponta da língua do torcedor canarinho. No Porto  desde 2007, quando deixou o Vila Nova-ES, o atleta vê com bons olhos a mudança no comando da Seleção e crê que com Luiz Felipe Scolari enfim chegará a sua chance de vestir a amarelinha. As boas atuações vestindo a camisa do time português e os recentes resultados da equipe - classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões e vice-líder do campeonato nacional, com o mesmo número de pontos - qualificam uma possível convocação, que não apareceu com Mano Menezes. No entanto, a experiência europeia do novo treinador pode ser um facilitador para uma oportunidade.
- Acho que a dificuldade (de se chegar à Seleção) será igual, mas o Felipão conhece bem o futebol português. Já com o Mano era mais difícil, pois ele só conhecia o futebol brasileiro e  olhava muito para os grandes clubes do Brasil e para os grandes centros europeus, mas esquecia Portugal. Com o Felipão, que já passou pela Europa e por muito tempo por Portugal, acho que posso ter a oportunidade de vestir a amarelinha, que é o sonho de todo o jogador. Como estou aqui há muito tempo, no Brasil tem gente que pensa que sou português. Mas não sou, e quero vestir a amarelinha – falou ao GLOBOESPORTE.COM.
Fernando, Porto (Foto: getty image)
Depois de cinco anos em Porto, já há inclusive torcedor que peça a naturalização do volante de 25 anos para que possa defender a seleção lusa. Fernando, no entanto, garante que essa ideia jamais passou pela cabeça e que vai esperar uma oportunidade para defender o Brasil, mesmo que ela ainda demore muitos anos.
- Impossível. Trabalho todos os dias para vestir essa camisa. Mesmo que alguém me procurasse para naturalizar eu recusaria. Meu sonho é o Brasil. Tenho certeza que um dia vou vestir a amarelinha - explicou.
Para muitos times brasileiros, uma das principais metas da temporada é ser campeão nacional, para os Dragões é uma obrigação. Apesar da concorrência dura com o Benfica, ele reconhece que o título é prioridade. Ainda assim, durante a entrevista, o camisa 25 do Porto diz que a equipe não vai deixar a Liga dos Campeões de lado e já mostra que conhecer as principais armas do Málaga, próximo adversário na competição. A possível chegada deLiedson ao clube também é vista com bons olhos pelo atleta.
porto x braga fernando (Foto: EFE)Fernando está no Porto desde 2007 (Foto: EFE)
Confira a entrevista com Fernando:
GLOBOESPORTE.COM: Você foi para Portugal muito jovem e não teve tempo de se mostrar no Brasil. Acredita que isso é uma dificuldade a mais para conseguir chegar à seleção brasileira?
Fernando: Essa é uma das causas que atrapalham, me formei no Vila Nova, saí cedo e não tive tempo para mostrar meu futebol no Brasil. O Campeonato Português tem grandes clubes, mas não é acompanhado como o Espanhol e o Inglês. No Brasil ninguém acompanha esse campeonato, nem o técnico acompanhava. Mas fiz o meu trabalho para chegar na Europa, e cheguei. Agora vou trabalhar para chegar na Seleção.
Você está no Porto há cinco anos, foi emprestado, mas hoje, com mais chances, mais consolidado na equipe já tem o carinho do torcedor. Como foi esse processo de adaptação?
Foi o melhor possível. Na minha primeira temporada fui emprestado para o Estrela Amadora e cresci muito. Aprendi demais sobre o futebol europeu. Voltei ao porto e virei titular. Espero continuar assim, conquistar mais um Português e ir longe na Liga dos Campeões.
Vamos pegar o Málaga e será um confronto entre dois times iguais. Claro que o nossa meta e vencer na Champions, que também é obrigação. Porém, ser campeão português é nosso objetivo principal."
Fernando
Em uma entrevista no final do ano passado, o goleiro Helton contou que o Porto trabalharia com dois objetivos na temporada: classificar para as oitavas da Liga dos Campeões e ser campeão Português, embora admitiu que a prioridade é o nacional. Você concorda com essa avaliação?
Isso é verdade. O campeonato português é sempre obrigatório para a gente ganhar. Quando estamos em segundo a cobrança já aumenta muito e a torcida pede resultados. Na liga, o nosso objetivo era passar de fase. Atingimos essa meta e agora vamos pegar o Málaga em um confronto entre dois times iguais. Claro que o nossa meta e vencer na Champions, que também é obrigação. Porém, ser campeão português é nosso objetivo principal.
Por falar em Champions, como você avalia o desempenho do Porto na Liga dos Campeões?
Foi bom. Conseguimos garantir a classificação com algumas rodadas de antecipação e com certa tranquilidade. Mas o nosso objetivo era ser o primeiro do grupo e por pouco não conseguimos. O Paris Saint-Germain tem um bom time, mas em formação. Já o nosso, já está formado e é muito experiente. Nós queríamos o primeiro lugar e perdemos na última rodada para o PSG, lá na França, foi um pouco frustrante.
Fernando e Ibrahimovic, Porto e PSg (Foto: Agência Reuters)
Na próxima fase serão duas partidas contra o Málaga, que tem mostrado muita força, inclusive empatou com o Barcelona na Copa do Rei. Como você vê as chances do Porto?
O Málaga é uma equipe muito forte, com um ataque muito bom. Isco, Saviola e Joaquín são muito bons. Teremos que ter uma marcação muito bem ajustada. O ataque deles é muito bom, mas a defesa vacila muito e é ai que devemos aproveitar. Temos que jogar em cima dessas brechas. Até por que, o primeiro jogo é em casa e temos que fazer um bom papel aqui para poder chegar na partida de volta mais tranquilos.
Estamos preparados para lutar nas duas competições. Seremos campeões portugueses e vamos fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões"
Fernando
No Português vocês estão empatados com o rival Benfica, mas em segundo pelo critério de desempate. Na hora em o campeonato nacional estiver próximo da decisão, será o mesmo momento em que a Liga dos Campeões vai estar afunilando. Caso vocês estejam nas duas competições vocês vão priorizar alguma delas e abrir mão da outra?
A prioridade é sempre ser campeão português. Mas o nosso plantel é muito bom. Acho que vamos ter condições plenas de fazer uma campanha boa nos dois campeonatos. Estamos preparados para lutar nas duas competições. Seremos campeões portugueses e vamos fazer uma boa campanha na Champions League.
Aqui no Brasil há rumores de que o Liedson está próximo de fechar com o Porto. Você acha que ele é um jogador que se encaixa no estilo de jogo dos Dragões?
Fiquei sabendo outro dia sobre esse assunto, pelo jornal. O Liedson é um grande jogador. Foi muito bem no Sporting (entre 2003 e 2011). Se acontecer de vim será muito bom. Espero que o Porto consiga fechar essa contratação. Conheço bem o futebol dele, e tenho certeza que ele vai se encaixar bem no time e fará muitos gols.
in "http://globoesporte.globo.com"

Sem comentários: