sexta-feira, 22 de julho de 2011

FC Porto um a um

A ESTRELA: Kléber

Não é El Tigre mas também arranha

Marcou mais dois golos e certamente mais pontos na luta por um lugar no eixo do ataque, enquanto se mantém a incerteza sobre a continuidade de Falcao no FC Porto. De qualquer forma, dois golos de cabeça e o rótulo de primeira opção nas contas de Vítor Pereira neste início de temporada. A outra certeza é que se trata também do reforço que melhor se tem adaptado ao futebol dos campeões nacionais, o que se traduz em maior confiança numa fase importante em que é preponderante jogar para ganhar a credibilidade necessária. Com o bis ao Rio Ave, Kléber já soma seis golos na pré-temporada...

Como jogaram os antigos

João Moutinho desequilibra

Sapunaru
Exibição segura a defender, sem correr grandes riscos na frente. Também não foi preciso forçar muito para travar as iniciativas do Rio Ave.

Rolando
Tentou o cabeceamento lá no alto (53'), ao segundo poste, num livre apontado por João Moutinho, mas a bola saiu ao lado. Seguro a defender, à excepção de um lance (56').

Otamendi
Reparte com Rolando a responsabilidade pelo cabeceamento de Dinei (56'), que surgiu isolado. Tirando isso, confirma-se como parceiro do internacional português.

Fucile
Subiu pela direita (59') sem oposição e cruzou para o cabeceamento de Kléber, que fez o terceiro. Bem mais ousado do que Sapunaru a subir.

Fernando
Tinha dois adversários nas costas (34') quando controlou a bola vinda da baliza sem olhar, virando-se para sair a jogar. Foi surpreendido por Braga, que se isolou e sofreu falta de Bracali. Esteve bem na cobertura, nas compensações e no desarme.

Rúben Micael
O trabalhador incansável do costume, seja no apoio à cobertura, seja na construção.

Moutinho
O capitão marcou um golo inteligente, tirando partido da sua técnica e do vento para meter a bola ao segundo poste, fora do alcance de Paulo Santos. Este verdadeiro senhor do meio-campo azul e branco não sabe jogar mal e ontem voltou a mostrar todas as qualidades.

Varela
Outra exibição agradável, com algumas iniciativas pelo seu flanco que complicam sempre a vida aos adversários, alternando com entradas nas costas dos defesas não menos difíceis de controlar.

Souza
Entrou para o lugar de Fernando e deu conta do recado.

Beto
Aposta na segunda parte. Se Bracali pouco teve de fazer, ele ainda menos, porque o Rio Ave nunca o incomodou.

Sereno
Fez dupla com Maicon e cumpriu sem grandes dificuldades, até porque o Rio Ave pouco se aventurou.

Maicon
Outra exibição sem mácula.

Belluschi
Entrou, mas sem pesar no jogo como é costume, talvez porque tem a preparação atrasada.

Walter
Tudo lhe sai mal: escorrega, cai, controla mal a bola, enfim... Muito pouco para quem quer "rebentar"

Como jogaram os novos

Djalma avisa a concorrência

Bracali
Exibição sem sobressaltos até ao lance em que não teve outro recurso senão fazer falta sobre Braga (34'), provocando penálti. Um lance em que surge como culpado, porque Fernando está de costas e não vê os adversários, quando Bracali lhe mete a bola. João Lamares poupou-lhe o cartão.

Djalma
Foi o jogador mais rematador do FC Porto. Isso serve de pouco, quando a bola sai invariavelmente ao lado. Começou bem, mas não manteve o mesmo nível até sair. Apesar do aviso, é preciso muito mais para poder pensar em ganhar a luta à concorrência...

Addy
Sem grandes problemas a defender, o lateral ainda tentou integrar-se em algumas iniciativas ofensivas. Viu amarelo (76') por uma falta mais dura

Castro
Entrou cheio de vontade e aproveitou mais o tempo em campo para se mostrar em acções de contenção do que no apoio ao ataque.

Kelvin
Entrou bem, a pressionar, e ainda incomodou a defesa do Rio Ave como pôde em alguns lances. Foi trocando de posição com Christian.

Christian
Teve uma boa iniciativa pouco depois de entrar: fintou um defesa com o corpo e cruzou para a área, sem que surgisse alguém a concluir. Causou sensação de golo (87') num lance em que rematou com muito perigo.

David
A única nota de salientar foi a forma como surgiu na frente para servir Christian para o remate (87').

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia

Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
Fez mais uma exibição de alto nível.
Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com