sexta-feira, 22 de julho de 2011

MARÇAL RENOVA POR UM ANO

Nuno Marçal renovou, por mais um ano, o contrato com o FC Porto Ferpinta. O capitão, de 35 anos, iniciará, em Setembro, a sua 23.ª época a equipar de azul e branco e a 18.ª na qualidade de atleta sénior dos Dragões.

"É um privilégio continuar nesta casa, onde reside o campeão nacional e o melhor clube português. Estou onde sempre gostei de estar, sinto-me no auge e a decisão de renovar foi fácil", contou Marçal ao www.fcporto.pt.

"Não olho para o bilhete de identidade. Pretendo continuar enquanto me sentir com capacidade para ajudar a equipa e, neste momento, sinto-me muito bem", disse o extremo dos Dragões, que redefiniu ambições: "Os objectivos passam por vencer todas as competições internas, com prioridade óbvia para a revalidação do título e com a consciência de que todos vão querer destronar o campeão".



in "fcp.pt"

Belgas insistem: Defour será "sem dúvida" dragão

O médio Defour, do Standard de Liège, anunciou ontem na sua página oficial que recusou um convite do Lokomotiv de Moscovo e, no seguimento dessa informação, o jornal "Dernière Heure" reforçou a notícia que estampara na véspera. "O FC Porto será sem dúvida o futuro de Defour", escreveram os belgas. Aliás, até escreveram mais: "Rumores que têm já vários dias garantem-nos que o jogador já tem acordo com o gigante português e que só falta mesmo concretizar-se a venda de João Moutinho para finalizar a operação." Internacional belga, de 22 anos, há tempos associado também a Benfica (que desmentiu o interesse) e Sporting, Defour já tinha sido confrontado por O JOGO com o alegado interesse dos dragões, mas, entre elogios, disse nada saber. Muitos dos adeptos que comentaram a recusa ao Lokomotiv na página oficial do jogador também não tinham muitas dúvidas quanto ao destino, considerando que Defour fizera bem em recusar Moscovo e em apostar tudo no FC Porto.


in "ojogo.pt"

Danilo dragão por 5 anos clásula é de 50 milhões

Danilo acertou esta madrugada um contrato de cinco anos com o FC Porto e, segundo apurou O JOGO, passa a ter a segunda cláusula de rescisão mais elevada do plantel: 50 milhões de euros. É esse o valor da blindagem feita à mais cara contratação directa da história dos portistas, que investiram 13 milhões de euros na contratação.

Depois de terem chegado a um acordo com o Santos, os dragões passaram calmamente à etapa seguinte, negociando com os representantes do jogador, que continua no estágio da selecção de sub-20 do Brasil, preparando o Mundial da Colômbia.

Lateral-direito de origem, Danilo, de 20 anos, sobressaiu na última época como médio, o que significa que Vítor Pereira terá à disposição um elemento polivalente. Ontem à noite, depois do jogo de preparação do FC Porto em Vila do Conde, o treinador portista confessou que gostaria de contar com Danilo - e também com Alex Sandro, este ainda por oficializar - o quanto antes, o que abriu interrogações quanto à data exacta da chegada. O Santos diz que tem princípio de acordo para que o jogador fique no Brasil até Janeiro, mas o forte investimento dos portistas e o facto de o próprio Muricy Ramalho, treinador do Santos, ter dito a O JOGO que Danilo lhe dissera que gostava de viajar já para Portugal podem antecipar a chegada do brasileiro.

in "ojogo.pt"

Belluschi: "O nosso ritmo já é aceitável"

Regressar a casa das férias e encontrar quase tudo como estava, praticamente intacto, poderá significar mais do que meio caminho andado rumo ao sucesso. O FC Porto apostou nessa curiosa política de preservação e voltou a colher frutos em Vila do Conde. Belluschi, um dos muitos repetentes da equipa portista, tem a noção de que falta pouco para a máquina se apresentar realmente afinada. "Aos poucos, a equipa aproxima-se de um ritmo de jogo aceitável. Alguns jogadores novos ainda se estão a adaptar ao clube, ao espírito da equipa, e todos trabalhamos para ganhar jogos. Foi isso que aconteceu na época passada", recordou.

Sobre as pontuais mudanças que se verificaram no plantel, o médio-ofensivo entende que foram num número mais do que suficiente, em nome da tal harmonia vencedora que remonta obviamente à época passada. "É sempre mais fácil incluir poucos jogadores num grupo do que muitos. As coisas têm corrido bem por aí. Importa perceber rapidamente as ideias do treinador e tem sido fácil, porque já o conhecíamos. Antes era adjunto, agora é treinador principal", justificou.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira: "Este FC Porto dá garantias"

A primeira amostra do FC Porto em Portugal redundou na quarta vitória consecutiva da pré-época. Sem entusiasmos desmedidos, Vítor Pereira mostrou-se satisfeito no fim do teste com o Rio Ave. "Fizemos um bom treino, com comportamentos de qualidade. Só o vento intenso impediu que apresentássemos um futebol de maior qualidade", lembrou o treinador dos dragões, deixando bem claro que a equipa dá garantias. "Tem desenvolvido um trabalho de qualidade desde há um ano. Não estamos a fazer uma equipa nova. Apesar de ainda termos muito tempo para afinarmos alguns aspectos, está preparada", assinalou.

Com apenas três caras novas no "onze" inicial, o FC Porto será então uma repetição, pela positiva. "A base da equipa é praticamente a mesma. Não mexemos muito e apostámos na manutenção da estrutura. As coisas são mais fáceis, porque não se partiu do zero", explicou Vítor Pereira, embora dando conta de uma intenção de melhorar. "Quero acrescentar mais qualidade às acções ofensivas. Acredito num FC Porto consistente, à semelhança do ano passado, e se possível mais forte, pois vamos disputar a Champions", apontou
Enquanto não chega Falcao, Kléber vai aproveitando com golos. O treinador portista aplaude. "Está a entrar dentro dos nossos comportamentos e princípios. Vai ajudar-nos esta época. Pode ser alternativa ao Falcao ou até podem jogar juntos", observou, aplaudindo, por fim, as contratações de Danilo e Alex Sandro. "São jogadores de qualidade e conheço-os bem. Numa dinâmica forte, podem acrescentar mais alguma coisa, mas estou muito satisfeito com o plantel que tenho".

in "ojogo.pt"

FC Porto um a um

A ESTRELA: Kléber

Não é El Tigre mas também arranha

Marcou mais dois golos e certamente mais pontos na luta por um lugar no eixo do ataque, enquanto se mantém a incerteza sobre a continuidade de Falcao no FC Porto. De qualquer forma, dois golos de cabeça e o rótulo de primeira opção nas contas de Vítor Pereira neste início de temporada. A outra certeza é que se trata também do reforço que melhor se tem adaptado ao futebol dos campeões nacionais, o que se traduz em maior confiança numa fase importante em que é preponderante jogar para ganhar a credibilidade necessária. Com o bis ao Rio Ave, Kléber já soma seis golos na pré-temporada...

Como jogaram os antigos

João Moutinho desequilibra

Sapunaru
Exibição segura a defender, sem correr grandes riscos na frente. Também não foi preciso forçar muito para travar as iniciativas do Rio Ave.

Rolando
Tentou o cabeceamento lá no alto (53'), ao segundo poste, num livre apontado por João Moutinho, mas a bola saiu ao lado. Seguro a defender, à excepção de um lance (56').

Otamendi
Reparte com Rolando a responsabilidade pelo cabeceamento de Dinei (56'), que surgiu isolado. Tirando isso, confirma-se como parceiro do internacional português.

Fucile
Subiu pela direita (59') sem oposição e cruzou para o cabeceamento de Kléber, que fez o terceiro. Bem mais ousado do que Sapunaru a subir.

Fernando
Tinha dois adversários nas costas (34') quando controlou a bola vinda da baliza sem olhar, virando-se para sair a jogar. Foi surpreendido por Braga, que se isolou e sofreu falta de Bracali. Esteve bem na cobertura, nas compensações e no desarme.

Rúben Micael
O trabalhador incansável do costume, seja no apoio à cobertura, seja na construção.

Moutinho
O capitão marcou um golo inteligente, tirando partido da sua técnica e do vento para meter a bola ao segundo poste, fora do alcance de Paulo Santos. Este verdadeiro senhor do meio-campo azul e branco não sabe jogar mal e ontem voltou a mostrar todas as qualidades.

Varela
Outra exibição agradável, com algumas iniciativas pelo seu flanco que complicam sempre a vida aos adversários, alternando com entradas nas costas dos defesas não menos difíceis de controlar.

Souza
Entrou para o lugar de Fernando e deu conta do recado.

Beto
Aposta na segunda parte. Se Bracali pouco teve de fazer, ele ainda menos, porque o Rio Ave nunca o incomodou.

Sereno
Fez dupla com Maicon e cumpriu sem grandes dificuldades, até porque o Rio Ave pouco se aventurou.

Maicon
Outra exibição sem mácula.

Belluschi
Entrou, mas sem pesar no jogo como é costume, talvez porque tem a preparação atrasada.

Walter
Tudo lhe sai mal: escorrega, cai, controla mal a bola, enfim... Muito pouco para quem quer "rebentar"

Como jogaram os novos

Djalma avisa a concorrência

Bracali
Exibição sem sobressaltos até ao lance em que não teve outro recurso senão fazer falta sobre Braga (34'), provocando penálti. Um lance em que surge como culpado, porque Fernando está de costas e não vê os adversários, quando Bracali lhe mete a bola. João Lamares poupou-lhe o cartão.

Djalma
Foi o jogador mais rematador do FC Porto. Isso serve de pouco, quando a bola sai invariavelmente ao lado. Começou bem, mas não manteve o mesmo nível até sair. Apesar do aviso, é preciso muito mais para poder pensar em ganhar a luta à concorrência...

Addy
Sem grandes problemas a defender, o lateral ainda tentou integrar-se em algumas iniciativas ofensivas. Viu amarelo (76') por uma falta mais dura

Castro
Entrou cheio de vontade e aproveitou mais o tempo em campo para se mostrar em acções de contenção do que no apoio ao ataque.

Kelvin
Entrou bem, a pressionar, e ainda incomodou a defesa do Rio Ave como pôde em alguns lances. Foi trocando de posição com Christian.

Christian
Teve uma boa iniciativa pouco depois de entrar: fintou um defesa com o corpo e cruzou para a área, sem que surgisse alguém a concluir. Causou sensação de golo (87') num lance em que rematou com muito perigo.

David
A única nota de salientar foi a forma como surgiu na frente para servir Christian para o remate (87').

in "ojogo.pt"

Porto, Benfica e Sporting. Os gastadores compulsivos

A crise económica não chega aos três grandes do futebol português. Juntos já gastaram 75 milhões em contratações


Já ouviu falar em oniomania? Se não conhece o termo, fica a saber que significa o acto de comprar compulsivamente, ou a mania de comprar tudo, ainda que seja desnecessário. Os dirigentes dos três grandes clubes do futebol português podem não conhecer a expressão mas parecem padecer do mal. Em tempos de crise, FC Porto, Benfica e Sporting gastaram quase 75 milhões de euros na contratação de jogadores - e ainda falta mais de um mês para o fecho das inscrições. Cada um com os seus pecados. O FC Porto tem uma equipa que venceu praticamente tudo e de onde apenas saiu o treinador. Mesmo assim, já gastou 29 milhões de euros em novas aquisições.

O Benfica, com um problema na baliza depois de ter dispensado Quim no fim da época 2009/10, tem agora cinco guarda-redes. Não há fome que não dê em fartura. Para não falar nos quase 30 milhões em novos jogadores, num grupo de trabalho que tem mais de dez excedentários, sendo provável que Jesus ainda receba mais alguma "prenda" até ao fim de Agosto. O Sporting, claramente o clube que mais precisava de fazer mexidas depois da terrível época, foi, mesmo assim, o mais contido. Gastou perto de 16 milhões, mas contratou meio plantel, com muitos futebolistas a chegarem a custo zero. Para não falar na verba gasta - e não revelada pelo clube - para rescindir com futebolistas com quem Domingos Paciência não contava para a nova época.

No meio de tudo isto, é importante não esquecer os passivos, que atingem valores astronómicos: 450 milhões de euros no Benfica, 300 milhões no Sporting e 250 no FC Porto. Mas a sede de ganhar é maior que o peso dos números. Além dos 75 milhões de euros, falta contabilizar os 13,4 milhões que os azuis e brancos pagaram em Maio para adquirir mais 40% do passe de Hulk (o jogador mais caro de sempre no futebol português, 19 milhões de euros) ou os elevados salários - e prémios de assinatura - que águias e leões terão de pagar a alguns jogadores que chegam com o rótulo de "custo zero": o espanhol Capdevila, ontem apresentado na Luz, auferia perto de 2 milhões de euros por época no Villarreal. Sendo um jogador cobiçado, não é de crer que tenha um salário muito inferior no Benfica. Maniche, que não custou nada ao Sporting em 2010, era um dos atletas mais caros do plantel; com a renovação automática do contrato por mais uma época, os leões tiveram de abrir os cordões à bolsa para o dispensar em 2011. Ou seja, o custo zero converte-se, muitas vezes, em somas avultadas que os clubes raramente tornam públicas.

"Temos de pagar os passes dos jogadores, muitas vezes aos agentes destes, noutras não adquirimos a totalidade do passe, noutras ainda há prémios a pagar de performance, do número de jogos, das prestações no campeonato, etc.", afirmou Godinho Lopes em entrevista à Lusa no início deste mês. Na altura falava-se apenas em gastos de 7,45 milhões de euros em contratações, mas o presidente leonino garantia que devido a estes factores o montante gasto era mais do dobro. Tendo em conta que o tipo de contratos feitos pelos clubes é semelhante, o investimento de FC Porto, Benfica e Sporting será consideravelmente superior aos 75 milhões de euros anunciados.

Além das receitas habituais (venda de jogadores, transmissões televisivas, bilheteira, etc.), recorre-se a fundos de jogadores e empréstimos obrigacionistas para alimentar o monstro. No fim do dia, os sócios e os adeptos exigem vitórias e títulos. E depois quem vier atrás que feche a porta



in "ionline.pt"

Rio Ave-F.C. Porto, 1-3 (destaques)

Kleber é mesmo a melhor alternativa a Falcao. Fucile e Moutinho parece que não deixaram de jogar. Djalma trouxe velocidade.


Kléber

Não é Falcao, como se sabe, mas caminha a passos largos para ser a maior sombra do colombiano. Mais dois golos na pré-temporada (já são seis), e ainda uma bola no poste. Tenta jogar de costas para a baliza, recua no terreno e entrega quase sempre bem. O potencial está todo lá e parece ser uma questão de tempo até maturar por completo. É que, por vezes, até faz esquecer que só tem 21 anos...

Djalma

Faz da velocidade a sua grande arma e entrou bem na partida, perdendo-se, depois, com o tempo. Se Vítor Pereira precisar de um extremo rápido, capaz de aparecer nas costas de uma linha defensiva subida e galgar metros até à área, Djalma terá um futuro sorridente. Se for necessário algo mais complexo...

Bracali

Estava a ter uma noite sossegada até ao lance da grande penalidade. O passe para Fernando não foi a melhor solução, mas é verdade que o brasileiro poderia ter feito bem melhor. Depois fez o que lhe daria uma expulsão num jogo a sério. Ficou na baliza, mas não evitou o golo de João Tomás.

João Moutinho

A ausência de Hulk na lista de convocados quase ofuscou outro grande «pormenor». João Moutinho, pela primeira vez, envergou a braçadeira de capitão do F.C. Porto. E nem se pode dizer que o onze não tivesse outras opções. Fernando (foi o sub-capitão), Rolando, Fucile, Varela têm bem mais anos de casa, mas não terão o espírito de João Moutinho. Depois da braçadeira do Sporting, estará a abrir-se um novo capítulo? Sobre o jogo: a entrega e inteligência do costume somaram-se a um canto olímpico, que teve a bênção da «nortada» de Vila do Conde. 

Christian Atsu

Não lhe faltam pretendentes e percebe-se porquê. Entrou na segunda parte e foi o animador desse período. Excelente abertura para Djalma, que o angolano desperdiçou, antes de partir os rins à defesa do Rio Ave num par de ocasiões. Numa delas até atirou com violência, às malhas laterais. No Estádio, houve quem gritasse golo.

Fucile

Duas assistências para golo, num jogo em que actuou como lateral esquerdo. Como Alvaro tarda em voltar, parece estar encontrado o titular na Supertaça, com o V. Guimarães. Pelo menos.

André Dias

Com os reforços a mostrarem ainda pouco, destacou-se o jovem lateral, sobretudo pelo factor surpresa. Bons pormenores a pedir um olhar mais cuidado. Formado no clube, pode vir a transformar-se em nova revelação da equipa vila-condense. Falta-lhe alguma consistência defensiva, o que é natural para quem tem 19 anos. Para já fica uma promessa: Tiago Pinto não terá vida fácil ao longo do ano. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Rio Ave-F.C. Porto, 1-3 (crónica)

Campeões continuam com a máquina bem oleada, pese as muitas ausências. Capitão Moutinho liderou um início avassalador que, praticamente, resolveu a questão.


Kleber não é Falcao, mas disfarça bem. João Moutinho pode ser no balneário o que é em campo: um líder. Fucile é mesmo a melhor alternativa a Alvaro Pereira. Djalma pode acrescentar velocidade ao ataque. São estas as principais conclusões do teste que o F.C. Porto realizou em Vila do Conde, no jogo de apresentação do Rio Ave aos sócios e que terminou com vitória portista por 1-3. Sobre estas certezas pairou uma dúvida: onde andou Hulk?

A ausência do «Incrível» no lote de disponíveis para este encontro quase ofuscou a ascensão de Moutinho. Mesmos sendo um jogo de pré-temporada, não deixa de ser de sublinhar que o médio tenha sido o capitão de equipa. Uma mera formalidade, para quem já era um líder natural em campo.

Ora, ainda algumas pessoas se agasalhavam para sobreviver à típica «nortada» de Vila do Conde e já o F.C. Porto estava em cima do Rio Ave. Pressionando, ora à esquerda, ora á direita, mas sempre à saída dos vila-condenses da sua linha defensiva. Um aspecto que Vítor Pereira pretende incutir no grupo. Talvez a sua maior marca até ao momento. Pelo menos, nas visíveis.

A exaustiva pressão dos dragões transformou-se em massacre quando, aos 12 minutos, já Paulo Santos tinha ido buscar a bola por duas vezes ao fundo da baliza. Aos 7, pouco depois de atirar com estrondo ao poste, Kleber sublinharia a veia goleadora que tem mostrado com um cabeceamento certeiro, após centro de Fucile. Seria uma dupla para reeditar mais lá à frente. Antes disso, o canto olímpico. João Moutinho (e o vento) enganou Paulo Santos e aumentou a contagem. Início avassalador.

Dragão recua para um equilíbrio aparente

Com 0-2, o F.C. Porto privilegiou a posse e desceu a linha ofensiva. Propositadamente ou não, a verdade é que os raides ofensivos passaram a ser menos constantes e o Rio Ave, mesmo sem criar grande perigo, deu a sensação de equilibrar o jogo. O golo, num penalty de João Tomás, a castigar falta de Bracali e, por que não, displicência de Fernando, reforçou a ideia de que o Rio Ave poderia discutir o resultado com o F.C. Porto. Pura ilusão.

Vítor Pereira, ao contrário de Carlos Brito, não mudou o grosso da equipa ao intervalo. Lançou Souza e Beto e guardou o resto para mais tarde. Antes disso, como se tinha dito, Fucile e Kleber fizeram das suas. Grande arrancada do uruguaio, centro perfeito e Kleber a fazer o sexto golo da pré-temporada, em quatro jogos. Os números começam a convencer e mesmo Walter já deve ter percebido que vai ser difícil...ser segunda opção.

No Rio Ave, porque o jogo também serviu de teste aos vila-condenses, notou-se sobretudo a falta de extremos. As tais «asas do avião», que tanto têm dado que falar, por outros motivos. Saulo e Pateiro estão longe de dar a profundidade de Bruno Gama e Yazalde.

Voltando ao jogo, diga-se que o terceiro tento dos dragões colocou um ponto final no assunto e retirou parte do interesse. Djalma ainda podia ter aumentado a vantagem, num lance em que surgiu isolado após passe de Christian, mas Dinei também podia ter marcado. Carlos Brito ainda tem algum trabalho pela frente. Vítor Pereira está a usar do mesmo combustível que Villas-Boas inventou. A máquina carbura e o técnico, bem, só precisa de prolongar a onda.

Ficha de jogo:

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Eder, Gaspar e André Dias; Bruno China, Vítor Gomes e Braga; Pateiro, João Tomás e Saulo.

Jogaram ainda: Huanderson, Tiago Costa, Jeferson, Tarantini, Dinei, Tiago Pinto, Gilmar, Jorginho, Wires, Feliz.

F.C. PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Ruben Micael; Djalma, Kléber e Varela.

Jogaram ainda: Beto, David, Sereno, Maicon, Addy, Souza, Castro, Belluschi, Kelvin, Walter e Christian Atsu

Golos: Kléber,7 e59 ; João Moutinho, 12; João Tomás, 36, gp.


in "maisfutebol.iol.pt"

Vontade de Danilo prevaleceu

PRESIDENTE DO SANTOS PRETENDIA MANTÊ-LO


Luís Álvaro de Oliveira, presidente do Santos, garantiu ontem a Record que a venda de Danilo ao FC Porto aconteceu contra a sua vontade. O líder do Peixe queria manter o polivalente brasileiro “por muitos mais anos” na sua equipa, mas viu-se obrigado a cedê-lo.
“Neste aspeto, a vontade dele prevaleceu”, revelou-nos o presidente, acrescentando que já não abriu mão dos seus desejos noutros aspetos do negócio com os dragões: “O Danilo queria ir para o FC Porto de imediato. Contudo, quando falámos com o clube, ficou desde logo acordado que ele ficaria no Santos pelo menos até ao Mundial de clubes”. Pelo menos? “Sim, ainda há a hipótese de ele só se apresentar no FC Porto em julho de 2012. Se não ganharmos o Mundial de clubes, queremos mantê-lo por cá até meio do ano. Isso também está acordado com o FC Porto, mas não acredito que venha a acontecer, pois estou muito confiante quanto ao nosso triunfo nessa competição”, prosseguiu Luís Álvaro de Oliveira.
in "record.pt"

Interessados em Kelvin

O Rio Ave juntou-se aos interessados em receber o brasileiro Kelvin, contratado este ano ao Paraná. 

O atacante não deve integrar o plantel do FC Porto esta época, pois os responsáveis do clube entendem, atendendo à idade do jogador, que o primeiro ano em Portugal deve ser de rodagem num clube de menor dimensão que lhe permita jogar com maior assiduidade. 


in "abola.pt"

Falcao para o Arsenal, já!

Óscar Córdoba, antigo guarda-redes da selecção colombiana, tem um desejo: ver Radamel Falcao no Arsenal. Numa entrevista ao site Goal.com, Córdoba justificou o porquê deste seu gosto pessoal em ter o compatriota nos gunners. 

«Eu preferia vê-lo no Arsenal, que é uma equipa que joga diferente e foi um sonho que não pude cumprir. Mas estive bastante perto». Nada é impossível, mesmo tendo agora el tigre uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. 

Terá entretanto o emblema londrino de se colocar na fila, porque já existem outros interessados. Os espanhóis do Atlético de Madrid seguem Falcao há algum tempo e gostam tanto do goleador que estão dispostos a abrir os cordões à bolsa para pagar a verba exigida pelos dragões...


in "abola.pt"